Resolução das atividades
Plano de Aula
Plano de aula: Como medir a temperatura?
Plano 6 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Ler, interpretar e representar dados em gráficos e tabelas
Por: Eliane Zanin
Descrição
Sobre o plano
MAT4_27PES06/ Como medir a temperatura?
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Zanin
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF04MA23) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global.
Objetivos específicos
- Reconhecer a escala Celsius para medir temperatura e identificar o termômetro como instrumento para medição.
- Conhecer diferentes instrumentos de medida de temperatura: termômetro digital, de mercúrio e de ambiente;
- Interpretar a linha numérica do termômetro de mercúrio;
- Adquirir noções básicas da temperatura do corpo humano.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer a escala Celsius para medir temperatura e identificar o termômetro como instrumento para medição.
- Conhecer diferentes instrumentos de medida de temperatura: termômetro digital, de mercúrio e de ambiente;
- Interpretar a linha numérica do termômetro de mercúrio;
- Adquirir noções básicas da temperatura do corpo humano.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.