Plano de Aula

Plano de aula: Como medir a temperatura?

Plano 6 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Ler, interpretar e representar dados em gráficos e tabelas

mais ações

Descrição

Sobre o plano

MAT4_27PES06/ Como medir a temperatura?

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Eliane Zanin

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Habilidade da BNCC

(EF04MA23) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global.

Objetivos específicos

  • Reconhecer a escala Celsius para medir temperatura e identificar o termômetro como instrumento para medição.
  • Conhecer diferentes instrumentos de medida de temperatura: termômetro digital, de mercúrio e de ambiente;
  • Interpretar a linha numérica do termômetro de mercúrio;
  • Adquirir noções básicas da temperatura do corpo humano.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer a escala Celsius para medir temperatura e identificar o termômetro como instrumento para medição.
  • Conhecer diferentes instrumentos de medida de temperatura: termômetro digital, de mercúrio e de ambiente;
  • Interpretar a linha numérica do termômetro de mercúrio;
  • Adquirir noções básicas da temperatura do corpo humano.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.