Resolução das atividades
Plano de Aula
Plano de aula: Como medir a temperatura?
Plano 6 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Ler, interpretar e representar dados em gráficos e tabelas
Descrição
Sobre o plano
MAT4_27PES06/ Como medir a temperatura?
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Zanin
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF04MA23) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global.
Objetivos específicos
- Reconhecer a escala Celsius para medir temperatura e identificar o termômetro como instrumento para medição.
- Conhecer diferentes instrumentos de medida de temperatura: termômetro digital, de mercúrio e de ambiente;
- Interpretar a linha numérica do termômetro de mercúrio;
- Adquirir noções básicas da temperatura do corpo humano.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer a escala Celsius para medir temperatura e identificar o termômetro como instrumento para medição.
- Conhecer diferentes instrumentos de medida de temperatura: termômetro digital, de mercúrio e de ambiente;
- Interpretar a linha numérica do termômetro de mercúrio;
- Adquirir noções básicas da temperatura do corpo humano.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete este slide ou imprima e entregue cópias para os alunos. Pergunte se eles identificam estas imagens, se já viram estes tipos de termômetros e se sabem para que servem. Provavelmente eles falarão que os termômetros servem para saber se está calor ou frio. Explique então que os termômetros servem para medir a temperatura do ambiente e de nosso corpo. O termômetro mais conhecido deles deve ser o digital. É provável que alguns alunos nunca tenham visto algum tipo de termômetro. Por isso, ao fazer as perguntas abaixo, ouça primeiro os alunos e depois esclareça as dúvidas quanto aos diferentes tipos de termômetros, e amplie seus conhecimentos. Se você tiver possibilidade, leve para a sala de aula modelos de termômetros para os alunos manusearem. Na resolução das atividades você encontra informações relativas a cada termômetro.
Propósito:
Espera-se que os alunos identifiquem os termômetros como instrumentos para medir a temperatura.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem estas imagens? Do que se trata? Já viram de perto?
- Quais destes termômetros vocês conhecem?
- Para que servem os termômetros?
- Sabem como funcionam?
- Qual é o mais usado? Por quê?
Materiais complementares:
Atividade aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yX7sc5UNdK7kCf9pprvpKQM6ACj4UqxpCBAvxu52HgQbAHd4NzAWj5Ba6Stt/atividade-aquecimento-mat4-27pes06
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v6Vx4HB2YAAx9GcWnN2EBQgTbBUB7gdBMYFBUGB7sWWFJWsY9V9cUC8cuK2Z/resolucao-das-atividades-mat4-27pes06.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: Projete a imagem ou leia o conteúdo dela para seus alunos. Pergunte se eles já tiveram febre. Inicialmente forneça algumas informações para eles, como: que a temperatura do nosso corpo pode fornecer informações sobre o estado da nossa saúde e que para medir temperaturas existem várias escalas. No Brasil a mais utilizada é a escala Celsius (ºC). A temperatura normal do corpo humano varia de 36ºC a 37ºC. Depois entregue as atividades impressas para cada aluno. Deixe que leiam os enunciados e pergunte se entenderam. Eles devem marcar nos termômetros, primeiro de mercúrio, depois digital, as temperaturas dos alunos da tabela. Em seguida analisá-las e responder as questões. É possível que eles não compreendam como os termômetros funcionam e não saibam fazer as marcações. Outras dificuldades poderão surgir, por isso consulte o guia de intervenções. Enquanto eles realizam as tarefas, caminhe entre eles e faça as intervenções necessárias.
Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as temperaturas do corpo humano, marquem corretamente nos termômetros e reconheçam as que estão altas, de acordo com a escala Celsius.
Discuta com a turma:
- Qual é a temperatura normal do corpo humano?
- Como é a unidade de medida de temperatura?
- Qual a escala que o Brasil segue para medir a temperatura?
- Como podemos saber quando uma pessoa está com febre?
- Que tipo de termômetro podemos usar para medir a temperatura do corpo humano?
Materiais complementares:
Atividade principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k8xJw3Hb9797Mt4Zu6XPAnjG6XCDw8zAbVbYVxDXhVfExUryS85JbTzVJQ4X/atividade-principal-mat4-27pes06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v6Vx4HB2YAAx9GcWnN2EBQgTbBUB7gdBMYFBUGB7sWWFJWsY9V9cUC8cuK2Z/resolucao-das-atividades-mat4-27pes06.pdf
Guia de intervenções: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P3p6j89jJHEeZZhWdyK8wyjZqKD4cnVmcaKHqzpGAfpeKAMR7qGkpmBNd7xF/guia-de-intervencao-mat4-pes06.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: Projete a imagem ou leia o conteúdo dela para seus alunos. Pergunte se eles já tiveram febre. Inicialmente forneça algumas informações para eles, como: que a temperatura do nosso corpo pode fornecer informações sobre o estado da nossa saúde e que para medir temperaturas existem várias escalas. No Brasil a mais utilizada é a escala Celsius (ºC). A temperatura normal do corpo humano varia de 36ºC a 37ºC. Depois entregue as atividades impressas para cada aluno. Deixe que leiam os enunciados e pergunte se entenderam. Eles devem marcar nos termômetros, primeiro de mercúrio, depois digital, as temperaturas dos alunos da tabela. Em seguida analisá-las e responder as questões. É possível que eles não compreendam como os termômetros funcionam e não saibam fazer as marcações. Outras dificuldades poderão surgir, por isso consulte o guia de intervenções. Enquanto eles realizam as tarefas, caminhe entre eles e faça as intervenções necessárias.
Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as temperaturas do corpo humano, marquem corretamente nos termômetros e reconheçam as que estão altas, de acordo com a escala Celsius.
Discuta com a turma:
- Qual é a temperatura normal do corpo humano?
- Como é a unidade de medida de temperatura?
- Qual a escala que o Brasil segue para medir a temperatura?
- Como podemos saber quando uma pessoa está com febre?
- Que tipo de termômetro podemos usar para medir a temperatura do corpo humano?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: Projete a imagem ou leia o conteúdo dela para seus alunos. Pergunte se eles já tiveram febre. Inicialmente forneça algumas informações para eles, como: que a temperatura do nosso corpo pode fornecer informações sobre o estado da nossa saúde e que para medir temperaturas existem várias escalas. No Brasil a mais utilizada é a escala Celsius (ºC). A temperatura normal do corpo humano varia de 36ºC a 37ºC. Depois entregue as atividades impressas para cada aluno. Deixe que leiam os enunciados e pergunte se entenderam. Eles devem marcar nos termômetros, primeiro de mercúrio, depois digital, as temperaturas dos alunos da tabela. Em seguida analisá-las e responder as questões. É possível que eles não compreendam como os termômetros funcionam e não saibam fazer as marcações. Outras dificuldades poderão surgir, por isso consulte o guia de intervenções. Enquanto eles realizam as tarefas, caminhe entre eles e faça as intervenções necessárias.
Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as temperaturas do corpo humano, marquem corretamente nos termômetros e reconheçam as que estão altas, de acordo com a escala Celsius.
Discuta com a turma:
- Qual é a temperatura normal do corpo humano?
- Como é a unidade de medida de temperatura?
- Qual a escala que o Brasil segue para medir a temperatura?
- Como podemos saber quando uma pessoa está com febre?
- Que tipo de termômetro podemos usar para medir a temperatura do corpo humano?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: Projete a imagem ou leia o conteúdo dela para seus alunos. Pergunte se eles já tiveram febre. Inicialmente forneça algumas informações para eles, como: que a temperatura do nosso corpo pode fornecer informações sobre o estado da nossa saúde e que para medir temperaturas existem várias escalas. No Brasil a mais utilizada é a escala Celsius (ºC). A temperatura normal do corpo humano varia de 36ºC a 37ºC. Depois entregue as atividades impressas para cada aluno. Deixe que leiam os enunciados e pergunte se entenderam. Eles devem marcar nos termômetros, primeiro de mercúrio, depois digital, as temperaturas dos alunos da tabela. Em seguida analisá-las e responder as questões. É possível que eles não compreendam como os termômetros funcionam e não saibam fazer as marcações. Outras dificuldades poderão surgir, por isso consulte o guia de intervenções. Enquanto eles realizam as tarefas, caminhe entre eles e faça as intervenções necessárias.
Propósito: Espera-se que os alunos identifiquem as temperaturas do corpo humano, marquem corretamente nos termômetros e reconheçam as que estão altas, de acordo com a escala Celsius.
Discuta com a turma:
- Qual é a temperatura normal do corpo humano?
- Como é a unidade de medida de temperatura?
- Qual a escala que o Brasil segue para medir a temperatura?
- Como podemos saber quando uma pessoa está com febre?
- Que tipo de termômetro podemos usar para medir a temperatura do corpo humano?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientações: Escolha alguns alunos para apresentarem suas respostas. Você pode pedir que um aluno desenhe no quadro os termômetros digitais e complete com as respostas, escolher outro para fazer o mesmo com os termômetros de mercúrio. Promova um debate para ouvir as respostas das questões, complementando ou corrigindo conforme a necessidade da turma e de acordo com as respostas que aparecerem.
Propósito:
Compartilhar as respostas dos alunos para tirar dúvidas e consolidar a aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Qual o aluno que estava com a temperatura mais baixa?
- Teve algum aluno com febre?
- Qual termômetro vocês acham que é mais fácil de manusear?
- Qual termômetro é mais fácil de ler a temperatura?
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P3p6j89jJHEeZZhWdyK8wyjZqKD4cnVmcaKHqzpGAfpeKAMR7qGkpmBNd7xF/guia-de-intervencao-mat4-pes06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v6Vx4HB2YAAx9GcWnN2EBQgTbBUB7gdBMYFBUGB7sWWFJWsY9V9cUC8cuK2Z/resolucao-das-atividades-mat4-27pes06.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientações: Escolha alguns alunos para apresentarem suas respostas. Você pode pedir que um aluno desenhe no quadro os termômetros digitais e complete com as respostas, escolher outro para fazer o mesmo com os termômetros de mercúrio. Promova um debate para ouvir as respostas das questões, complementando ou corrigindo conforme a necessidade da turma e de acordo com as respostas que aparecerem.
Propósito:
Compartilhar as respostas dos alunos para tirar dúvidas e consolidar a aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Qual o aluno que estava com a temperatura mais baixa?
- Teve algum aluno com febre?
- Qual termômetro vocês acham que é mais fácil de manusear?
- Qual termômetro é mais fácil de ler a temperatura?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 10)
Orientações: Escolha alguns alunos para apresentarem suas respostas. Você pode pedir que um aluno desenhe no quadro os termômetros digitais e complete com as respostas, escolher outro para fazer o mesmo com os termômetros de mercúrio. Promova um debate para ouvir as respostas das questões, complementando ou corrigindo conforme a necessidade da turma e de acordo com as respostas que aparecerem.
Propósito:
Compartilhar as respostas dos alunos para tirar dúvidas e consolidar a aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Qual o aluno que estava com a temperatura mais baixa?
- Teve algum aluno com febre?
- Qual termômetro vocês acham que é mais fácil de manusear?
- Qual termômetro é mais fácil de ler a temperatura?
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete ou escreva o conteúdo deste slide no quadro. Leia com os alunos, certifique-se que não ficou nenhuma dúvida e depois peça que copiem em seus cadernos.
Propósito: Sistematizar os conceitos aprendidos na aula.
Discuta com a turma:
- Qual escala é mais utilizada no Brasil para medir a temperatura?
- Quais instrumentos usamos para medir a temperatura?
- Que tipos de termômetros existem?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Retome a atividade desenvolvida e resuma a aprendizagem do dia.
Propósito: Resumir a aprendizagem do dia.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos. Deixe que leiam e resolvam sozinhos. Este é o momento de você avaliar a aprendizagem desta aula. Neste plano você encontra também outras atividades complementares a este assunto.
Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.
Materiais complementares:
Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tqtvu7GQVWZtaEecs5tVCG8vnAEH4vWR5wKdTVbH8k7ererMRMH86Y6zHwQM/atividade-de-raio-x-mat4-27pes06.pdf
Atividades Complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vNzkn6KXdkqj67j9urX9sXrtcdgdWkyHUr5UqhehKnm6kjKjsNgWSUjyn2Sb/atividades-complementares-mat4-27pes06.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v6Vx4HB2YAAx9GcWnN2EBQgTbBUB7gdBMYFBUGB7sWWFJWsY9V9cUC8cuK2Z/resolucao-das-atividades-mat4-27pes06.pdf
Para o professor
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_27PES_06
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Apresentações.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
Apresente para a turma as imagens aqui presentes em uma sequência de slides via Google Apresentações e peça que eles organizem uma apresentação que responda às questões presentes nas orientações ao professor. Caso a turma não tenha acesso à internet, você pode enviar as imagens em folha impressa e pedir que eles façam uma colagem com as imagens que responda às questões.
Atividade principal
Faça o mesmo movimento com as imagens dos termômetros de mercúrio e digitais em um arquivo via Google Apresentações para que os alunos possam utilizá-los para responder às questões propostas, criando um novo arquivo via Google Apresentações. É importante que eles tenham acesso à internet para realizar uma pesquisa sobre as informações solicitadas. Insira também as questões presentes nas orientações ao professor propostas originalmente no plano para discussão com o grupo todo.
Caso a turma não tenha acesso aos recursos digitais você pode apresentar as informações essenciais em texto impresso para que os alunos identifiquem os dados necessários para responder ao que se pede, propondo uma devolução da atividade por escrito.
Discussão das soluções
Peça aos alunos que usem do material disponível para a etapa anterior (Atividade Principal) para criar uma apresentação que discuta a diferença entre os tipos de termômetro utilizados e qual a funcionalidade de cada um destes tipos.
Sistematização
Apresente o texto do slide para a turma, seja via Google Apresentações ou em folha impressa, para que possam consultar sempre que for necessário.
Encerramento
Proponha que a turma pesquise a temperatura corporal normal em diferentes animais para ver como eles se comportam quando comparados com os seres humanos e registrem as informações no caderno.
Raio X
Peça que os alunos respondam às questões apresentadas nesta etapa em folha impressa ou usando o Google Formulários.
Convite às famílias
Convide as famílias a auxiliar no trabalho de pesquisa indicado na etapa de Encerramento, discutindo sobre as informações encontradas em relação às temperaturas dos animais quando comparadas com a temperatura dos seres humanos.
Sobre o plano
MAT4_27PES06/ Como medir a temperatura?
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eliane Zanin
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF04MA23) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global.
Objetivos específicos
- Reconhecer a escala Celsius para medir temperatura e identificar o termômetro como instrumento para medição.
- Conhecer diferentes instrumentos de medida de temperatura: termômetro digital, de mercúrio e de ambiente;
- Interpretar a linha numérica do termômetro de mercúrio;
- Adquirir noções básicas da temperatura do corpo humano.