Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Gráficos de linhas
Plano 4 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Ler, interpretar e representar dados em gráficos e tabelas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiano Santos Rodrigues
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF04MA24 - Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do seu cotidiano, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, inclusive, planilhas eletrônicas.
EF04MA27 - Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
Objetivo específico
Explorar a leitura de gráficos de linha analisando suas principais características.
Conceito-chave
Gráficos de Linhas.
Recursos necessários
- Papel
- Lápis
- Borracha
- Régua
- Lousa
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Orientações: Apresente aos alunos essa situação inicial, em que teremos um gráfico em linhas representando a previsão de temperatura em duas cidades, para o fim de semana. Deixe os alunos refletirem a situação proposta, e exporem suas opiniões. Espera-se que os alunos indiquem a Cidade A, como melhor opção para Júlia, visto que a temperatura no sábado não está baixa, e sofrerá alta no domingo, já na cidade B terá uma queda de temperatura no domingo.
Propósito: Promover a familiaridade com o gráfico em linhas.
Discuta com a turma:
- Vocês já viram essa forma de representação?
- Em qual das cidades a temperatura variou menos no final de semana?
- Qual a melhor opção para curtir uma praia? Por quê?
Aquecimento
Orientações: Apresente aos alunos essa situação inicial, em que teremos um gráfico em linhas representando a previsão de temperatura em duas cidades, para o fim de semana. Deixe os alunos refletirem a situação proposta, e exporem suas opiniões. Espera-se que os alunos indiquem a Cidade A, como melhor opção para Júlia, visto que a temperatura no sábado não está baixa, e sofrerá alta no domingo, já na cidade B terá uma queda de temperatura no domingo.
Propósito: Promover a familiaridade com o gráfico em linhas.
Discuta com a turma:
- Vocês já viram essa forma de representação?
- Em qual das cidades a temperatura variou menos no final de semana?
- Qual a melhor opção para curtir uma praia? Por quê?
Atividade
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Na atividade proposta temos a representação de dados através do gráfico em linhas, os alunos devem analisar as informações respondendo às questões propostas. Discuta com a turma sobre essa forma de representação, que indica a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, na situação o gráfico, indica a variação de temperatura registrada ao longo de uma semana em duas cidades. O objetivo é que o aluno leia o gráfico em linhas, construa um gráfico a partir de dados tabelados, comparando as variações de temperatura nas cidades.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos o uso do gráfico de linhas.
Propósito: Apresentar formas de ler o gráfico em linhas.
Discuta com a turma:
- Que dados estão relacionados neste gráfico?
- Por que as alunas escolheram esse tipo de gráfico?
- As temperaturas sofrem variações? De quanto foi a variação da temperatura em cada cidade?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Atividade
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Na atividade proposta temos a representação de dados através do gráfico em linhas, os alunos devem analisar as informações respondendo às questões propostas. Discuta com a turma sobre essa forma de representação, que indica a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, na situação o gráfico, indica a variação de temperatura registrada ao longo de uma semana em duas cidades. O objetivo é que o aluno leia o gráfico em linhas, construa um gráfico a partir de dados tabelados, comparando as variações de temperatura nas cidades.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos o uso do gráfico de linhas.
Propósito: Apresentar formas de ler o gráfico em linhas.
Discuta com a turma:
- Que dados estão relacionados neste gráfico?
- Por que as alunas escolheram esse tipo de gráfico?
- As temperaturas sofrem variações? De quanto foi a variação da temperatura em cada cidade?
Atividade
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Na atividade proposta temos a representação de dados através do gráfico em linhas, os alunos devem analisar as informações respondendo às questões propostas. Discuta com a turma sobre essa forma de representação, que indica a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, na situação o gráfico, indica a variação de temperatura registrada ao longo de uma semana em duas cidades. O objetivo é que o aluno leia o gráfico em linhas, construa um gráfico a partir de dados tabelados, comparando as variações de temperatura nas cidades.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos o uso do gráfico de linhas.
Propósito: Apresentar formas de ler o gráfico em linhas.
Discuta com a turma:
- Que dados estão relacionados neste gráfico?
- Por que as alunas escolheram esse tipo de gráfico?
- As temperaturas sofrem variações? De quanto foi a variação da temperatura em cada cidade?
Atividade
Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 8)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Na atividade proposta temos a representação de dados através do gráfico em linhas, os alunos devem analisar as informações respondendo às questões propostas. Discuta com a turma sobre essa forma de representação, que indica a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, na situação o gráfico, indica a variação de temperatura registrada ao longo de uma semana em duas cidades. O objetivo é que o aluno leia o gráfico em linhas, construa um gráfico a partir de dados tabelados, comparando as variações de temperatura nas cidades.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos o uso do gráfico de linhas.
Propósito: Apresentar formas de ler o gráfico em linhas.
Discuta com a turma:
- Que dados estão relacionados neste gráfico?
- Por que as alunas escolheram esse tipo de gráfico?
- As temperaturas sofrem variações? De quanto foi a variação da temperatura em cada cidade?
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções da atividade. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Na atividade os alunos terão que, a partir de dados tabelados, construir um gráfico em linhas. É importante orientá-los nos elementos essenciais no gráfico, tais como legenda, título, fonte, escala numérica. Deixe que os alunos definam a escala com a sequência numérica, peça que confiram se todos os dias foram representados, e se estão relacionados às temperaturas indicadas. Após a construção, eles terão que fazer a análise gráfica, respondendo às questões propostas, comparando os dados representados. Discuta com os alunos sobre a utilização do gráfico em linhas para representar a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, auxiliando-os na leitura do mesmo, de forma a destacar os períodos de crescimento, decrescimento e estabilização das temperaturas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais informações estão relacionadas no gráfico?
- O que a linha do gráfico está indicando?
- A temperatura sempre variou da mesma forma em cada cidade? Explique esta variação com suas palavras.
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções da atividade. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Na atividade os alunos terão que, a partir de dados tabelados, construir um gráfico em linhas. É importante orientá-los nos elementos essenciais no gráfico, tais como legenda, título, fonte, escala numérica. Deixe que os alunos definam a escala com a sequência numérica, peça que confiram se todos os dias foram representados, e se estão relacionados às temperaturas indicadas. Após a construção, eles terão que fazer a análise gráfica, respondendo às questões propostas, comparando os dados representados. Discuta com os alunos sobre a utilização do gráfico em linhas para representar a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, auxiliando-os na leitura do mesmo, de forma a destacar os períodos de crescimento, decrescimento e estabilização das temperaturas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais informações estão relacionadas no gráfico?
- O que a linha do gráfico está indicando?
- A temperatura sempre variou da mesma forma em cada cidade? Explique esta variação com suas palavras.
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções da atividade. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Na atividade os alunos terão que, a partir de dados tabelados, construir um gráfico em linhas. É importante orientá-los nos elementos essenciais no gráfico, tais como legenda, título, fonte, escala numérica. Deixe que os alunos definam a escala com a sequência numérica, peça que confiram se todos os dias foram representados, e se estão relacionados às temperaturas indicadas. Após a construção, eles terão que fazer a análise gráfica, respondendo às questões propostas, comparando os dados representados. Discuta com os alunos sobre a utilização do gráfico em linhas para representar a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, auxiliando-os na leitura do mesmo, de forma a destacar os períodos de crescimento, decrescimento e estabilização das temperaturas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais informações estão relacionadas no gráfico?
- O que a linha do gráfico está indicando?
- A temperatura sempre variou da mesma forma em cada cidade? Explique esta variação com suas palavras.
Discussão da solução
Tempo Sugerido: 10 minutos (Slides 9 a 12)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis soluções da atividade. Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da resolução apresentada da encontrada por eles. Na atividade os alunos terão que, a partir de dados tabelados, construir um gráfico em linhas. É importante orientá-los nos elementos essenciais no gráfico, tais como legenda, título, fonte, escala numérica. Deixe que os alunos definam a escala com a sequência numérica, peça que confiram se todos os dias foram representados, e se estão relacionados às temperaturas indicadas. Após a construção, eles terão que fazer a análise gráfica, respondendo às questões propostas, comparando os dados representados. Discuta com os alunos sobre a utilização do gráfico em linhas para representar a variação de quantidades ao longo de um período de tempo, auxiliando-os na leitura do mesmo, de forma a destacar os períodos de crescimento, decrescimento e estabilização das temperaturas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais informações estão relacionadas no gráfico?
- O que a linha do gráfico está indicando?
- A temperatura sempre variou da mesma forma em cada cidade? Explique esta variação com suas palavras.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, é importante que o aluno consiga identificar em um gráfico em linhas quais informações estão sendo representadas, em quais períodos houve acréscimos, reduções, ou manteve-se constante. Destaque que o gráfico em linhas indicam uma sequência numérica de um certo dado em um período de tempo.
Propósito: Sistematizar os conceitos abordados.
Discuta com a turma:
- Você consegue indicar situações em que podemos utilizar o gráfico em linhas?
- O que você percebeu sobre esse tipo de gráfico?
Indicações de leitura e estudo ao professor:
Alfabetização estatística (https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica)
ASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica>
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: O professor realiza aos alunos a leitura do slide, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto, que é o de ler o gráfico em linhas, e analisar sua finalidade.
Propósito: Resumo do que foi explorado na aula.
Raio X
Orientações: Peça que os alunos analisem o gráfico dado, e tentem responder os questionamento apresentados. Auxilie na interpretação dos dados através de questionamentos que os impulsionam, de forma que consigam identificar em que momentos ocorre as menores, maiores temperaturas, em que momentos permaneceu constante, etc. Quanto a pergunta proposta em D, espera-se que o aluno consiga expressar a utilização do gráfico em linhas para indicar a variação numérica de um determinado dado ao longo de um período de tempo.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos a análise de um gráfico de linhas.
Propósito: Apresentar formas de ler gráficos em linhas e analisar sua finalidade.
Discuta com a turma:
- Você consegue identificar qual foi a variação de temperatura sofrida ao longo do dia analisado nesta cidade?
- Em que momentos a cidade apresentou temperaturas constantes?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Raio X
Orientações: Peça que os alunos analisem o gráfico dado, e tentem responder os questionamento apresentados. Auxilie na interpretação dos dados através de questionamentos que os impulsionam, de forma que consigam identificar em que momentos ocorre as menores, maiores temperaturas, em que momentos permaneceu constante, etc. Quanto a pergunta proposta em D, espera-se que o aluno consiga expressar a utilização do gráfico em linhas para indicar a variação numérica de um determinado dado ao longo de um período de tempo.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos a análise de um gráfico de linhas.
Propósito: Apresentar formas de ler gráficos em linhas e analisar sua finalidade.
Discuta com a turma:
- Você consegue identificar qual foi a variação de temperatura sofrida ao longo do dia analisado nesta cidade?
- Em que momentos a cidade apresentou temperaturas constantes?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução da atividade complementar
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_27PES_04
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Documentos, Google Formulários, Google Planilhas, Loom.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
Usando o gráfico apresentado nesta etapa e as questões indicadas nas orientações ao professor, organize as informações em um arquivo via Google Documentos, para que os alunos salvem uma cópia e respondam às questões. O link do arquivo criado por eles deve ser enviado a você, para que possa inserir comentários e problematizar as indicações e respostas deles usando o recurso dos comentários.
Atividade principal
Você pode apresentar a atividade proposta em arquivo via Google Planilhas, para que os alunos possam construir o gráfico proposto usando a ferramenta. Caso os alunos tenham dificuldade em realizar a construção, você pode gravar um pequeno tutorial usando o Loom para explicar passo a passo como deve ser feito (o que pode ser feito inclusive mostrando a construção do gráfico da variação de temperatura da cidade Amanhecer).
Caso os alunos não tenham acesso aos recursos digitais você pode pedir que eles usem folha quadriculada ou até mesmo folha de caderno (com linhas) e régua para construção do gráfico solicitado.
Discussão das soluções
Tanto com a construção via Google Planilhas quanto a construção em folha de papel, você pode fazer apontamentos bem assertivos em relação ao que precisa ser repensado ou indicações das boas escolhas de organização para elaboração do gráfico solicitado. Além disso, usando o Google Planilhas você pode inserir o gráfico da cidade Nova em uma segunda aba do arquivo, não conflitando informações com a primeira aba que contém os dados da cidade Amanhecer.
Sistematização
Organizar as informações desta etapa para os alunos usando o Google Apresentações ou uma folha impressa.
Encerramento
Solicitar que a turma indique no próprio caderno exemplos de situações que sejam interessantes de terem os dados apresentados usando gráficos de linhas.
Raio X
Transponha o problema proposto para o Google Formulários, solicitando que a turma responda às perguntas do slide 15.
Convite às famílias
Convide a família a auxiliar o aluno na construção do gráfico na Atividade Principal, seja usando o papel ou o Google Planilhas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiano Santos Rodrigues
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF04MA24 - Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do seu cotidiano, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, inclusive, planilhas eletrônicas.
EF04MA27 - Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
Objetivo específico
Explorar a leitura de gráficos de linha analisando suas principais características.
Conceito-chave
Gráficos de Linhas.
Recursos necessários
- Papel
- Lápis
- Borracha
- Régua
- Lousa
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.