Plano de Aula

Plano de aula: O autor, agora, é você!

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos Matemáticos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

- Não há.

Objetivos específicos

- Definir o contexto e os dados do problema, a partir da pergunta apresentada.

- Relacionar os dados à pergunta de uma forma lógica, que permita a resolução do problema através do raciocínio combinatório.  

- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.

Conceito-chave

Elaboração de um problema de raciocínio combinatório, dada uma pergunta.

Recursos necessários

Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

- Definir o contexto e os dados do problema, a partir da pergunta apresentada.

- Relacionar os dados à pergunta de uma forma lógica, que permita a resolução do problema através do raciocínio combinatório.  

- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Propósito:

Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.

Leia o objetivo com seus alunos e comente que “elaborar” é inventar e que “problema de raciocínio combinatório” é aquele que em precisamos determinar os agrupamentos possíveis, considerando o “enunciado” ou comando do problema.

Para saber mais sobre a elaboração de situações-problema pelos alunos, leia:

“Por que formular problemas” - Cristiane H. Chica in “Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática” - Kátia Stoccco Smole, Maria Ignez Diniz (organizadoras) - Porto Alegre: Artmed, 2007.