Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: O autor, agora, é você!
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos Matemáticos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
- Não há.
Objetivos específicos
- Definir o contexto e os dados do problema, a partir da pergunta apresentada.
- Relacionar os dados à pergunta de uma forma lógica, que permita a resolução do problema através do raciocínio combinatório.
- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.
Conceito-chave
Elaboração de um problema de raciocínio combinatório, dada uma pergunta.
Recursos necessários
Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Definir o contexto e os dados do problema, a partir da pergunta apresentada.
- Relacionar os dados à pergunta de uma forma lógica, que permita a resolução do problema através do raciocínio combinatório.
- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Propósito:
Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.
Leia o objetivo com seus alunos e comente que “elaborar” é inventar e que “problema de raciocínio combinatório” é aquele que em precisamos determinar os agrupamentos possíveis, considerando o “enunciado” ou comando do problema.
Para saber mais sobre a elaboração de situações-problema pelos alunos, leia:
“Por que formular problemas” - Cristiane H. Chica in “Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática” - Kátia Stoccco Smole, Maria Ignez Diniz (organizadoras) - Porto Alegre: Artmed, 2007.