Plano de Aula

Plano de aula: E agora? Como atravessar?

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos Matemáticos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentora: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

- Resolver problemas de travessia, considerando o estado inicial, o estado final e as restrições apresentadas na situação.

- Resolver problema de lógica, contendo dados não numéricos.

- Compreender o texto do problema, utilizando o raciocínio lógico para chegar à solução.

- Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.

Conceito-chave

Resolução de problemas de lógica com a ideia de travessia.

Recursos necessários

Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

- Resolver problemas de travessia, considerando o estado inicial, o estado final e as restrições apresentadas na situação.

- Resolver problema de lógica, contendo dados não numéricos.

- Compreender o texto do problema, utilizando o raciocínio lógico para chegar à solução.

- Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Propósito:

Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.

Leia o objetivo com seus alunos e comente que os problemas de lógica são aqueles que precisam ser resolvidos por processos matemáticos.

Explore o significado das palavras “travessia” e “atravessar”, como ir de um lugar para o outro ou sair de um estado inicial para um estado final.

Realize o aquecimento, logo a seguir.