Plano de Aula

Plano de aula: E agora? Como atravessar?

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos Matemáticos

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentora: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

- Resolver problemas de travessia, considerando o estado inicial, o estado final e as restrições apresentadas na situação.

- Resolver problema de lógica, contendo dados não numéricos.

- Compreender o texto do problema, utilizando o raciocínio lógico para chegar à solução.

- Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.

Conceito-chave

Resolução de problemas de lógica com a ideia de travessia.

Recursos necessários

Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

- Resolver problemas de travessia, considerando o estado inicial, o estado final e as restrições apresentadas na situação.

- Resolver problema de lógica, contendo dados não numéricos.

- Compreender o texto do problema, utilizando o raciocínio lógico para chegar à solução.

- Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.