Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: E agora? Como atravessar?
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos Matemáticos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentora: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.
Objetivos específicos
- Resolver problemas de travessia, considerando o estado inicial, o estado final e as restrições apresentadas na situação.
- Resolver problema de lógica, contendo dados não numéricos.
- Compreender o texto do problema, utilizando o raciocínio lógico para chegar à solução.
- Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.
Conceito-chave
Resolução de problemas de lógica com a ideia de travessia.
Recursos necessários
Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Resolver problemas de travessia, considerando o estado inicial, o estado final e as restrições apresentadas na situação.
- Resolver problema de lógica, contendo dados não numéricos.
- Compreender o texto do problema, utilizando o raciocínio lógico para chegar à solução.
- Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Propósito:
Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.
Leia o objetivo com seus alunos e comente que os problemas de lógica são aqueles que precisam ser resolvidos por processos matemáticos.
Explore o significado das palavras “travessia” e “atravessar”, como ir de um lugar para o outro ou sair de um estado inicial para um estado final.
Realize o aquecimento, logo a seguir.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS