Plano de Aula

Plano de aula: E agora? Como atravessar?

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos Matemáticos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentora: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

- Resolver problemas de travessia, considerando o estado inicial, o estado final e as restrições apresentadas na situação.

- Resolver problema de lógica, contendo dados não numéricos.

- Compreender o texto do problema, utilizando o raciocínio lógico para chegar à solução.

- Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.

Conceito-chave

Resolução de problemas de lógica com a ideia de travessia.

Recursos necessários

Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

- Resolver problemas de travessia, considerando o estado inicial, o estado final e as restrições apresentadas na situação.

- Resolver problema de lógica, contendo dados não numéricos.

- Compreender o texto do problema, utilizando o raciocínio lógico para chegar à solução.

- Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Propósito:

Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.

Leia o objetivo com seus alunos e comente que os problemas de lógica são aqueles que precisam ser resolvidos por processos matemáticos.

Explore o significado das palavras “travessia” e “atravessar”, como ir de um lugar para o outro ou sair de um estado inicial para um estado final.

Realize o aquecimento, logo a seguir.