Plano de Aula

Plano de aula: Quem cria o problema, é você!

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos Matemáticos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

- Não há.

Objetivos específicos

- Definir o contexto e os dados numéricos do problema, a partir da pergunta apresentada.

- Relacionar os dados numéricos à pergunta de uma forma lógica, que permita sua resolução através de uma ou mais operações numéricas.

- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.

Conceito-chave

Elaboração de um problema numérico dada uma pergunta.

Recursos necessários

Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

- Definir o contexto e os dados numéricos do problema, a partir da pergunta apresentada.

- Relacionar os dados numéricos à pergunta de uma forma lógica, que permita sua resolução através de uma ou mais operações numéricas.

- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Propósito:

Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.

Leia o objetivo com seus alunos e comente que “elaborar” é inventar e que “problema numérico” é aquele que depende de números para sua resolução. Realize o aquecimento, logo a seguir.

Para saber mais sobre a elaboração de situações-problema pelos alunos, leia:

“Por que formular problemas” - Cristiane H. Chica in “Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática” - Kátia Stoccco Smole, Maria Ignez Diniz (organizadoras) - Porto Alegre: Artmed, 2007.