Plano de Aula

Plano de aula: De olho na imagem e nas informações!

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos Matemáticos

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

- Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não-numéricos.

- Relacionar as imagens ao texto do problema.

- Estimular o raciocínio lógico, valorizando o pensamento matemático.

- Compreender o texto do problema, utilizando raciocínio dedutivo  para chegar à solução.

- Determinar e  representar as estratégias necessárias para a resolução de problemas de lógica.

Conceito-chave

Resolução de problemas de lógica envolvendo até 4 atributos.

Recursos necessários

Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • - Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não-numéricos.

    - Relacionar as imagens ao texto do problema.

    - Estimular o raciocínio lógico, valorizando o pensamento matemático.

    - Compreender o texto do problema, utilizando raciocínio dedutivo  para chegar à solução.

    - Determinar e  representar as estratégias necessárias para a resolução de problemas de lógica.