Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Muitas escolhas em que a ordem dos elementos importa
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos Matemáticos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
- (EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Objetivos específicos
Resolver problemas com mais do que uma resposta.
Conceito-chave
Resolução de problemas com mais do que uma resposta.
Recursos necessários
- Quadro,
- giz,
- lápis,
- borracha,
- cópias das atividades ou computador e projetor de slides para a apresentação.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas com mais do que uma resposta.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor(a), escreva o objetivo no quadro ou o apresente utilizando um computador ou datashow. Leia o objetivo com seus alunos e, logo a seguir, realize o aquecimento.
Propósito:Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Roda de conversa sobre formas de combinar elementos.
Propósito: Levantar os conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre problemas de contagem e de raciocínio combinatório, provocando sua curiosidade para as atividades que serão realizadas.
Discuta com a turma:
- Em quais situações podemos combinar elementos?
- O que podemos fazer para não esquecer nenhuma combinação possível?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organize os alunos em duplas produtivas para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução. Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.
Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado. Foque a atenção para o objetivo da aula e relembrem o que foi realizado.
Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento.
Discuta com a turma:
- O que devemos considerar nos problemas que envolvem combinações de elementos?
- Quais são as melhores estratégias para resolver problemas que envolvem combinações?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, com muita atenção, para que cada possa perceber o que cada um aprendeu nessa aula.
Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_28RDP_02
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Os cartões apresentados na atividade principal e no Raio X.
- Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na Atividade principal e Discussão da solução, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento oportuniza a retomada sobre formas de combinar elementos. Logo, é totalmente pertinente levantar o conhecimento prévio dos alunos. Dessa forma, sugiro adaptação para a atividade proposta.
Aquecimento adaptado (situação problema):
Mário reconhece a importância de realizar a refeição assim que acorda, o famoso “café da manhã”. Ele tenta variar, mas não abre mão de comer pão todos os dias em seu café da manhã. Então sempre toma uma bebida e come um sanduíche. Observe suas opções.
Quantas combinações diferentes Mário pode ter no seu café da manhã, tomando uma bebida e comendo um sanduíche?
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar a atividade do Aquecimento adaptado, discutindo as possibilidades encontradas, as estratégias utilizadas, certificando-se que todos compreenderam o que foi proposto. Solicite que eles citem outros agrupamentos que podemos formar quando combinamos tipo de pães e recheios, sabores de sorvete e coberturas.
Em seguida pode apresentar o slide 3, e estimular uma conversa coletiva sobre as questões apresentadas.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, o Aquecimento adaptado, via WhatsApp ou e-mail, e pedir que os alunos deem seus resultados pelo mesmo meio de comunicação recebido. Após esse resgate prévio apresente as situações apresentadas no slide 3, solicitando que eles compartilhem suas ideias.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize o Aquecimento adaptado, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal aborda a resolução de problema simples de contagem, utilizando imagens e/ou material manipulável. Dessa forma, essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar o slide 4, desafiar os alunos a realizarem a leitura do problema, e solucioná-lo no caderno. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e em seguida inicie os questionamentos:
Qual a resposta encontrada? Como encontraram essa resposta?
Só existe uma maneira de resolver esse problema?
De quais maneiras podemos resolver esse problema?
Professor, de acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 4 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, juntamente com a atividade do aquecimento.
Vale destacar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo as resoluções do problema no caderno, importante criar um momento de socialização e discussão das estratégias, oportunizando o aluno explicar seu raciocínio.
Após os alunos compartilharem suas estratégias de resolução, você pode apresentar os slides 5, 6 e 7 que abordam a Discussão da solução para provocar reflexões com os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos, e das apresentadas na Discussão das soluções (nos slides 5, 6 e 7), através de fotos, mensagem de texto ou áudio, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, permitir que os alunos, através da socialização das resoluções apresentadas, ampliem o repertório de resoluções de problemas simples de contagem e reconheçam a eficácia de cada uma das possibilidades de resolução.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 9 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas simples de contagem utilizando como suporte, imagens e/ou material manipulável. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Ressaltando a importância de sugerir a confecção dos cartões indicados nas atividades, visto que a utilização desses pode favorecer a construção do conhecimento.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite se necessário, o apoio na construção dos cartões indicados nas atividades.
Sugira que os alunos socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula sobre os problemas de contagem apresentados.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
- (EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Objetivos específicos
Resolver problemas com mais do que uma resposta.
Conceito-chave
Resolução de problemas com mais do que uma resposta.
Recursos necessários
- Quadro,
- giz,
- lápis,
- borracha,
- cópias das atividades ou computador e projetor de slides para a apresentação.