Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_28RDP_02
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Os cartões apresentados na atividade principal e no Raio X.
- Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na Atividade principal e Discussão da solução, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento oportuniza a retomada sobre formas de combinar elementos. Logo, é totalmente pertinente levantar o conhecimento prévio dos alunos. Dessa forma, sugiro adaptação para a atividade proposta.
Aquecimento adaptado (situação problema):
Mário reconhece a importância de realizar a refeição assim que acorda, o famoso “café da manhã”. Ele tenta variar, mas não abre mão de comer pão todos os dias em seu café da manhã. Então sempre toma uma bebida e come um sanduíche. Observe suas opções.
Quantas combinações diferentes Mário pode ter no seu café da manhã, tomando uma bebida e comendo um sanduíche?
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar a atividade do Aquecimento adaptado, discutindo as possibilidades encontradas, as estratégias utilizadas, certificando-se que todos compreenderam o que foi proposto. Solicite que eles citem outros agrupamentos que podemos formar quando combinamos tipo de pães e recheios, sabores de sorvete e coberturas.
Em seguida pode apresentar o slide 3, e estimular uma conversa coletiva sobre as questões apresentadas.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, o Aquecimento adaptado, via WhatsApp ou e-mail, e pedir que os alunos deem seus resultados pelo mesmo meio de comunicação recebido. Após esse resgate prévio apresente as situações apresentadas no slide 3, solicitando que eles compartilhem suas ideias.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize o Aquecimento adaptado, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal aborda a resolução de problema simples de contagem, utilizando imagens e/ou material manipulável. Dessa forma, essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar o slide 4, desafiar os alunos a realizarem a leitura do problema, e solucioná-lo no caderno. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e em seguida inicie os questionamentos:
Qual a resposta encontrada? Como encontraram essa resposta?
Só existe uma maneira de resolver esse problema?
De quais maneiras podemos resolver esse problema?
Professor, de acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 4 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, juntamente com a atividade do aquecimento.
Vale destacar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo as resoluções do problema no caderno, importante criar um momento de socialização e discussão das estratégias, oportunizando o aluno explicar seu raciocínio.
Após os alunos compartilharem suas estratégias de resolução, você pode apresentar os slides 5, 6 e 7 que abordam a Discussão da solução para provocar reflexões com os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos, e das apresentadas na Discussão das soluções (nos slides 5, 6 e 7), através de fotos, mensagem de texto ou áudio, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, permitir que os alunos, através da socialização das resoluções apresentadas, ampliem o repertório de resoluções de problemas simples de contagem e reconheçam a eficácia de cada uma das possibilidades de resolução.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 9 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas simples de contagem utilizando como suporte, imagens e/ou material manipulável. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Ressaltando a importância de sugerir a confecção dos cartões indicados nas atividades, visto que a utilização desses pode favorecer a construção do conhecimento.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite se necessário, o apoio na construção dos cartões indicados nas atividades.
Sugira que os alunos socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula sobre os problemas de contagem apresentados.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.