Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Divida os alunos em grupos de até seis crianças. Projete o slide para a turma, entregue uma cópia ou copie-o no quadro. Leia o slide com os alunos. Relembre o que foi feito sobre frações nas últimas aulas e converse com os alunos sobre as diferentes formas de representação de uma fração.
Propósito: Preparar os alunos para a aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês lembram que estudamos sobre frações?
- Qual é o numerador da fração pedida? O que ele indica?
- E o denominador? O que ele indica?
- De quantas maneiras posso representar uma fração?
- Que representações podemos identificar no slide?
- Como podemos resolver esse problema?
- Será que somente podemos resolver o problema dessa forma?
- Que resultado vocês encontraram?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 22 minutos (Slides 4, 5 e 6).
Orientação: Converse com os alunos sobre o jogo e entregue um baralho para cada grupo. Permita que os alunos mexam nas cartas por alguns minutos, descobrindo os tipos de carta e associando as cartas pelas suas semelhanças. Apresente os slides com as regras e leia com os alunos, tirando possíveis dúvidas. É possível que os alunos já conheçam o jogo, pois é jogado, popularmente, com as cartas de baralho comum. Certifique-se que os alunos estão compreendendo como devem jogar.
Propósito: Conhecer o jogo e suas regras.
Discuta com a turma:
- Alguém já jogou este jogo? Com quais cartas?
- Conhecem as regras do jogo?
- Há alguma dúvida sobre o jogo?
Material complementar
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Materiais complementares para o professor
- Leia mais sobre o ensino de frações em:
Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;
Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;
Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 22 minutos (Slides 4, 5 e 6).
Orientação: Converse com os alunos sobre o jogo e entregue um baralho para cada grupo. Permita que os alunos mexam nas cartas por alguns minutos, descobrindo os tipos de carta e associando as cartas pelas suas semelhanças. Apresente os slides com as regras e leia com os alunos, tirando possíveis dúvidas. É possível que os alunos já conheçam o jogo, pois é jogado, popularmente, com as cartas de baralho comum. Certifique-se que os alunos estão compreendendo como jogar.
Propósito: Conhecer o jogo e suas regras.
Discuta com a turma:
- Conhecem as regras do jogo?
- Há alguma dúvida sobre o jogo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 22 minutos (Slides 4, 5 e 6).
Orientação: Depois que os alunos lerem e compreenderem as regras, peça que discutam sobre os problemas que aparecem nas cartas e que cheguem à resposta, se possível, utilizando o cálculo mental. Quando souberem de que fração cada carta se refere, podem começar o jogo, seguindo as instruções dos slides. Caminhe pela sala observando como os alunos estão jogando e auxilie-os nas dúvidas que surgirem.
Você pode criar alguma regra que achar necessária com a turma. Por exemplo, caso alguém agrupe as cartas incorretamente, ganhará 3 pontos.
Propósito: Conhecer o jogo e suas regras.
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Projete o slide para a turma, copie-o no quadro ou entregue uma cópia para os alunos. Leia o slide com eles e peça que falem um pouco como foi o jogo no seu grupo, respondendo às perguntas do slide. Permita que os alunos falem e troquem ideias sobre o jogo.
Propósito: Socializar as experiências que os alunos tiveram durante o jogo.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Apresente o slide e converse com os alunos sobre a aula. Você pode solicitar que os alunos escrevam no seu caderno um resumo do que foi feito na aula e sua opinião sobre o jogo.
Propósito: Resumir e encerrar o que foi feito na aula.
Discuta com a turma:
- O que mais gostaram no jogo?
- Foi difícil resolver os problemas para saber sua resposta?
- Encontraram pontos positivos e negativos do jogo?
- Há outras formas de jogar este jogo? Quais?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Testar se os alunos compreenderam o que foi visto na aula.
Discuta com a turma:
- Há apenas uma fração que representa a quantidade mencionada?
- Que outras cartas podem ser representadas pela mesma fração que representa as cartas com número fracionário?
- De que outras formas poderíamos jogar?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Dorminhoco de frações
Material para a Aula