Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma.
Propósito: Retomar a ideia de representação de fração na reta numerada.
Resolução da atividade:
- Espera-se que o aluno perceba que Júlio representou a fração da forma correta, pois marcou o ponto na metade do intervalo.
Discuta com a turma:
- Como fazemos para representar uma fração em uma reta numerada?
- Você acha que Júlio representou a fração 1/2 da forma correta? Por quê?
- Há outras formas de representar a fração 1/2 na reta numerada?
- Alguém pode representar na lousa?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos .
Orientações: Você deve pedir, na aula anterior, para que os alunos levem uma garrafa plástica, cada um. Estabeleça com os alunos o tamanho da garrafa: meio litro, 1 litro, ou 2 litros. É importante para a atividade que as garrafas sejam do mesmo tamanho.
Divida a turma em pequenos grupos de cinco alunos. Distribua uma garrafa por aluno e peça para que os alunos, inicialmente, pensem, individualmente, nas estratégias para traçar uma reta numerada representando as frações 1/2; 2/2; 1/3; 2/3; 3/3; em cada garrafa, depois discuta com o grupo. Peça para que os alunos considerem a parte de baixo da garrafa como o ponto 0 e a parte de cima da garrafa como o ponto 1
Peça para que os alunos encham cada garrafa até o ponto indicado pelas frações, com água ou areia.
Propósito: Elaborar estratégias para dividir um inteiro em partes iguais, representando frações unitárias.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias foram utilizadas para representar as frações nas garrafas?
- Qual garrafa ficou mais cheia?
- Qual garrafa ficou mais vazia?
- A qual conclusão podemos chegar?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos .
Orientações: Utilize as mesmas garrafas, em que foram representadas as frações pelos grupos de cinco alunos. Distribua alguns pedaços de papel e peça para que os alunos escrevam as frações representadas nas garrafas, em cada papel. Os alunos poderão escrever frações iguais em mais de um papel, para que mais de um aluno possa jogar a argola na mesma garrafa. Distribua cinco argolas ou mais, que poderão ser feitas de jornal enrolado ou pedaços de garrafas pet ou com o contorno de prato de plástico ou papelão, depois oriente os alunos a, cada um na sua vez, sortear um papel com uma determinada fração e tentar acertar a argola na garrafa com a fração correspondente. Se o aluno acertar marcará um ponto, se errar os outros participantes marcarão um ponto. Ganhará o jogo quem tiver mais pontos.
Após o jogo, peça para que os alunos desenhem uma reta e registrem no caderno, os pontos 1/2; 2/2; 1/3; 2/3; 3/3; . Essa atividade também poderá ser enviada para casa.
Propósito: Escrever e Identificar frações unitárias na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Qual garrafa houve mais divisão na reta numerada?
- Qual reta possui a maior fração?
- Como podemos identificá-la?
- Como chegamos a essa conclusão?
- Como representamos as frações representadas nas garrafas na reta numérica, no caderno?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias você utilizou para representar as frações, utilizando as garrafas?
- Alguém pode demonstrar?
- Quais dificuldades encontraram para traçar a reta e para encher a garrafa até a marcação do ponto? Como solucionaram o impasse?
- Como representaram, no caderno, os pontos na reta numerada?
- Houve dificuldades?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias você utilizou para representar as frações, utilizando as garrafas?
- Alguém pode demonstrar?
- Quais dificuldades encontraram para traçar a reta e para encher a garrafa até a marcação do ponto? Como solucionaram o impasse?
- Como representaram, no caderno, os pontos na reta numerada?
- Houve dificuldades?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias você utilizou para representar as frações, utilizando as garrafas?
- Alguém pode demonstrar?
- Quais dificuldades encontraram para traçar a reta e para encher a garrafa até a marcação do ponto? Como solucionaram o impasse?
- Como representaram, no caderno, os pontos na reta numerada?
- Houve dificuldades?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Revisar o conceito estudado.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante.
Discuta com a turma:
- De que maneira você chegou às respostas?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
- Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar