Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete ou leia as perguntas para a turma.
Propósito: Levantar questionamentos sobre a reta numerada e tipos de retas existentes.
Discuta com a turma:
- 1 centímetro corresponde a que parte do metro?
- Como podemos transformar essa medida em fração?
- Você consegue representar 23 cm em forma de decimais? E de fração?
- Qual é o denominador dessa fração? Por quê?
- Você sabe quantos metros têm em 100 cm?
- Como representamos essa medida?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos .
Orientações: Divida a turma em pequenos grupos. Oriente os alunos a confeccionarem uma reta numerada, que pode ser feita em papel ou com giz no chão. É importante que observem com o intervalo de 0 a 1 metro e utilizem uma fita métrica, metro ou trena para desenhá-la, sendo assim, trabalhe com números decimais, como, 0,52m = 52 cm ou 0,65 m = 65 cm, pois estamos trabalhando com unidades menores que 1metro.
Professor, você também poderá optar por utilizar uma fita métrica para cada grupo, assim não desenharão a reta, mas utilizarão a fita métrica para marcar a distância alcançada por cada aluno, levando em consideração a distância de 1 metro. Se assim optar, compare com os alunos as medidas 0,52m e 52 cm, por exemplo, levando-os a perceberem que se trata do mesmo intervalo.
Após essa etapa, os alunos formarão uma fila e decidirão quem irá começar o jogo. Cada aluno na sua vez deverá saltar o mais longe que conseguir, se a reta tiver sido feita em papel ou se utilizarem a fita métrica, os alunos pularão ao lado da reta, se tiver sido feita com giz poderão pular sobre a reta. Cada aluno deverá anotar a distância alcançada por ele e pelos colegas. Ganhará a partida quem saltar mais longe.
Propósito: Pensar nas possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.
Discuta com a turma:
- Você já brincou de salto em distância?
- Como seu grupo decidiu confeccionar a reta?
- Encontraram dificuldades? Quais?
- Como o grupo anotou a distância saltada pelo colega?
- Que medida usaram?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Material Complementar para o professor:
http://escolakids.uol.com.br/reta-numerica.htm
http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-reta-numerica.htm
- Frações em uma reta numérica
https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/fraction-arithmetic/arith-review-fractions-on-the-number-line/v/fractions-on-a-number-line
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Oriente os alunos a desenharem uma reta numerada no caderno, depois marcar a distância alcançada por todos do grupo em forma de fração. Observe se eles irão dividir a reta em partes iguais. Identifique e anote as dificuldades que alguns alunos podem encontrar.
Propósito: Pensar nas possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou dificuldades para desenhar uma reta?
- O que precisamos observar quando desenhamos uma reta numérica?
- Alguém encontrou dificuldades para marcar as distâncias alcançadas por cada aluno do grupo?
- Alguém gostaria de compartilhar como fez para superar as dificuldades?
- Como fazemos para desenhar uma reta corretamente?
- Como podemos errar ao desenhar uma reta numerada?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias foram utilizadas para montar a reta numerada?
- Vocês encontraram apenas uma maneira de desenhar a reta?
- Quais possibilidades podemos encontrar para desenhar uma mesma reta?
- Como o grupo decidiu quem ganhou?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir com a turma as possibilidades de construir uma reta numerada, dividindo um inteiro em partes iguais.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias foram utilizadas para montar a reta numerada?
- Vocês encontraram apenas uma maneira de desenhar a reta?
- Quais possibilidades podemos encontrar para desenhar uma mesma reta?
- Como o grupo decidiu quem ganhou?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Revisar o conceito estudado.
Raio X
- Tempo sugerido: 10 minutos.
- Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
- Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante.
Materiais complementares:
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar