PROBLEMATIZAÇÃO
Plano de Aula
Plano de aula: Processos migratórios no Brasil: o êxodo rural
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor digital, material impresso, folhas de sulfite e lápis coloridos.
Material complementar:
Problematização-
Para saber mais:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/Exodo-rural-no-brasil.htm (Acesso em 22/03/2019)
No endereço encontram-se dados mais atuais sobre o êxodo rural, inclusive uma descrição de suas causas, desde o auge ao declínio presente.
Importância da agricultura familiar
http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2014/10/onu-reforca-a-importancia-da-agricultura-familiar (Acesso em 22/03/2019)
http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/semana-do-agricultor-import%C3%A2ncia-da-agricultura-familiar (Acesso em 22/03/2019)
http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/07/agricultura-familiar-produz-70-dos-alimentos-consumidos-por-brasileiro (Acesso em 22/03/2019)
https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/raquel-muniz-1.456804/a-import%C3%A2ncia-da-agricultura-familiar-para-as-economias-locais-1.622681 (Acesso em 22/03/2019)
Sobre produtos orgânicos:
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/produtos-organicos.htm (Acesso em 22/03/2019)
Sobre o monumento:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Retirante (Acesso em 22/03/2019)
Sobre o trabalho com charges em sala:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/charge-nas-aulas-lingua-portuguesa.htm (Acesso em 22/03/2019)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10697 (Acesso em 22/03/2019)
Neste material, várias charges são apresentadas com orientações de como explorar as mesmas com os alunos. Se caso os alunos não tiverem intimidade com esse material, é uma boa fonte de recursos para instrumentalizá-los para este trabalho.
<title> Objetivo
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Organize a sala em grupos com 4 ou 5 alunos.
Projete o objetivo da aula ou escreva-o no quadro para uma leitura coletiva ou compartilhada.
Após a leitura, medeie uma conversa sobre o objetivo da aula:
- Todos conhecem o termo êxodo rural? (caso os alunos não saibam, explique que se refere à saída dos agricultores do campo para as cidades, em busca de melhores condições de vida. A palavra êxodo quer dizer saída)
- Podemos compreender o êxodo rural como um processo migratório? Por quê?
- Quando o agricultor migra do campo para a cidade, quais são os impactos gerados para ele e para o país?
- Quando iniciou e quando terminou o século XX? (Converse com os alunos que trataremos desse processo migratório em tempo ocorrido dentro do século XX).
Para você saber mais:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/Exodo-rural-no-brasil.htm (Acesso em 22/03/2019)
No endereço encontram-se dados mais atuais sobre o êxodo rural, inclusive uma descrição de suas causas, desde o auge ao declínio presente.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/efeitos-exodo-rural.htm (Acesso em 22/03/2019)
No endereço acima encontra-se uma análise sobre as consequências do êxodo rural.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS