PROBLEMATIZAÇÃO
Plano de Aula
Plano de aula: Processos migratórios no Brasil: o êxodo rural
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor digital, material impresso, folhas de sulfite e lápis coloridos.
Material complementar:
Problematização-
Para saber mais:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/Exodo-rural-no-brasil.htm (Acesso em 22/03/2019)
No endereço encontram-se dados mais atuais sobre o êxodo rural, inclusive uma descrição de suas causas, desde o auge ao declínio presente.
Importância da agricultura familiar
http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2014/10/onu-reforca-a-importancia-da-agricultura-familiar (Acesso em 22/03/2019)
http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/semana-do-agricultor-import%C3%A2ncia-da-agricultura-familiar (Acesso em 22/03/2019)
http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/07/agricultura-familiar-produz-70-dos-alimentos-consumidos-por-brasileiro (Acesso em 22/03/2019)
https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/raquel-muniz-1.456804/a-import%C3%A2ncia-da-agricultura-familiar-para-as-economias-locais-1.622681 (Acesso em 22/03/2019)
Sobre produtos orgânicos:
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/produtos-organicos.htm (Acesso em 22/03/2019)
Sobre o monumento:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Retirante (Acesso em 22/03/2019)
Sobre o trabalho com charges em sala:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/charge-nas-aulas-lingua-portuguesa.htm (Acesso em 22/03/2019)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10697 (Acesso em 22/03/2019)
Neste material, várias charges são apresentadas com orientações de como explorar as mesmas com os alunos. Se caso os alunos não tiverem intimidade com esse material, é uma boa fonte de recursos para instrumentalizá-los para este trabalho.
<title> Objetivo
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Organize a sala em grupos com 4 ou 5 alunos.
Projete o objetivo da aula ou escreva-o no quadro para uma leitura coletiva ou compartilhada.
Após a leitura, medeie uma conversa sobre o objetivo da aula:
- Todos conhecem o termo êxodo rural? (caso os alunos não saibam, explique que se refere à saída dos agricultores do campo para as cidades, em busca de melhores condições de vida. A palavra êxodo quer dizer saída)
- Podemos compreender o êxodo rural como um processo migratório? Por quê?
- Quando o agricultor migra do campo para a cidade, quais são os impactos gerados para ele e para o país?
- Quando iniciou e quando terminou o século XX? (Converse com os alunos que trataremos desse processo migratório em tempo ocorrido dentro do século XX).
Para você saber mais:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/Exodo-rural-no-brasil.htm (Acesso em 22/03/2019)
No endereço encontram-se dados mais atuais sobre o êxodo rural, inclusive uma descrição de suas causas, desde o auge ao declínio presente.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/efeitos-exodo-rural.htm (Acesso em 22/03/2019)
No endereço acima encontra-se uma análise sobre as consequências do êxodo rural.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Convide os alunos a fazerem uma análise do vídeo disponível no endereço : https://www.youtube.com/watch?v=wDB2wgB2tr8 , e para isso, projete-o para todos ou faça a projeção em tablets ou celulares por grupo. (Chame a atenção dos alunos que o áudio está em espanhol, e que eles devem estar atentos às legendas em português.)
Medeie uma discussão sobre assunto:
- O que é agricultura familiar?
- Qual a diferença entre a agricultura familiar e o as produções em larga escala (agronegócio)? (Explique para os alunos que o agricultor familiar, além de não usar (em sua maioria) agrotóxicos e fertilizantes, produzem uma agricultura diversificada. Ou seja, é diferente do produtor que planta milhares de hectares somente de soja e produz um único produto. Portanto é o agricultor familiar que garante a diversidade de alimentos na nossa mesa, pois ele planta um pouco de tudo de acordo com sua região, assim como tem diversidade de pecuária também).
- Qual a importância da agricultura familiar para o Brasil?
- Nós temos um mercado interno (dentro do Brasil) e um mercado externo (fora do país) que comercializa os nossos produtos agrícolas. Qual tipo de agricultura abastece cada tipo desse mercado, a agricultura familiar abastece o mercado interno ou externo? Por que? E a agricultura em larga escala? Abastece qual dos dois mercados? (Explique para os alunos que, a maior parte da produção agrícola familiar fica para atender o mercado interno e a produção em larga escala, seja agrícola ou pecuária mantém o mercado externo).
- O que são produtos orgânicos? Explique aos alunos o que são produtos orgânicos e deixe claro que esses produtos, embora custem um pouco mais caro, eles são livres de agrotóxicos. E o agricultor familiar é quem o produz, mas alerte os alunos, que os produtos orgânicos eles estarão sempre separados nas prateleiras dos mercados ou mesmo nas feiras, pois mesmo na agricultura familiar pode haver o uso de agrotóxicos.
- O que são agrotóxicos? Quais são os riscos para a saúde que eles apresentam? Por que eles são usados?
Para você saber mais:
Importância da agricultura familiar
http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/semana-do-agricultor-import%C3%A2ncia-da-agricultura-familiar
Sobre Agrotóxicos:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Agrot%C3%B3xico
Sobre produtos orgânicos:
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/produtos-organicos.htm
Problematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Mantenha a sala com a organização inicial em grupos. Explique para os alunos que será feita a análise de fragmentos de um artigo do site da Embrapa e de uma imagem. Projete os fragmentos ou imprima uma cópia dos mesmos para cada aluno. Faça uma leitura coletiva ou compartilhada. Medeie uma conversa sobre o mesmo:
- O que estes fragmentos mostram para nós?
- Qual foram os anos de maior migração do campo para a cidade?
- Que fatores podem ter motivado esse número tão grande de pessoas a migrarem para a cidade? (Converse com os alunos sobre o processo de industrialização e mecanização agrícola).
- Para trabalhar na indústria ou no comércio da cidade, precisa-se de instrução específica? Será que os agricultores que migraram e migram para a cidade conseguem empregos e boas condições de vida? Qual a realidade encontrada na cidade? (Converse sobre as dificuldades que o agricultor enfrenta quando migra para a cidade: a falta de moradia, favelas, pobreza e miséria, moradores de rua, a falta de emprego por falta de instrução…)
- Por que houve uma redução dessa migração nas últimas décadas?
- Relacionando estes fragmentos com o vídeo que assistimos, qual a importância dos pequenos agricultores permanecerem no campo?
- As políticas públicas de investimento na agricultura familiar realizadas em tempos mais atuais, ainda que tímidas, podem ter relação com a diminuição do êxodo rural?
- O que é preciso fazer os pequenos agricultores permaneçam no campo?
Projete a imagem do Monumento aos Retirantes, única obra de Oscar Niemeyer em Recife e questione:
- O que essa imagem nos mostra?
- Quem são os retirantes que ela nos mostra? (Explique que são os agricultores que migraram do campo para as cidades grandes e que no Nordeste a seca também é uma causa do êxodo rural).
- De onde vieram?
- Estão chegando ou saindo da cidade?
- Parecem felizes?
- O que os rostos, os corpos, as roupas dos retirantes nos mostram?
- Onde estão as bagagens dos retirantes?
Peça para os alunos de cada grupo discutirem entre si, que consequências o êxodo rural traz para o país, conduza a discussão:
- Como vimos, os agricultores familiares deixam o campo por vários motivos: catástrofes naturais, como a seca, por exemplo, falta de investimento do governo na agricultura, os baixos preços dos produtos, mas o que acontece quando os agricultores familiares migram para as cidades? Que dificuldades eles encontram? Como fica a alimentação dos brasileiros?
Fonte da imagem:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Monumento_aos_retirantes_-_Parque_Dona_Lindu_-_panoramio.jpg
Para você saber mais:
Sobre o monumento:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Retirante (Acesso em 22/03/2019)
Sugestão de filme:
O caminho das nuvens Brasil, 2003 - Drama - 85 min.Direção: Vicente Amorim Roteiro: David França Mendes Elenco: Wagner Moura, Cláudia Abreu, Ravi Lacerda, Felipe Newton, Sidney Magal.
Problematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Mantenha a sala com a organização inicial em grupos. Explique para os alunos que será feita a análise de fragmentos de um artigo do site da Embrapa e de uma imagem. Projete os fragmentos ou imprima uma cópia dos mesmos para cada aluno. Faça uma leitura coletiva ou compartilhada. Medeie uma conversa sobre o mesmo:
- O que estes fragmentos mostram para nós?
- Qual foram os anos de maior migração do campo para a cidade?
- Que fatores podem ter motivado esse número tão grande de pessoas a migrarem para a cidade? (Converse com os alunos sobre o processo de industrialização).
- Para trabalhar na indústria ou no comércio da cidade, precisa-se de instrução específica? Será que os agricultores que migraram e migram para a cidade conseguem empregos e boas condições de vida? Qual a realidade encontrada na cidade? (Converse sobre as dificuldades que o agricultor enfrenta quando migra para a cidade: a falta de moradia, favelas, pobreza e miséria, moradores de rua, a falta de emprego por falta de instrução…)
- Por que houve uma redução dessa migração nas últimas décadas?
- Relacionando estes fragmentos com a notícia que lemos, qual a importância dos pequenos agricultores permanecerem no campo?
- As políticas públicas de investimento na agricultura familiar realizadas em tempos mais atuais, ainda que tímidas, podem ter relação com a diminuição do êxodo rural?
- O que é preciso fazer os pequenos agricultores permaneçam no campo?
Projete a imagem do Monumento aos Retirantes, de Abelardo da Hora que fica no parque Dona Lindu, única obra de Oscar Niemeyer em Recife e questione:
- O que essa imagem nos mostra?
- Quem são os retirantes que ela nos mostra? (Explique que são os agricultores que migraram do campo para as cidades grandes e que no Nordeste a seca também é uma causa do êxodo rural).
- De onde vieram?
- Estão chegando ou saindo da cidade?
- Parecem felizes?
- O que os rostos, os corpos, as roupas dos retirantes nos mostram?
- Onde estão as bagagens dos retirantes?
Peça para os alunos de cada grupo discutirem entre si, que consequências o êxodo rural traz para o país, conduza a discussão:
- Como vimos, os agricultores familiares deixam o campo por vários motivos: catástrofes naturais, como a seca, por exemplo, falta de investimento do governo na agricultura, os baixos preços dos produtos, mas o que acontece quando os agricultores familiares migram para as cidades? Que dificuldades eles encontram? Como fica a alimentação dos brasileiros?
Fonte da imagem:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Monumento_aos_retirantes_-_Parque_Dona_Lindu_-_panoramio.jpg (Acesso em 22/03/2019)
Para você saber mais:
Sobre o monumento:
https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/2016/10/08/NWS,1535,70,449,NOTICIAS,2190-ARTES-MONUMENTOS-HISTORICOS-NOSSO-CAMINHO-RECIFE.aspx (Acesso em 22/03/2019)
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Convide os alunos a produzirem charges. Caso eles não tenham intimidade com esse gênero textual, converse com eles sobre o assunto.
Projete a imagem que aparece no link a seguir ou imprima a mesma e mostre para os alunos.
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=239&evento=2 (Acesso em 22/03/2019)
Medeie uma conversa para deixar claro o que cada charge deve conter:
- Que gênero textual temos na imagem?
- Como sabemos as charges apresentam uma crítica de maneira inteligente. O que vemos na imagem?
- Qual crítica está sendo apresentada?
- Com que condições econômicas o retirante chega na cidade?
- Por que ele está nessa situação?
- O que vemos no rosto do personagem? Que sentimento ele expressa?
- O que o levou a deixar o campo e o que o aguarda na cidade?
- Quais possibilidades de um bom emprego e moradia digna ele tem?
- Vamos sintetizar o que estudamos. Primeiro estudamos o que é agricultura familiar. Alguém poderia relembrar o que construímo sobre isso?
- Depois vimos que houve um período na história do nosso país em que as migrações para a cidade, o êxodo rural era maior e depois foi diminuindo. Alguém poderia comentar porque reduziu o êxodo rural no Brasil? Esse assunto ainda requer atenção do Governo Brasileiro e da população? Por quê?
Caso os alunos não tenham intimidade com a produção de charges, é importante desenvolver um trabalho a esse respeito. Os alunos precisam compreender que a charge é mais que uma mera ilustração. Ela precisa ser uma crítica social.
Oriente os alunos a pensarem sobre a temática que irão explorar antes de pensarem na ilustração.
Apresente aos alunos as charges que se encontram nos seguintes links e medeie uma conversa sobre cada uma delas:
http://estreladalvacabofrio.blogspot.com/2014/10/exodo-rural-migracao-para-os-centros.html (Acesso em 22/03/2019)
- O que a charge mostra?
- Como vemos, esta charge não apresenta falas. Entretanto ela nos retrata o que? Por que estaria o agricultor com estas dificuldades financeiras?
- O que lhe resta fazer? O que precisaria ser feito para que ele não precisasse deixar o campo?
- Qual é então assunto criticado na charge?
- Como ela foi desenhada? Que recursos o autor usou?
https://www.estudokids.com.br/exodo-rural-principais-problemas-e-o-como-e-hoje/ (Acesso em 22/03/2019)
- E esta outra charge? O que ela critica? Qual a causa do êxodo rural apresentada? (expansão da zona urbana, a busca por empregos na construção civil)
- Que recursos o autor usou para mostrar o sofrimento e as dificuldades financeiras dos agricultores?
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/exodo-rural.htm (Acesso em 22/03/2019)
Esta outra charge usa três palavras: Pare. Veja. Pense.
- Nesta o autor aponta as consequências trazidas pelo êxodo rural. Quais são elas para o agricultor e para as cidades?
http://www.editoradobrasil.com.br/jimboe/sugestoes-de-avaliacao/geografia/pdf/pjbg4_sug_avaliacao_bimestral_4.pdf (Acesso em 22/03/2019)
- Na página 4 deste material em pdf, estão quatro charges explorando diferentes aspectos do êxodo rural, que também apresentamos como sugestão de trabalho. Com o uso destas charges, é possível explorar a questão da seca, da mecanização do trabalho agrícola, da desvalorização das pequenas propriedades e das incertezas no processo migratório.
É importante que os alunos observem os recursos usados na construção das mesmas e o assunto sobre a qual cada uma delas se prende e apresenta sua crítica social. Com a apresentação destas sugestões aos alunos, a produção a ser realizada por eles encontrará uma base mais sólida para atender aos requisitos que são exigidos nesta aula.
Explique que as charges podem falar das dificuldades no campo, do processo migratório e suas dificuldades, sobre as dificuldades enfrentadas pelos retirantes na cidade e no processo de migração, enfim, as charges a serem produzidas pelos grupos devem estar voltadas para o que foi estudado na aula até aqui.
Distribua folhas de sulfite e lápis colorido para os alunos e após a construção das charges, peça a cada um para socializar a sua. Se desejar, organize um painel na sala com as mesmas tendo como título: Êxodo rural no Brasil: causas e consequências.
Para você saber mais:
Sobre o trabalho com charges em sala:
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/charge-nas-aulas-lingua-portuguesa.htm (Acesso em 22/03/2019)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10697 (Acesso em 22/03/2019)
https://novaescola.org.br/conteudo/11835/tirinhas-humor-nas-aulas (Acesso em 22/03/2019)
Nestes materiais contidos nos endereços acima, várias charges são apresentadas com orientações de como explorar as mesmas com os alunos. Se caso os alunos não tiverem intimidade com esse material, é uma boa fonte de recursos para instrumentalizá-los para este trabalho.
Sugestão de música:
O último pau de arara. Guimarães, Palmeira. Venâncio e Corumba. 1955. (Interpretação Fagner https://www.youtube.com/watch?v=vNsKQ3U9hV8 ) (Acesso em 22/03/2019)
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, word ; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reconheçam as causas do êxodo rural no Brasil nos meados do século XX. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos que estão propostos no Objetivo. Siga as demais orientações: envie todo material (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado no Classroom. Enfatize a importância de assistirem ao vídeo que será a fonte de estudo antecipadamente, para que eles possam participar efetivamente do debate com seus argumentos. Envie o link ou o resumo, para aqueles que não têm como acessá-lo digitalmente.
Problematização
Siga as orientações definidas, mas passe todas as indicações para a execução desta atividade. Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para os alunos. Abra a discussão para o grupo, mas conduza dando orientações ou informações para que aconteça o aprendizado necessário.
Caso os alunos tenham membros da família que são ou foram pequenos agricultores, permita que relatem para o grupo.
Sistematização
Diga aos alunos que a atividade proposta é a de confecção de uma Charge sobre o tema estudado, e que ela poderá ser feita usando a formatação em papel ou digital (envie os links deste recurso para os alunos):
Canva (disponível aqui) - este tem a vantagem de poder salvar, baixar e imprimir gratuitamente.
Storyboard That (disponível aqui).
Siga as orientações definidas para esta etapa e informe os alunos que, assim que as charges estiverem prontas, eles deverão encaminhá-las para o e-mail ou para o Whatsapp da turma, para que todos possam conhecer e ler as histórias produzidas.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que as famílias façam charges, que também comporão o mural da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fernanda Nunes
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As questões históricas relativas às migrações
Objeto (s) de conhecimento: O surgimento da espécie humana no continente africano e sua expansão pelo mundo.
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
Palavras-Chave: Processos migratórios internos, êxodo rural, agricultura familiar.