Plano de Aula

Plano de aula: Os processos migratórios e o surgimento do Estado de Rondônia

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital, (ou tablet, ou celular), papel sulfite, lápis coloridos.

Material complementar:

CONTEXTO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6uc8C62dJsCAvbQaupxarfWzE76KxjVpyXeBAeQ7A9p8xE6RvUCGXhxbCqCf/his4-09und08-material-complementar-problematizacao-imagens.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PqYB5QNyygTHuenMQzQkAUfdHzNH9tavYpv3gGheKNzMCAvSAF2P2Z2FxRGE/his4-09und08-material-complementar-problematizacao-propagandas.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yuSXTk2SyfwSJHRMrq38qjtmyjSkNHnHFxGPBcCGbsqwPZ8VB65zqggBhUNy/his4-09und08-material-complementar-problematizacao-revista.pdf

SISTEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JcQzWJSCHkjayZzuv4z4tadAdydra65VnBERm9tgM7NrTdukKeTuKbqNxYbk/his4-09und08-material-complementar-sistematizacao.pdf

Para saber mais:

Sobre os processos migratórios e a territorialização de Rondônia

http://www.rondonia.ro.gov.br/ciclos-migratorios-fazem-parte-da-historia-dos-34-anos-de-rondonia-conheca/

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37369

http://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/viewFile/4827/3424

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula para uma leitura compartilhada.

Após a leitura, medeie uma conversa sobre o objetivo com os alunos:

  • De que assunto vai tratar a nossa aula?
  • O que são processos migratórios?
  • Que relação os processos migratórios podem ter com o surgimento de um Estado Brasileiro?
  • Que exemplos atuais de migração em busca de melhores condições de vida podemos citar?

Para você saber mais:

Sobre os processos migratórios e a territorialização de Rondônia

http://www.rondonia.ro.gov.br/ciclos-migratorios-fazem-parte-da-historia-dos-34-anos-de-rondonia-conheca/

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37369

http://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/viewFile/4827/3424

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados