MATERIAL COMPLEMENTAR - PROBLEMATIZAÇÃO - IMAGENS
Plano de Aula
Plano de aula: Os processos migratórios e o surgimento do Estado de Rondônia
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor digital, (ou tablet, ou celular), papel sulfite, lápis coloridos.
Material complementar:
PROBLEMATIZAÇÃO:
SISTEMATIZAÇÃO:
Para saber mais:
Sobre os processos migratórios e a territorialização de Rondônia
http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37369
http://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/viewFile/4827/3424
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula para uma leitura compartilhada.
Após a leitura, medeie uma conversa sobre o objetivo com os alunos:
- De que assunto vai tratar a nossa aula?
- O que são processos migratórios?
- Que relação os processos migratórios podem ter com o surgimento de um Estado Brasileiro?
- Que exemplos atuais de migração em busca de melhores condições de vida podemos citar?
Para você saber mais:
Sobre os processos migratórios e a territorialização de Rondônia
http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37369
http://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/viewFile/4827/3424
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS