CONTEXTO
Plano de Aula
Plano de aula: Migração indígena no Brasil contemporâneo
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor digital, (ou quadro, tablet ou aparelho celular), materiais impressos, folhas de sulfite, tarjetas de papel (colorido de preferência), marcadores permanentes.
Material complementar:
Vídeo
PROBLEMATIZAÇÃO - Quantitativo de população indígena
PROBLEMATIZAÇÃO - Por que migram os povos indígenas?
PROBLEMATIZAÇÃO - Como estudam os povos indígenas?
PROBLEMATIZAÇÃO - Combate ao preconceito
PROBLEMATIZAÇÃO - Diversidade indígena no Brasil
Para você saber mais:
http://funai.gov.br Acesso em: 08/02/2019
http://www.indioeduca.org/ Acesso em: 08/02/2019
https://mirim.org/ Acesso em: 08/02/2019
http://www.mpf.mp.br/pa/sala-de-imprensa/documentos/2017/material-didatico-de-combate-a-racismo-contra-indigenas/ Acesso em: 08/02/2019
O site da Funai traz informações a respeito da História Indígena no Brasil e da atualidade também. Além disso, o site engloba os dados do IBGE em documentos que são importantes fontes históricas para ser analisadas. Traz também notícias e galeria de fotos, vídeos e áudios.
O site mirim.org faz parte do Intituto Socioambiental e traz atividades, notícias, fotos, vídeos e outros materiais importantes para o trabalho em sala de aula em linguagem acessível aos alunos.
Já o último site listado traz a notícia do Ministério Público na íntegra e cujo print foi utilizado na Problematização.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos alunos, lendo em voz alta, ou pedindo para um aluno ler em voz alta, escrevendo no quadro ou fazendo uso de um projetor digital para leitura coletiva. Chame a atenção dos alunos para os assuntos que a aula irá contemplar: migração indígena, direitos, melhores condições de vida, combate ao preconceito. Esclareça termos desconhecidos caso seja necessário.
Para você saber mais:
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS