CONTEXTO (Imagens)
Plano de Aula
Plano de aula: Partindo do continente africano: o processo de expansão do ser humano
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Tempo previsto: 50 minutos
Materiais necessários: Projetor digital ou imagens impressas, textos impressos, papel sulfite branco, lápis, borracha, tablet, notebook ou aparelho celular.
Material complementar:
CONTEXTUALIZAÇÃO (Imagens)
PROBLEMATIZAÇÃO (Mapa expansão Homo Sapiens)
PROBLEMATIZAÇÃO (Mapa Mundi Político)
PROBLEMATIZAÇÃO (Rotação - vídeo)
PROBLEMATIZAÇÃO (Rotação- cartaz)
PROBLEMATIZAÇÃO (Rotação - textos)
Para você saber mais:
Glossário: Perambulação: s.f. Andança sem destino, caminhada sem rumo certo.
Subsistência: s.f. Estado ou particularidade daquilo que subsiste; estabilidade, permanência, sobrevivência.
Sobre o período Paleolítico: http://www.clubesdearqueologia.org/recursosdidacticos/periodos-cronologicos/paleolitico (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Sobre o período Neolítico: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Indicação de livro sobre o assunto: Rius, Maria e Vergés, Glória E Oriol. Viajando através da História Da Pré-história ao Egito. Editora Scipione. São Paulo, 1990.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte aos alunos se eles compreendem os termos “formas de subsistência” e “perambulação”. Após colher as informações, complete ou explique o termo oralmente.
Para você saber mais:
https://www.revistaplaneta.com.br/todos-nos-viemos-da-africa/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map-of-human-migrations.jpg (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize a sala em círculo. Apresente as imagens para os alunos, projetadas ou impressas. Permita que os alunos observem atentamente dois aspectos muito importantes: a forma e o conteúdo. Primeiramente chame a atenção para detalhes como cores, formas, elementos mostrados, materiais utilizados e suporte em que foram feitas as pinturas. Em seguida, propicie um momento de análise das imagens a partir das questões problematizadoras do slide a seguir.
Permita que os alunos apresentem suas hipóteses, troquem ideias e também levantem perguntas. Pode ser que nem todos conheçam pinturas rupestres. Os que conhecem poderão se referir como pintura das cavernas e esse é um bom momento para trazer os termos “rupestre”, “paleolítico” e “neolítico” para conhecimento dos mesmos.
Como adequar à sua realidade: Caso na sua cidade existam museus ou sítios arqueológicos é possível substituir as imagens e trazer para uma realidade mais próxima dos alunos. Neste caso, seria muito interessante levar os alunos para visitar esses espaços possibilitando-os de verem as pinturas rupestres ou outros vestígios históricos, contribuindo muito para o enriquecimento da aula.
Para você saber mais:
Glossário:
Rupestre: adj. gravado na rocha, construído em rocha.
Paleolítico: http://www.clubesdearqueologia.org/recursosdidacticos/periodos-cronologicos/paleolitico (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Neolítico: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Outras referências:
Rius, Maria e Vergés, Glória E Oriol. Viajando através da História Da Pré-história ao Egito. Editora Scipione. São Paulo, 1990.
Fontes das imagens:
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pintura_Rupestre_macaco.jpg, Acesso em 03/11/2018, Pintura rupestre, Chico Ferreira,
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pintura_rupestre_(4588131154).jpg , Acesso em 03/11/2018,
Disponível em: https://www.wdl.org/pt/item/3006/#q=rupestre, Acesso em 03/11/2018.
Contexto
Orientações: Organize a sala em círculo. Apresente as imagens para os alunos, projetadas ou impressas. Permita que os alunos observem atentamente dois aspectos muito importantes: a forma e o conteúdo. Primeiramente chame a atenção para detalhes como cores, formas, elementos mostrados, materiais utilizados e suporte em que foram feitas as pinturas. Em seguida, propicie um momento de análise das imagens a partir das questões problematizadoras do slide a seguir.
Permita que os alunos apresentem suas hipóteses, troquem ideias e também levantem perguntas. Pode ser que nem todos conheçam pinturas rupestres. Os que conhecem poderão se referir como pintura das cavernas e esse é um bom momento para trazer os termos “rupestre”, “paleolítico” e “neolítico” para conhecimento dos mesmos.
Como adequar à sua realidade: Caso na sua cidade existam museus ou sítios arqueológicos é possível substituir as imagens e trazer para uma realidade mais próxima dos alunos. Neste caso, seria muito interessante levar os alunos para visitar esses espaços possibilitando-os de verem as pinturas rupestres ou outros vestígios históricos, contribuindo muito para o enriquecimento da aula.
Para você saber mais:
Glossário:
Rupestre: adj. gravado na rocha, construído em rocha.
Paleolítico: http://www.clubesdearqueologia.org/recursosdidacticos/periodos-cronologicos/paleolitico (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Neolítico: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Outras referências:
Rius, Maria e Vergés, Glória E Oriol. Viajando através da História Da Pré-história ao Egito. Editora Scipione. São Paulo, 1990.
Fontes das imagens:
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pintura_Rupestre_macaco.jpg, Acesso em 03/11/2018, Pintura rupestre, Chico Ferreira,
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pintura_rupestre_(4588131154).jpg , Acesso em 03/11/2018,
Disponível em: https://www.wdl.org/pt/item/3006/#q=rupestre, Acesso em 03/11/2018.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Primeiramente apresente o mapa - Spreading homo sapiens (Espalhamento do homo sapiens) para os alunos. Projete ou imprima o mapa e disponibilize um mapa mundi em tamanho grande ao lado da projeção para situá-los e servir de apoio ao trabalho que será realizado.
É importante falar para os alunos que esta imagem não é idêntica aos mapas convencionais que trazem o continente europeu no centro do mapa. Oriente os alunos a reconhecerem a localização dos continentes.
A legenda do mapa está em outro idioma, e corresponde aos seguintes termos:
Vermelho - Homo Sapiens
Ocre - Neandertal
Verde - Outros hominídeos.
Explique que serão utilizados somente os dados referentes ao Homo Sapiens na análise. Evidencie também que a cor vermelha no continente africano, bem como as setas presentes em todos os continentes, representam, respectivamente, a localização originária do ser humano e seu espalhamento pelo planeta.
A rotação por Estações: Divida a sala em três grupos para trabalho com Rotação por Estações. A Rotação por Estações de Aprendizagem é uma ferramenta de trabalho que organiza um circuito dentro da sala de aula. Neste caso, os alunos serão divididos em três grupos que constituirão as três Estações. Cada estação terá um material a ser analisado e perguntas a serem respondidas pelo grupo. As atividades para a Rotação por Estações encontram-se no material complementar em anexo.
As estações são:
1- PROBLEMATIZAÇÃO (Rotação - vídeo)
https://www.youtube.com/watch?v=E-yglN2uGLk
2- PROBLEMATIZAÇÃO (Rotação- cartaz)
3- PROBLEMATIZAÇÃO (Rotação - textos)
Cada atividade ficará na Estação por oito minutos. Durante esse tempo os alunos deverão analisar os materiais e responder as questões contidas em cada um deles. Em seguida é feita a rotação dos materiais, que são repassados à outra estação (grupo de alunos). Ao final dos 24 minutos, todas as estações terão analisado os três materiais e respondido às questões propostas nas três atividades, em folhas de papel que devem estar disponíveis para os alunos nas estações.
As atividades das Estações:
A primeira Estação propõe a análise de do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=E-yglN2uGLk que traz um mapeamento da origem e da migração do ser humano pelo planeta. Certamente os alunos estabelecerão uma comparação entre o vídeo e a imagem do mapa projetado (ou impresso) e verão que há outras sequências de rotas estabelecidas que diferem em relação ao percurso dos seres humanos pelo mundo. Explique que, como se trata do estudo de dados muito antigos, pode haver uma ou outra diferenciação teórica entre os autores das obras, mas há também analogias entre ambas como o continente de origem do ser humano (África) e o último continente a ser habitado pelo mesmo (América).
Após assistirem ao vídeo os alunos deverão levantar as seguintes informações: Escrevam, em sequência (da origem para o último continente em que o ser humano alcançou) o nome de todos os continentes que aparecem no vídeo.
A segunda Estação propõe a análise de um cartaz com o título “Problemas do homo sapiens: Como resolver?” A imagem levanta questões sobre as mudanças climáticas e escassez de alimentos. Os alunos deverão refletir sobre a seguinte pergunta: Considerando a realidade das condições de vida do ser humano há mais de 10.000 anos, quais seriam as alternativas para resolver estes problemas?
Nesta atividade, certamente os alunos encontrarão a alternativa de mudança em busca de melhores condições de vida, e ainda poderão trazer outras alternativas se não houver uma inferência sobre a vida do ser humano no período paleolítico, quando ainda estava por descobrir a agricultura e a utilização de materiais diversos para a construção de moradias.
A terceira Estação traz uma análise de dois excertos de textos. Um deles explica o que é um fóssil e sua importância para a história e o outro trata dos vestígios humanos mais antigos encontrados no continente africano. Ao final da leitura os alunos deverão responder às seguintes questões: 1- O que são fósseis?; 2- Como os cientistas, arqueólogos, concluíram que os primeiros seres humanos foram encontrados no continente africano?
Com a análise destes trechos, os alunos deverão inferir sobre a importância dos fósseis e validar a teoria de que os primeiros vestígios humanos foram encontrados no continente africano, marcando assim a origem do ser humano na Terra.
As respostas se complementam. Os alunos, através da análise do material, poderão concluir sobre a origem do ser humano no continente africano, sobre a necessidade de migração, ainda que em perambulação, pois que não se tinha um rumo certo, mas era preciso buscar melhores condições de vida, ou mesmo lutar pela sobrevivência. É importante que percebam também que esta perambulação resultou na expansão do ser humano pelos continentes, sendo que o continente americano foi o último a ser conhecido pelo homem.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha acesso a um projetor digital, imprima três cópias do mapa que se encontram no slide para acompanhar as atividades na rotação.
Durante a rotação por estações, será necessário um notebook, um tablet ou um celular, que será utilizado para exibição do vídeo. Se a sala de aula não possuir acesso à internet, será preciso fazer o download do vídeo no YouTube.
Material Complementar:
1- PROBLEMATIZAÇÃO (Mapa expansão Homo Sapiens)
2 -PROBLEMATIZAÇÃO (Mapa Mundi Político)
Para você saber mais: Sobre Rotação por Estações: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Fontes das imagens:
Aridez: https://www.pond5.com/pt/photo/45471212/valley-chacon-mora-county-new-mexico.html Acesso em 17/11/18.
Frutas: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=frutas&title=Special:Search&go=Vai#/media/File:Moras_(frutas).jpg Acesso em 17/11/18.
Inverno: https://commons.wikimedia.org/wiki/Winter#/media/File:Windbuchencom.jpg Acesso em 17/11/18.
Mamute: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Mammuthus#/media/File:Mammoth-silhouette.png Acesso em 17/11/18.
Mapa disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Spreading_homo_sapiens.jpg Acesso em 03/11/2018.
Fontes utilizadas no material das estações: https://www.sohistoria.com.br/ef2/origemhomem/ Acesso em 08/11/2018.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Homo_sapiens.JPG Acesso em 08/11/2018.
Problematização
Orientações:
Primeiramente apresente o mapa - Spreading homo sapiens (Espalhamento do homo sapiens) para os alunos. Projete ou imprima o mapa e disponibilize um mapa mundi em tamanho grande ao lado da projeção para situá-los e servir de apoio ao trabalho que será realizado.
É importante falar para os alunos que esta imagem não é idêntica aos mapas convencionais que trazem o continente europeu no centro do mapa. Oriente os alunos a reconhecerem a localização dos continentes.
A legenda do mapa está em outro idioma, e corresponde aos seguintes termos:
Vermelho - Homo Sapiens
Ocre - Neandertal
Verde - Outros hominídeos.
Explique que serão utilizados somente os dados referentes ao Homo Sapiens na análise. Evidencie também que a cor vermelha no continente africano, bem como as setas presentes em todos os continentes, representam, respectivamente, a localização originária do ser humano e seu espalhamento pelo planeta.
A rotação por Estações: Divida a sala em três grupos para trabalho com Rotação por Estações. A Rotação por Estações de Aprendizagem é uma ferramenta de trabalho que organiza um circuito dentro da sala de aula. Neste caso, os alunos serão divididos em três grupos que constituirão as três Estações. Cada estação terá um material a ser analisado e perguntas a serem respondidas pelo grupo. As atividades para a Rotação por Estações encontram-se no material complementar em anexo.
As estações são:
1- PROBLEMATIZAÇÃO (Rotação - vídeo)
https://www.youtube.com/watch?v=E-yglN2uGLk
2- PROBLEMATIZAÇÃO (Rotação- cartaz)
3- PROBLEMATIZAÇÃO (Rotação - textos)
Cada atividade ficará na Estação por oito minutos. Durante esse tempo os alunos deverão analisar os materiais e responder as questões contidas em cada um deles. Em seguida é feita a rotação dos materiais, que são repassados à outra estação (grupo de alunos). Ao final dos 24 minutos, todas as estações terão analisado os três materiais e respondido às questões propostas nas três atividades, em folhas de papel que devem estar disponíveis para os alunos nas estações.
As atividades das Estações:
A primeira Estação propõe a análise de do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=E-yglN2uGLk que traz um mapeamento da origem e da migração do ser humano pelo planeta. Certamente os alunos estabelecerão uma comparação entre o vídeo e a imagem do mapa projetado (ou impresso) e verão que há outras sequências de rotas estabelecidas que diferem em relação ao percurso dos seres humanos pelo mundo. Explique que, como se trata do estudo de dados muito antigos, pode haver uma ou outra diferenciação teórica entre os autores das obras, mas há também analogias entre ambas como o continente de origem do ser humano (África) e o último continente a ser habitado pelo mesmo (América).
Após assistirem ao vídeo os alunos deverão levantar as seguintes informações: Escrevam, em sequência (da origem para o último continente em que o ser humano alcançou) o nome de todos os continentes que aparecem no vídeo.
A segunda Estação propõe a análise de um cartaz com o título “Problemas do homo sapiens: Como resolver?” A imagem levanta questões sobre as mudanças climáticas e escassez de alimentos. Os alunos deverão refletir sobre a seguinte pergunta: Considerando a realidade das condições de vida do ser humano há mais de 10.000 anos, quais seriam as alternativas para resolver estes problemas?
Nesta atividade, certamente os alunos encontrarão a alternativa de mudança em busca de melhores condições de vida, e ainda poderão trazer outras alternativas se não houver uma inferência sobre a vida do ser humano no período paleolítico, quando ainda estava por descobrir a agricultura e a utilização de materiais diversos para a construção de moradias.
A terceira Estação traz uma análise de dois excertos de textos. Um deles explica o que é um fóssil e sua importância para a história e o outro trata dos vestígios humanos mais antigos encontrados no continente africano. Ao final da leitura os alunos deverão responder às seguintes questões: 1- O que são fósseis?; 2- Como os cientistas, arqueólogos, concluíram que os primeiros seres humanos foram encontrados no continente africano?
Com a análise destes trechos, os alunos deverão inferir sobre a importância dos fósseis e validar a teoria de que os primeiros vestígios humanos foram encontrados no continente africano, marcando assim a origem do ser humano na Terra.
As respostas se complementam. Os alunos, através da análise do material, poderão concluir sobre a origem do ser humano no continente africano, sobre a necessidade de migração, ainda que em perambulação, pois que não se tinha um rumo certo, mas era preciso buscar melhores condições de vida, ou mesmo lutar pela sobrevivência. É importante que percebam também que esta perambulação resultou na expansão do ser humano pelos continentes, sendo que o continente americano foi o último a ser conhecido pelo homem.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha acesso a um projetor digital, imprima três cópias do mapa que se encontram no slide para acompanhar as atividades na rotação.
Durante a rotação por estações, será necessário um notebook, um tablet ou um celular, que será utilizado para exibição do vídeo. Se a sala de aula não possuir acesso à internet, será preciso fazer o download do vídeo no YouTube.
Material Complementar:
1- PROBLEMATIZAÇÃO (Mapa expansão Homo Sapiens)
2 -PROBLEMATIZAÇÃO (Mapa Mundi Político)
Para você saber mais: Sobre Rotação por Estações: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Fontes das imagens:
Aridez: https://www.pond5.com/pt/photo/45471212/valley-chacon-mora-county-new-mexico.html Acesso em 17/11/18.
Frutas: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=frutas&title=Special:Search&go=Vai#/media/File:Moras_(frutas).jpg Acesso em 17/11/18.
Inverno: https://commons.wikimedia.org/wiki/Winter#/media/File:Windbuchencom.jpg Acesso em 17/11/18.
Mamute: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Mammuthus#/media/File:Mammoth-silhouette.png Acesso em 17/11/18.
Mapa disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Spreading_homo_sapiens.jpg Acesso em 03/11/2018.
Fontes utilizadas no material das estações: https://www.sohistoria.com.br/ef2/origemhomem/ Acesso em 08/11/2018.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Homo_sapiens.JPG Acesso em 08/11/2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Convide os alunos a voltarem ao objetivo da aula e pergunte se o que eles estudaram nos grupos pode se relacionar ao objetivo. Cada grupo deve socializar uma das respostas debatidas nas Estações. Medeie as apresentações buscando identificar se foram capazes de entender a relação entre a forma de subsistência do ser humano no período paleolítico (expresso nas pinturas rupestres mostrando a caça como uma forma de obtenção de alimento) e o processo de perambulação em busca de melhores condições de vida, partindo do continente africano e se espalhando para outros continentes.
A socialização deve ser feita na seguinte ordem: análise dos textos, análise do cartaz, análise do vídeo. A cada apresentação os demais poderão complementar o que discutiram em grupo. O objetivo é que discutam o que são os fósseis e como é o trabalho dos arqueólogos, quais foram as alternativas encontradas pelos homo sapiens para resolver problemas de sobrevivência naquela época e qual é a origem e possíveis rotas de expansão dos seres humanos pelos continentes. É esperado que os alunos concluam que os primeiros vestígios humanos foram encontrados no continente africano e que, por condições climáticas, escassez de água ou alimento os seres humanos passaram a perambular em busca de sobrevivência.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, word ; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos conheçam e possam identificar o modo de vida do homem no Período Paleolítico. Converse com os alunos através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos propostos no Objetivo. Siga a sequência de orientações proposta. Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado no Classroom.
Envie aos alunos o link do vídeo (disponível aqui), que tratará de uma animação bem-humorada sobre os primeiros seres humanos na Serra da Capivara (PI), para que eles possam ter mais informações sobre este tema.
Problematização
Siga as orientações definidas, mas explique, oralmente, o funcionamento desta ferramenta de trabalho (Rotação por Estações). Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado no Classroom.
Para esta atividade, individualmente ou em grupo, você pode utilizar os recursos digitais: Google Apresentações, Google Docs e Padlet. Coloque-se de forma mais disponível possível (pelo Whatsapp da turma), para ajudar os alunos a executarem cada estação. Esta atividade pode ser iniciada em uma videoconferência, para que os alunos tenham mais segurança em continuar a atividade sozinhos, mas permita que a terminem de forma assíncrona, visto a exigência na execução dela. Determine uma data para que os alunos façam a apresentação do trabalho proposto.
Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa, mas pense em definir esta atividade para ser feita de maneira assíncrona. Faça um agendamento para que os alunos possam executar a atividade e apresentar aos colegas. Para esta atividade, individualmente ou em grupo, você pode utilizar os recursos digitais: Google Apresentações, Google Docs, Padlet e gravações pelo Whatsapp. Os alunos podem, também, criar um clipe com uma música sobre a proposta.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
Convite à família
Convide a família a participar deste momento de aprendizado assistindo ao vídeo e ajudando na execução da tarefa proposta na Problematização.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fernanda Nunes
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Questões históricas relativas às migrações.
Objeto (s) de conhecimento: O surgimento da espécie humana no continente africano e sua expansão pelo mundo.
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
Palavras Chave: Período Paleolítico; Período Neolítico; Primeiros seres humanos; Formas de Subsistência; Perambulação.