Plano de Aula

Plano de aula: A migração forçada dos haitianos na contemporaneidade

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital, quadro, pincel para quadro, material impresso, cartolina, tesoura, cola, fita adesiva, lápis colorido, lápis grafite para escrita.

Material complementar:

CONTEXTO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EeqGBZwdYGPMcPrxDzAmunMds83QtrvDPTAsgPqu6c8kqtsmTnCVYpa7kKeW/his4-09und09-material-complementar-contexto.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO:

Estação 1 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rGd3VAAdtXvmmwaeujYaDzrHXTU4cqqY6DbGq5peTKJth6pUmR5xHQncmQb9/his4-09und09-problematizacao-rotacao.pdf

Estação 2 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VAcpHeXVrmEu2b6CPpaRmZnKaMKQrsG3Sxqp78bBztbRKz2KFKFrRZJFt6rR/his4-09und09-problematizacao-rotacao-causas.pdf

Estação 3 - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WffUwA6pYj6cAU8JXKHtrNWZXqHkedSZA2wmxrsM5cFR2sRYbHjW6T9drtKh/his4-09und09-problematizacao-rotacao-condicoes-de-vida-no-brasil.pdf

SISTEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DquTRyv9MdUxfJRzebWshS4CKheUTzzmx4smEDVBxMmBf4a3DEx3RxxYxYWz/his4-09und09-material-complementar-sistematizacao-template-sugestivo.pdf

Para você saber mais:

Os links trazem informações sobre as condições de vida dos migrantes haitianos no Brasil:

https://www.migrante.org.br/migracoes/migracao-haitiana/migracao-haitiana-para-o-brasil/

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2013/11/14/senadores-deverao-acompanhar-situacao-de-imigrantes-haitianos-no-acre

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Divida a sala em três grupos.

Projete, leia ou escreva o objetivo da aula no quadro para uma leitura compartilhada. Medeie uma conversa sobre o objetivo da aula:

  • Qual o assunto da nossa aula?
  • O que quer dizer o termo “migração forçada”? Fale para os alunos que migração forçada é aquela que não passa por uma escolha, mas sim por uma necessidade de sobrevivência.
  • Alguém sabe por que no caso dos haitianos essa migração é forçada? Por que eles tem que deixar seu país de origem?
  • Por que os haitianos estão migrando?
  • Que fatores teriam causado a migração do povo do Haiti?
  • Por que esse fluxo migratório causou impacto também para o Brasil?

Permita que os alunos apresentem suas hipóteses e conhecimentos sobre o assunto. Conte a eles que o Haiti é o país mais pobre da América, que uma crise econômica que teve seu auge em 2004, fez com que os haitianos começassem a migrar em busca de melhores condições de vida. Conte um pouquinho sobre o terremoto de 2010, que matou milhares de haitianos e que destruiu praticamente todo o país acentuando o processo migratório. Não conte muitos detalhes, pois um dos focos de estudo da problematização é o terremoto de 2010 e a crise econômica que culminou em 2004).

Para você saber mais:

Sobre o terremoto no Haiti em 2010:

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/america-latina/haiti-revisa-para-316-mil-total-de-mortos-no-terremoto-de-2010,b8280970847ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html Acesso em 27 de Março de 2019.

Sobre a crise econômica no Haiti:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/story/2004/02/040219_rafaelhaitims.shtml Acesso em 27 de Março de 2019.

Sobre migração forçada:

http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgri/download/Thalita-Franciely.pdf Acesso em 27 de Março de 2019.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos