Plano de Aula

Plano de aula: Fluxos migratórios internos: nordestinos pelo Brasil

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impacto da migração no local

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • aparelho de reprodução dos slides ou o material impresso.
  • Material de reprodução do vídeo.
  • impressão do mapa para todos os alunos
  • lápis ou hidrocor vermelho.
  • folha de papel em branco ou caderno para os rascunhos do repente.

Material complementar:

“O Quinze” de Rachel de Queirós

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H559MxQRWg5H7ECMMvJ8VfJUPwXwukYX2aCrBgXMp2nVVjzB7uDt2phdj2pD/his4-11und07-o-quinze-de-rachel-de-queiroz.pdf

Mapa Político do Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tpXRbNfTYHqunRMkxwDxkeMQtJS8g4k2hARZKJF3mxEgAX4Gfs4ZtENu2uaR/his4-11und07-mapa-dos-fluxos-migratorios-internos-no-brasil.pdf

Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SfzFFTpwcmJGdmY3MjQx8usZVyaffFgehufRr6fDhZuVazJc4hXtHTHYyExj/his4-11und07-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

O objetivo deste plano é analisar as mudanças ocorridas nas regiões brasileiras diante das tentativas de preservação cultural por aqueles que migraram internamente no Brasil.

Por meio de trechos do livro “O Quinze” de Rachel de Queiroz os alunos deverão compreender as migrações nordestinas do início do século XX, suas causas e destinos da migração, através dessa obra literária que descreve a seca no Ceará em 1915, dita como uma das piores de todos os tempos.

A aula deve levar a turma a intuir, por meio da análise dos textos, que, especialmente, os nordestinos deslocaram-se pelo Brasil em busca de uma vida melhor, porém levaram na bagagem sua rica cultura para a região de destino.

Por fim, os alunos deverão improvisar repentes com as temáticas da seca e da migração para recriar a cultura nordestina e relembrar aos alunos os assuntos que viram nessa aula.

Queiroz, Rachel. O Quinze. – Rio de Janeiro : José Olympio, 2012.

Literatura de Cordel. Por Significados.com. Disponível em : https://www.significados.com.br/literatura-de-cordel/ Acesso em 10 de abril de 2019.

Os fluxos migratórios no Brasil. Por Amanda Polato.Disponível em :https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil Acesso em 10 de abril de 2019.

SILVA, Júlio César Lázaro da. "Principais Migrações Inter-regionais no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-migracoes-inter-regionais-no-brasil.htm . Acesso em 10 de abril de 2019.

FERNANDES, Cláudio."Secas do Nordeste"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/secas-nordeste.htm . Acesso em 11 de abril de 2019.

Sobre os nordestinos em São Paulo. Os caminhos que mostram o carisma de um povo. Por Jenniffer Silva. Disponível em:

http://www.osaopaulo.org.br/noticias/os-caminhos-que-mostram-o-carisma-de-um-povo Acesso em 13 de abril de 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Migração interna no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm Acesso em 13 de abril de 2019.

Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas! Por Raquel Brito. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ Acesso em 12 de abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Disponha a turma em duplas, em semicírculo ou fileiras. Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Inicie com algumas questões sobre o tema para motivá-los, aguçar sua curiosidade sobre aula e para que você descubra os conhecimentos que os alunos trazem com eles sobre o tema. Como:

  • Vocês sabem o que são fluxos migratórios? O que a palavra migratório lembra? Eles podem conhecer o significado de migrações ou pensar em aves migratórias. Esclareça que fluxo migratório é o movimento de pessoas ou grupos de uma região para outra para fixar residência.
  • Cultura nordestina? Refere-se a que lugar do Brasil? O que vocês conhecem sobre o Nordeste?
  • O que é cultura? Permita que falem suas opiniões, mas vá explicando que são costumes, arte, conhecimentos e crenças de um grupo ou sociedade de pessoas.
  • Como a cultura pode ser resistência? Resistência, nesse contexto, é recusar-se a desistir, a esquecer suas origens.

Não se preocupe em aprofundar estas respostas, esclareça apenas seus significados, pois essas questões serão retomadas no decorrer da aula.

Para você saber mais:

SILVA, Júlio César Lázaro da. "Principais Migrações Inter-regionais no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-migracoes-inter-regionais-no-brasil.htm . Acesso em 10 de abril de 2019.

FERNANDES, Cláudio. "Secas do Nordeste"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiab/secas-nordeste.htm>. Acesso em 11 de abril de 2019.

Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas! Por Raquel Brito. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ Acesso em 12 de abril de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados