CONTEXTO - IMAGENS
Plano de Aula
Plano de aula: A chegada dos imigrantes europeus e asiáticos ao Brasil
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor digital ou quadro e marcador para quadro, impressos, jogos de tabuleiro impressos ou construídos em cartolina ou papel cartão.
Material complementar:
Material complementar - contextualização - imagens:
Material complementar - Problematização - Brincando de Repórter:
Material complementar - Sistematização - Jogo da Imigração
Material complementar - Material de apoio para o Professor
Brincando de Repórter - Leitura dramatizada- Sugestão 1:
Brincando de Repórter - Leitura dramatizada- Sugestão 2:
MATERIAL COMPLEMENTAR - OUTRAS SUGESTÕES DE VÍDEO:
Para saber mais:
https://www.historiadobrasil.net/imigracao/
http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/colecao/a-historia-de-luta-de-imigrantes-italianos-117488
http://museudaimigracao.org.br/
SItes citados para visita virtual.
Nos links abaixo, estão disponíveis informações sobre os povos alemães, italianos, portugueses, japoneses e espanhóis vindos para o Brasil na Primeira República, com dados em números, localização de residência, dificuldades enfrentadas…
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes/condicoes-de-emigracao
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos.html
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos/regioes-de-destino
https://imigracaoitaliana.wordpress.com/cultura/
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses.html
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses.html
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Organize a sala em grupos com 5 alunos. Projete o objetivo da aula para os alunos, leia para eles ou escreva-o no quadro para uma leitura coletiva.
Oriente os alunos a refletir sobre o objetivo da aula e incentive-os a apresentarem suas opiniões a respeito do que vai ser tratado nessa aula.
Situe os alunos no tempo do acontecimento dos fatos que serão tratados, conte que este foi um período marcado pela industrialização, pela urbanização e imigração. Acontecimentos como a Primeira Guerra Mundial também influenciaram este período.
Para você saber mais:
https://novaescola.org.br/conteudo/3444/primeira-republica-um-periodo-de-reformas
https://novaescola.org.br/conteudo/12652/como-era-a-educacao-na-primeira-republica-veja-infografico
Nos endereços acima, encontramos informações importantes acerca dos ocorridos históricos no Brasil durante a Primeira República.
https://www.europeana.eu/portal/pt/collections/migration
Neste site encontramos fotos e artigos sobre imigrantes europeus e a contribuição dos mesmos para os países para os quais migraram.
https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/sao-paulo-1920-capital-dos-imigrantes
Neste site um mapa traz a localização dos imigrantes e seus locais de residência no estado de São Paulo.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete as imagens para os alunos ou imprima uma cópia para cada grupo.
Medeie uma conversa sobre as imagens, propondo as seguintes questões:
- Nós vemos no slide (ou temos em mãos), cinco imagens que retratam um pouco da cultura de cinco países. Vocês poderiam dizer que países são retratados através das mesmas?
- Aqui na sala, temos descendentes de italianos? Japoneses? Árabes? Espanhóis? Portugueses? Alemães? Outros povos?
- Vocês sabem por que esses povos vieram para o Brasil?
- Conhecem alguma contribuição cultural destes povos? Brincadeiras? Danças? Festas? Palavras? Alimentos?
- Como nós brasileiros temos presente em nossas vidas a cultura de Portugal, Espanha, Alemanha, Japão, Itália…?
- Por que festas como a Oktoberfest se realizam anualmente na região Sul do Brasil?
- Qual a relação entre estas imagens e o objetivo da aula?
- Será que somente japoneses, italianos, espanhóis, portugueses e alemães vieram para o Brasil nos séculos XIX e XX?
Fontes das imagens:
https://commons.wikimedia.org/wiki/%E6%9F%94%E9%81%93#/media/File:Judo_children.jpg Acesso em 21 de Dezembro de 2018.
https://commons.wikimedia.org/wiki/Pizza#/media/File:Pepperoni_pizza.jpg Acesso em 21 de Dezembro de 2018.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dan%C3%A7a_Alem%C3%A3.jpg Acesso em 21 de Dezembro de 2018.
https://commons.wikimedia.org/wiki/Don_Quixote#/media/File:Aagostini_donquixote_01.jpg Acesso em 21 de Dezembro de 2018
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Azulejos_Parque_Eduardo_VII-2.jpg Acesso em 17 de Março de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Mantenha o agrupamento inicial e convide os alunos a conhecerem os significados de migrante, emigrante e imigrante projetando o slide ou escrevendo no quadro os significados.
Em seguida convide os alunos a assistirem o vídeo de 55 segundos, do Museu da Pessoa, no endereço eletrônico https://www.youtube.com/watch?v=CRkNI-vuyIY&feature=youtu.be.
Avise os alunos que trata-se de um trecho de uma entrevista com um imigrante italiano contando sobre sua vinda para o Brasil. Ele conta um pouco sobre a chegada, a viagem, as dificuldades e de como contribuiu para o desenvolvimento do Brasil com seu trabalho e conhecimento.
Após a exibição do vídeo, convide dois alunos para brincarem de repórter e imigrante, organizando um “telejornal”. Um deles será o senhor Consolato Laganá Filho e o outro será o repórter. Explique para os alunos que o senhor Consolato ficou famoso por produzir sapatos ortopédicos, mas que a entrevista é bastante longa e que faremos uma leitura dramatizada apenas de uma parte dela.
Entregue a cada um deles uma cópia impressa do material complementar, chame-os à frente da turma, improvise um microfone (verdadeiro ou de brinquedo) e peça que façam uma leitura dramatizada, como num telejornal e que traga também a entrevista com um destes imigrantes.
Apresentamos aqui três sugestões de material para a realização desta atividade. A primeira, que usamos como exemplo, é a do Senhor Consolato Langaná, imigrante italiano. No material complementar, o professor encontrará mais duas sugestões que deve apresentar para os alunos escolherem uma delas e realizarem a leitura dramatizada.
A entrevista que se encontra no slide está disponível na íntegra no portal do Museu da Pessoa sob o endereço http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/historia/inovacao-em-calcados-43676/colecao/117488 .
Após os alunos escolherem a entrevista a ser trabalhada, exiba o vídeo referente à entrevista e medeie uma discussão com questões referentes à mesma. (Apresentamos aqui um exemplo, caso seja escolhida a entrevista com o Senhor Consolato).
Após a leitura dramatizada, converse com os alunos sobre o processo de industrialização, iniciado na Primeira República, sobre a contribuição dos imigrantes para a lavoura de café e para a agricultura em geral no Brasil.
Medeie uma conversa sobre o assunto, colocando as seguintes questões:
- Que acontecimentos mundiais influenciaram na vinda dos imigrantes para o Brasil?
- Que povos vieram para cá no século XIX e início do século XX?
- De acordo com o depoimento, como era a viagem?
- Quais os motivos que trouxeram os italianos para o Brasil?
- Motivos como guerra, no caso a Primeira Guerra Mundial, doenças, fome, catástrofes naturais, incentivos de governo de outros países podem incentivar as pessoas a deixarem sua pátria e irem para outros países?
- Como o Brasil estava iniciando a construção do processo de industrialização, como pessoas como o senhor Consolato contribuíram para o desenvolvimento de nossa pátria?
- Que outros conhecimentos trazidos por imigrantes vocês poderiam citar?
- Por que o Governo Brasileiro incentivou a vinda de imigrantes para trabalhar na lavoura e não contratou pessoas antes escravizadas?
Como adaptar à sua realidade: Caso a sua escola se localize em São Paulo, nas proximidades do Museu da Imigração, localizado na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, uma visita com os alunos seria uma oportunidade excelente. Outra sugestão interessante é a visita virtual ao Museu da Imigração e ao Museu da Pessoa, ambos os sites trazem fotos, depoimentos e acervo multimídia.
Material complementar:
Brincando de Repórter - Leitura dramatizada- Sugestão 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jAXsgxhfq8vgWkPrySeFs83KqRaFgBqAeEM9e5E8PyMuCyXGyzktss35xTPs/his4-09und04-problematizacao-brincando-de-reporter-sugestao-1.pdf
Brincando de Repórter - Leitura dramatizada- Sugestão 2:
Brincando de Repórter - Leitura dramatizada- Sugestão 3:
MATERIAL COMPLEMENTAR - OUTRAS SUGESTÕES DE VÍDEO:
Para saber mais:
http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/colecao/a-historia-de-luta-de-imigrantes-italianos-117488
http://museudaimigracao.org.br/
SItes citados para visita virtual.
Nos links abaixo, estão disponíveis informações sobre os povos alemães, italianos, portugueses, japoneses e espanhóis vindos para o Brasil na Primeira República, com dados em números, localização de residência, dificuldades enfrentadas…
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes/condicoes-de-emigracao
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos.html
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos/regioes-de-destino
https://imigracaoitaliana.wordpress.com/cultura/
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses.html
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses.html
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Mantenha o agrupamento inicial e convide os alunos a conhecerem os significados de migrante, emigrante e imigrante projetando o slide ou escrevendo no quadro os significados.
Em seguida convide os alunos a assistirem o vídeo de 55 segundos, do Museu da Pessoa, no endereço eletrônico https://www.youtube.com/watch?v=CRkNI-vuyIY&feature=youtu.be.
Avise os alunos que trata-se de um trecho de uma entrevista com um imigrante italiano contando sobre sua vinda para o Brasil. Ele conta um pouco sobre a chegada, a viagem, as dificuldades e de como contribuiu para o desenvolvimento do Brasil com seu trabalho e conhecimento.
Após a exibição do vídeo, convide dois alunos para brincarem de repórter e imigrante, organizando um “telejornal”. Um deles será o senhor Consolato Laganá Filho e o outro será o repórter. Explique para os alunos que o senhor Consolato ficou famoso por produzir sapatos ortopédicos, mas que a entrevista é bastante longa e que faremos uma leitura dramatizada apenas de uma parte dela.
Entregue a cada um deles uma cópia impressa do material complementar, chame-os à frente da turma, improvise um microfone (verdadeiro ou de brinquedo) e peça que façam uma leitura dramatizada, como num telejornal e que traga também a entrevista com um destes imigrantes.
Apresentamos aqui três sugestões de material para a realização desta atividade. A primeira, que usamos como exemplo, é a do Senhor Consolato Langaná, imigrante italiano. No material complementar, o professor encontrará mais duas sugestões que deve apresentar para os alunos escolherem uma delas e realizarem a leitura dramatizada.
A entrevista que se encontra no slide está disponível na íntegra no portal do Museu da Pessoa sob o endereço http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/historia/inovacao-em-calcados-43676/colecao/117488 .
Após os alunos escolherem a entrevista a ser trabalhada, exiba o vídeo referente à entrevista e medeie uma discussão com questões referentes à mesma. (Apresentamos aqui um exemplo, caso seja escolhida a entrevista com o Senhor Consolato).
Após a leitura dramatizada, converse com os alunos sobre o processo de industrialização, iniciado na Primeira República, sobre a contribuição dos imigrantes para a lavoura de café e para a agricultura em geral no Brasil.
Medeie uma conversa sobre o assunto, colocando as seguintes questões:
- Que acontecimentos mundiais influenciaram na vinda dos imigrantes para o Brasil?
- Que povos vieram para cá no século XIX e início do século XX?
- De acordo com o depoimento, como era a viagem?
- Quais os motivos que trouxeram os italianos para o Brasil?
- Motivos como guerra, no caso a Primeira Guerra Mundial, doenças, fome, catástrofes naturais, incentivos de governo de outros países podem incentivar as pessoas a deixarem sua pátria e irem para outros países?
- Como o Brasil estava iniciando a construção do processo de industrialização, como pessoas como o senhor Consolato contribuíram para o desenvolvimento de nossa pátria?
- Que outros conhecimentos trazidos por imigrantes vocês poderiam citar?
- Por que o Governo Brasileiro incentivou a vinda de imigrantes para trabalhar na lavoura e não contratou as pessoas antes escravizadas?
Como adaptar à sua realidade: Caso a sua escola se localize em São Paulo, nas proximidades do Museu da Imigração, localizado na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, uma visita com os alunos seria uma oportunidade excelente. Outra sugestão interessante é a visita virtual ao Museu da Imigração e ao Museu da Pessoa, ambos os sites trazem fotos, depoimentos e acervo multimídia.
Material complementar:
Brincando de Repórter - Leitura dramatizada- Sugestão 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jAXsgxhfq8vgWkPrySeFs83KqRaFgBqAeEM9e5E8PyMuCyXGyzktss35xTPs/his4-09und04-problematizacao-brincando-de-reporter-sugestao-1.pdf
Brincando de Repórter - Leitura dramatizada- Sugestão 2:
Brincando de Repórter - Leitura dramatizada- Sugestão 3:
MATERIAL COMPLEMENTAR - OUTRAS SUGESTÕES DE VÍDEO:
Para saber mais:
http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/colecao/a-historia-de-luta-de-imigrantes-italianos-117488
http://museudaimigracao.org.br/
SItes citados para visita virtual.
Nos links abaixo, estão disponíveis informações sobre os povos alemães, italianos, portugueses, japoneses e espanhóis vindos para o Brasil na Primeira República, com dados em números, localização de residência, dificuldades enfrentadas…
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes/condicoes-de-emigracao
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos.html
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos/regioes-de-destino
https://imigracaoitaliana.wordpress.com/cultura/
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses.html
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses.html
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Mantenha o agrupamento inicial de grupos com, no máximo, 5 alunos.
Imprima o material do Jogo da migração, com cópia da regra, sendo uma cópia para cada grupo.
Oriente os alunos para jogar. A primeira tarefa deles será a de construir as cartas que serão utilizadas no tabuleiro:
- Explicando as causas da imigração de cada um dos povos imigrantes que farão parte do jogo: japoneses, italianos, portugueses, espanhóis e alemães, ficando cada grupo responsável por construir as cartas sobre um só país.
- Explicando o destino de cada povo imigrante em sua chegada ao Brasil, com sua finalidade de trabalho. (Vide exemplo no material complementar)
(Se necessário, disponibilize para os alunos informações contidas no material complementar de apoio ao Professor).
Construídas as cartas, oriente os alunos a jogar. Cada participante deve posicionar seu cone (representando o imigrante) no seu país de origem, de acordo com o mapa do tabuleiro. Todos partirão do mesmo início com destino ao Brasil. No tabuleiro constam as informações que direcionarão o jogo. (Vide material complementar).
Material complementar:
Materiais complementares
PROBLEMATIZAÇÃO (brincando de repórter - sugestão 1)
SISTEMATIZAÇÃO - JOGO DA MIGRAÇÃO
MATERIAL COMPLEMENTAR DE APOIO PARA O PROFESSOR
PROBLEMATIZAÇÃO (brincando de repórter - sugestão 3)
PROBLEMATIZAÇÃO (brincando de repórter - sugestão 2)
PROBLEMATIZAÇÃO (sugestões de vídeos)
MATERIAL COMPLEMENTAR - PROBLEMATIZAÇÃO - IMAGEM
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, word ; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam as causas e consequências da imigração asiática e europeia para o Brasil. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma, leia o Objetivo da aula e faça os questionamentos que estão propostos nas orientações.
Problematização
Siga as orientações definidas, mas passe todas as indicações para a execução desta atividade, principalmente a de que assistam ao vídeo que será a fonte de estudo. Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado no Classroom.
Escolha, antecipadamente, dois alunos, que farão a brincadeira de repórter e imigrante. Envie a eles todas as orientações e arquivos contendo as sugestões de reportagem: eles farão a apresentação antes do debate sobre o vídeo. Os alunos escolhidos poderão optar por fazer uma radionovela (“celularnovela”) ou gravar as cenas e depois fazer a edição das gravações, criando um vídeo único. Você pode indicar para essa gravação de vídeo a utilização do Loom, encaminhando a eles o tutorial para este recurso (disponível aqui).
Após a apresentação dos dois alunos siga as demais orientações propostas.
Sistematização
Diga aos alunos que a atividade proposta é a de confecção do Jogo da Migração. Encaminhe o documento (impressão ou foto) contendo a regra e a orientação para a confecção do tabuleiro e das cartas, e oriente-os como deverão proceder. Você pode encaminhar o documento complementar de apoio ao professor, que encontra-se disponibilizado no Plano.
Assim que eles apresentarem o jogo construído, diga que deverão jogá-lo com a família e que, assim que terminar o período de isolamento, eles farão uma partida entre eles na escola. Explique que este tempo será importante para desenvolverem estratégias para ganharem o jogo.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família jogue o Jogo da Migração, se divirtam e aprendam juntos!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fernanda Nunes
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: As questões históricas relativas às migrações.
Objeto (s) de conhecimento: O surgimento da espécie humana no continente africano e sua expansão pelo mundo.
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
Palavras-Chave: Imigração europeia e asiática no Brasil, agricultura, industrialização