CONTEXTO - IMAGENS
Plano de Aula
Plano de aula: A chegada dos imigrantes europeus e asiáticos ao Brasil
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor digital ou quadro e marcador para quadro, impressos, jogos de tabuleiro impressos ou construídos em cartolina ou papel cartão.
Material complementar:
Material complementar - contextualização - imagens:
Material complementar - Problematização - Brincando de Repórter:
Material complementar - Sistematização - Jogo da Imigração
Material complementar - Material de apoio para o Professor
Brincando de Repórter - Leitura dramatizada- Sugestão 1:
Brincando de Repórter - Leitura dramatizada- Sugestão 2:
MATERIAL COMPLEMENTAR - OUTRAS SUGESTÕES DE VÍDEO:
Para saber mais:
https://www.historiadobrasil.net/imigracao/
http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/colecao/a-historia-de-luta-de-imigrantes-italianos-117488
http://museudaimigracao.org.br/
SItes citados para visita virtual.
Nos links abaixo, estão disponíveis informações sobre os povos alemães, italianos, portugueses, japoneses e espanhóis vindos para o Brasil na Primeira República, com dados em números, localização de residência, dificuldades enfrentadas…
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes/condicoes-de-emigracao
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos.html
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos/regioes-de-destino
https://imigracaoitaliana.wordpress.com/cultura/
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses.html
https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses.html
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Organize a sala em grupos com 5 alunos. Projete o objetivo da aula para os alunos, leia para eles ou escreva-o no quadro para uma leitura coletiva.
Oriente os alunos a refletir sobre o objetivo da aula e incentive-os a apresentarem suas opiniões a respeito do que vai ser tratado nessa aula.
Situe os alunos no tempo do acontecimento dos fatos que serão tratados, conte que este foi um período marcado pela industrialização, pela urbanização e imigração. Acontecimentos como a Primeira Guerra Mundial também influenciaram este período.
Para você saber mais:
https://novaescola.org.br/conteudo/3444/primeira-republica-um-periodo-de-reformas
https://novaescola.org.br/conteudo/12652/como-era-a-educacao-na-primeira-republica-veja-infografico
Nos endereços acima, encontramos informações importantes acerca dos ocorridos históricos no Brasil durante a Primeira República.
https://www.europeana.eu/portal/pt/collections/migration
Neste site encontramos fotos e artigos sobre imigrantes europeus e a contribuição dos mesmos para os países para os quais migraram.
https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/sao-paulo-1920-capital-dos-imigrantes
Neste site um mapa traz a localização dos imigrantes e seus locais de residência no estado de São Paulo.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS