Plano de Aula

Plano de aula: A chegada dos imigrantes europeus e asiáticos ao Brasil

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital ou quadro e marcador para quadro, impressos, jogos de tabuleiro impressos ou construídos em cartolina ou papel cartão.

Material complementar:

Material complementar - contextualização - imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GZv9nY3p8maTxNhDEg8mmYPmK9ya7sBG5ybtUSh9cdhcAhAZmprwW7XH7Cqs/his4-09und04-contexto-imagens.pdf

Material complementar - Problematização - Brincando de Repórter:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jAXsgxhfq8vgWkPrySeFs83KqRaFgBqAeEM9e5E8PyMuCyXGyzktss35xTPs/his4-09und04-problematizacao-brincando-de-reporter-sugestao-1.pdf

Material complementar - Sistematização - Jogo da Imigração

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PV44XNqAcvBgVDvPPC3DfCM4nsmtQkF29AMbw4XTnacUVZU3mQQ6U75GpFXR/his4-09und04-sistematizacao-jogo-da-migracao.pdf

Material complementar - Material de apoio para o Professor

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NEvmAQVmr7eA5bmqTADPDR9hZ2YVwmC4TJGJwkdBfcTKJJD8EvECXWQfhbz9/his4-09und04-material-complementar-de-apoio-para-o-professor.pdf

Brincando de Repórter - Leitura dramatizada- Sugestão 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EdHVuQnJqQU8rGKsYzKwRxVW5Usj6AHsZ6j3xzVkMJHmBwVXQxrh92KcNvj5/his4-09und04-problematizacao-brincando-de-reporter-sugestao-3.pdf

Brincando de Repórter - Leitura dramatizada- Sugestão 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N8fZaU6nBmDVwHDakSPvBsRF8aE33dPgcDNcbXUSzEr7ksrUB4RMuKrbjU2Z/his4-09und04-problematizacao-brincando-de-reporter-sugestao-2.pdf

MATERIAL COMPLEMENTAR - OUTRAS SUGESTÕES DE VÍDEO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4NbDqM7Yu5uRcsVvf3MFN4Cj9xKadKzGKSRC9h3zQVBaFq6n94HatTe3mrBW/his4-09und04-problematizacao-sugestoes-de-videos.pdf

Para saber mais:

https://www.historiadobrasil.net/imigracao/

http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/colecao/a-historia-de-luta-de-imigrantes-italianos-117488

http://museudaimigracao.org.br/

SItes citados para visita virtual.

Nos links abaixo, estão disponíveis informações sobre os povos alemães, italianos, portugueses, japoneses e espanhóis vindos para o Brasil na Primeira República, com dados em números, localização de residência, dificuldades enfrentadas…

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes/a-contribuicao-alema-para-a-formacao-da-cultura-brasileira.html

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes/regioes-de-origem-e-de-destino-dos-imigrantes.html

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes/condicoes-de-emigracao

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos.html

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos/regioes-de-destino

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos/ser-italiano-no-brasil-a-identidade-italiana

https://imigracaoitaliana.wordpress.com/cultura/

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses/imigracao-de-transicao-1701-1850.html

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses.html

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses/imigracao-de-transicao-1701-1850.html

https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses.html

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize a sala em grupos com 5 alunos. Projete o objetivo da aula para os alunos, leia para eles ou escreva-o no quadro para uma leitura coletiva.

Oriente os alunos a refletir sobre o objetivo da aula e incentive-os a apresentarem suas opiniões a respeito do que vai ser tratado nessa aula.

Situe os alunos no tempo do acontecimento dos fatos que serão tratados, conte que este foi um período marcado pela industrialização, pela urbanização e imigração. Acontecimentos como a Primeira Guerra Mundial também influenciaram este período.

Para você saber mais:

https://novaescola.org.br/conteudo/3444/primeira-republica-um-periodo-de-reformas

https://novaescola.org.br/conteudo/12652/como-era-a-educacao-na-primeira-republica-veja-infografico

Nos endereços acima, encontramos informações importantes acerca dos ocorridos históricos no Brasil durante a Primeira República.

https://www.europeana.eu/portal/pt/collections/migration

Neste site encontramos fotos e artigos sobre imigrantes europeus e a contribuição dos mesmos para os países para os quais migraram.

https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/sao-paulo-1920-capital-dos-imigrantes

Neste site um mapa traz a localização dos imigrantes e seus locais de residência no estado de São Paulo.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos