Plano de Aula

Plano de aula: Migrações internas: a seca no nordeste

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital, material impresso, câmera filmadora ou aparelho celular.

Material complementar:

MATERIAL COMPLEMENTAR - CONTEXTO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D7T4u7Kcg6DABhNZS6kwYKNv32S9Ea9rBYv8vrMwJu4JezRHaTrW8ywywnuu/his4-09und07-material-complementar-contexto-musica-asa-branca.pdf

MATERIAL COMPLEMENTAR - PROBLEMATIZAÇÃO

IMAGENS: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K9W5fuQ2qhVjNvZ7JyCTWxhwRzBHCwdyNNT27FxDmaBFDMAAqYae8FCppGPn/his4-09und07-material-complementar-problematizacao-imagens.pdf

LINHA DO TEMPO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/urCzZHxrhVYKwZ9D2W4FTyxGePTckzJv26x6DGPBy7WGtKqg6UVNmmu7WT9r/his4-09und07-material-complementar-problematizacao-linha-do-tempo.pdf

Para saber mais:

Nestes links encontramos dados atuais sobre a migração nordestina, incluindo dados sobre o retorno dos migrantes para o Nordeste:

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/nordeste-e-regiao-com-maior-retorno-de-migrantes-segundo-ibge.html

https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/13349/13349_3.PDF

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Organize a sala em dois grupos.

Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e realize uma leitura para os alunos, ou realize uma leitura compartilhada:

  • Qual será o foco da nossa aula?
  • Como é o clima no nordestes brasileiro e que relação esse fator pode ter com a migração dos nordestinos para as cidades?
  • O que é xenofobia?
  • Vamos estudar que em diferentes tempos históricos, a migração dos nordestinos para outras regiões do Brasil teve números diferentes. Atualmente, segundo o IBGE, muitos migrantes retornam para o nordeste após alguns anos de trabalho. O que pode ter mudado no decorrer do tempo?

Para você saber mais:

Sobre xenofobia no Brasil:

Neste endereço encontra-se uma análise jurídica sobre xenofobia e preconceito racial:

https://consultorelder.jusbrasil.com.br/artigos/231687919/preconceito-contra-nordestinos-mostra-um-brasil-que-nao-e-cordial

Estes endereços trazem notícias, que envolvem as últimas eleições presidenciais, tempo em que ficou em destaque na mídia os ataques de xenofobia no Brasil e a importância do combate a todo o tipo de preconceito:

http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/combate-preconceito-contra-nordestinos-precisa-comecar-em-casa-e-na-escola.html

E por fim, este endereço traz um artigo para refletir e ideias para o desenvolvimento de um trabalho de combate à xenofobia.

http://www.diariodolitoral.com.br/cultura/um-nordeste-inventado-luta-contra-o-cliche-e-a-xenofobia/118007/

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos