CONTEXTO
Plano de Aula
Plano de aula: Migrações internas: a seca no nordeste
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor digital, material impresso, câmera filmadora ou aparelho celular.
Material complementar:
MATERIAL COMPLEMENTAR - CONTEXTO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D7T4u7Kcg6DABhNZS6kwYKNv32S9Ea9rBYv8vrMwJu4JezRHaTrW8ywywnuu/his4-09und07-material-complementar-contexto-musica-asa-branca.pdf
MATERIAL COMPLEMENTAR - PROBLEMATIZAÇÃO
Para saber mais:
Nestes links encontramos dados atuais sobre a migração nordestina, incluindo dados sobre o retorno dos migrantes para o Nordeste:
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Organize a sala em dois grupos.
Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e realize uma leitura para os alunos, ou realize uma leitura compartilhada:
- Qual será o foco da nossa aula?
- Como é o clima no nordestes brasileiro e que relação esse fator pode ter com a migração dos nordestinos para as cidades?
- O que é xenofobia?
- Vamos estudar que em diferentes tempos históricos, a migração dos nordestinos para outras regiões do Brasil teve números diferentes. Atualmente, segundo o IBGE, muitos migrantes retornam para o nordeste após alguns anos de trabalho. O que pode ter mudado no decorrer do tempo?
Para você saber mais:
Sobre xenofobia no Brasil:
Neste endereço encontra-se uma análise jurídica sobre xenofobia e preconceito racial:
Estes endereços trazem notícias, que envolvem as últimas eleições presidenciais, tempo em que ficou em destaque na mídia os ataques de xenofobia no Brasil e a importância do combate a todo o tipo de preconceito:
E por fim, este endereço traz um artigo para refletir e ideias para o desenvolvimento de um trabalho de combate à xenofobia.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS