Plano de Aula

Plano de aula: Migrações internas: a seca no nordeste

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital, material impresso, câmera filmadora ou aparelho celular.

Material complementar:

MATERIAL COMPLEMENTAR - CONTEXTO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D7T4u7Kcg6DABhNZS6kwYKNv32S9Ea9rBYv8vrMwJu4JezRHaTrW8ywywnuu/his4-09und07-material-complementar-contexto-musica-asa-branca.pdf

MATERIAL COMPLEMENTAR - PROBLEMATIZAÇÃO

IMAGENS: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K9W5fuQ2qhVjNvZ7JyCTWxhwRzBHCwdyNNT27FxDmaBFDMAAqYae8FCppGPn/his4-09und07-material-complementar-problematizacao-imagens.pdf

LINHA DO TEMPO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/urCzZHxrhVYKwZ9D2W4FTyxGePTckzJv26x6DGPBy7WGtKqg6UVNmmu7WT9r/his4-09und07-material-complementar-problematizacao-linha-do-tempo.pdf

Para saber mais:

Nestes links encontramos dados atuais sobre a migração nordestina, incluindo dados sobre o retorno dos migrantes para o Nordeste:

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/nordeste-e-regiao-com-maior-retorno-de-migrantes-segundo-ibge.html

https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/13349/13349_3.PDF

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Organize a sala em dois grupos.

Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e realize uma leitura para os alunos, ou realize uma leitura compartilhada:

  • Qual será o foco da nossa aula?
  • Como é o clima no nordestes brasileiro e que relação esse fator pode ter com a migração dos nordestinos para as cidades?
  • O que é xenofobia?
  • Vamos estudar que em diferentes tempos históricos, a migração dos nordestinos para outras regiões do Brasil teve números diferentes. Atualmente, segundo o IBGE, muitos migrantes retornam para o nordeste após alguns anos de trabalho. O que pode ter mudado no decorrer do tempo?

Para você saber mais:

Sobre xenofobia no Brasil:

Neste endereço encontra-se uma análise jurídica sobre xenofobia e preconceito racial:

https://consultorelder.jusbrasil.com.br/artigos/231687919/preconceito-contra-nordestinos-mostra-um-brasil-que-nao-e-cordial

Estes endereços trazem notícias, que envolvem as últimas eleições presidenciais, tempo em que ficou em destaque na mídia os ataques de xenofobia no Brasil e a importância do combate a todo o tipo de preconceito:

http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/combate-preconceito-contra-nordestinos-precisa-comecar-em-casa-e-na-escola.html

E por fim, este endereço traz um artigo para refletir e ideias para o desenvolvimento de um trabalho de combate à xenofobia.

http://www.diariodolitoral.com.br/cultura/um-nordeste-inventado-luta-contra-o-cliche-e-a-xenofobia/118007/

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos