MATERIAL COMPLEMENTAR - CONTEXTUALIZAÇÃO - IMAGENS
Plano de Aula
Plano de aula: Migração e cultura brasileira
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor digital (caso não possua, use as imagens impressas), material impresso, folhas de sulfite, lápis de cor.
Material complementar:
CONTEXTUALIZAÇÃO:
PROBLEMATIZAÇÃO:
Material complementar - Problematização
SISTEMATIZAÇÃO:
Para saber mais:
Sobre o ensino das relações étnico-raciais:
ALBERTI, Verena. “Proposta de material didático para a história das relações étnico-raciais”, Revista História Hoje. ANPUH/Brasil. v. 1, n. 1 (2012), p. 61-88. Disponível em <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/19/23>
Abreu, Martha; Mattos, Hebe. Em torno das “Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: uma conversa com historiadores". Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.21, n.41, jan-out de 2008, p.5-20).
https://www.infoescola.com/historia/imigracao-para-o-brasil-nos-seculos-xix-e-xx/
Neste site você encontra, a explicação sobre a política de imigração do Brasil nos séculos XIX e XX, bem como links de acesso para compreensão e causas das migrações dos povos que vieram para nosso país.
https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/sao-paulo-1920-capital-dos-imigrantes
Neste site um mapa traz a localização dos imigrantes e seus locais de residência no estado de São Paulo.
Sobre as vantagens do uso de HQ na escola
Plataformas sugeridas para produção de HQ
https://www.canva.com/pt_br/criar/tirinhas/ (esta tem a vantagem de poder salvar, baixar e imprimir gratuitamente)
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize a sala em duplas.
Projete, escreva no quadro para uma leitura coletiva pela sala ou leia o objetivo da aula para os alunos. Em seguida apresente as questões:
- Qual o assunto desta aula?
- Qual dos povos citados no objetivo são imigrantes? (É previsível que os alunos não identifiquem os indígenas como imigrantes, mas caso isso não ocorra, é importante dizer que os indígenas são os primeiros habitantes do Brasil)
- Podemos chamar de imigrantes os africanos que vieram para o Brasil nos séculos XVI à XIX? Por que? (Explique que a migração dos povos africanos não pode ser equiparada à migração dos europeus nesse mesmo período, porque o processo migratório dos povos da África, foi uma migração forçada).
- Porque os europeus e asiáticos vieram para o Brasil? (Complemente as respostas dos alunos retomando aspectos históricos como o fim da escravidão, o incentivo à vinda de imigrantes para o trabalho na lavoura, a ausência de uma política pública de amparo aos povos africanos antes escravizados).
Para você saber mais:
https://www.infoescola.com/historia/imigracao-para-o-brasil-nos-seculos-xix-e-xx/
Neste site você encontra, a explicação sobre a política de imigração do Brasil nos séculos XIX e XX, bem como links de acesso para compreensão e causas das migrações dos povos que vieram para nosso país.
https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/sao-paulo-1920-capital-dos-imigrantes
Neste site um mapa traz a localização dos imigrantes e seus locais de residência no estado de São Paulo.
Indicações de leitura:
ALBERTI, Verena. “O ensino de história na Inglaterra: conceitos e práticas.” In: Ferreira, Marieta de Moraes (org.) Memória e identidade nacional. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2010.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico, 23 ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2009.
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese_pdf_only/ Acesso em 04 de Março de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS