Plano de Aula

Plano de aula: Migração e cultura brasileira

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital (caso não possua, use as imagens impressas), material impresso, folhas de sulfite, lápis de cor.

Material complementar:

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fxqAD6kgwh2qT9s8XcuekgyYZ5NJyf2fJeg5nTzvVYJFBDWhTbYYtSx533d2/his4-09und05-material-complementar-contextualizacao-imagens.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO:

Material complementar - Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wVHzag7B7Z4rvHYVFynTYSaV57ScxcbYKDX8y3hrS5v4VKt3mwc4tqAKCUBp/his4-09und05-material-complementar-problematizacao.pdf

SISTEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aPvYF7X38uFKXdYTMAnhSYhEfeY5tadxTVzHWvwapN467F3eTQxWsQgXSpGv/his4-09und05-material-complementar-sistematizacao-template-para-hq.pdf

Para saber mais:

Sobre o ensino das relações étnico-raciais:

ALBERTI, Verena. “Proposta de material didático para a história das relações étnico-raciais”, Revista História Hoje. ANPUH/Brasil. v. 1, n. 1 (2012), p. 61-88. Disponível em <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/19/23>

Abreu, Martha; Mattos, Hebe. Em torno das “Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: uma conversa com historiadores". Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.21, n.41, jan-out de 2008, p.5-20).

https://www.infoescola.com/historia/imigracao-para-o-brasil-nos-seculos-xix-e-xx/

Neste site você encontra, a explicação sobre a política de imigração do Brasil nos séculos XIX e XX, bem como links de acesso para compreensão e causas das migrações dos povos que vieram para nosso país.

https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/sao-paulo-1920-capital-dos-imigrantes

Neste site um mapa traz a localização dos imigrantes e seus locais de residência no estado de São Paulo.

Sobre as vantagens do uso de HQ na escola

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/historias-em-quadrinhos-facilitam-o-aprendizado-em-aula,50a942ba7d2da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Plataformas sugeridas para produção de HQ

https://www.canva.com/pt_br/criar/tirinhas/ (esta tem a vantagem de poder salvar, baixar e imprimir gratuitamente)

https://www.storyboardthat.com/pt/criador-de-quadrinhos

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize a sala em duplas.

Projete, escreva no quadro para uma leitura coletiva pela sala ou leia o objetivo da aula para os alunos. Em seguida apresente as questões:

  • Qual o assunto desta aula?
  • Qual dos povos citados no objetivo são imigrantes? (É previsível que os alunos não identifiquem os indígenas como imigrantes, mas caso isso não ocorra, é importante dizer que os indígenas são os primeiros habitantes do Brasil)
  • Podemos chamar de imigrantes os africanos que vieram para o Brasil nos séculos XVI à XIX? Por que? (Explique que a migração dos povos africanos não pode ser equiparada à migração dos europeus nesse mesmo período, porque o processo migratório dos povos da África, foi uma migração forçada).
  • Porque os europeus e asiáticos vieram para o Brasil? (Complemente as respostas dos alunos retomando aspectos históricos como o fim da escravidão, o incentivo à vinda de imigrantes para o trabalho na lavoura, a ausência de uma política pública de amparo aos povos africanos antes escravizados).

Para você saber mais:

https://www.infoescola.com/historia/imigracao-para-o-brasil-nos-seculos-xix-e-xx/

Neste site você encontra, a explicação sobre a política de imigração do Brasil nos séculos XIX e XX, bem como links de acesso para compreensão e causas das migrações dos povos que vieram para nosso país.

https://atlas.fgv.br/marcos/do-escravo-ao-imigrante/mapas/sao-paulo-1920-capital-dos-imigrantes

Neste site um mapa traz a localização dos imigrantes e seus locais de residência no estado de São Paulo.

Indicações de leitura:

ALBERTI, Verena. “O ensino de história na Inglaterra: conceitos e práticas.” In: Ferreira, Marieta de Moraes (org.) Memória e identidade nacional. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2010.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico, 23 ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2009.

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese_pdf_only/ Acesso em 04 de Março de 2019.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados