Contextualização - mapa da Era Glacial e atual
Plano de Aula
Plano de aula: Teorias sobre o povoamento do continente americano
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impacto da migração no local
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Materiais impressos
- tesoura
- cola
- lápis
Material complementar:
Contextualização - Mapa da Era Glacial e atual
Problematização - envelopes para a missão
Problematização - Pistas sobre a chegada dos primeiros habitantes da Terra
Problematização - quebra-cabeça
Problematização - Mapa dos fluxos migratórios
Pista 3 - Será que foram os portugueses que descobriram o Brasil?
Sistematização - Relatório
Para você saber mais:
Fluxos migratórios: movimentos populacionais. Por Júlia Bittencourt. Disponível em: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/entenda-os-conceitos-de-fluxos-migratorios/ Acesso em 19 de março de 2019.
Primeiros habitantes chegaram à América em três ondas migratórias. Por G1. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/primeiros-habitantes-chegaram-america-em-tres-ondas-migratorias.html Acesso em 18 de março de 2019.
Ocupação do continente americano. Por Rainer Sousa. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/ocupacao-continente-americano.htm Acesso em 20 de março de 2019.
Primeiros povos da América. Por Cola Web. Disponível em https://www.coladaweb.com/historia/primeiros-povos-da-america. Acesso em 20 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Depois explore o tema fazendo perguntas como:
- “Fluxo migratório” lembra o quê ?
- Quem são os americanos? Esta pergunta deve esclarecer a confusão de relacionarem com os habitantes dos Estados Unidos.
- De onde será que vieram os primeiros habitantes do continente americano? Será que já nasceram aqui ou vieram de outro lugar?
Não se preocupe em responder estas questões ou corrigi-las, pois serão todas aprofundadas durante a aula. O intuito desta conversa é esclarecer o tema aos alunos, motivando-os.
Para você saber mais:
Fluxos migratórios: movimentos populacionais. Por Júlia Bittencourt. Disponível em: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/entenda-os-conceitos-de-fluxos-migratorios/ Acesso em 19 de março de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS