Plano de Aula

Plano de aula: Teorias sobre o povoamento do continente americano

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impacto da migração no local

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Materiais impressos
  • tesoura
  • cola
  • lápis

Material complementar:

Contextualização - Mapa da Era Glacial e atual

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PyQhYDdYHnKFYvpk8sTP2hdfqQvXSgAw5F6rmpZGSkhrNTWSFkFFPXkufVCn/his4-11und02-contextualizacao-mapa-da-era-glacial-e-atual.pdf

Problematização - envelopes para a missão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7RynvtS5M97n4vSPmwhYAebw9RBUvhXW42bZzc44CtfJdx5P3G46UtwUEaAn/his4-11und02-envelopes-para-a-missao.pdf

Problematização - Pistas sobre a chegada dos primeiros habitantes da Terra

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jCb4wXBr8Vqx6BdqJprCctahksCCGY3H8eZ5AWkUKWS9DFdJEZBjqmuznXuW/his4-11und02-pistas-sobre-a-chegada-dos-primeiros-habitantes-da-terra.pdf

Problematização - quebra-cabeça

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b7YYvFZpWqZHURtW5qnGerC7guwHg7egzCtA7dV3AkS6U7MmB5QHF2gmteM7/his4-11und02-quebra-cabeca.pdf

Problematização - Mapa dos fluxos migratórios

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qBrzrr9tSmpHwaWAyAEtja57y8A8ERPUvFeK4Jm9HQfmSfrUxXkZeMYjq8Y4/his4-11und02-mapa-dos-fluxos-migratorios.pdf

Pista 3 - Será que foram os portugueses que descobriram o Brasil?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ajyUTnnewXMQYnPSxuhDv5ynbWhvjgEp6CZWQSfjFM9tzQH6Hs6bTvJBMbNd/his4-11und02-pista-3.pdf

Sistematização - Relatório

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UsEsw2vqmwURXPpNxCVKRUBhpBMyCXQ4SJ8Gd3tYDch2dWE2y7BsDqrtQrR/his4-11und02-relatorio.pdf

Para você saber mais:

Fluxos migratórios: movimentos populacionais. Por Júlia Bittencourt. Disponível em: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/entenda-os-conceitos-de-fluxos-migratorios/ Acesso em 19 de março de 2019.

Primeiros habitantes chegaram à América em três ondas migratórias. Por G1. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/primeiros-habitantes-chegaram-america-em-tres-ondas-migratorias.html Acesso em 18 de março de 2019.

Ocupação do continente americano. Por Rainer Sousa. Disponível em:

https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/ocupacao-continente-americano.htm Acesso em 20 de março de 2019.

Primeiros povos da América. Por Cola Web. Disponível em https://www.coladaweb.com/historia/primeiros-povos-da-america. Acesso em 20 de março de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Depois explore o tema fazendo perguntas como:

  • “Fluxo migratório” lembra o quê ?
  • Quem são os americanos? Esta pergunta deve esclarecer a confusão de relacionarem com os habitantes dos Estados Unidos.
  • De onde será que vieram os primeiros habitantes do continente americano? Será que já nasceram aqui ou vieram de outro lugar?

Não se preocupe em responder estas questões ou corrigi-las, pois serão todas aprofundadas durante a aula. O intuito desta conversa é esclarecer o tema aos alunos, motivando-os.

Para você saber mais:

Fluxos migratórios: movimentos populacionais. Por Júlia Bittencourt. Disponível em: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/entenda-os-conceitos-de-fluxos-migratorios/ Acesso em 19 de março de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados