Plano de Aula

Plano de aula: Teorias sobre o povoamento do continente americano

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impacto da migração no local

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Materiais impressos
  • tesoura
  • cola
  • lápis

Material complementar:

Contextualização - Mapa da Era Glacial e atual

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PyQhYDdYHnKFYvpk8sTP2hdfqQvXSgAw5F6rmpZGSkhrNTWSFkFFPXkufVCn/his4-11und02-contextualizacao-mapa-da-era-glacial-e-atual.pdf

Problematização - envelopes para a missão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7RynvtS5M97n4vSPmwhYAebw9RBUvhXW42bZzc44CtfJdx5P3G46UtwUEaAn/his4-11und02-envelopes-para-a-missao.pdf

Problematização - Pistas sobre a chegada dos primeiros habitantes da Terra

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jCb4wXBr8Vqx6BdqJprCctahksCCGY3H8eZ5AWkUKWS9DFdJEZBjqmuznXuW/his4-11und02-pistas-sobre-a-chegada-dos-primeiros-habitantes-da-terra.pdf

Problematização - quebra-cabeça

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b7YYvFZpWqZHURtW5qnGerC7guwHg7egzCtA7dV3AkS6U7MmB5QHF2gmteM7/his4-11und02-quebra-cabeca.pdf

Problematização - Mapa dos fluxos migratórios

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qBrzrr9tSmpHwaWAyAEtja57y8A8ERPUvFeK4Jm9HQfmSfrUxXkZeMYjq8Y4/his4-11und02-mapa-dos-fluxos-migratorios.pdf

Pista 3 - Será que foram os portugueses que descobriram o Brasil?

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ajyUTnnewXMQYnPSxuhDv5ynbWhvjgEp6CZWQSfjFM9tzQH6Hs6bTvJBMbNd/his4-11und02-pista-3.pdf

Sistematização - Relatório

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UsEsw2vqmwURXPpNxCVKRUBhpBMyCXQ4SJ8Gd3tYDch2dWE2y7BsDqrtQrR/his4-11und02-relatorio.pdf

Para você saber mais:

Fluxos migratórios: movimentos populacionais. Por Júlia Bittencourt. Disponível em: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/entenda-os-conceitos-de-fluxos-migratorios/ Acesso em 19 de março de 2019.

Primeiros habitantes chegaram à América em três ondas migratórias. Por G1. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/primeiros-habitantes-chegaram-america-em-tres-ondas-migratorias.html Acesso em 18 de março de 2019.

Ocupação do continente americano. Por Rainer Sousa. Disponível em:

https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/ocupacao-continente-americano.htm Acesso em 20 de março de 2019.

Primeiros povos da América. Por Cola Web. Disponível em https://www.coladaweb.com/historia/primeiros-povos-da-america. Acesso em 20 de março de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Depois explore o tema fazendo perguntas como:

  • “Fluxo migratório” lembra o quê ?
  • Quem são os americanos? Esta pergunta deve esclarecer a confusão de relacionarem com os habitantes dos Estados Unidos.
  • De onde será que vieram os primeiros habitantes do continente americano? Será que já nasceram aqui ou vieram de outro lugar?

Não se preocupe em responder estas questões ou corrigi-las, pois serão todas aprofundadas durante a aula. O intuito desta conversa é esclarecer o tema aos alunos, motivando-os.

Para você saber mais:

Fluxos migratórios: movimentos populacionais. Por Júlia Bittencourt. Disponível em: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/entenda-os-conceitos-de-fluxos-migratorios/ Acesso em 19 de março de 2019.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados