Plano de aula: Alimentos e receitas de origem indígena

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários

Papel cartolina ou pardo para nuvem de palavras e caça-palavras impresso.

Material complementar:

Caça-palavras para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sXZH2sdngs59pPtbfDZqZSBnVVqhJT7JtnJetndDT6Md4jVVc9kV4bjpqWnp/geo4-01und05-sistematizacao-caca-palavras.pdf

Para você saber mais:

Os alimentos são um traço cultural importante de um povo. As comidas típicas indígenas brasileiras possuem variações entre um povo indígena e outro. Porém, como ingredientes comuns entre elas estão: milho, mandioca, peixes, frutas, ou seja, aqueles retirados e coletados da natureza.

Além disso, são preparadas com diversas finalidades como alimentação e medicamentos. Ainda que muitas comidas tenham sofrido modificações por portugueses e africanos, elas guardam a originalidade de um povo que é responsável pela construção da culinária que compõem a cultura do povo brasileiro. Você pode encontrar mais informações sobre o tema no link abaixo:

Contextos prévios: É importante que os alunos tenham conhecimento sobre as características da população indígena (moradia, alimentação, hábitos, costumes). Eles podem estar organizados em duplas.

Para a Ação Propositiva, peça antecipadamente que os alunos tenham uma conversa com a família sobre hábitos alimentares indígenas que estão presentes em seu cotidiano.

Tema da aula

Orientações: Com a turma já organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que irão identificar alguns alimentos que consumimos no dia a dia e são de origem indígena. Na impossibilidade de projetar a frase, escreva no quadro.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA