Plano de Aula
Plano de aula: Carnaval: manifestação cultural do povo brasileiro
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.
Por: Karina Steluti Silva
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GEO1) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Imagens projetadas em slides
slide 3 Fonte: Fonte creative commons CC BY 2.0.Acesso em 07 de janeiro de 2019.
slide 4 Fonte: Ministério da Cultura (Festival de Parintins)/Wikimedia Commons
slide 5 Fonte: peopleImages/Getty Images
slide 6 Fonte: Wikimedia Common.CC BY 2.0. Acesso em 07 de janeiro de 2019.
Papel para produção de desenhos ou frases
Para você saber mais:
As imagens representam o Carnaval regional brasileiro. Os bonecos de Olinda, o Boi Bumbá da Região Norte e Nordeste, Frevo em PE e Escolas de Samba em SP e RJ. O contexto da aula envolve a diversidade do Carnaval brasileiro como constituinte do Folclore nacional.
Para saber mais sobre as diversas manifestações do Carnaval no Brasil acesse:
Principais festas de Carnaval no Brasil. Acesse: http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2013/02/principais-festas-de-carnaval-no-brasil
Contextos prévios: É importante que os alunos tenham conhecimento sobre as regiões do Brasil. Eles podem estar em agrupamentos de 4 alunos. Professor, é necessário que conheça como o Carnaval se manifesta no lugar de vivência da turma, para antecipar músicas, marchinhas ou vídeos a serem usadas na sistematização.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma já organizada em agrupamentos, projete ou escreva no quadro o tema da aula. Diga que irão ver diferentes contextos sobre o Carnaval existentes no Brasil.
Como adequar à sua realidade: Se houver a impossibilidade de projetar as imagens, faça recortes de revista sobre o Carnaval em diferentes regiões do Brasil e cole num painel a ser afixado no quadro.
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete as imagens. Vá mostrando uma de cada vez e permitindo que identifiquem os elementos constituintes de cada uma, assim como as semelhanças e diferenças. Converse sobre como o Carnaval está se manifestando em cada uma delas. Faça com que percebam os diferentes agrupamentos e contextos. Nesse momento pode identificar com eles os possíveis lugares (estados ou região) onde elas acontecem. Na imagem do slide 3, diga que em Olinda (PE), a população sai às ruas com bonecos gigantes que representam personagens variados. Na imagem do slide 4, diga que é tradição do MA e PA fazer bonecos sobre a Lenda do Bumba Meu Boi e desfilar para platéias. Na imagem do slide 5, converse sobre a tradição das escolas de samba no RJ e SP, elas desfilam para platéias com músicas (sambas) sobre temáticas diferentes. Na imagem do slide 6, comente sobre o frevo, uma dança com coreografias feitas em grupos que saem às ruas de PE.
Na impossibilidade de projetar as imagens, faça recortes de revistas com os mesmos temas, cole num papel a ser afixado no quadro.
Contextualização
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete as imagens. Vá mostrando uma de cada vez e permitindo que identifiquem os elementos constituintes de cada uma, assim como as semelhanças e diferenças. Converse sobre como o Carnaval está se manifestando em cada uma delas. Faça com que percebam os diferentes agrupamentos e contextos. Nesse momento pode identificar com eles os possíveis lugares (estados ou região) onde elas acontecem. Na imagem do slide 3, diga que em Olinda (PE), a população sai às ruas com bonecos gigantes que representam personagens variados. Na imagem do slide 4, diga que é tradição do MA e PA fazer bonecos sobre a Lenda do Bumba Meu Boi e desfilar para platéias. Na imagem do slide 5, converse sobre a tradição das escolas de samba no RJ e SP, elas desfilam para platéias com músicas (sambas) sobre temáticas diferentes. Na imagem do slide 6, comente sobre o frevo, uma dança com coreografias feitas em grupos que saem às ruas de PE.
Na impossibilidade de projetar as imagens, faça recortes de revistas com os mesmos temas, cole num papel a ser afixado no quadro.
Contextualização
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete as imagens. Vá mostrando uma de cada vez e permitindo que identifiquem os elementos constituintes de cada uma, assim como as semelhanças e diferenças. Converse sobre como o Carnaval está se manifestando em cada uma delas. Faça com que percebam os diferentes agrupamentos e contextos. Nesse momento pode identificar com eles os possíveis lugares (estados ou região) onde elas acontecem. Na imagem do slide 3, diga que em Olinda (PE), a população sai às ruas com bonecos gigantes que representam personagens variados. Na imagem do slide 4, diga que é tradição do MA e PA fazer bonecos sobre a Lenda do Bumba Meu Boi e desfilar para platéias. Na imagem do slide 5, converse sobre a tradição das escolas de samba no RJ e SP, elas desfilam para platéias com músicas (sambas) sobre temáticas diferentes. Na imagem do slide 6, comente sobre o frevo, uma dança com coreografias feitas em grupos que saem às ruas de PE.
Na impossibilidade de projetar as imagens, faça recortes de revistas com os mesmos temas, cole num papel a ser afixado no quadro.
Contextualização
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete as imagens. Vá mostrando uma de cada vez e permitindo que identifiquem os elementos constituintes de cada uma, assim como as semelhanças e diferenças. Converse sobre como o Carnaval está se manifestando em cada uma delas. Faça com que percebam os diferentes agrupamentos e contextos. Nesse momento pode identificar com eles os possíveis lugares (estados ou região) onde elas acontecem. Na imagem do slide 3, diga que em Olinda (PE), a população sai às ruas com bonecos gigantes que representam personagens variados. Na imagem do slide 4, diga que é tradição do MA e PA fazer bonecos sobre a Lenda do Bumba Meu Boi e desfilar para platéias. Na imagem do slide 5, converse sobre a tradição das escolas de samba no RJ e SP, elas desfilam para platéias com músicas (sambas) sobre temáticas diferentes. Na imagem do slide 6, comente sobre o frevo, uma dança com coreografias feitas em grupos que saem às ruas de PE.
Na impossibilidade de projetar as imagens, faça recortes de revistas com os mesmos temas, cole num papel a ser afixado no quadro.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Com os alunos em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Apresente a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre as diferentes maneiras de representação do Carnaval no seu lugar de vivência. Converse com as crianças sobre como o Carnaval se manifesta no seu lugar de vivência. Como é a maneira de dançar e as músicas? E as roupas usadas, existem pessoas que usam fantasias? Será que o Carnaval representa a cultura de um lugar ou de um povo?
Como adequar à sua realidade: Caso o lugar de vivência da criança seja uma cidade onde o Carnaval é algo de destaque no setor turístico ou patrimônio imaterial, foque nessa característica como forma de representação.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, peça que relatem sobre o que conhecem de Carnaval. Em seguida, projete ou escreva a frase no quadro. Distribua um papel e diga que cada agrupamento irá representar o Carnaval no seu lugar de vivência descrevendo com uma frase. Caminhe pelos grupos e garanta que nesse momento haja troca de ideias entre os membros do grupo sobre o que conhecem de Carnaval do lugar onde moram. Poderá ser com algum exemplo já dado nas imagens ou alguma tradição existente no lugar de vivência (marchinhas de salão, uso de fantasias, por exemplo, ou festa na escola).
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Peça para que cada agrupamento leia sua frase. Promova uma roda de conversa onde a turma consiga identificar as características do Carnaval onde vivem. Em seguida proponha uma representação, ou seja, uma vivência do Carnaval no lugar onde moram. Peça para arrumarem a sala de aula para sobrar espaço no centro ou use outro espaço da escola. Coloque a música que represente o Carnaval local (marchinhas, samba enredo, frevo, axé, outros) e permita que vivenciem o Carnaval. Espera-se que nesse momento o aluno reconheça o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira e reconheça uma de suas formas em seu lugar de vivência.
Na impossibilidade de apresentar o vídeo, escolha uma música ou cante com o grupo outra canção típica do Carnaval.
Contextos prévios: É necessário que conheça como o Carnaval se manifesta no lugar de vivência da turma, para antecipar músicas, marchinhas, frevo, axé ou vídeos a serem usadas na sistematização.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e YouTube.
Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos
Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos aluno o seguinte vídeo:
- Viagem pelo carnaval sergipano revela histórico de tradição e censura, disponível aqui.
Peça para registrarem o assunto tratado no vídeo, bem como a que local se refere.
Contextualização
Encaminhe os slides da contextualização, apresentados no plano original. A ideia é que os alunos possam identificar o carnaval como uma tradição cultural do nosso país, e que, dependendo do local do Brasil, a festa apresenta características específicas. Portanto, nesta etapa, conforme apontado nas orientações, é importante que identifiquem:
- Imagem do slide 3: Carnaval de Olinda (PE), em que aparecem os bonecos gigantes;
- Imagem do slide 4: Carnaval do Maranhão e do Pará, em que aparecem os bonecos sobre a lenda do Bumba Meu Boi;
- Imagem do slide 5: Tradição do desfile de escolas de samba, no Rio de Janeiro e em São Paulo;
- Imagem do slide 6: Carnaval de Pernambuco, em que aparece o frevo.
Problematização
Encaminhe os slides da contextualização, apresentados no plano original, insira as perguntas e peça para fazerem o registro.
Ação propositiva
A proposta para esta etapa é uma adaptação do plano original.
Agora individualmente, a ideia é que investiguem e registrem, por meio de uma tabela, o Carnaval do local onde moram.
Veja o exemplo a seguir:
Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Sistematização
A proposta é que os alunos criem um acróstico sobre o Carnaval. Para isso, precisam:
1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
2. Assistir ao vídeo: Acróstico – você sabe o que é?, disponível aqui;
3. Acessar o site disponível aqui e fazer o acróstico;
4. Tirar uma foto do acróstico e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- História do Carnaval no Brasil – disponível aqui;
- Marchinhas – Abre alas – disponível aqui;
- A história do Carnaval brasileiro – disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Karina Steluti
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Conhecer diferentes manifestações culturais que representam o Carnaval e representá-lo em seu lugar de vivência.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.