Plano de Aula
Plano de aula: Carnaval: manifestação cultural do povo brasileiro
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.
Por: Karina Steluti Silva
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GEO1) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Imagens projetadas em slides
slide 3 Fonte: Fonte creative commons CC BY 2.0.Acesso em 07 de janeiro de 2019.
slide 4 Fonte: Ministério da Cultura (Festival de Parintins)/Wikimedia Commons
slide 5 Fonte: peopleImages/Getty Images
slide 6 Fonte: Wikimedia Common.CC BY 2.0. Acesso em 07 de janeiro de 2019.
Papel para produção de desenhos ou frases
Para você saber mais:
As imagens representam o Carnaval regional brasileiro. Os bonecos de Olinda, o Boi Bumbá da Região Norte e Nordeste, Frevo em PE e Escolas de Samba em SP e RJ. O contexto da aula envolve a diversidade do Carnaval brasileiro como constituinte do Folclore nacional.
Para saber mais sobre as diversas manifestações do Carnaval no Brasil acesse:
Principais festas de Carnaval no Brasil. Acesse: http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2013/02/principais-festas-de-carnaval-no-brasil
Contextos prévios: É importante que os alunos tenham conhecimento sobre as regiões do Brasil. Eles podem estar em agrupamentos de 4 alunos. Professor, é necessário que conheça como o Carnaval se manifesta no lugar de vivência da turma, para antecipar músicas, marchinhas ou vídeos a serem usadas na sistematização.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma já organizada em agrupamentos, projete ou escreva no quadro o tema da aula. Diga que irão ver diferentes contextos sobre o Carnaval existentes no Brasil.
Como adequar à sua realidade: Se houver a impossibilidade de projetar as imagens, faça recortes de revista sobre o Carnaval em diferentes regiões do Brasil e cole num painel a ser afixado no quadro.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS