Plano de Aula

Plano de aula: Carnaval: manifestação cultural do povo brasileiro

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GEO1) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Imagens projetadas em slides

slide 3 Fonte: Fonte creative commons CC BY 2.0.Acesso em 07 de janeiro de 2019.

slide 4 Fonte: Ministério da Cultura (Festival de Parintins)/Wikimedia Commons

slide 5 Fonte: peopleImages/Getty Images

slide 6 Fonte: Wikimedia Common.CC BY 2.0. Acesso em 07 de janeiro de 2019.

Papel para produção de desenhos ou frases

Para você saber mais:

As imagens representam o Carnaval regional brasileiro. Os bonecos de Olinda, o Boi Bumbá da Região Norte e Nordeste, Frevo em PE e Escolas de Samba em SP e RJ. O contexto da aula envolve a diversidade do Carnaval brasileiro como constituinte do Folclore nacional.

Para saber mais sobre as diversas manifestações do Carnaval no Brasil acesse:

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/02/06/Maracatus-congada-frevos-e-orquestras-a-hist%C3%B3ria-do-Carnaval-de-Recife-e-Olinda

Principais festas de Carnaval no Brasil. Acesse: http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2013/02/principais-festas-de-carnaval-no-brasil

Contextos prévios: É importante que os alunos tenham conhecimento sobre as regiões do Brasil. Eles podem estar em agrupamentos de 4 alunos. Professor, é necessário que conheça como o Carnaval se manifesta no lugar de vivência da turma, para antecipar músicas, marchinhas ou vídeos a serem usadas na sistematização.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma já organizada em agrupamentos, projete ou escreva no quadro o tema da aula. Diga que irão ver diferentes contextos sobre o Carnaval existentes no Brasil.

Como adequar à sua realidade: Se houver a impossibilidade de projetar as imagens, faça recortes de revista sobre o Carnaval em diferentes regiões do Brasil e cole num painel a ser afixado no quadro.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados