Plano de Aula

Plano de aula: Alimento de origem indígena

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GEO1 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papel pardo ou cartolina para confecção de nuvem de palavras, pipoca para degustação, fotografias de alimentos que utilizam o milho como ingrediente.

Material complementar:

A Lenda do milho. Disponível em: <http://smec.salvador.ba.gov.br/net/piraja/lendas.htm>. Acesso em: 14 fev 2019.

Para você saber mais:

Acesse para saber sobre milho na cultura indígena: http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/939-a-importancia-do-cultivo-do-milho-para-as-tribos-indigenas. Acesso em: 14 fev. 2019.

Contextos prévios: Organize a sala para que estejam sentados em círculo. Providencie anteriormente a pipoca. Você pode trazer o milho da pipoca para demonstrar durante a aula e também trazer pronta para degustação na sistematização. É importante que haja um trabalho anterior com o professor de Português sobre gênero lendas.

Trabalhar anteriormente o plano de aula Alimentos de origem indígena (GEO4_01UND05).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em círculo, projete a frase ou escreva no quadro. Diga que vamos conhecer a origem do milho no Brasil, um alimento incorporado no dia a dia das pessoas e muito presente na cultura brasileira.

Para você saber mais:

A importância do cultivo do milho para as tribos indígenas. Museu do Índio. Disponível em: <http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/939-a-importancia-do-cultivo-do-milho-para-as-tribos-indigenas>. Acesso em: 14 fev. 2019.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados