Plano de Aula
Plano de aula: Alimento de origem indígena
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.
Por: Karina Steluti Silva
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GEO1 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Papel pardo ou cartolina para confecção de nuvem de palavras, pipoca para degustação, fotografias de alimentos que utilizam o milho como ingrediente.
Material complementar:
A Lenda do milho. Disponível em: <http://smec.salvador.ba.gov.br/net/piraja/lendas.htm>. Acesso em: 14 fev 2019.
Para você saber mais:
Acesse para saber sobre milho na cultura indígena: http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/939-a-importancia-do-cultivo-do-milho-para-as-tribos-indigenas. Acesso em: 14 fev. 2019.
Contextos prévios: Organize a sala para que estejam sentados em círculo. Providencie anteriormente a pipoca. Você pode trazer o milho da pipoca para demonstrar durante a aula e também trazer pronta para degustação na sistematização. É importante que haja um trabalho anterior com o professor de Português sobre gênero lendas.
Trabalhar anteriormente o plano de aula Alimentos de origem indígena (GEO4_01UND05).
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma organizada em círculo, projete a frase ou escreva no quadro. Diga que vamos conhecer a origem do milho no Brasil, um alimento incorporado no dia a dia das pessoas e muito presente na cultura brasileira.
Para você saber mais:
A importância do cultivo do milho para as tribos indígenas. Museu do Índio. Disponível em: <http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/939-a-importancia-do-cultivo-do-milho-para-as-tribos-indigenas>. Acesso em: 14 fev. 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Com a turma organizada em círculo, projete a imagem no quadro. Diga que o milho é um alimento muito consumido no Brasil e no mundo. Comente que os indígenas tinham o costume de consumir esse alimento. Em seguida leia para eles a Lenda do Milho. Relate que nas nações indígenas essas histórias são muito interessantes para ensinar as crianças. Algumas dessas histórias referem-se à flora e fauna da região, outras são sobre alimentos ou fenômenos da natureza. O milho era um dos principais alimentos utilizados na alimentação indígena, portanto existe uma lenda que narra sua origem.
Lenda do milho:
Há muitos anos havia uma grande tribo cujo chefe era um velho índio. Era um índio muito bom e que estava sempre preocupado com a felicidade da sua tribo.
Um dia, sentindo-se muito cansado e doente, pressentindo que estava para morrer, chamou os seus filhos e disse-lhes que quando morresse o enterrasse no meio da oca. E disse-lhes mais:
- Três dias depois de me enterrarem, surgirá de minha cova uma planta bem viçosa que depois de algum tempo produzirá muitas sementes. Quando virem a planta crescer e as lindas espigas aparecerem, não as comam, guardem-nas e plante-as.Os dias se passaram, o velho índio morreu e os filhos fizeram-lhe tal qual o pai ordenara.
E como o velho índio dissera, surgiu de sua cova uma linda planta com belas espigas cheias de grãos dourados.Os índios ficaram contentes, a tribo enriqueceu e passaram então a cultivar o milho com muito carinho. E assim surgiu o milho, diz a lenda.
Fonte: A Lenda do milho. Disponível em: <http://smec.salvador.ba.gov.br/net/piraja/lendas.htm>. Acesso em: 14 fev 2019.
Caso haja impossibilidade de projetar a imagem e lenda, faça recortes de imagens sobre o milho e cole em papel a ser afixado no quadro. Escreva a lenda em papel cartolina ou pardo para ser afixado no quadro.
Se a turma for de uma comunidade indígena, valorize a tradição de lendas que eles possuem. Traga um membro da comunidade para contar a lenda.
Para você saber mais:
MACHADO, Regina Coeli Vieira. Lendas Indígenas. Fundação Joaquim Nabuco. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=308>. Acesso em> 14 fev. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Com a turma organizada em círculos, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre as várias maneiras que utilizamos o milho no nosso dia a dia. Pergunte se eles apenas conhecem o milho in natura, se existem outros produtos feitos a partir do milho, se as famílias têm o costume de utilizar o milho na alimentação. Depois da problematização mostre fotos de diversas receitas a base de milho utilizadas em todo o país, pois os alunos podem não saber que o milho é seu ingrediente.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Com a turma organizada em círculo, promova uma conversa sobre as várias maneiras de utilizarmos o milho no nosso dia a dia. Permita que haja troca de informações sobre os produtos consumidos a base do milho. Faça com que percebam que ele está presente em alguns produtos industrializados como: salgadinhos, biscoitos, cereais matinais. Diga que até em ração animal ele é utilizado. Durante essa conversa vá anotando as palavras no papel afixado no quadro. Reserve para ficar exposto no mural.
Para você saber mais:
Para conhecer mais alimentos à base de milho acesse: http://www.esalq.usp.br/visaoagricola/sites/default/files/VA_13_Industrializacao-artigo4.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Com a turma organizada em círculos, projete a imagem da Pipoca. Diga que irão falar sobre a Pipoca, feita de um tipo diferente de milho. Em seguida, projete e leia o texto sobre a pipoca. Atente para o fato de ser usada também como enfeite para algumas tribos indígenas. Promova troca de informações sobre o texto com uma roda de conversa. Faça a degustação da pipoca. Distribua a pipoca previamente preparada. Espera-se que o aluno identifique o milho de origem indígena como um traço da cultura brasileira muito presente no seu dia a dia.
Na impossibilidade de projetar a imagem e o texto, faça a aula apresentando inicialmente a pipoca já estourada pronta para degustar. Escreva o texto num papel a ser afixado no quadro. Na impossibilidade de degustar a pipoca, sugira que façam a degustação em casa com a família.
Para você saber mais:
Qual é a origem da pipoca? Revista Mundo Estranho. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-da-pipoca/>. Acesso em: 14 fev. 2019.
Sistematização
continuação da sistematização
Orientações: Com a turma organizada em círculos, projete a imagem da Pipoca. Diga que irão falar sobre a Pipoca, feita de um tipo diferente de milho.Em seguida, projete e leia o texto sobre a pipoca. Atente para o fato de ser usada também como enfeite para algumas tribos indígenas. Promova troca de informações sobre o texto com uma roda de conversa. Faça a degustação da pipoca. Distribua a pipoca previamente preparada. Espera-se que o aluno identifique o milho de origem indígena como um traço da cultura brasileira muito presente no seu dia a dia.
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem e o texto, faça a aula apresentando inicialmente a pipoca já estourada pronta para degustar. Escreva o texto num papel a ser afixado no quadro. Na impossibilidade de degustar a pipoca, sugira que façam a degustação em casa com a família.
Para você saber mais:
Para saber mais sobre a origem da pipoca acesse:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-origem-da-pipoca/
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; YouTube e Padlet.
Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos
Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos o seguinte vídeo:
- O que os Índios comem?, disponível aqui.
Peça para registrarem do que se trata o conteúdo.
Contextualização
Encaminhe o slide da contextualização e a lenda do milho, como apresentado no plano original.
Em aula sincrônica, ou seja, em aula virtual com a turma, dialogue sobre a importância das lendas para os indígenas e como elas foram se integrando à nossa tradição.
Problematização
Encaminhe aos alunos os slides da problematização, apresentados no plano original, e peça para fazerem o registro.
Ação propositiva
Promova a produção de um mural coletivo utilizando o Padlet. O professor deve criar o arquivo e encaminhá-lo aos alunos.
- Página do Padlet, disponível aqui;
- Tutorial do Padlet, elaborado pela Tríade Educacional, disponível aqui.
Sistematização
Peça para os alunos:
1. descreverem como gostam do milho;
2. compartilharem com a turma uma foto do prato.
Espera-se que todos os alunos socializem como o milho mais aparece em sua casa: cozido, assado, como pipoca, canjica, pamonha etc.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- Um Pé de Quê? – Milho - disponível aqui;
- Conheça a história do milho - disponível aqui;
- Desenvolvimento da cultura do milho - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Julliana Rodrigues
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar o milho como elemento da cultura indígena e a difusão do seu uso variado por todo o território brasileiro.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.