Plano de Aula
Plano de aula: Alimento de origem indígena
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.
Por: Karina Steluti Silva
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GEO1 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Papel pardo ou cartolina para confecção de nuvem de palavras, pipoca para degustação, fotografias de alimentos que utilizam o milho como ingrediente.
Material complementar:
A Lenda do milho. Disponível em: <http://smec.salvador.ba.gov.br/net/piraja/lendas.htm>. Acesso em: 14 fev 2019.
Para você saber mais:
Acesse para saber sobre milho na cultura indígena: http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/939-a-importancia-do-cultivo-do-milho-para-as-tribos-indigenas. Acesso em: 14 fev. 2019.
Contextos prévios: Organize a sala para que estejam sentados em círculo. Providencie anteriormente a pipoca. Você pode trazer o milho da pipoca para demonstrar durante a aula e também trazer pronta para degustação na sistematização. É importante que haja um trabalho anterior com o professor de Português sobre gênero lendas.
Trabalhar anteriormente o plano de aula Alimentos de origem indígena (GEO4_01UND05).
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma organizada em círculo, projete a frase ou escreva no quadro. Diga que vamos conhecer a origem do milho no Brasil, um alimento incorporado no dia a dia das pessoas e muito presente na cultura brasileira.
Para você saber mais:
A importância do cultivo do milho para as tribos indígenas. Museu do Índio. Disponível em: <http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/939-a-importancia-do-cultivo-do-milho-para-as-tribos-indigenas>. Acesso em: 14 fev. 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS