GEO_01UND03 - Ação Propositiva - Viola, herança cultural européia
Plano de Aula
Plano de aula: Herança cultural europeia
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.
Por: Karina Steluti Silva
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Imagem da obra O violeiro de Almeida Junior projetada em slide. Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Almeida_J%C3%BAnior_-_O_Violeiro_(1899).jpg?uselang=pt. Acesso em 14 de dezembro de 2018.
Fonte: Gettyimages
- Imagem do mapa do Brasil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h9NCsSrVPjmrzzSjj3HrSzxFQsztze8dGWhDqZYseq3Cee4dcBrfQEKMN7pq/geo4-01und03-sistematizacao-mapa-do-brasil.pdf
- Texto impresso sobre a Origem da Viola a ser fatiado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/frsg5AujbsFSe2CwPMJAdSykbnbxq538HFKjDKvvwNHndNRWCEyA7SgVeczE/geo-01und03-acao-propositiva-viola-heranca-cultural-europeia.pdf
- Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CO2_-iMrOuA. Acesso em 17 de dezembro de 2018.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como projetar a imagem, faça colagem de imagens de revista com o tema viola num papel pardo ou cartolina a ser afixado no quadro. Na impossibilidade de imprimir o texto a ser utilizado na ação propositiva, escreva num papel cartolina e realize a atividade no coletivo. Pode ser utilizado o mapa Brasil político em tamanho grande a ser afixado no quadro ou de um Atlas ( nesse caso use um por trio). Caso não seja possível assistir o vídeo com a música do Almir Sater, busque uma música de viola para ser ouvida.
Para você saber mais:
Acesse o link:
Contextos prévios: A turma pode estar organizadas em trios. É importante que já tenham conhecimento antecipado de conceitos sobre continentes e regiões brasileiras.
Tema da aula
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Com a turma já organizada em trios, leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Diga que nessa aula falaremos sobre um instrumento musical muito utilizado no Brasil vindo de outro continente. Converse com as crianças sobre as características desse instrumento (possui 5 cordas, é feito de madeira, parece com o violão).
Para você saber mais:
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Fonte imagem: Gettyimages
Com os alunos em trios, apresente a imagem projetada em slide. Diga que é uma pintura em tela de Almeida Júnior cujo título é O violeiro.
Converse com as crianças sobre o contexto da tela. Comente com os alunos que representa um instrumento musical que se espalhou pelo país inteiro, fazendo parte da vida cotidiana das famílias. Diga que numa época em que não havia métodos de comunicação como TV ou internet, a Viola fazia o papel de agregar as pessoas em torno de rodas musicais.
Para saber mais:
A composição óleo sobre tela, O violeiro, obra do artista brasileiro Almeida Júnior é de 1899, onde, Almeida Jr. representa o Brasil. Nesse trabalho se vê claramente o retrato do Brasil do final de 1900, em que é representada a brasilidade. Ele usa o academicismo, uma pintura de requinte, porém representando a essência do Brasil, as pessoas representadas são pessoas que ele realmente conheceu e conviveu, por isso conseguiu expressar tão bem a característica do povo. A mulher que ouve o violeiro é um misto de enfermeira e dançarina de cabaré.
Almeida Jr . tentou retratar o que na sua época era comum de se ver, o típico homem sertanejo, do interior.
O violeiro nos passa uma sensação de tranquilidade,paz. Ele retrata o finzinho de tarde do sertanejo, que depois de um dia tranquilo pega sua viola e toca com a única intenção de se distrair.
Acesse o link http://pinacotecadesaopaulo.blogspot.com/2011/10/o-violeiro-por-luana-vieira-dados-da.html
O link abaixo fornece informações sobre a história da Viola e seu papel na formação cultural brasileira.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como projetar a imagem, faça colagem de imagens de revista com o tema viola num papel pardo ou cartolina a ser afixado no quadro.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Com os alunos ainda em trios, projete a frase ou escreva no quadro. Apresente a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre o instrumento. Questione seus alunos sobre músicas tocadas com viola ou com algum instrumento parecido (violão) que ele conheça, se a família gosta ou conhece músicas com esse instrumento. Pergunte se alguém do grupo conhece alguém que toque viola ou violão, se já foram a alguma festa ou reunião de amigos que tenha tido apresentação com esses instrumentos.
Como adequar à sua realidade:
Em grandes centros urbanos é possível que o aluno não conheça viola, enfatize então o violão. Se algum familiar tocar viola ou violão, em outra aula convide a ir se apresentar para a turma.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
Com a turma em trios, projete ou escreva no quadro a frase do slide 5. Diga que vão conhecer a história da viola, um instrumento conhecido em todo o Brasil mas com origem em outro país. Distribua o texto fatiado. Peça que organizem as tiras para conseguir ler as informações. Circule pelas duplas e garanta que todos estejam compreendendo a atividade.
Após a organização do texto, sugira que alguma dupla leia o texto organizado. Converse com eles sobre as informações encontradas. Pontue a origem da viola (continente), quem trouxe e em qual região chegou ao Brasil e como se espalhou pelo país. Enfatize sobre o papel da Viola como elemento que promovia agrupamentos de amigos, sobre as músicas tocadas cuja letra representa a cultura do povo do interior (povo caipira).
Materiais necessários:
Texto impresso a ser fatiado sobre a Origem da Viola https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/frsg5AujbsFSe2CwPMJAdSykbnbxq538HFKjDKvvwNHndNRWCEyA7SgVeczE/geo-01und03-acao-propositiva-viola-heranca-cultural-europeia.pdf
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de imprimir o texto, escreva numa cartolina, recorte em tiras e faça a atividade no coletivo.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Leia e a frase. Explique que irão ouvir uma música típica da região Centro-Oeste do Brasil, especificamente do Pantanal matogrossense que representa a moda de Viola como manifestação cultural daquela região. Em seguida, com o mapa do Brasil projetado em slide ou afixado no quadro, localize coletivamente o pantanal matogrossense. Espera-se nesse momento que o aluno identifique a Viola como instrumento formador e presente até hoje na cultura brasileira, fruto de herança europeia.
Materiais necessários:
- Mapa Brasil: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h9NCsSrVPjmrzzSjj3HrSzxFQsztze8dGWhDqZYseq3Cee4dcBrfQEKMN7pq/geo4-01und03-sistematizacao-mapa-do-brasil.pdf> Disponível em: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf. Acesso em 17 de dezembro de 2018.
- Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CO2_-iMrOuA. Acesso em 17 de dezembro de 2018.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como projetar o mapa, pode ser utilizado o mapa Brasil político em tamanho grande a ser afixado no quadro ou de um Atlas ( nesse caso use um por trio). Caso não seja possível assistir o vídeo com a música do Almir Sater, busque uma música de viola para ser ouvida.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Leia e a frase. Explique que irão ouvir uma música típica da região Centro-Oeste do Brasil, especificamente do Pantanal matogrossense que representa a moda de Viola como manifestação cultural daquela região. Em seguida, com o mapa do Brasil projetado em slide ou afixado no quadro, localize coletivamente o pantanal matogrossense. Espera-se nesse momento que o aluno identifique a Viola como instrumento formador e presente até hoje na cultura brasileira, fruto de herança europeia.
Materiais necessários:
- Mapa Brasil: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h9NCsSrVPjmrzzSjj3HrSzxFQsztze8dGWhDqZYseq3Cee4dcBrfQEKMN7pq/geo4-01und03-sistematizacao-mapa-do-brasil.pdf> Disponível em: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf. Acesso em 17 de dezembro de 2018.
- Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CO2_-iMrOuA. Acesso em 17 de dezembro de 2018.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como projetar o mapa, pode ser utilizado o mapa Brasil político em tamanho grande a ser afixado no quadro ou de um Atlas (nesse caso use um por trio) Caso não seja possível assistir o vídeo com a música do Almir Sater, busque uma música de viola para ser ouvida.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Leia e a frase. Explique que irão ouvir uma música típica da região Centro-Oeste do Brasil, especificamente do Pantanal matogrossense que representa a moda de Viola como manifestação cultural daquela região. Em seguida, com o mapa do Brasil projetado em slide ou afixado no quadro, localize coletivamente o pantanal matogrossense. Espera-se nesse momento que o aluno identifique a Viola como instrumento formador e presente até hoje na cultura brasileira, fruto de herança europeia.
Materiais necessários:
- Mapa Brasil: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h9NCsSrVPjmrzzSjj3HrSzxFQsztze8dGWhDqZYseq3Cee4dcBrfQEKMN7pq/geo4-01und03-sistematizacao-mapa-do-brasil.pdf> Disponível em: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/politico/brasil_grandes_regioes.pdf. Acesso em 17 de dezembro de 2018.
- Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CO2_-iMrOuA. Acesso em 17 de dezembro de 2018.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha como projetar o mapa, pode ser utilizado o mapa Brasil político em tamanho grande a ser afixado no quadro ou de um Atlas ( nesse caso use um por trio). Caso não seja possível assistir o vídeo com a música do Almir Sater, busque uma música de viola para ser ouvida.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Google Desenhos e site da Pinacoteca, disponível aqui.
Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos
Apresentação do tema da aula
Peça aos alunos para fazerem uma visita virtual à Pinacoteca do Estado de São Paulo. O acesso ao tour virtual pode ser feito pelo site da Pinacoteca, disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe o slide da contextualização, apresentado no plano original. Peça que voltem à visita virtual à Pinacoteca e procurem pela pintura, que faz parte do acervo permanente do museu. Peça para registrarem o que observam no quadro, se a cena é comum na vida deles e se conhecem o instrumento.
Problematização
Encaminhe o slide a seguir:
Peça aos alunos para lerem a manchete da notícia retratada no slide e registrarem suas hipóteses sobre o que fez a viola caipira tornar-se um instrumento da cultura brasileira.
Eles podem registrar suas hipóteses em uma tabela. Veja o exemplo a seguir:
Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word, disponível aqui.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o texto previsto no plano original, disponível aqui.
Em seguida, peça que leiam o texto e destaquem:
- A origem do instrumento;
- Sua trajetória no Brasil.
Depois, sugira que façam uma pesquisa junto aos familiares, questionando-os se conhecem alguma música que use a viola como instrumento, e que busquem a música no YouTube.
Depois de selecionar e escutar a música, os alunos devem usar o Google Desenhos para fazer o registro. Nele, deve constar: nome da música, compositor e intérprete, local onde é mais tocada (município, estado e campo ou cidade) e o que se percebeu no modo de vida das pessoas no lugar onde é mais tocada (descrever como as pessoas vivem).
No Google Desenhos, eles podem inserir imagens e mapas.
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Sistematização
A proposta é que os alunos criem uma nuvem de palavras com o tema: A viola como tradição cultural.
Os alunos precisam:
- Escolher as palavras que serão utilizadas;
- Assistir ao tutorial disponível aqui;
- Acessar o site do Wordart, disponível aqui, e fazer a nuvem;
- Tirar uma foto da nuvem e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- Modas de viola caipira – disponível aqui;
- Violeiro por tradição: Adão da Viola e João Miranda – disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Karina Steluti
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar a viola como herança cultural européia
Habilidade (s) da Base: (EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.