Plano de aula: Brasil - diversidade cultural

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Video https://youtu.be/pDPWIGjVN_k. Acesso em 31 de janeiro de 2019.

Papel pardo ou cartolina para nuvem de palavras

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de assistir o vídeo, faça recortes de revistas que representem diferentes aspectos culturais do Brasil, por exemplo, danças, religiões, comidas, e tradições típicas de regiões variadas do Brasil. Cole os recortes em papel a ser afixado no quadro, ou colocado no chão com os alunos em círculo.

Para você saber mais: Para saber mais sobre diversidade cultural brasileira acesse:

Contextos prévios:

Os alunos podem estar organizados em círculo para que facilite a roda de conversa na ação propositiva. Essa formação permite que o aluno identifique o outro como igual, ou seja, que desenvolva a empatia e o respeito pelo outro, despertando sentimento de pertencimento.

Tema da aula

Orientações:

Com a turma já organizada em círculo, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que iremos falar sobre a diversidade cultural da população brasileira. Comente que o tema da aula trata sobre a pluralidade cultural brasileira, como: comida, religião, danças, enfim da variedade existente no Brasil.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA