GEO4_01UND06 - Contextualização - Festas Juninas
Plano de Aula
Plano de aula: Festa Junina, uma tradição nordestina em nosso lugar de vivência
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.
Por: Karina Steluti Silva
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Video com a música https://youtu.be/BKrXfVFBfcU. Acesso em 22 de janeiro de 2019.
Imagem Fonte: CC BY-SA 3.0
Material complementar:
Texto para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fpDSQdJxNVWaH65yS24vznEVcg4AB4fr4c5PFH7Np3ehrPtB6sJJKgSSftPY/geo4-01und06-contextualizacao-festas-juninas.pdf
Para você saber mais: Caso precise de mais informações sobre as características da Festa Junina,
Acesse o site.https://www.nexojornal.com.br/especial/2016/06/21/A-festa-junina-e-seus-s%C3%ADmbolos
Contextos prévios: Os alunos podem estar organizados em agrupamentos de 4 alunos e é importante que tenham conhecimento sobre regiões brasileiras.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma já organizada em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Após ler a frase diga que iremos falar sobre uma das festas mais populares do Brasil.
Como adequar à sua realidade: Caso sua turma seja de uma cidade onde as Festas Juninas façam parte da cultura local e tenha a função turística ou seja patrimônio imaterial, foque nas características locais, valorizando o seu lugar de vivência como formador da cultura brasileira.
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