GEO4_01UND10 - Ação propositiva - Capoeira
Plano de Aula
Plano de aula: Capoeira expressão cultural afro-brasileira
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.
Por: Karina Steluti Silva
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Imagem slide 3. "Jogar Capoeira" ou Danse de la Guerre, de Johann Moritz Rugendas, de 1835. Fonte:Domínio público
Imagem slide 4 e 5. Fonte:CC BY-SA 3.0
Imagem slide 8.Fonte: CC BY 2.0
Vídeo acesse: https://youtu.be/FWgqB84-_o0
Material Complementar:
Texto para ação propositiva, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DwSnd5wEBUyf5Je2r74rdfGc8pJxSRDhfpNFNfpWPjAMP9K2M4gg9hA6XpCW/geo4-01und10-acao-propositiva-capoeira.pdf
Para você saber mais:
Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747
Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99
Contextos prévios: A turma poderá estar organizadas em agrupamentos de 4 alunos. É importante que já conheçam o conceito de Patrimônio Imaterial. Poderá desenvolver o Plano de aula GEO_01UND09 Zumbi dos palmares na história do negro africano..
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma já organizada em agrupamentos, leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Diga que nessa aula falaremos sobre a Capoeira, uma expressão popular brasileira praticada pelos africanos que hoje é conhecida mundialmente.
Como adequar à sua realidade: Se a turma estiver numa região onde a Capoeira seja uma tradição muito conhecida, valorizar esse aspecto cultural da localidade.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS