GEO4_01UND10 - Ação propositiva - Capoeira
Plano de Aula
Plano de aula: Capoeira expressão cultural afro-brasileira
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.
Por: Karina Steluti Silva
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Imagem slide 3. "Jogar Capoeira" ou Danse de la Guerre, de Johann Moritz Rugendas, de 1835. Fonte:Domínio público
Imagem slide 4 e 5. Fonte:CC BY-SA 3.0
Imagem slide 8.Fonte: CC BY 2.0
Vídeo acesse: https://youtu.be/FWgqB84-_o0
Material Complementar:
Texto para ação propositiva, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DwSnd5wEBUyf5Je2r74rdfGc8pJxSRDhfpNFNfpWPjAMP9K2M4gg9hA6XpCW/geo4-01und10-acao-propositiva-capoeira.pdf
Para você saber mais:
Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747
Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99
Contextos prévios: A turma poderá estar organizadas em agrupamentos de 4 alunos. É importante que já conheçam o conceito de Patrimônio Imaterial. Poderá desenvolver o Plano de aula GEO_01UND09 Zumbi dos palmares na história do negro africano..
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma já organizada em agrupamentos, leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Diga que nessa aula falaremos sobre a Capoeira, uma expressão popular brasileira praticada pelos africanos que hoje é conhecida mundialmente.
Como adequar à sua realidade: Se a turma estiver numa região onde a Capoeira seja uma tradição muito conhecida, valorizar esse aspecto cultural da localidade.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do slide 3. Comente sobre as características da imagem, sobre ela representar a roda de capoeira no Período Colonial. Atente para o local onde está acontecendo a roda, para os instrumentos utilizados. Em seguida projete as imagens do slide 4 e 5. Comente sobre o contexto atual da roda de capoeira. Atente para o local onde está ocorrendo, para os instrumentos que estão utilizando, no caso o berimbau, símbolo da capoeira. Faça a relação entre as três imagens. Comente que a Capoeira começou no Brasil no período Colonial com os povos escravizados e que até hoje é praticada.
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem, busque recortes de revistas ou imagens de capoeira em livros didáticos. Trabalhe com a turma em círculos para melhor visualização.
Materiais necessários:
Imagem slide 3. "Jogar Capoeira" ou Danse de la Guerre, de Johann Moritz Rugendas, de 1835. Fonte:Domínio público
Imagem slide 4 e 5. Fonte:CC BY-SA 3.0
Para você saber mais:
Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747
Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99
Contextualização
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do slide 3. Comente sobre as características da imagem, sobre ela representar a roda de capoeira no Período Colonial. Atente para o local onde está acontecendo a roda, para os instrumentos utilizados. Em seguida projete as imagens do slide 4 e 5. Comente sobre o contexto atual da roda de capoeira. Atente para o local onde está ocorrendo, para os instrumentos que estão utilizando, no caso o berimbau, símbolo da capoeira. Faça a relação entre as três imagens. Comente que a Capoeira começou no Brasil no período Colonial com os povos escravizados e que até hoje é praticada.
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem, busque recortes de revistas ou imagens de capoeira em livros didáticos. Trabalhe com a turma em círculos para melhor visualização.
Materiais necessários:
Imagem slide 2. "Jogar Capoeira" ou Danse de la Guerre, de Johann Moritz Rugendas, de 1835. Fonte:Domínio público
Imagem slide 3. Fonte:CC BY-SA 3.0
Para você saber mais:
Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747
Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99
Contextualização
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do slide 3. Comente sobre as características da imagem, sobre ela representar a roda de capoeira no Período Colonial. Atente para o local onde está acontecendo a roda, para os instrumentos utilizados. Em seguida projete as imagens do slide 4 e 5. Comente sobre o contexto atual da roda de capoeira. Atente para o local onde está ocorrendo, para os instrumentos que estão utilizando, no caso o berimbau, símbolo da capoeira. Faça a relação entre as três imagens. Comente que a Capoeira começou no Brasil no período Colonial com os povos escravizados e que até hoje é praticada.
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem, busque recortes de revistas ou imagens de capoeira em livros didáticos. Trabalhe com a turma em círculos para melhor visualização.
Materiais necessários:
Imagem slide 2. "Jogar Capoeira" ou Danse de la Guerre, de Johann Moritz Rugendas, de 1835. Fonte:Domínio público
Imagem slide 3. Fonte:CC BY-SA 3.0
Para você saber mais:
Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747
Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos projete a frase ou escreva no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre a importância da Capoeira na cultura brasileira. Questione seus alunos sobre conhecerem as características da Capoeira como a música, o estilo de movimentos e os instrumentos usados como o berimbau. Pergunte se alguém do grupo pratica a Capoeira ou se conhecem alguém que a pratique. Se já viram uma roda de Capoeira mesmo que na televisão. Questione sobre quais motivos levaram a Capoeira a ser tão conhecida no Brasil e no mundo.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro a frase. Em seguida projete a imagem para que tenham conhecimento de outro espaço onde a capoeira é realizada. Diga que vão realizar uma atividade onde conhecerão a história da Capoeira no Brasil e suas características. Distribua o texto fatiado. Peça que organizem as tiras para conseguir ler as informações. Circule pelas duplas e garanta que todos estejam compreendendo a atividade.
Após a organização do texto, sugira que alguma dupla leia o texto organizado. Converse com eles sobre as informações encontradas. Pontue os motivos dos negros africanos terem desenvolvido a Capoeira e a utilizarem como forma de resistência aos maus tratos sofridos no regime de escravidão. Enfatize sobre o papel da Capoeira na cultura afro-brasileira, suas características que misturam luta, música e cultura de um povo, ou seja, como elemento que promovia o empoderamento dos povos escravizados nas lutas pela liberdade, ao mesmo tempo que praticavam sua cultura no Brasil. Valorize essa cultura ao pontuar a Capoeira como Patrimônio Imaterial levando a cultura brasileira por todo o mundo.
Imagem Fonte: CC BY 2.0
Material Complementar:
Texto para ação propositiva acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DwSnd5wEBUyf5Je2r74rdfGc8pJxSRDhfpNFNfpWPjAMP9K2M4gg9hA6XpCW/geo4-01und10-acao-propositiva-capoeira.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso haja impossibilidade de imprimir o texto fatiado, reproduza em papel pardo e organize o texto no coletivo.
Para você saber mais:
Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747
Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99
Conheça a metodologia Rotação por Estações. Acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem
Ação Propositiva
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro a frase. Em seguida projete a imagem para que tenham conhecimento de outro espaço onde a capoeira é realizada. Diga que vão realizar uma atividade onde conhecerão a história da Capoeira no Brasil e suas características. Distribua o texto fatiado. Peça que organizem as tiras para conseguir ler as informações. Circule pelas duplas e garanta que todos estejam compreendendo a atividade.
Após a organização do texto, sugira que alguma dupla leia o texto organizado. Converse com eles sobre as informações encontradas. Pontue os motivos dos negros africanos terem desenvolvido a Capoeira e a utilizarem como forma de resistência aos maus tratos sofridos no regime de escravidão. Enfatize sobre o papel da Capoeira na cultura afro-brasileira, suas características que misturam luta, música e cultura de um povo, ou seja, como elemento que promovia o empoderamento dos povos escravizados nas lutas pela liberdade, ao mesmo tempo que praticavam sua cultura no Brasil. Valorize essa cultura ao pontuar a Capoeira como Patrimônio Imaterial levando a cultura brasileira por todo o mundo.
Imagem Fonte: CC BY 2.0
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Diga que vão assistir um vídeo de uma roda de Capoeira. Após assistir o vídeo, peça que cada grupo registre um elemento fundamental que faz da Capoeira uma importante tradição cultural afro-brasileira, a ponto de se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Converse com os alunos sobre suas anotações e as impressões percebidas por eles. Pontue sobre crianças estarem praticando a Capoeira, de ser um grupo organizado onde se apresentam na rua para as pessoas, do interesse da população em assistir a apresentação, da musicalidade, da ginga, dos movimentos e do jogo.
Vídeo acesse: https://youtu.be/FWgqB84-_o0
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar o vídeo, proponha uma apresentação feita pelos alunos simulando uma roda de Capoeira. Outra possibilidade é buscar um Grupo de Capoeira para se apresentar na escola.
Para você saber mais:
Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; YouTube e WordArt.
Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos
Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta utilizada para comunicação com a turma, como agenda digital ou página de Facebook, o seguinte vídeo:
- História da Capoeira, disponível aqui.
Peça para registrarem do que se trata o conteúdo.
Contextualização
Encaminhe as três imagens previstas no plano original, nos slides de contextualização.
Peça aos alunos para registrarem o que veem nas imagens, se já praticaram essas atividades ou não. Em seguida, acrescente à reflexão dos alunos a seguinte frase:
Problematização
Encaminhe aos alunos o slide da problematização e peça para fazerem o registro da hipótese sobre a questão problematizadora.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o texto previsto no plano original, disponível aqui.
Peça que leiam o texto individualmente. Em seguida, proponha que criem uma nuvem de palavras com o tema: O que é a capoeira para você?
Os alunos precisam:
1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
2. Assistir ao vídeo disponível aqui;
3. Acessar o site do Wordart, disponível aqui, e fazer a nuvem;
4. Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Sistematização
Socialize as nuvens de palavras da etapa anterior com a turma toda.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- Conheça um pouco mais da história da capoeira, disponível aqui;
- O que é capoeira, disponível aqui.
Leiam juntos:
- Capoeira: um ato de resistência, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Karina Steluti
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer a Capoeira como expressão cultural afro-brasileira.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.