GEO4_01UND10 - Ação propositiva - Capoeira
Plano de Aula
Plano de aula: Capoeira expressão cultural afro-brasileira
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.
Por: Karina Steluti Silva
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Imagem slide 3. "Jogar Capoeira" ou Danse de la Guerre, de Johann Moritz Rugendas, de 1835. Fonte:Domínio público
Imagem slide 4 e 5. Fonte:CC BY-SA 3.0
Imagem slide 8.Fonte: CC BY 2.0
Vídeo acesse: https://youtu.be/FWgqB84-_o0
Material Complementar:
Texto para ação propositiva, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DwSnd5wEBUyf5Je2r74rdfGc8pJxSRDhfpNFNfpWPjAMP9K2M4gg9hA6XpCW/geo4-01und10-acao-propositiva-capoeira.pdf
Para você saber mais:
Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747
Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99
Contextos prévios: A turma poderá estar organizadas em agrupamentos de 4 alunos. É importante que já conheçam o conceito de Patrimônio Imaterial. Poderá desenvolver o Plano de aula GEO_01UND09 Zumbi dos palmares na história do negro africano..
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma já organizada em agrupamentos, leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Diga que nessa aula falaremos sobre a Capoeira, uma expressão popular brasileira praticada pelos africanos que hoje é conhecida mundialmente.
Como adequar à sua realidade: Se a turma estiver numa região onde a Capoeira seja uma tradição muito conhecida, valorizar esse aspecto cultural da localidade.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS