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Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.
Por: Karina Steluti Silva
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GEO1) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor de slides ou imagens impressas.
Para você saber mais:
Os quilombos se formaram principalmente de povos escravizados que fugiam dos seus senhores. O que caracterizava o quilombo, portanto, não era o isolamento e a fuga e sim a resistência e a autossuficiência. Os habitantes viviam da caça, pesca e coleta de frutas (manga, jaca, abacate e outras), bem como da agricultura (feijão, milho, mandioca, banana, laranja e cana-de-açúcar).
Além disso, os quilombolas produziam artesanatos (cestas, tecidos, cerâmica, metalurgia) e os excedentes eram comercializados com as populações vizinhas. Isso gerava uma economia razoavelmente intensa na região do quilombo.
O Quilombo dos Palmares foi o porto seguro para os escravos que escapavam das fazendas da região.
Com o passar dos anos se tornaram as comunidades tradicionais quilombolas (comunidades remanescentes dos quilombos). Elas são constituídas pelos descendentes dos escravos negros que, no processo de resistência à escravidão, originaram grupos sociais que ocupam um território comum e compartilham características culturais até os dias de hoje. As terras conquistadas pelos escravos negros são um legado transmitido de geração para geração e constituem os territórios das comunidades atualmente conhecidas como remanescentes de quilombos ou quilombolas. Ocupam ecossistemas muito diversos e desenvolveram diferentes estratégias de exploração dos recursos de seus territórios. As manifestações culturais também variam de comunidade para comunidade.
http://museuafrobrasil.org.br/docs/default-source/publica%C3%A7%C3%B5es/-nbsp-arquivo-em-pdf.pdf?sfvrsn. pag. de 1 a 4.
http://geografia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=47
Contextos prévios: A turma poderá estar organizada 5 agrupamentos. É necessário um trabalho prévio sobre Quilombo dos Palmares e seu contexto histórico na libertação dos escravos. Poderá ser uma pesquisa ou uma aula anterior a essa. Busque parceria com professor de História. Um bom momento para essa aula é o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamento, projete a frase ou escreva no quadro. Diga que iremos falar sobre como o como é o cotidiano das pessoas que vivem em comunidades remanescentes de quilombos, o que produzem, como vivem, como a cultura afro-brasileira está presente nessas comunidades que se originaram de quilombos. Vamos perceber que muitos desses elementos também estão presentes no nosso lugar de vivência.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.
Fonte das imagens:
slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons
slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br
slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0
slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons
slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0
slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0
Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.
Fonte das imagens:
slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons
slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br
slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0
slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons
slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0
slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0
Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.
Fonte das imagens:
slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons
slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br
slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0
slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons
slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0
slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0
Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.
Fonte das imagens:
slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons
slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br
slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0
slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons
slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0
slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0
Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.
Fonte das imagens:
slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons
slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br
slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0
slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons
slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0
slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0
Orientações: Com a turma em agrupamentos, diga que iremos ver imagens de comunidades remanescentes de quilombo, conhecidas como Comunidades Quilombolas. Comente que essas comunidades se originaram dos quilombos do período Colonial, local para onde os povos escravizados fugiam de seus senhores. Vá projetando as imagens uma a uma. Em cada imagem faça uma breve leitura sobre seu contexto. Na slide 3, evidencie as vestimentas, o ambiente natural do local. Na imagem slide 4, faça observação da placa, leia sobre a preservação ambiental e comente o fato dessa comunidade estar numa Área de Proteção Ambiental, ou seja, sobrevivem da sustentabilidade. No slide 5, evidencie o trabalho com agricultura, sem uso de máquinas, ou seja plantam seu próprio alimento. No slide 6, mostre as moradias, ou seja, as casas construídas no mesmo espaço, evidenciando uma comunidade. No slide 7, comente sobre o trabalho familiar na criação dos animais. No slide 8 há saudações religiosas, dança, música e festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 novembro), essa imagem evidencia as tradições culturais afro-brasileiras praticadas nas comunidades quilombolas. .
Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar as imagens, procure imagens semelhantes no livro didático e mostre aos agrupamentos.
Fonte das imagens:
slide 3 Quilombo dos Palmares Wikimedia Commons
slide 4 Comunidade quilombola Curiaú CC BY 3.0 br
slide 5 Quilombo de Biritinga CC BY-SA 2.0
slide 6 Quilombo São José da Serra RJ Wikimedia Commons
slide 7 Quilombo de Goiás CC BY-SA 2.0
slide 8 Quilombo dos Palmares CC BY 2.0
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre o cotidiano de uma comunidade remanescente de quilombo. Faça questionamentos como: O que eles fazem para se alimentar? Será que produzem objetos que usam? E a religião? E as danças? Como as famílias vivem? Como são as moradias?
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Peça para que os alunos conversem com o seu agrupamento e escreva suas ideias sobre quais elementos da cultura afro-brasileira presentes nas comunidades remanescentes de quilombos fazem parte do seu lugar de vivência. Se necessário retome as imagens da contextualização. Em seguida peça para que leiam suas anotações para socializar com a turma. Garanta que circule informações tais como: criam animais para comer a carne; plantam seus próprios alimentos; fazem artesanatos para utilizar e vender; o trabalho é feito pelas próprias famílias; as moradias são construídas para viverem em comunidade, ou seja, sem muros e separações; praticam a religião, música e festas de tradição africana. É importante que o aluno perceba as comunidades remanescentes como patrimônio cultural e que os elementos presentes nelas também podem ser percebidos no lugar de vivência do aluno.
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamento, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que irão montar uma nuvem de palavras sobre elementos afro-brasileiros das comunidades quilombolas que estão presentes no lugar de vivência. Vá anotando as palavras que os alunos dizem no quadro ou num papel pardo. Garanta que falem expressões como: Plantam seus alimentos como: milho, arroz, mandioca, banana, cana. Criam vacas. Fazem artesanato. Vivem em comunidades, Praticam danças e religião de seus antepassados. Nesse momento espera-se que os alunos percebam que elementos das comunidades quilombolas também estão presentes no lugar de vivência.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; YouTube; Google Desenhos e Word Search.
Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos
Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta utilizada para comunicação com a turma, como agenda digital ou página de Facebook, o seguinte vídeo:
- Quilombo - Quiz TV Escola, disponível aqui.
Peça para registrarem do que se trata o conteúdo.
Contextualização
Encaminhe as oito imagens previstas no plano original, nos slides da contextualização.
Peça aos alunos para registrarem o que veem nas imagens, de preferência, em uma tabela, como no modelo abaixo.
Para a construção da tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Conforme previsto nas orientações do plano original, é importante e espera-se que os alunos percebam:
- As vestimentas;
- O ambiente;
- O plantio;
- As moradias;
- A criação de animais;
- As expressões religiosas, de dança e música.
A percepção desses elementos semelhantes nas imagens é que evidencia as tradições afro-brasileiras preservadas nas comunidades quilombolas de todo o território brasileiro.
Problematização
Encaminhe o slide a seguir aos alunos:
Peça para refletirem sobre a situação das comunidades quilombolas hoje, principalmente diante da situação imposta pela Covid-19.
A ideia é que os alunos percebam que as comunidades quilombolas fazem parte da identidade do nosso país; portanto, preocupar-se com a preservação dessas comunidades é cuidar de hábitos e tradições que vivem em nós.
Faça questionamentos à turma, de maneira sincrônica, ou encaminhe-os de maneira assincronica: será que que há algum elemento no nosso dia a dia, como, por exemplo, comida, dança ou religião, que também está presente no cotidiano de uma comunidade remanescente de quilombo?
Insira agora a questão-problematizadora prevista no plano original: que elementos da cultura quilombola estão presentes em seu lugar de vivência?
Diga aos alunos que podem conversar com os familiares para refletirem sobre essa questão.
Ação propositiva
Peça aos alunos que utilizem o Google Desenhos para fazer o registro destacando os elementos da cultura afro-brasileira das comunidades quilombolas que estão presentes no local onde moram ou até no seu dia a dia, a partir da reflexão da etapa anterior.
Lembre-se que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Sistematização
Peça aos alunos para criarem um caça-palavras com o tema: Aspectos da cultura afro-brasileira onde moro.
Os alunos precisam:
1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
2. Assistir ao tutorial para criar caça-palavras, disponível aqui;
3. Acessar o site Educolorir, disponível aqui, e fazer o caça-palavras;
4. Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Os alunos podem compartilhar o caça-palavras por WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- Quilombolas (documentário) - disponível aqui;
- Direito à terra: povos indígenas e comunidades quilombolas - disponível aqui;
- Maior comunidade quilombola do Brasil mantém tradições no interior de Goiás - disponível aqui;
- Vida no quilombo: quilombolas preservam tradições, mas não querem parar no tempo - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Karina Steluti
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Reconhecer no lugar de vivência, aspectos da cultura afro-brasileira.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
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