Plano de Aula

Plano de aula: O cotidiano das comunidades remanescentes de quilombos

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GEO1) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor de slides ou imagens impressas.

Para você saber mais:

Os quilombos se formaram principalmente de povos escravizados que fugiam dos seus senhores. O que caracterizava o quilombo, portanto, não era o isolamento e a fuga e sim a resistência e a autossuficiência. Os habitantes viviam da caça, pesca e coleta de frutas (manga, jaca, abacate e outras), bem como da agricultura (feijão, milho, mandioca, banana, laranja e cana-de-açúcar).

Além disso, os quilombolas produziam artesanatos (cestas, tecidos, cerâmica, metalurgia) e os excedentes eram comercializados com as populações vizinhas. Isso gerava uma economia razoavelmente intensa na região do quilombo.

O Quilombo dos Palmares foi o porto seguro para os escravos que escapavam das fazendas da região.

Com o passar dos anos se tornaram as comunidades tradicionais quilombolas (comunidades remanescentes dos quilombos). Elas são constituídas pelos descendentes dos escravos negros que, no processo de resistência à escravidão, originaram grupos sociais que ocupam um território comum e compartilham características culturais até os dias de hoje. As terras conquistadas pelos escravos negros são um legado transmitido de geração para geração e constituem os territórios das comunidades atualmente conhecidas como remanescentes de quilombos ou quilombolas. Ocupam ecossistemas muito diversos e desenvolveram diferentes estratégias de exploração dos recursos de seus territórios. As manifestações culturais também variam de comunidade para comunidade.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-08/incra-reconhece-terras-de-comunidades-quilombolas-em-quatro-estados

http://museuafrobrasil.org.br/docs/default-source/publica%C3%A7%C3%B5es/-nbsp-arquivo-em-pdf.pdf?sfvrsn. pag. de 1 a 4.

http://geografia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=47

Contextos prévios: A turma poderá estar organizada 5 agrupamentos. É necessário um trabalho prévio sobre Quilombo dos Palmares e seu contexto histórico na libertação dos escravos. Poderá ser uma pesquisa ou uma aula anterior a essa. Busque parceria com professor de História. Um bom momento para essa aula é o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamento, projete a frase ou escreva no quadro. Diga que iremos falar sobre como o como é o cotidiano das pessoas que vivem em comunidades remanescentes de quilombos, o que produzem, como vivem, como a cultura afro-brasileira está presente nessas comunidades que se originaram de quilombos. Vamos perceber que muitos desses elementos também estão presentes no nosso lugar de vivência.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados