Plano de aula: O solo é um filtro natural

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo

Sobre esta aula

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, material para construção do experimento solo como filtro.

Orientações:

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, pode-se escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o título ou a questão disparadora, por exemplo.

Nessa aula será realizado o experimento do solo como filtro. O objetivo é simular o solo com suas camadas e constatar que o solo atua como filtro retirando contaminantes da água. É importante aqui mostrar para os alunos que o solo tem sua capacidade de filtragem, mas que em alguns casos retira somente parte dos poluentes presentes na água, enfatizando a importância da não poluição da água do nosso planeta. Serão construídos, para isso, três filtros.

Para construir o simulador de solo para realização do experimento solo como filtro:

Corte o fundo de uma garrafa pet de dois litros transparente que servirá para a montagem do simulador de solo. Corte uma garrafa pet de dois litros transparente ao meio que servirá como apoio para o simulador e para coletar a água que passar pelo sistema. Corte o gargalo de uma garrafa pet de dois litros transparente que servirá para a preparação da água que passará pelo sistema.

Tire a tampa da garrafa que teve o fundo cortado e, pelo lado de dentro, comece a montagem do sistema colocando uma pequena tela ou um pedacinho de algodão para fechar o gargalo (isso serve apenas para evitar que qualquer material colocado dentro da garrafa escape pelo gargalo). Coloque, então, uma camada de cascalho grosso, uma camada de cascalho fino, uma camada de areia grossa, uma camada de areia fina e, por fim, uma camada de terra rica em húmus. Deixe um espaço vazio para que a água não vaze quando for colocada no sistema.

Para saber mais sobre a água no nosso planeta e a infiltração da água no solo:

Para saber mais sobre os lençóis freáticos:

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e explique aos alunos que será abordado o fato do solo ser, também, um filtro natural. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA