6 dicas para brincar de massinha com as crianças em casa

Veja dicas de como o material pode ser produzido e usado com intencionalidade pedagógica

POR:
Ana Paula Bimbati
Foto: Getty Image

As crianças adoram brincar com massinhas e melecas, construir objetos e se divertir com as inúmeras possibilidades que um material como a massa de modelar oferece. O item é bastante usado também no início da vida escolar, porque promove impactos positivos para o desenvolvimento da criançada.

Pesquisar planos de aula para usar a distância

Mas não é só na escola que o material é requisitado. “Fazer massinha” foi um dos termos que mais cresceram no Google durante o isolamento social. Só em abril, o interesse pelo termo nas buscas aumentou 170%. Conversamos com professores e especialistas para compilar dicas de como trabalhar com esse material em casa para que você, educador, possa orientar os responsáveis das crianças a distância sobre como oferecer uma boa brincadeira mão na massa sem deixar aprendizagem de lado.

Por que usar a massinha?
A massa de modelar promove uma experiência rica e significativa para a aprendizagem das crianças. “Com a massinha a gente pode levar as crianças a investigarem as características desse material, suas texturas, por exemplo”, explica Luciana Nobre, assistente de coordenação do curso Arte na Escola Contemporânea, do Instituto Arte na Escola.

É um material também que dá a possibilidade para criança transformá-lo no que ela quiser. “Na Educação Infantil, você trabalha mais a exploração, muito ligado ao gesto [toques com a mão]. O professor pode sugerir a criação, mas o foco está em amassar, furar, torcer”, diz a arte educadora Ana Karen Dybwad, do Colégio Santa Cruz, em São Paulo (SP).

Um passo a passo para explorar materiais de largo alcance

Luciana explica que é durante esse processo de experimentação também que a criança está construindo seu repertório e o ampliando.

Sugestões para usar a massinha

1. Com os pequenos, instigue a exploração
Na Educação Infantil, Ana Karen sugere que seja feita a exploração do material com as crianças pequenas e bem pequenas. “Não é só oferecer o material, mas orientar essa exploração e fazer perguntas”, indica. “O que dá para fazer com a massinha?”, “Podemos misturar uma cor com outra? O que acontece?”, “A massinha fica seca ou dura?” e muitas outras.

2. Complemente a brincadeira com outros materiais
Além das perguntas, a professora Jéssica Carnevale, do Time de Autores de NOVA ESCOLA, recomenda que esse momento de exploração seja “qualificado” com outros objetos. “É possível oferecer palitos de churrasco e potes de diferentes tamanhos, por exemplo, para que as crianças incorporem durante a atividade”.

3. Com as crianças, faça massinha ensinando Matemática
Mesmo aparecendo mais na Educação Infantil, o material pode ser usado com alunos do Fundamental 1. “Dá para trabalhar as medidas da receita, questionando os alunos sobre a quantidade de ingrediente para fazer uma porção ou para duas, por exemplo”, sugere a professora do Time de Autores.

4. Incentive a imaginação
É possível também trabalhar com a criação de objetos e da imaginação dos alunos. “Já fiz com uma turma do Fundamental a confecção de animais. Passei referências de animais brasileiros, mas cada um produziu a partir do que queria”, explica Ana Karen. Um tema de estudo da semana ou uma história conhecida pode virar tema para exploração com massinhas.

5. Proponha a criação de objetos tridimensionais
É comum que as crianças pequenas trabalhem com a massinha como se ela fosse bidimensional. "Elas fazem um sol, por exemplo, e achatam no papel", explica Ana Karen. Mas é possível propor que as crianças passem a ver a massa de modelar como tridimensional. "Proponha a criação de objetos que precisem ficar de pé, por exemplo, que tenham volume."

6. Com os grandes, crie stop motions com personagens de massinha
A professora Cintia Bittencourt de Lima, da EMEF Lívia Menna Barreto, em Santa Maria (RS), mostrou alguns exemplos de animação feita com massinha para suas turmas do 8º ano. Confira aqui como desenvolver essa atividade. 

Receita de massa de modelar para fazer em casa

Ingredientes
1 xícara de sal
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara e meia de água
3 colheres de sopa de óleo
Corante alimentício ou suco em pó (se quiser)

Como preparar:
Em um pote grande, misture a farinha e o sal. Depois, adicione a água e o óleo.

Misture tudo até a massa ficar homogênea. Caso ela fique com uma textura mole, adicione mais farinha de trigo. Se estiver seca, é só acrescentar água.

Se preferir é possível colocar corante ou suco em pó na receita para a massa ficar colorida.

Quer ver outras receitas caseiras para aprimorar as brincadeiras em casa ou na escola? Clique aqui e confira o material exclusivo que o Nova Escola Box preparou para você, assinante!