GEO02_11UND05 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Solos e o Plantio
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância, usos e cuidados locais com a natureza
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Nesta aula os alunos observarão e plantarão mudas de um tempero para serem usados na escola. Para isso você precisará dos seguintes materiais: amostras de três tipos de solos, os quais você pode escolher, com a condição de que um deles seja adequado para plantio (com terra, humus, adubo e umidade adequada). Nós sugerimos que, para mostrar três tipos de solo bem diferentes você separe areia seca, argila e esta terra com adubo. A quantidade de terra deve ser suficiente para preencher copinhos de plástico reaproveitáveis (por exemplo de iogurte) vazias que serão o local do plantio das mudas, a princípio. Além das amostras de solo separe as mudas, que podem ser de cebolinha, hortelã, salsinha ou manjericão. Sugerimos a de cebolinha, por ter um caule mais resistente. A quantidade também deve ser suficiente para os potinhos (geralmente entre 4 e 6 potes, como serão 3 grupos, separe entre 12 e 18 mudas).
Para a experiência do plantio você também precisará de bandejas de iogurte vazias, água, panos, uma pá pequena, lápis, folha de sulfite, de almaço ou caderno, quadro, giz ou canetão e as imagens da aula, disponíveis no item “material complementar”, logo abaixo
Material complementar:
Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização, ação propositiva e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf
Para saber mais: Seguem sugestões de sites para que você possa tirar dúvidas sobre como deve ser o solo apropriado para o cultivo e como cuidar de plantas fáceis de serem cultivadas:
https://blog.plantei.com.br/maosnaterra-veja-como-cultivar-em-casa/
https://blog.plantei.com.br/como-deve-ser-o-solo-para-o-cultivo-de-hortalicas/
Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.
A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada em complementação aos planos descritos a seguir: GEO02_11UND 01, GEO02_11UND 02, GEO02_11UND 03 e GEO02_11UND 04.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão a resposta para essa pergunta plantado sua própria muda de tempero.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Após o anúncio do título, reproduza a imagem deste slide, ou imprima-a para mostrar aos alunos a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf
Se achar mais adequado pode encontrar outras figuras, em revistas ou jornais, que demonstrem como iniciamos o plantio de pequenas mudas.
Em seguida, explique aos alunos que esta foto é o começo de uma grande horta cheia de verduras e legumes. Comente que algumas sementes e mudas podem ser cultivadas dentro de pequenos recipientes para começarem a se desenvolver e, só depois de terem criado pequenas raízes são transportadas para a terra em um espaço maior.
Após esta introdução peça que eles observem a terra na qual estas plantas estão. Permita que eles observem livremente e façam os comentários que acharem pertinentes. Não interfira com proposições que deverão ser feitas no decorrer da aula.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Logo após a observação do solo da foto anterior, projete este slide ou apresente as imagens dele impressa, disponíveis neste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf
Pergunte para crianças o que elas veem em cada uma das fotos.
Peça para que elas observem os solos e o que está plantado neles (árvores, arbustos e grama), em seguida pergunte o que eles acham que contribui para que na segunda foto existam mais árvores que na primeira.
Permita que eles respondam livremente, sem interferências e, em seguida, faça a pergunta central que os levará para a próxima etapa: E para plantarmos uma horta? Qual será o solo mais adequado? Vamos descobrir?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Neste momento, você usará os materiais descritos no primeiro slide (amostras de três tipos de terra, mudas de tempero, bandejas de danone vazias, pá, panos, lápis e caderno).
Deixe as amostras de terra em sacos plásticos ou recipientes, não as deixe preparadas nas bandejas, pois isso será tarefa dos alunos. Apenas prepare três espaços, com todos os materiais presentes nele. A única coisa que será diferente e única para cada grupo, será o saco com a terra (cada grupo ficará com um tipo de solo). Porém as mudas, potes e demais materiais serão os mesmos, nas mesmas quantidades para cada um. Coloque todos os materiais, à mostra no local que você achar mais adequado para fazer essa experiência.
Para iniciar a etapa, projete este slide ou imprima a foto presente nele (a partir deste documento https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf). Mostre aos alunos dizendo que eles farão a mesma coisa que a garotinha da imagem.
Em seguida, divida a turma em três grupos, de acordo com os critérios que desejar, e dirija-se ao local no qual deixou os materiais preparados.
Peça que os grupos se posicionem nos locais adequados e que observem os materiais. Explique que eles deverão construir uma caixinha de mudas, como a da primeira imagem que observaram (se achar necessário projete a novamente ou mostre-a impressa). Não revele como eles deverão fazer isso, apenas oriente a maneira como deve ficar: Todos os potes da bandeja de iogurte devem conter terra e uma muda.
Deixe que os grupos montem as suas bandejas livremente e somente solicite que eles escrevam observações do que repararam ao longo do plantio, sobre a terra que utilizaram, a muda, a quantidade de água que usaram, se é que precisaram, etc.
Sugerimos três tipos de terra: Argila, areia e terra com adubo. Estas são ideais, pois são bem diferentes entre si e permite que os alunos façam várias observações no momento do plantio e não apenas alguns dias depois, quando forem observar a planta.
Sugerimos também os tipos de plantas e nossa escolha foi pelas mudas de temperos por três motivos: Em primeiro lugar, dá pra observar qual amostra de terra sustentará melhor a planta em pé desde o início. Em segundo lugar, também podemos começar a observar suas transformações e comparar uma muda com a outra desde o primeiro dia. E em terceiro, lugar, as crianças poderão experimentar, comer, enfim, fazer o uso culinário do que plantaram. Contudo, você pode sim, optar por usar sementes, e sugerimos o feijão devido a seu fim alimentício e a facilidade com a qual ele é cultivado em pequenos espaços com rápida germinação.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Finalizado o experimento, projete a imagem deste slide ou imprima-a para mostrar aos alunos, a partir deste documento:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf
Outra alternativa seria desenhar com as crianças o calendário do mês no qual estão ou, se já tiver um calendário na sala de aula, utilizá-lo para contar os dias.
Ao projetar a imagem comente que eles somente poderão fazer a conclusão exata deste experimento com o passar dos dias, pois visualizarão se a planta se desenvolverá ou não.
Porém, você já pode pedir que os alunos compartilhem o que observaram durante o plantio, como: se foi fácil ou difícil cavar o buraco para colocar a muda, se o solo fixou a muda rapidamente, se foi necessário usar água, dentre outras questões.
Após as respostas dos alunos coloque as três bandejas com as mudas na frente deles e peça que eles observem atentamente e respondam se tem alguma ideia do que vai acontecer. Peça que eles digam qual solo acreditam ser o mais adequado e porque. Vocês podem comentar, ainda, o que acontecerá com as plantas dos solos que eles não julgarem adequados.
Por fim, marque no calendário um período de 7 dias para que vocês voltem a observar as plantas. Neste período informe que eles estão livres para aguar as plantas e colocá-las no sol se acharem necessário ou se ainda não estiverem. O período de 7 dias é apenas para constatar o que aconteceu com cada uma delas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom
Valor trabalhado
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (30 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes reconheçam a importância do solo, apresentando as características que o tornam propício para o plantio e para nosso sustento. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie o slide do plano original aos alunos. Na apresentação do tema, grave um vídeo e explique que nesta aula eles observarão e plantarão mudas de um tempero para usar em casa. Para isso, eles irão precisar de amostras de três tipos de solos, os quais você pode escolher com eles, com a condição de que um seja adequado para plantio. Nós sugerimos que você separe areia seca, argila e terra com adubo. A quantidade deve ser suficiente para preencher copinhos de plástico reaproveitáveis, como os de iogurte, por exemplo. Eles serão o local do plantio das mudas.
Além das amostras de solo, peça que os alunos separem mudas, que podem ser de cebolinha, hortelã, salsinha ou manjericão. Sugerimos a de cebolinha, por ter um caule mais resistente. Para a experiência do plantio, eles irão precisar de bandejas de iogurte vazias, água, panos, uma pá pequena, lápis, folha de sulfite, de almaço ou caderno. Este plano deverá ser feito em todas as suas etapas com o auxílio da família.
Contextualização (30 minutos)
Após anunciar o tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens disponíveis aqui.
Se achar mais adequado, você pode encontrar outras figuras que demonstrem como iniciamos o plantio de pequenas mudas. Em seguida, explique aos alunos que a foto mostra o começo de uma grande horta cheia de verduras e legumes. Comente que algumas sementes e mudas podem ser cultivadas dentro de pequenos recipientes para começarem a se desenvolver e, depois de terem criado raízes, são transportadas para um espaço maior.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com toda a problematização. Logo após a observação do solo da foto anterior, envie o slide do plano original ou apresente as imagens disponíveis aqui. Pergunte para crianças o que elas veem em cada uma das fotos. Peça para que elas observem os solos e o que está plantado neles (árvores, arbustos e grama). Em seguida, pergunte o que eles acham que contribui para que na segunda imagem existam mais árvores do que na primeira.
Permita que eles respondam livremente por mensagens de texto ou áudio. Em seguida, faça a pergunta central que os levará para a próxima etapa: e para plantarmos uma horta? Qual será o solo mais adequado? Vamos descobrir?
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Neste momento, eles deverão utilizar as amostras de três tipos de terra, as mudas de tempero, as bandejas de iogurte vazias, a pá, os panos, o lápis e o caderno. É essencial que a etapa seja desenvolvida com o auxílio de um adulto.
Envie as imagens disponíveis aqui aos alunos. Diga que eles farão a mesma coisa que a garotinha. Explique que eles deverão construir uma caixinha de mudas, como a da primeira imagem que observaram. Oriente a maneira como deve ficar: todos os potes devem conter terra e uma muda. Solicite que eles escrevam o que repararam durante o plantio: a terra que utilizaram, a muda, a quantidade de água caso tenham precisado etc. Sugerimos o uso de temperos, contudo, você pode optar por usar outras sementes, como o feijão.
Sistematização (50 minutos)
Finalizado o experimento, envie aos alunos a imagem do calendário, que está disponível aqui. Outra alternativa é pedir para desenharem o calendário do mês. Comente que eles somente vão conseguir ver a planta se desenvolver com o passar dos dias.
Peça que os alunos compartilhem o que observaram durante o plantio: se foi fácil ou difícil cavar o buraco, se o solo fixou a muda rapidamente, se foi necessário usar água, dentre outras questões. Se preferir, faça esta sistematização de forma síncrona. Por fim, peça que marquem no calendário um período de sete dias para voltem a observar as plantas. Neste tempo, informe que eles estão livres para aguar as plantas e colocá-las no sol se acharem necessário. O período de sete dias é apenas para constatar o que aconteceu com cada uma delas.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças às sugestões que seguem abaixo de como organizar uma horta:
- “Dá para plantar e cultivar em vasos salsinha, cebolinha, orégano, alecrim, manjericão, hortelã e outras ervas aromáticas? Claro, e é super fácil”, disponível aqui.
- “Dicas para montar uma mini horta em casa”. disponível aqui.
Seguem sugestões de sites para que você possa tirar dúvidas sobre como deve ser o solo apropriado para o cultivo e como cuidar de plantas fáceis de serem cultivadas:
- “Mãos na terra: veja como cultivar em casa”, disponível aqui.
- “Como deve ser o solo para o cultivo de hortaliças”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Reconhecer a importância do solo, apresentando algumas de suas características que o tornam propício para o plantio e fundamental para nosso sustento.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.