Plano de aula: Solos e o Plantio

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância, usos e cuidados locais com a natureza

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Nesta aula os alunos observarão e plantarão mudas de um tempero para serem usados na escola. Para isso você precisará dos seguintes materiais: amostras de três tipos de solos, os quais você pode escolher, com a condição de que um deles seja adequado para plantio (com terra, humus, adubo e umidade adequada). Nós sugerimos que, para mostrar três tipos de solo bem diferentes você separe areia seca, argila e esta terra com adubo. A quantidade de terra deve ser suficiente para preencher copinhos de plástico reaproveitáveis (por exemplo de iogurte) vazias que serão o local do plantio das mudas, a princípio. Além das amostras de solo separe as mudas, que podem ser de cebolinha, hortelã, salsinha ou manjericão. Sugerimos a de cebolinha, por ter um caule mais resistente. A quantidade também deve ser suficiente para os potinhos (geralmente entre 4 e 6 potes, como serão 3 grupos, separe entre 12 e 18 mudas).

Para a experiência do plantio você também precisará de bandejas de iogurte vazias, água, panos, uma pá pequena, lápis, folha de sulfite, de almaço ou caderno, quadro, giz ou canetão e as imagens da aula, disponíveis no item “material complementar”, logo abaixo

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização, ação propositiva e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/J5V6Emq5p7Z89ZNswdr5CzDM9AK4yz36UM36FDNjhSpnJGDzmrKyAReRv5yF/geo02-11und05-imagens-para-impressao.pdf

Para saber mais: Seguem sugestões de sites para que você possa tirar dúvidas sobre como deve ser o solo apropriado para o cultivo e como cuidar de plantas fáceis de serem cultivadas:

Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.

A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada em complementação aos planos descritos a seguir: GEO02_11UND 01, GEO02_11UND 02, GEO02_11UND 03 e GEO02_11UND 04.

Tema da aula

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão a resposta para essa pergunta plantado sua própria muda de tempero.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA