Plano de aula: Solos naturais e modificados

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância, usos e cuidados locais com a natureza

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula os alunos observarão amostras de solo e tentarão adivinhar de onde elas foram coletadas, portanto, prepare algumas amostras e coloque-as em potinhos transparentes para facilitar a visualização de vários elementos ao mesmo tempo. Sugerimos as seguintes amostras:

• Areia
  • Terra com grama, galhos e/ou folhas
  • Terra com pedras, pedregulhos, concreto ou asfalto (você pode coletar de calçadas quebradas, do quintal, de resíduos de construção civil, etc)
  • Húmus ou terra com adubo
  • Argila

Além das amostras, você usará os seguintes materiais: Panos ou papel higiênico (caso derrubem alguma amostra), giz, quadro, folhas de sulfite ou caderno, lápis e as imagens da aula que estão disponíveis no item “material complementar”

Material complementar:

GEO2_11UND04 - Imagens para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXzwNAgdEvnHkjkYbpHZTfTxTNRfcVCGXr7g92HksA72KzPwWPmrYXgHfNv2/geo2-11und04-imagens-para-impressao.pdf

Para saber mais:

Segue sugestões de sites para que você possa tirar dúvidas sobre o conceito geográfico de solo:

Solo. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Solo/>. Acesso em: 25 mar 2019.

Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.

A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada antes dos planos descritos a seguir: GEO2_11UND01, GEO2_11UND02, GEO2_11UND03 e GEO2_11UND05.

Tema da aula

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão a resposta para essa pergunta realizando experimentos com tipos de solos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA