GEO2_11UND04 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Solos naturais e modificados
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância, usos e cuidados locais com a natureza
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Nesta aula os alunos observarão amostras de solo e tentarão adivinhar de onde elas foram coletadas, portanto, prepare algumas amostras e coloque-as em potinhos transparentes para facilitar a visualização de vários elementos ao mesmo tempo. Sugerimos as seguintes amostras:
- Areia
- Terra com grama, galhos e/ou folhas
- Terra com pedras, pedregulhos, concreto ou asfalto (você pode coletar de calçadas quebradas, do quintal, de resíduos de construção civil, etc)
- Húmus ou terra com adubo
- Argila
Além das amostras, você usará os seguintes materiais: Panos ou papel higiênico (caso derrubem alguma amostra), giz, quadro, folhas de sulfite ou caderno, lápis e as imagens da aula que estão disponíveis no item “material complementar”
Material complementar:
GEO2_11UND04 - Imagens para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXzwNAgdEvnHkjkYbpHZTfTxTNRfcVCGXr7g92HksA72KzPwWPmrYXgHfNv2/geo2-11und04-imagens-para-impressao.pdf
Para saber mais:
Segue sugestões de sites para que você possa tirar dúvidas sobre o conceito geográfico de solo:
Solo. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Solo/>. Acesso em: 25 mar 2019.
Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.
A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada antes dos planos descritos a seguir: GEO2_11UND01, GEO2_11UND02, GEO2_11UND03 e GEO2_11UND05.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão a resposta para essa pergunta realizando experimentos com tipos de solos.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA