Plano de Aula

Plano de aula: Solos naturais e modificados

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância, usos e cuidados locais com a natureza

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula os alunos observarão amostras de solo e tentarão adivinhar de onde elas foram coletadas, portanto, prepare algumas amostras e coloque-as em potinhos transparentes para facilitar a visualização de vários elementos ao mesmo tempo. Sugerimos as seguintes amostras:

  • Areia
  • Terra com grama, galhos e/ou folhas
  • Terra com pedras, pedregulhos, concreto ou asfalto (você pode coletar de calçadas quebradas, do quintal, de resíduos de construção civil, etc)
  • Húmus ou terra com adubo
  • Argila

Além das amostras, você usará os seguintes materiais: Panos ou papel higiênico (caso derrubem alguma amostra), giz, quadro, folhas de sulfite ou caderno, lápis e as imagens da aula que estão disponíveis no item “material complementar”

Material complementar:

GEO2_11UND04 - Imagens para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pXzwNAgdEvnHkjkYbpHZTfTxTNRfcVCGXr7g92HksA72KzPwWPmrYXgHfNv2/geo2-11und04-imagens-para-impressao.pdf

Para saber mais:

Segue sugestões de sites para que você possa tirar dúvidas sobre o conceito geográfico de solo:

Solo. Só Geografia. Disponível em: <https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Solo/>. Acesso em: 25 mar 2019.

Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.

A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada antes dos planos descritos a seguir: GEO2_11UND01, GEO2_11UND02, GEO2_11UND03 e GEO2_11UND05.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles descobrirão a resposta para essa pergunta realizando experimentos com tipos de solos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA