Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Três sites para criar páginas de graça na internet

POR:
NOVA ESCOLA

Ferramentas gratuitas para criar sites. Blog Tecnologia na Educação. Editoria de arte

Criar um site pode ser muito útil para compartilhar vídeos, imagens e textos com seus alunos ou colegas de escola. Já apresentamos no blog um tutorial em vídeo sobre como usar o Google Sites para construir um ambiente virtual e deixar seus materiais disponíveis para todos.

Nesse post, indicamos mais três sites gratuitos que oferecem esse serviço. Todos são bastante simples e não exigem que você conheça linguagem de programação para criar uma  página bacana.

Confira as dicas e escolha o que melhor atende seus objetivos!

Webnode

Como funciona:

 com apenas alguns cliques, você escolhe o modelo e o nome do seu site. A cada etapa, a página orienta o usuário sobre os próximos passos e dá dicas de como incrementar a produção. Todas as instruções são dadas em português. O layout do site se adapta ao tamanho das telas de computadores, tablets e celulares. Além disso, é possível acrescentar caixas para receber comentários do Facebook e botões de compartilhamento.

É bacana porque: o site também oferece dicas para utilizar boas palavras-chave na construção do seu site, permitindo que a página seja facilmente encontrada em páginas de busca, como Google, Bing e Yahoo, o que aumentar o número de acessos.

Wix

Como funciona: depois de selecionar seu modelo de layout preferido, é possível criar sua página apenas modificando o exemplo. Ou seja, é possível substituir fotos e textos já disponíveis por suas próprias imagens e arquivos. Há também ferramentas para alterar o design, escolhendo cores e mudando fontes. O site é bem fácil de navegar e os textos estão em português. O layout também se adapta ao tamanho das telas de computadores, tablets e celulares.

É bacana porque: entre as opções de modelo, há layouts para páginas dedicadas a comunidades e à Educação. Na seção App Market, o usuário pode escolher todos os “acessórios” que deseja colocar em suas páginas, como GoogleMaps, comentários do Facebook, campo de busca no próprio site, entre outros.

Weebly

Como funciona: assim como as dicas anteriores, esse site oferece opções de modelos para que o usuário dê início à criação de sua página. Em comparações com os outros, há menos recursos gratuitos disponíveis. Para inserir o campo de busca ou galeria de imagens, por exemplo, é preciso pagar. As instruções dadas ao usuários estão em português e em inglês.

É bacana porque: o site é bastante intuitivo e fornece sugestões aos usuários de como incrementar sua página. Em um clique, é possível adicionar ícones de redes sociais e criar fóruns de discussão.

Gostou das dicas? Já utilizou algum desses sites? Conte pra gente!

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias