Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: previsto para ser realizado no decorrer de uma aula (totalizando 50 minutos), este plano de aula propõe uma série de reflexões e vivências que ajudarão a turma a solucionar uma situação-problema do cotidiano dos alunos: o que fazer para evitar acidentes na escola?
Para isso, será feito um levantamento sobre os riscos à segurança na escola em que os estudantes irão relembrar alguns casos de riscos que já viram ou vivenciaram na escola. Em seguida, se dividirão em grupos e estabelecerão colaborativamente algumas categorias de riscos: eletricidade, objetos cortantes, incêndios, primeiros socorros, desrespeito entre pessoas/bullying. Por fim, compilarão dicas de segurança para cada uma dessas categorias e apresentarão para a comunidade escolar o resultado final das produções. Deverão ser destacados os locais ou situações em que encontraram possíveis riscos à segurança, quais os riscos e as dicas para evitar acidentes.
Este plano de aula aborda aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF02CI03, EF01GE09, EF12LP10 e EF01LP21 de Ciências, Língua Portuguesa e Geografia, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC:
5 - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
7 - Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8 - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
10 - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Organização das aulas: Este plano de aula pode acontecer no contexto dos componentes de Geografia, Língua Portuguesa ou Ciências. Realize a aula em um tempo de 50 minutos. Se não for possível, os professores podem organizar a aula de outra forma, tendo em vista os objetivos e especificidades dela.
Ação prévia: solicite aos estudantes que, em grupos, observem dentro da escola locais e/ou situações que podem causar acidentes. Após esse momento de observação, solicite que os alunos criem uma lista e desenhem um mapa simples desses locais e/ou situações, esclarecendo quais riscos à segurança eles observaram ali. Peça para os grupos compartilharem as observações com toda a turma. Você também deve fazer esse levantamento prévio para poder lançar questionamentos durante a exposição dos grupos, como:
- Quais possíveis riscos à segurança vocês observaram em seu levantamento?
- Há alguma maneira de diminuir ou acabar com esses riscos?
- Algum grupo observou possível risco que este grupo não citou?
- Vocês observaram alguma medida já tomada na escola a fim de prevenir acidentes?
Caso a turma não cite espontaneamente os pontos de riscos existentes, chame atenção para tais questões e converse com a turma sobre a pertinência dela. Solicite que os alunos guardem os registros para retomar no decorrer da aula apresentada aqui.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: ao propor que as próprias crianças e os adolescentes construam um olhar sobre aspectos que permeiam a segurança na escola, a atividade incentiva o desenvolvimento da responsabilidade, ética, protagonismo e colaboração.
Materiais necessários: Lápis/caneta, folhas para registros, materiais para desenho e pintura, para produção de cartazes e fôlderes, e/ou recursos audiovisuais, para gravação de material digital produzido pelos alunos, a fim de apresentá-los para a comunidade escolar.
Material complementar: Não há.
Para você saber mais:
Plano de aula - Cuidado: isso corta! Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2874/cuidado-isso-corta. Acesso em: 17 mar. 2020.
Plano de aula - Cuidado, fogo! Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2824/cuidado-fogo. Acesso em: 17 mar. 2020.
Segurança e autonomia. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7472/seguranca-e-autonomia. Acesso em: 17 mar. 2020.
Manual de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://www.amavi.org.br/arquivos/amavi/colegiados/codime/2016/Primeiros_Socorros_Manual_Prev_Acid_Escolas.pdf. Acesso em: 17 mar. 2020.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: apresente à turma o objetivo da aula: realizar, colaborativamente, um levantamento com dicas de segurança na escola. Faça, então, uma relação com a ação prévia solicitada para essa aula. Questione acerca do que os alunos observaram no ambiente escolar, pedindo que eles socializem brevemente os registros.
Solicite que os alunos leiam a situação exposta no slide. Em seguida, levante os questionamentos a seguir e estimule a participação da turma:
- Vocês já passaram ou viram alguém passar por uma situação parecida em nossa escola?
- Em qual local da escola aconteceu?
- Qual poderia ter sido a causa do possível acidente?
- Poderia ter sido feito algo para evitar o escorregão ou a queda?
- Para que serve a borracha, ou fita antiderrapante, nos degraus da escada da escola de Mariana?
- Quais outras medidas poderiam ser tomadas para evitar esse tipo de acidente?
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: a partir desse slide, expanda a discussão do grupo para outras possíveis situações que podem causar acidentes no ambiente escolar. Leia a questão disparadora do slide e peça para as crianças ou adolescentes relatarem situações que viram ou vivenciaram na escola envolvendo acidentes. Nesse momento, a mediação do professor é muito importante para estimular a participação dos alunos. Cuide para que a discussão não perca o foco. Se julgar necessário, liste a ordem que os alunos participarão na lousa, conforme levantarem a mão solicitando a fala. Estipule o tempo de participação de cada criança ou adolescente, para que eles possam organizar a fala de acordo com o tempo determinado. Levante novos questionamentos, tais como:
- O que pode ter causado esse acidente?
- Você acha que existe alguma maneira de esse acidente ter sido evitado?
- Como você alertaria alguém sobre o risco de acidente naquele local?
- Você tomou alguma medida após ver o risco de acidente?
Essa discussão deve levar as crianças ou adolescentes a refletirem sobre a segurança no ambiente escolar e de que forma podem contribuir para disseminar ações que visem à segurança de todos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: solicite que os alunos se dividam em cinco grupos. Medeie para que os grupos fiquem com uma quantidade semelhante de integrantes. Informe-os de que serão responsáveis por produzir um informe com dicas de como evitar acidentes, que será montado a partir da observação da escola que realizaram previamente. Explique que cada grupo ficará responsável por uma categoria de risco, que será escolhida pelo interesse deles: eletricidade, objetos cortantes, incêndios, primeiros socorros e desrespeito entre pessoas/bullying.
Para a última categoria aqui listada, faça uma gradação do tema de acordo com a faixa etária que vai trabalhar, adequando à realidade dos alunos. Caso mais de um grupo deseje a mesma categoria, promova um diálogo para que entrem em acordo. Essa ação é muito interessante, pois é um momento propício para que os estudantes possam exercitar o posicionamento sobre interesses e necessidades de cada um, explicitando razões e estruturando argumentos. Após a divisão, os grupos devem explorar, baseados nas observações que fizeram na escola previamente, os possíveis riscos de acidentes dentro da categoria determinada para cada grupo. Caminhe entre os grupos observando as discussões e realizando as mediações necessárias.
- Por que você acha que esse local oferece risco à segurança?
- Que medida pode ser tomada para evitar acidentes dentro da categoria do seu grupo?
- Como conscientizar a comunidade escolar para colaborar com os cuidados para evitar acidentes ou situações de risco?
Caso algum grupo tenha dificuldade para compreender quais os possíveis riscos dentro da categoria trabalhada, ofereça acesso ao manual de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas, cujo link está disponível nos materiais complementares dessa aula. Após a discussão, peça para que façam uma lista com locais que apresentem riscos à segurança com, pelo menos, uma dica para evitar que tal acidente ocorra.
Como adequar à sua realidade: nas orientações, foi proposta a divisão dos grupos em cinco categorias de riscos. Caso julgue necessário, realize a troca de uma dessas categorias ou o acréscimo de outras, como afogamentos, quedas, entre outros. Tais mudanças não demandam uma reestruturação da atividade, mas é necessário a reformulação dos grupos e uma análise prévia delas. Além disso, para as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, sugira que as crianças não realizem somente o registro escrito, que pode se limitar ao título da cartaz ou fôlder, pois ainda estão no início do processo de letramento. Peça para que produzam desenhos ou vídeos explicativos, explorando outras formas de comunicação mais acessíveis a elas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: peça para os alunos elaborarem os materiais de divulgação por meio de diferentes recursos e dicas para a prevenção de acidentes na escola. Sugira que os grupos produzam cartazes, fôlderes ou vídeos explicativos que conscientizem a comunidade escolar sobre os riscos que há em não se tomar medidas de segurança. Caso os grupos optem por materiais escritos para essa divulgação, esses materiais podem ficar expostos em todo o ambiente escolar. Caso optem por vídeos, disponha, posteriormente, para que eles possam apresentá-los para as turmas e outros membros da escola.
Por meio da observação e análise de aspectos que permeiam a segurança no ambiente escolar, realize intervenções que incentivem o desenvolvimento da responsabilidade sobre eles e sobre outros, da ética, do protagonismo e da colaboração.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: peça para os alunos apresentarem o resultado final das produções, destacando os locais ou situações em que encontraram possíveis riscos à segurança, quais os riscos e as dicas para evitar acidentes. Durante as apresentações, intervenha de forma a problematizar a fala dos alunos:
- Quais os riscos de acidentes mais graves observados por vocês?
- Quais dicas vocês elencaram para cada situação de risco?
- Como conscientizar as pessoas que fazem parte da escola a tomarem os cuidados necessários para evitar acidentes?
Para encerrar, realize uma breve conversa avaliativa. Dialogue com a turma sobre as diferentes listas produzidas. Verifiquem cuidados que são próprios de cada categoria e aqueles que podem ser atribuídos a duas ou mais. Peça para as crianças refletirem sobre o autocuidado e o cuidado com o próximo, deixando claro que todos somos corresponsáveis pelo bem-estar e a segurança no ambiente escolar e que essas ações podem ser expandidas para outros ambientes.
Continuidade do plano: caso você disponha de mais tempo para o desenvolvimento dessa temática, solicite que os alunos realizem entrevistas com profissionais da escola sobre as normas de segurança e dialoguem sobre formas de colaborar para manter um ambiente seguro na escola. Outra sugestão é promover uma extrapolação dos muros da escola, solicitando que os alunos observem locais ou situações no entorno da escola, no bairro ou no entorno da residência deles, que oferecem riscos de acidentes. Posteriormente, peça que compartilhem as observações e análises com a comunidade escolar.