Plano de Aula

Plano de aula: Escola segura

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: previsto para ser realizado no decorrer de uma aula (totalizando 50 minutos), este plano de aula propõe uma série de reflexões e vivências que ajudarão a turma a solucionar uma situação-problema do cotidiano dos alunos: o que fazer para evitar acidentes na escola?

Para isso, será feito um levantamento sobre os riscos à segurança na escola em que os estudantes irão relembrar alguns casos de riscos que já viram ou vivenciaram na escola. Em seguida, se dividirão em grupos e estabelecerão colaborativamente algumas categorias de riscos: eletricidade, objetos cortantes, incêndios, primeiros socorros, desrespeito entre pessoas/bullying. Por fim, compilarão dicas de segurança para cada uma dessas categorias e apresentarão para a comunidade escolar o resultado final das produções. Deverão ser destacados os locais ou situações em que encontraram possíveis riscos à segurança, quais os riscos e as dicas para evitar acidentes.

Este plano de aula aborda aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF02CI03, EF01GE09, EF12LP10 e EF01LP21 de Ciências, Língua Portuguesa e Geografia, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC:

5 - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

7 - Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8 - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

10 - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Organização das aulas: Este plano de aula pode acontecer no contexto dos componentes de Geografia, Língua Portuguesa ou Ciências. Realize a aula em um tempo de 50 minutos. Se não for possível, os professores podem organizar a aula de outra forma, tendo em vista os objetivos e especificidades dela.

Ação prévia: solicite aos estudantes que, em grupos, observem dentro da escola locais e/ou situações que podem causar acidentes. Após esse momento de observação, solicite que os alunos criem uma lista e desenhem um mapa simples desses locais e/ou situações, esclarecendo quais riscos à segurança eles observaram ali. Peça para os grupos compartilharem as observações com toda a turma. Você também deve fazer esse levantamento prévio para poder lançar questionamentos durante a exposição dos grupos, como:

  • Quais possíveis riscos à segurança vocês observaram em seu levantamento?
  • Há alguma maneira de diminuir ou acabar com esses riscos?
  • Algum grupo observou possível risco que este grupo não citou?
  • Vocês observaram alguma medida já tomada na escola a fim de prevenir acidentes?

Caso a turma não cite espontaneamente os pontos de riscos existentes, chame atenção para tais questões e converse com a turma sobre a pertinência dela. Solicite que os alunos guardem os registros para retomar no decorrer da aula apresentada aqui.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: ao propor que as próprias crianças e os adolescentes construam um olhar sobre aspectos que permeiam a segurança na escola, a atividade incentiva o desenvolvimento da responsabilidade, ética, protagonismo e colaboração.

Materiais necessários: Lápis/caneta, folhas para registros, materiais para desenho e pintura, para produção de cartazes e fôlderes, e/ou recursos audiovisuais, para gravação de material digital produzido pelos alunos, a fim de apresentá-los para a comunidade escolar.

Material complementar: Não há.

Para você saber mais:

Plano de aula - Cuidado: isso corta! Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2874/cuidado-isso-corta. Acesso em: 17 mar. 2020.

Plano de aula - Cuidado, fogo! Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2824/cuidado-fogo. Acesso em: 17 mar. 2020.

Segurança e autonomia. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7472/seguranca-e-autonomia. Acesso em: 17 mar. 2020.

Manual de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://www.amavi.org.br/arquivos/amavi/colegiados/codime/2016/Primeiros_Socorros_Manual_Prev_Acid_Escolas.pdf. Acesso em: 17 mar. 2020.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: apresente à turma o objetivo da aula: realizar, colaborativamente, um levantamento com dicas de segurança na escola. Faça, então, uma relação com a ação prévia solicitada para essa aula. Questione acerca do que os alunos observaram no ambiente escolar, pedindo que eles socializem brevemente os registros.

Solicite que os alunos leiam a situação exposta no slide. Em seguida, levante os questionamentos a seguir e estimule a participação da turma:

  • Vocês já passaram ou viram alguém passar por uma situação parecida em nossa escola?
  • Em qual local da escola aconteceu?
  • Qual poderia ter sido a causa do possível acidente?
  • Poderia ter sido feito algo para evitar o escorregão ou a queda?
  • Para que serve a borracha, ou fita antiderrapante, nos degraus da escada da escola de Mariana?
  • Quais outras medidas poderiam ser tomadas para evitar esse tipo de acidente?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA