Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Peça que os alunos levem para sala de aula alguns objetos de itens de consumo do seu dia a dia que possam ser reaproveitados, tais como latas, garrafas, caixas, plásticos, entre outros, além de cola, tesoura sem ponta, fitas adesivas, lápis e canetas para colorir, etc.
Cópia impressa do slide 5 para cada grupo de 3 a 4 alunos.
Cópia impressa do slide 7 para cada aluno.
É necessário também que todos tenham ao menos uma ideia básica do que fazer com esses objetos, podendo pesquisar na internet.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título da aula e peça a turma que se organizem em grupos de 3 a 4 alunos. Verifique se todos trouxeram o material solicitado e fizeram a pesquisa indicada.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora e comente que, em grupo, todos nós reutilizaremos os objetos de itens de consumo do nosso dia a dia que fará toda diferença para a preservação do meio ambiente. E logo após, cada um poderá dar a sua opinião sobre o que representa a reutilização de objetos.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Distribua uma cópia impressa do slide 5 para cada grupo. Solicite que juntos reutilizem o máximo de objetos levados pelos integrantes do grupo. Peça que criem uma peça reutilizando os objetos e descrevam na cópia impressa do slide 5 o nome da peça idealizada, sua função, os objetos utilizados na confecção da peça e o procedimento adotado para execução da referida peça.
MÃO NA MASSA
Orientações: Solicite que cada grupo conversem entre si sobre a peça criada, a dificuldade de execução da peça (baixa, média ou grande), objeto utilizado e procedimento adotado para execução da peça e sobre as várias opiniões do grupo sobre o que representa a reutilização de objetos para preservação do meio ambiente. Em seguida, cada grupo deve apresentar a sua produção para turma.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Apresente a imagem do slide, solicite que identifique a peça, o material e a sua utilidade de origem e a atual. Em seguida, distribua uma cópia do material complementar disponível em:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QGj8VrwhKz6GpkSte5B299juZEetHZXKguzUcNdeMd9Xb2MffB6Ww8gPFXNW/cie1-01me05-reutilizar.pdf
Logo após, faça uma leitura compartilhada, retome o conceito de reutilização, das dicas de reutilizar objetos/materiais do dia a dia e solicite que cole a folha impressa no caderno como forma de registro da aula.