Plano de aula: Projetando o futuro em obras de arte

Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Backup para o futuro

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de duas aulas (totalizando 100 minutos), o plano dá continuidade ao anterior, intitulado “Um backup das memórias de escola”. Se no primeiro plano os estudantes relembraram memórias sobre a trajetória estudantil e registraram algumas perspectivas de futuro nos backups, neste compartilharão com os colegas as impressões sobre o exercício. Em seguida, a turma, dividida em grupos de trabalho, planejará a construção de livros de artistas coletivos, que representem artisticamente as projeções e os sentimentos coletivos em relação ao futuro. Por fim, vão tirar o planejamento do papel e realizar as produções artísticas de forma colaborativa.

Esse plano de aula faz parte da sequência “Transição para o Ensino Médio”, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as seguintes habilidades de Arte da BNCC: EF69AR01, EF69AR05, EF69AR06, EF69AR07 e EF69AR31. Além disso, serão trabalhados aspectos relacionados aos projetos de vida dos estudantes, igualmente presentes na BNCC. A sequência também contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3, 4, 6 e 8.

Organização das aulas: a sugestão é que o plano seja dividido entre as duas aulas da seguinte maneira:

- 1ª aula - planejamento das obras coletivas.

- 2ª aula - execução das produções artísticas coletivas.

Você pode rearranjar as atividades ao longo das aulas de acordo com o que considerar mais adequado para o seu contexto.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: o plano de aula mobiliza e incentiva o desenvolvimento de aspectos bastante relevantes para a Educação Empreendedora, tais como: autoconfiança, autoestima, estabelecimento de metas, planejamento, trabalho e grupo, escuta ativa e criatividade. Estimula, de forma direta, o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, ao convidá-los a projetarem sonhos, interesses e necessidades, e a refletirem sobre como aprendizagens e competências podem ajudá-los a concretizar os próprios projetos pessoais.

Materiais necessários: de acordo com o que for definido pelos grupos de trabalho nos planejamentos para a construção das obras.

Orientações: faça o acolhimento da turma. Inicie comentando que será dada continuidade à aula anterior e que, por isso, os estudantes complementarão os backups a partir de uma dinâmica que buscará apoiá-los no desenvolvimento da autoestima. Em seguida, faça a apresentação do percurso das duas próximas aulas. Dessa forma, a turma realizará as ações de maneira mais intencional e significativa.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA