Plano de Aula
Plano de aula: Projetando o futuro em obras de arte
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Backup para o futuro
Por: Samuel Andrade
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de duas aulas (totalizando 100 minutos), o plano dá continuidade ao anterior, intitulado “Um backup das memórias de escola”. Se no primeiro plano os estudantes relembraram memórias sobre a trajetória estudantil e registraram algumas perspectivas de futuro nos backups, neste compartilharão com os colegas as impressões sobre o exercício. Em seguida, a turma, dividida em grupos de trabalho, planejará a construção de livros de artistas coletivos, que representem artisticamente as projeções e os sentimentos coletivos em relação ao futuro. Por fim, vão tirar o planejamento do papel e realizar as produções artísticas de forma colaborativa.
Esse plano de aula faz parte da sequência “Transição para o Ensino Médio”, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as seguintes habilidades de Arte da BNCC: EF69AR01, EF69AR05, EF69AR06, EF69AR07 e EF69AR31. Além disso, serão trabalhados aspectos relacionados aos projetos de vida dos estudantes, igualmente presentes na BNCC. A sequência também contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3, 4, 6 e 8.
Organização das aulas: a sugestão é que o plano seja dividido entre as duas aulas da seguinte maneira:
- 1ª aula - planejamento das obras coletivas.
- 2ª aula - execução das produções artísticas coletivas.
Você pode rearranjar as atividades ao longo das aulas de acordo com o que considerar mais adequado para o seu contexto.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: o plano de aula mobiliza e incentiva o desenvolvimento de aspectos bastante relevantes para a Educação Empreendedora, tais como: autoconfiança, autoestima, estabelecimento de metas, planejamento, trabalho e grupo, escuta ativa e criatividade. Estimula, de forma direta, o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, ao convidá-los a projetarem sonhos, interesses e necessidades, e a refletirem sobre como aprendizagens e competências podem ajudá-los a concretizar os próprios projetos pessoais.
Materiais necessários: de acordo com o que for definido pelos grupos de trabalho nos planejamentos para a construção das obras.
Introdução
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: faça o acolhimento da turma. Inicie comentando que será dada continuidade à aula anterior e que, por isso, os estudantes complementarão os backups a partir de uma dinâmica que buscará apoiá-los no desenvolvimento da autoestima. Em seguida, faça a apresentação do percurso das duas próximas aulas. Dessa forma, a turma realizará as ações de maneira mais intencional e significativa.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA