Plano de Aula

Plano de aula: Projetando o futuro em obras de arte

Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Backup para o futuro

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esse plano: previsto para ser realizado no decorrer de duas aulas (totalizando 100 minutos), o plano dá continuidade ao anterior, intitulado “Um backup das memórias de escola”. Se no primeiro plano os estudantes relembraram memórias sobre a trajetória estudantil e registraram algumas perspectivas de futuro nos backups, neste compartilharão com os colegas as impressões sobre o exercício. Em seguida, a turma, dividida em grupos de trabalho, planejará a construção de livros de artistas coletivos, que representem artisticamente as projeções e os sentimentos coletivos em relação ao futuro. Por fim, vão tirar o planejamento do papel e realizar as produções artísticas de forma colaborativa.

Esse plano de aula faz parte da sequência “Transição para o Ensino Médio”, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as seguintes habilidades de Arte da BNCC: EF69AR01, EF69AR05, EF69AR06, EF69AR07 e EF69AR31. Além disso, serão trabalhados aspectos relacionados aos projetos de vida dos estudantes, igualmente presentes na BNCC. A sequência também contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3, 4, 6 e 8.

Organização das aulas: a sugestão é que o plano seja dividido entre as duas aulas da seguinte maneira:

- 1ª aula - planejamento das obras coletivas.

- 2ª aula - execução das produções artísticas coletivas.

Você pode rearranjar as atividades ao longo das aulas de acordo com o que considerar mais adequado para o seu contexto.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: o plano de aula mobiliza e incentiva o desenvolvimento de aspectos bastante relevantes para a Educação Empreendedora, tais como: autoconfiança, autoestima, estabelecimento de metas, planejamento, trabalho e grupo, escuta ativa e criatividade. Estimula, de forma direta, o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, ao convidá-los a projetarem sonhos, interesses e necessidades, e a refletirem sobre como aprendizagens e competências podem ajudá-los a concretizar os próprios projetos pessoais.

Materiais necessários: de acordo com o que for definido pelos grupos de trabalho nos planejamentos para a construção das obras.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: faça o acolhimento da turma. Inicie comentando que será dada continuidade à aula anterior e que, por isso, os estudantes complementarão os backups a partir de uma dinâmica que buscará apoiá-los no desenvolvimento da autoestima. Em seguida, faça a apresentação do percurso das duas próximas aulas. Dessa forma, a turma realizará as ações de maneira mais intencional e significativa.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados