Plano de Aula

Plano de aula: Invenções e Inventores

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Inventos e Inventores

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Invenções para todo lado

Invenções e inventores

Descobrindo invenções

Partilha de invenções

Hora da Invenção

Assista o vídeo sugerido aqui e preveja as pausas e possíveis cortes para melhor adequá-lo ao seu grupo. Busque também, reunir todas as informações necessárias para a elaboração do mapa visual previsto nesta atividade, de maneira que possa dar suporte ao grupo durante sua elaboração e assegurar a veracidade das informações.

Selecione uma pessoa idosa da comunidade, que pode ser avós das crianças, por exemplo, para que converse com a turma, contando como eram e como se usavam os telefones antigamente. É importante que, previamente, você se reúna com essa pessoa e conversem, levantando materiais (telefones diversos e/ou fotografias de telefones) e combine algumas questões acerca do diálogo com a turma, como a organização do tempo, por exemplo.

Caso avalie que a proposta possui muitas ações, você pode optar por realizá-la em momentos e até dias diferentes, potencializando as interações com as crianças.

Materiais:

Para a introdução desta proposta será interessante que você apresente ao grupo aparelhos telefônicos antigos e novos e/ou suas imagens. Prepare ainda, computador com acesso à internet equipamentos para projetar o filme acerca da invenção, sugerido nos contextos prévios. Além disso, serão utilizados: fichas com os títulos do mapa visual, papéis, lápis de escrever, lápis de cor, hidrocores e fitas adesivas

Preparamos aqui, a sugestão de um mapa visual de invenção, para a inspirá-lo na criação com o seu grupo.

Espaços:

A sala é o lugar ideal para a realização desta proposta, para que o grupo tenha acesso posterior ao mapa visual que será construído. No entanto, caso seja necessário a locomoção do grupo para uma sala onde possam assistir ao filme, preveja esse deslocamento apenas no momento de sua apresentação. Observe que ao final da atividade, você organizará as crianças em três grupos, para isso, considere saberes complementares entre elas, observando capacidade de liderança, afinidades e apoios mútuos.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

Como as crianças interagiram com as invenções e entre si? Foram capazes de relacioná-los a suas histórias e vivências?

De que forma o grupo demonstrou curiosidade quanto a invenção proposta? Explorou os objetos que trouxe, comparando com aqueles mais recentes?

As crianças formularam hipóteses sobre a história da invenção e seus impactos na vida das pessoas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Atente-se para as diferentes linguagens das crianças, acolhendo suas maneiras diversificadas de se expressarem.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Reúna o grande grupo e conte que hoje você trouxe uma pessoa especial que apresentará para elas alguns aparelhos telefônicos e como eles eram utilizados antigamente. Convide a pessoa para a roda de conversa. Nesta conversa, peça que ela se apresente e conte as curiosidades dos aparelhos telefônicos e das imagens que selecionou para a atividade. Busque mediar a conversa entre o visitante e o grupo, acolhendo as expressões das crianças e estimulando-as a relatarem vivências e experiências com o telefone. Estabeleça relações entre as falas das crianças e a fala do visitante, fortalecendo o diálogo e as trocas de experiências.

Possíveis falas do professor neste momento: Orelhão? crianças, vocês conhecem esse telefone que é um orelhão? E quando o senhor usava a ficha no orelhão, tinha um tempo determinado para falar? Era muito ou pouco tempo?


2

Circule as imagens entre o grupo de crianças, a fim de que percebam detalhes e se engajem ainda mais na conversa com o visitante. Busque mediar a conversa entre o visitante e o grupo, acolhendo as expressões das crianças e estimulando-as a relatarem vivências e experiências com o telefone.

Possíveis falas do professor neste momento: Vi que você gostou dessa imagem que nosso visitante acabou de mostrar. Você conhece um telefone como esse?

Possíveis falas e ações das crianças neste momento: É que tem um igualzinho, só que vermelho, lá na casa da minha avó. A gente põe o dedono buraquinho do número e roda. Não é igual o celular não!

Após a conversa, considerando que o visitante contou ao grupo o que desejava e que as crianças expressaram suas curiosidades, agradeça ao visitante a partilha de história de vida. Considere registrar uma fotografia das crianças com ele para, posteriormente, enviá-la como forma de agradecimento especial.


3

Com intuito de continuar a investigação acerca do telefone, pergunte às crianças se sabem quem o inventou. Incentive-as a pensarem quando e como ele foi inventado. Após a partilha das hipóteses acerca da invenção, convide-as para assistirem ao filme da história desta invenção. Combine com grupo que após a apresentação do filme vocês irão conversar sobre as descobertas e curiosidades acerca da história da invenção. Esclareça também, que durante o filme você fará algumas pausas para que possam fazer comentários sobre a invenção do telefone.


4

Apresente o filme ao grande grupo, fazendo pausas para destacar informações relevantes como o nome do inventor, local e data da invenção, as motivações para a invenção e os obstáculos no processo inventivo. O filme sugerido possui em torno de 25 minutos, logo, preveja a utilização de alguns trechos de maneira que possa assegurar o envolvimento do grupo. Ao realizar as pausas, observe o interesse das crianças e incentive-as a comentarem e refletirem sobre as informações apresentadas no filme.

Possíveis falas do professor neste momento: Vocês ouviram o nome do inventor? Quando assistiram essa parte do documentário, vocês acham que foi fácil ou difícil para ele inventar o telefone? Por quê?

Considere que é fundamental, que ao longo da atividade, você observe o engajamento da turma com a proposta. Caso você sinta que as crianças estão cansadas frente a densidade da atividade, você pode pausar a proposta e combinar com elas a continuidade no próximo dia, ou em outro período do dia, por exemplo.


5

Ao término do filme, convoque as crianças para uma conversa sobre o que descobriram sobre a história do telefone e diga que para organizarem e registrarem as informações acerca da invenção dos telefone, vocês montarão um mapa visual com as principais informações do invento no mural ou na parede da sala, a partir das percepções que elas trouxerem. Acrescente ainda, que para facilitar, você já preparou alguns títulos para a organização do mapa e apresente-os ao grande grupo, destacando e explorando com as crianças a palavra escrita, o ícone e as cores utilizadas.

Possíveis falas do professor neste momento: Para organizar e registrar tudo que vocês estão me contando, vamos montar um mapa visual aqui na parede da sala. Assim as principais informações sobre a invenção estarão registradas. Para facilitar já trouxe aqui os títulos desse mapa, olhem aqui. (Mostre o título "Quem Inventou?", por exemplo) O que acham que está escrito aqui? Olhem bem essa figura, esse ícone aqui. Que informação acham que iremos colocar nesta parte do mapa?

6

Após apresentar os ícones referenciais do mapa visual, combine com as crianças que você as organizará em pequenos grupos e que cada um ficará responsável pelo registro de uma informação, para que ao final, montem o mapa visual da invenção do telefone. Dessa forma, organize as crianças nos pequenos grupos, tendo em vista cerca de 5 componentes em cada um. Peça que os grupos selecione as informações que desejam registrar, escolhendo os ícones impressos do mapa para serem apoio para os registros. Esclareça que você apoiará os grupos e que este registro pode ser escrito, tendo colegas ou você como escriba, mas que também, pode ser apresentado em forma de desenho.


7

Com as crianças organizadas em pequenos grupos e com as informações que cada grupo registrará estabelecidas, peça que iniciem os registros. Considere circular entre os grupos, a fim de observar como as crianças estão encontrando e fazendo trocas acerca do que e como irão registrar. Busque apoiar os grupos, por meio de mediações que ampliem e sistematizam as construções das crianças. Observe que você pode, por exemplo, apoiar o pequeno grupo que está registrando o nome do inventor, sua profissão, nacionalidade convidando-os a retornarem ao filme para consultar tais informações, a fim de que também percebam se aparece o nome escrito. Caso resolvam fazer o desenho da bandeira que representa o país que o inventor nasceu, busque investigar com as crianças como podem fazer isso, ou sugerindo a busca da imagem na internet, ou no ambiente de leitura da sala, caso ele conte com um atlas de bandeiras de países, por exemplo.


8

Continue apoiando os pequenos grupos nas criações de seu registros, busque instigar as ideias das crianças, trazendo provocações, apoiando suas relações e valorizando suas descobertas, acerca das questões que emergem ao pensarem sobre as informações que estão registrando.

Observe as características próprias do seu grupo e como está o envolvimento das crianças em relação à proposta. Caso perceba, que nesta etapa seja importante considerar que a construção dos registros necessita de maior apoio e tempo, proponha que construam o mapa por etapas em diferentes momento do dia, intercalando a ação dos pequenos grupos. Para isso, oportunize que as crianças que não estarão na composição do registro do mapa, estejam engajadas numa proposta que já realizam com autonomia.


9

Quando os pequenos grupos finalizarem seus registros, reúna as informações construídas pelos grupos e, coletivamente, construa o mapa, pedindo para as crianças fixarem as informações no mural/parede. Ofereça o apoio necessário e cuide para que as informações sejam fixadas de forma organizada, facilitando o entendimento do mapa visual. Após completarem a instalação do mapa visual, faça a leitura com o grupo, destacando as seções organizadas e suas legendas. Instigue as crianças a refletirem se desejam complementar o mapa ou se o consideram finalizado.


10

Em seguida, diga ao grupo que você acha interessante que a turma investigue outras invenções. Sendo assim, faça um levantamento sobre quais invenções a turma tem curiosidade de conhecer. A partir das opções trazidas pelo grupo. Convide as crianças a se engajarem numa investigação em grupo. Para isso, organize a turma em pequenos grupos, de até 6 crianças, seguindo o critério da escolha da criança em relação à preferência e curiosidade do invento.

Após a definição dos grupos e a seleção da invenção a ser investigada por cada um deles, conte que a ideia é que ao longo das descobertas, as crianças montem construam um mapa visual da invenção, tal como o que construíram para o telefone.


Para finalizar:

Acorde que cada grupo poderá iniciar sua investigação trazendo de casa informações a respeito da invenção e que em outro momento, todos irão confeccionar seus mapas. Lembre que o mapa visual sobre o telefone ficará exposto para que incluam novas descobertas e para guiar a elaboração de outros mapas posteriormente. Conte ainda, que nos próximos dias vocês farão buscas de informações acerca das invenções selecionada, visitando bibliotecas e convidando as famílias para ajudarem também no levantamento de informações.