Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo Invenções

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Inventos e Inventores

Habilidades BNCC:

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Invenções para todo lado

Invenções e inventores

Descobrindo invenções

Partilha de invenções

Hora da Invenção

Para essa atividade é importante que cada pequeno grupo já tenha realizado um levantamento de materiais sobre as invenções que irão investigar. Esse levantamento pode ser feito com uma visita à biblioteca da escola, pesquisa de imagens em revistas, jornais e internet, buscas na internet e até mesmo pesquisas realizadas junto às famílias. Essas ações são prerrequisito para a atividade e devem acontecer com o seu apoio, dando suporte à leitura e a busca de informações dos pequenos grupos acerca de suas invenções. Vale destacar a importância de todo material ser avaliado por você antes de ser disponibilizado aos pequenos grupos para a atividade. É importante também, que o grupo já tenha familiaridade com o modelo do mapa visual que será elaborado. No plano Invenções e Inventores, você encontra como foi o início da proposta de construção do mapa visual.

Materiais:

Para esta proposta além dos materiais com imagens e informações sobre a invenção e sua história, os pequenos grupos precisarão de papéis, lápis de escrever e de colorir, hidrocores, tesouras, cola e fita adesiva para seus registros. Providencie ainda os títulos do mapa visual da invenção de cada grupo, lembre-se de seguir os padrões utilizados no mapa visual do telefone no plano de atividade Invenções e Inventores desta sequência. Organize ainda, lupas, computador, réplicas das invenções selecionadas, dentre outros materiais que o ajudarão a compor um ambiente especial para envolver as crianças na composição de seus mapas visuais. Observe que o plano propõe que parte de um grupo de crianças estejam envolvidas em atividades que realizam com autonomia, dessa forma, é fundamental que você preveja o material para a atividade que selecionar.

Clique aqui para acessar o modelo do mapa visual e seus títulos.

Espaços: A atividade pressupõe o trabalho das crianças em pequenos grupos de até 6 componentes, que irão confeccionar mapas visuais que narram o processo histórico das invenções, em dias selecionados para cada grupo. Sendo assim, sugerimos que organize em um espaço da sala, um ambiente especial, que permanecerá ali enquanto os grupos estiverem envolvidos na composição dos mapas. Considere oportunizar um ambiente lúdico, organizando uma mesa para a reunião dos grupos, acolhendo lupas, notebook, réplicas das invenções, e disponha os materiais que as crianças selecionaram, por meio das buscas proposta por você anteriormente, de maneira convidativa e acessível ao grupo. A cada alternância de grupos, atente-se para a troca dos materiais informativos referentes às invenções no espaço que organizou. Atente -se também, ao livre acesso dos grupos às paredes, para comporem seus mapas. Observe ainda, a organização do espaço frente a atividade que selecionou para o grupo de criança que não estará vivenciando esta proposta.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

As crianças exploraram todos os materiais disponíveis? Como interagiram com os recursos disponíveis? Demonstraram autonomia e cooperação?

Que estratégias as crianças utilizaram para selecionar as informações sobre suas invenções? Interagiram com diferentes fontes? Solicitaram seu suporte para leitura de textos? Selecionaram fontes diversificadas de informações (imagens, textos, desenhos etc.)?

As crianças lançaram mão de formas diversas de registro de informações? Refletiram sobre seus registros, detalhando-os? Como interagiram na elaboração dos registros a serem incluídos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Atente-se às diferentes formas de expressão das crianças acolhendo-as para o contexto da construção do mapa. Procure estar atento às estratégias de leitura e registro de informações de cada criança, de forma que a proposta acolha a diversidade de conhecimentos de cada uma e garanta a participação de todos à seu modo.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

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Reúna-se em roda com a turma e relembre as crianças sobre o combinado de confeccionarem em, pequenos grupos, os mapas visuais sobre as invenções selecionadas. Diga que para dar apoio a todos os grupos, você pensou na possibilidade de que cada um construa seu mapa em dias diferentes. Sendo assim, é necessário que vocês conversem e acordem quais os dias, o horário e a ordem de cada grupo para a construção de seus mapas visuais. Conte que nos momentos de construção de um grupo, os outros estarão envolvidos em propostas que já realizam com autonomia.

Acorde que todos os materiais de informações acerca da invenção que buscaram anteriormente estarão no ambiente especial que você organizou destinado a acolher os grupos para a construção do mapa. Revele ainda, que esse ambiente permanecerá na sala enquanto vocês estiverem engajados na construção dos mapas visuais das invenções.


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Em seguida, combine com o grande grupo a definição da agenda para a construção dos mapas visuais. Utilize o calendário da turma para fazer a marcação das datas e

após essa organização, combine com as crianças a divisão de atividades, de modo que inicie a construção do mapa com o primeiro grupo. Sendo assim, esclareça qual será a proposta que as crianças que não estarão com você irão realizar com autonomia, oferecendo os materiais e espaço em que ela será vivenciada. E então, convide o primeiro grupo ao ambiente que preparou para a criação dos mapas.


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Após as crianças estarem organizadas para as suas vivências, reúna-se com o pequeno grupo no espaço que destinou para a criação dos mapas. Como as crianças já estão engajadas no levantamento de informações acerca da invenção, inicie um pequeno diálogo, incentivando-as a contarem o que já descobriram em suas buscas. Após esse momento, incentive-as a explorarem os materiais disponíveis.

Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, preparei esse espaço especial para que investiguemos as informações da nossa invenção. Vejam que aqui está todo o material que vocês selecionaram. Percebam que há lupas, lápis, tesouras, canetas, papéis. Vamos combinar que vocês podem usá-los para apreciarem os materiais e encontrarem mais informações para acrescentar em nosso mapa.


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Depois de considerar um tempo livre de exploração das crianças com os materiais, resgate os elementos visuais do mapa. Neste momento, considere apoiar-se no mapa que vocês construíram em relação a invenção do telefone. Rememore com o grupo o que representa os ícones, ou seja, que tipo de informação cada um caracteriza.

Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, vamos então relembrar quais informações iremos selecionar para compor nosso mapa? Vocês lembram do que construímos sobre o telefone? Para caracterizar esse ícone da chave de fenda, que tipo de informação do invento devemos registrar? Vocês encontraram essa informação em algum material? Querem ajuda para procurar esta informação que ainda não encontraram?

Destaque a importância de preencherem todos os campos do mapa, levando em consideração seus títulos. Busque oferecer ao grupo, questionamentos, a fim de oportunizar o aprofundamento e a sistematização das construções que as crianças estão fazendo.


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Inicie então, seu apoio quanto ao registro das informações para o mapa. Observe que a forma de registro pode acontecer por meio da escrita e também por desenhos. Portanto, busque oportunizar às crianças situações em que percebam como desejam fazer a escolha para os registro das informações. Encoraje a co-autoria da criação, de forma que as elas se apoiem e façam trocas de conhecimentos.

Possíveis falas do professor neste momento: Percebi que vocês encontraram a fotografia do inventor. Vocês acham que a imagem do inventor é uma boa informação para o mapa? Como podemos fazer para inseri-la? Alguém gostaria de fazer o desenho do inventor, observando a fotografia? Uma boa ideia é que mais algum colega ajude quem for desenhá-lo, assim, vocês vão conversando sobre os detalhes que percebem para o desenho...

Possíveis falas e ações das crianças neste momento: O Alan Turing nasceu na Inglaterra. Eu sei fazer a bandeira da Inglaterra. Ela tem um fundo azul e uma linha branca que é assim e assim (revelando com o dedo indicador o desenho de linhas diagonais) e uma cruz vermelha assim (revelando com o dedo indicador o desenho de uma cruz), no meio da bandeira. Acho que eu posso desenhar a bandeira e a gente pode pintar com a tinta.


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Continue apoiando o grupo nas criações de seus registros, até que todas as informações que elencou para o mapa visual sejam levantadas e registradas. Busque instigar as ideias das crianças trazendo provocações, apoiando suas relações e valorizando suas descobertas, acerca das questões que emergem ao pensarem sobre as informações que estão registrando.

Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, neste ícone que é um relógio, que tipo de informações a gente irá acrescentar? Então vamos combinar que vocês me falam o que descobriram sobre como era a vida das pessoas antes da invenção e eu fico responsável por escrever? Ah, você acha que aqui nesta revista tem algo referente a essa informação? Por quê? Que boa observação você perceber a imagem da escrita na pedra! Quer que eu leia para você?... Então, agora vou ler o que vocês me disseram e eu escrevi: "Quando não tinha computador, as pessoas não mandavam e-mail. Elas escreviam primeiro nas pedras e paredes e depois chegou o papel. Bem depois chegou o computador, e as pessoas escrevem muito no computador." É isso mesmo? Querem acrescentar algo?


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Ao concluírem o levantamento e registros das informações acerca da invenção, inicie a instalação do mapa visual no espaço que reservou, envolvendo as crianças nessa ação. Instigue-as a refletirem o ordenamento das informações, buscando atender a coerência e ordem cronológica, por exemplo. Atente-se de que essa disposição esteja propícia à altura do olhar da crianças, para que elas estabeleçam relações, narrem a história da invenção, apoiadas no processo criado, com autonomia.

Considere que é fundamental, que ao longo da atividade, você observe o engajamento do grupo com a proposta. Caso você sinta que as crianças estão cansadas frente a densidade da atividade, ou que o tempo de exploração do material, acordos e trocas entre elas necessita de maior tempo, você pode pausar a proposta e combinar a continuidade no próximo dia, ou em outro período do dia, por exemplo. Contudo, como há uma agenda traçada, é fundamental que em reunião com o grande grupo, você retome as datas acordadas e façam novos combinados, relevando às crianças a flexibilidade e eventualidades existentes em planejamentos.

Considere as mesmas estratégias descritas nos passos para a construção do mapa visual com os outros grupos ao longo do período que programaram.


Para finalizar:

Organize com as crianças o espaço utilizado para as atividades e em seguida, convide-as a vivenciarem a próxima proposta do dia.

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