Plano de Aula

Plano de aula: Planejando uma invenção

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Inventos e Inventores

Habilidades BNCC:

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Invenções para todo lado

Invenções e inventores

Descobrindo invenções

Partilha de invenções

Hora da Invenção

Para esta proposta é necessário que você conheça os sites e vídeos que estarão disponíveis para os grupos. Além disso, é preciso que a turma já tenha conversado sobre a temática das invenções e elaborado uma lista de possíveis invenções para melhorar o mundo em que vivemos.

Materiais:

Considere que nesta atividade as crianças participarão em pequenos grupos, logo preveja a organização de cantos nos quais os grupos encontrarão diferentes experiências relacionadas à temática. Assim, separe diversos inventos curiosos como colher, guarda-chuva, espanador, máquina fotográfica e outras invenções, modernas ou não, que possam despertar o interesse do grupo para compor um dos cantos. Em outros cantos, disponibilize livros e revistas sobre inventos e inventores, um computador com vídeos sobre invenções (separamos aqui uma lista de sugestões de vídeos para serem apresentados ao grupo). Por fim, para o registro das ideias, você precisará do modelo de ficha de invenção e de materiais como papéis e lápis de escrever e de colorir.

Espaços:

Organize a sala em quatro cantos, distribuindo entre eles os materiais sinalizados. Dessa maneira, prepare um canto para a leitura e o manuseio dos livros e revistas sobre inventores e invenções, um canto para exploração de invenções curiosas, outro para a apreciação dos vídeos no computador e, principalmente, um canto no qual cada pequeno grupo irá planejar sua invenção com seu suporte.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

As crianças exploraram os materiais disponibilizados? Como vivenciaram cada experiência? Compararam os objetos? Exploraram e levantaram hipóteses sobre eles?

Como as crianças interagiram nos pequenos grupos? Compartilharam opiniões e descobertas e observações?

De que forma as crianças buscaram registrar suas ideias? Apoiaram-se umas nas outras? Buscavam fontes, como livros, imagens e outros materiais para inspirarem-se?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Atente-se para a adequação dos recursos utilizados, para que todos possam aproveitá-los.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Reúna as crianças em uma roda de conversa e retome a lista de possíveis invenções para melhorar o mundo que elas elaboraram.Diga que hoje terão a oportunidade de ser inventoras e de experimentarem a primeira etapa do processo inventivo. Para isso, irão, em pequenos grupos, planejar uma invenção da lista. Comente que você organizou a sala para que enquanto um grupo estiver com você planejando a invenção os demais estarão vivenciando outras experiências nos outros cantos da sala. Diga que preparou três cantos nos quais elas poderão circular livremente. Apresente os materiais disponíveis em cada um, estabelecendo sempre a relação deles com a temática das invenções.

Possíveis falas do professor neste momento: Enquanto um grupo estiver planejando sua invenção, os demais poderão experimentar os outros cantos da sala. Este canto aqui está cheio de livros e revistas sobre inventores e invenções. Aqui vocês podem explorar os materiais, folhear e ler os livros e conversar a respeito… Tem muita coisa interessante aqui! Olhem esse livro é sobre o inventor do avião… Muito legal!


2

Em seguida, faça a leitura da lista de invenções e explique para o grande grupo de crianças como elas farão o planejamento da invenção. Diga que precisarão se organizar em pequenos grupos de até seis integrantes e que depois irão escolher uma das invenções da lista para planejarem. Sinalize que você estará com os grupos no canto da invenção para auxiliá-los nessa etapa do processo inventivo. Lembre às crianças de que hoje irão apenas planejar a invenção e que em outros momentos poderão seguir com o processo inventivo. Então, estimule o grande grupo a pensar sobre as etapas do processo inventivo, por meio de questionamentos que destaquem a imaginação, o planejamento, a confecção de pesquisas, estudos, protótipos e testes, o registro e a apresentação da invenção e por fim, a produção da invenção em grande escala.

Possíveis falas do professor neste momento: Quando fizemos a lista de invenções começamos o processo inventivo, identificando um problema, uma questão a ser resolvida. Então imaginamos uma invenção para resolver essa questão, melhorando a vida das pessoas… Agora seguiremos para a etapa seguinte que é planejar a invenção. E depois de planejar a invenção o que faz o inventor? Nos livros que lemos e vídeos que assistimos como eram os planejamentos? O que o inventor fazia depois de planejar? Sempre dava tudo certo? Como ele resolvia? Isso mesmo, eles pesquisavam materiais, conheciam outras ideias para ajudar na sua invenção, testavam-nas muitas vezes.


3

Depois que o grande grupo conversar sobre as etapas do processo inventivo, diga que para ajudar no planejamento das invenções você trouxe uma ficha de invenções. Apresente a ficha dizendo que cada pequeno grupo irá, com sua ajuda, completá-la quando planejarem suas invenções. Proponha então que as crianças se organizem nos pequenos grupos. Observe a interação delas e sugira alternativas para a divisão dos grupos, caso encontrem obstáculos nesse momento ou alguma criança fique de fora. Outra ideia é que você proponha a organização do pequeno grupo de acordo com a escolha das invenções, assim, as crianças que querem planejar uma mesma invenção formam uma equipe.


4

Com as invenções escolhidas, pergunte qual grupo quer iniciar seu planejamento e convide-o a se juntar a você no canto da invenção e direcione as demais crianças para as experiências nos outros cantos da sala. Lembre-as de que quando cada pequeno grupo encerrar seu planejamento você irá convidar outro para o canto da invenção. Assim, o grupo que encerrou seu planejamento poderá explorar os demais cantos da sala.


5

No canto da invenção, diga ao pequeno grupo que agora seus integrantes são inventores e vão detalhar a invenção que escolheram. Pegue a ficha de invenção e inicie seu preenchimento, registrando as ideias trazidas pelas crianças. Anote as ideias somente após um aprofundamento delas pelo grupo, isto é, por meio de questionamentos instigue as crianças a pensar nas ideias, a debatê-las e encontrar um consenso sobre o que deverá ser registrado. Observe a organização do grupo e estimule-o a utilizar outras formas de registro das ideias além da escrita feita por você, como desenhos, por exemplo.Considere que nesse primeiro planejamento é importante respeitar as ideias e hipóteses das crianças sobre quais materiais precisam, como podem fazer e como vai funcionar o que irão inventar. Assim, o planejamento não será um registro fechado e elas poderão testar suas ideias posteriormente.

Aproveite este momento para sinalizar para os pequenos grupos que ao final poderão partilhar suas ideias com os outros grupos. Por isso, comente que esse registro deve ser rico em detalhes e informações. Quando o pequeno grupo finalizar a proposta, convide outro para o canto da invenção e direcione-o para os demais espaços da sala.


6

Quando todos os grupos tiverem realizado seus projetos de invenção, convoque as crianças para uma roda de partilha na qual todos apresentarão seus projetos. Auxilie os grupos na apresentação, por meio de questionamentos que esclareçam as principais motivações, funções e características das invenções registradas na ficha. Estimule as crianças a fazer perguntas aos colegas e pontue a necessidade de escutar e respeitar as opiniões de todos. Estabeleça relação entre as falas das crianças e as etapas do processo inventivo. Aproveite também para coletar as impressões delas sobre as experiências vividas na atividade, destacando, assim, os desafios enfrentados pelos inventores.


Para finalizar:

Diga às crianças que em outra oportunidade elas poderão construir uma ou mais invenções e convide-as para organizar a sala, guardando os materiais utilizados e desmontando os cantos.