Plano de Aula

Plano de aula: Estimativa de quantidades com coleções

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Colecionando objetos

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para a realização desta atividade é necessário que as crianças já estejam engajadas em uma atividade de colecionar objetos de forma coletiva, em grupos de três a cinco crianças por coleção, e que já realizem acompanhamentos envolvendo contagem e registro de quantidade dos objetos de cada coleção. É importante ainda, que você prepare dois recipientes transparentes, de mesmo tamanho, com quantidades avulsas de duas coleções. Inicialmente, só você deve saber a quantidade de objetos nos recipientes. Observe também, a necessidade de organizar um cartaz com a lista dos nomes das crianças, para registrar as estimativas.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

1. Iniciando coleções;

2. Classificando elementos das coleções;

3. Acompanhando o crescimento das coleções;

4. Estimativa de quantidade com coleções;

5. Montagem de acervo de coleções.

Espaços:

Preveja um espaço para a grande roda onde a atividade será realizada. O ideal é que seja próximo ao quadro branco ou outra superfície em que você possa registrar os palpites das crianças sobre as quantidades.

Materiais:

Será necessário dois recipientes transparentes de mesmo tamanho, onde deverão ser armazenados, previamente, uma certa quantidade de objetos de duas coleções da turma. Por exemplo, em um recipiente você dispõe 20 bolinhas de gude e no outro, 40 insetos de plástico. Organize também, um cartaz com a lista dos nomes das crianças do grupo, para registrar as estimativas.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças reagiram a proposta? Estavam animadas? Tentaram estimar a quantidade? Pareceram surpresas ao descobrir a quantidade?

2. De que forma as crianças tentaram estimar as quantidades? Quais estratégias utilizaram? Tentaram contar através do pote? Ou utilizaram as dicas?

3. Como as crianças interagiram durante a atividade? Ajudaram umas às outras a contar? Compartilharam estratégias de estimativa?


<inicio-h1>

Para incluir todos:

<fim-h1>

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Certifique-se de que todas as crianças conseguem visualizar os recipientes com as coleções e que os palpites estão sendo escritos em um local que também proporcione a visualização por todos.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Com todas as crianças acomodadas na grande roda, diga que hoje você preparou uma brincadeira, em que elas, ao olhar, sugiram quantos elementos das coleções há nos recipientes que preparou. Explique que você dará algumas dicas e que cada uma delas poderá dar palpites, só será necessário que elas levantem a mão, assim você poderá escutar a todas. Diga-lhes também, que você preparou um cartaz, com os nomes e que anotará os palpites de cada uma, ao lado do nome, para que após a contagem possam conferir se alguém conseguiu adivinhar a quantidade.


2

Peça que as crianças observem os recipientes e pensem sobre as quantidades de objetos que poderão ter em cada um deles. Oportunize um momento em que, sem sua intervenção, elas conversem entre si, refletindo sobre as primeiras hipóteses de estimativas. Após esse tempo, conte que preparou algumas dicas sobre as quantidades de cada recipiente, para que apoiem as ideias que estão construíndo. Então, comece a dar dicas sobre onde se encontra a quantidade em intervalos de número, por exemplo: “A quantidade de bolinhas de gude está entre 10 e 30”. Observe como as crianças estão formulando suas estimativas e registre seus palpites. Se o número de crianças e a dinâmica do grupo permitir, convide-as a registrarem seus próprios palpites, propiciando uma observação de seus registros numéricos.

Possíveis ações das crianças: Ao receber a dica, uma criança pode dizer: "Entre 10 e 30? São muitos números. Não lembro os que estão depois do 15!". Neste momento, o professor pode sugerir que ele consulte um marcador numérico ou que peça que algum colega a ajude a lembrar.


3

Depois que todas as crianças estimarem os objetos, proponha que contem, coletivamente, a quantidade de objetos à medida que você os retira do recipiente. Ao final da contagem, verifique com as crianças se alguém estimou a quantidade correta e convide essa criança para compartilhar como ela pensou para sugerir tal resultado. Paute-se em investigar o que ela observou, se as dicas a ajudaram, por exemplo.


4

Após concluírem as análises acerca de um recipiente, considere investigar com o grupo a quantidade do outro recipiente que selecionou. Utilize as mesmas estratégias que seguiu na primeira proposta.


Para finalizar:

Após a vivência, convide o grupo para vivenciar a próxima atividade do dia.

Conteúdos relacionados