Atividade para impressão - Atividade para consulta - Lista para jogos novos - EDI2_11UND03
Plano de Aula
Plano de aula: Jogando um jogo novo
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Jogos com regras simples
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Revisite em seus registros o que foi falado e jogado nas outras atividades desta sequência. Depois, consulte as sugestões na lista para jogos novos e escolha alguns deles entre esses, ou outros que as crianças não citaram conhecer. Considere preparar no mínimo dois e no máximo quatro jogos, de forma que você consiga interagir nos agrupamentos. Escolha ao menos um jogo de movimentação corporal.
Para se inspirar, assista ao vídeo Nova Escola Educação - Lino de Macedo fala sobre a importância dos jogos da Nova Escola.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Sondagem dos jogos conhecidos pelas crianças
Construção de um jogo de percurso
Ampliação de repertório: os jogos das famílias
Materiais:
Para os jogos: vão variar de acordo com o que for escolhido nos Contextos prévios. Exemplos são bolas, cordas, bambolês, caixas, giz, blocos de madeira, elementos da natureza, cartas impressas com desenhos, fitas e coletes de cores diferentes (para separação de times) e manuais de jogos. Atente-se para ter uma quantidade suficiente, para que todas as crianças possam brincar, e certifique-se de que não existam formas ou materiais que possam oferecer riscos às crianças. Consulte também as opções na lista para jogos novos, na qual foram reunidos nomes de jogos para pesquisa, confecção ou compra deles.
Caso esteja seguindo a sequência de planos, a sugestão de materiais para o livro são: papel canson A3, ou outro grande e grosso; caneta, canetas hidrocor, gizes, cola, tesoura, tintas etc. Se preferir, computador e projetor para registrar as falas.
Para demais registros: aparelho fotográfico e de gravação de vídeo e áudio.
Espaços:
Em um espaço amplo, que permita tanto a movimentação como que algumas crianças possam ficar sentadas, elas se organizarão para realizar atividades com os jogos escolhidos pelo professor. Depois, em uma sala, vão elaborar o livro da turma.
Tempo sugerido:
Cerca de uma hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. As crianças levantam quais hipóteses ao tentar entender um jogo novo? E como elas expressam suas estratégias para superar dificuldades e desafios que esses jogos trazem?
2. Em quais momentos dos jogos as crianças envolveram-se em conflitos? Quais atitudes demonstram que elas levam em consideração suas orientações para resolver esses conflitos?
3. Quais conceitos básicos de tempo, ou outras estratégias, elas demonstram utilizar ao relembrar os jogos que já conhecem, ao avaliar as jogadas atuais ou ao planejar novas jogadas?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. É interessante escolher ao menos um jogo de movimentação e outro de mesa para apoiar os diferentes interesses das crianças. Selecione materiais diversificados em texturas e cores, encontre opções maiores de peças pequenas e faça relevos em desenhos com tinta de cola, barbantes, terra, papéis etc. Converse com as crianças sobre as regras, procurando adaptá-las, para que todas possam jogar e se divertir.
O que fazer durante?

1
Diga para todo o grupo que a atividade de hoje será bastante desafiadora: descobrir e jogar jogos novos nunca antes jogados na escola!
Disponibilize os jogos pré-selecionados no espaço, deixando-os acessíveis para todos.
Combine um tempo para que as crianças imaginem para que serve cada material. Desafie-as a conversar sobre eles ou a olhar manuais, se estiverem disponíveis, para que possam levantar hipóteses sobre seus usos e sobre as regras dos jogos. Nesse momento, procure realizar uma escuta atenta e perceba como as crianças interagem, quais ideias surgem e como argumentam diante das hipóteses dos colegas.
Faça registros fotográficos e de vídeo para relembrar essas ações com as crianças e para complementar a construção do livro.
2
Percorra o espaço entre as crianças ouvindo o que elas descobriram sobre os jogos. Complemente a explicação das regras quando for necessário.
Solicite que os pequenos se organizem em pequenos grupos (no mínimo dois no máximo quatro, um para cada jogo), de acordo com sua pré-seleção.
Combine mais um tempo para que eles possam jogar os jogos com liberdade, escolhendo seus pares. Garanta que eles também escolham qual jogo querem jogar, de forma a evitar direcionamentos como colocar as meninas em jogos mais tranquilos e os meninos nos mais agitados.
Possíveis falas do professor neste momento: Nós já jogamos um jogo parecido com esse antes? Quando? O que você vai fazer depois de organizar esse material? É possível jogar outro jogo com esse mesmo material? Esse jogo é para até esse número de jogadores. Vamos contar juntos? Quem quer jogar agora? E quem vai jogar depois que acabar essa partida?
Possíveis ações da criança neste momento: Mostrar como jogar com os materiais, explicar quais são suas hipóteses sobre as regras do jogo, escutar as explicações e imitar gestos seus e das outras crianças, se concentrar para fazer uma jogada, ficar irritada ou triste ao perceber que fez uma jogada errada, ou que perdeu; se divertir com uma boa jogada, avisar a outra criança que ela não está cumprindo uma regra.
3
Se for solicitado, ou se houver conflitos, auxilie na divisão de pequenos grupos e na organização do espaço, de modo que as crianças que estiverem nos jogos de movimento se desloquem com liberdade, mas que também haja um local para que as que estão nos jogos de mesa possam jogar sem intervenções. Pergunte aos grupos se você pode jogar entre as partidas. Nesses momentos, encoraje as crianças a relembrar como jogar o jogo, mesmo que elas te consultem.
4
Algumas crianças podem não querer jogar, ou podem brincar com os materiais da forma como imaginaram no início da atividade, sem seguir as regras do jogo. Respeite se elas quiserem brincar individualmente, mas reflitam juntos se as demais crianças não estão sentindo falta do material para seguir com a proposta combinada com todas e verifiquem se é pertinente compartilhar tal material.
5
Diga para as crianças quanto tempo falta para para os jogos acabarem e sugira que aquelas que querem testar jogar jogos diferentes troquem de grupos.
6
Ao encerrar o tempo combinado, ou se notar que as crianças não estão mais jogando, solicite que todo o grupo colabore com a organização do espaço e dos materiais. Vocês podem cantar uma música para deixar esse momento mais divertido.
7
Proponha um momento de conversas sobre os jogos. Grave, ou anote os pontos principais das falas as crianças e utilize esses registros como um material de apoio para a escrita do livro.
Para finalizar:
Realize a construção do livro em outro dia, como um desdobramento, se considerar mais adequado à rotina das crianças e seus interesses.
Se for dar continuidade logo em seguida, em sala, diga para todo o grupo que essa é a última parte da atividade, a construção do livro de jogos. Proponha que seja escrito: 1. Se elas recomendam que outras pessoas joguem cada jogo novo; 2. A justificativa da resposta, dizendo, por exemplo, quais foram as maiores dificuldades, o que foi divertido, o que mais gostaram, como são as regras etc. Separe as crianças em pequenos grupos (uma sugestão é pelos jogos que jogaram) para que elas possam conversar sobre essas questões e acompanhe as ideias que surgem.
Depois desse momento de conversas, diga que você iniciará a escrita. Apoie a negociação entre os grupos, para que todas as crianças possam decidir quais informações querem colocar coletivamente. Faça o registro utilizando um computador ou cartaz acessível para que te acompanhem enquanto escreve. Respeite a forma como se expressam e leve em consideração, além das falas, os gestos. Assim, tente interpretar as opiniões que surgem e confirme com elas se o que você escreveu está adequado. Gravar essa conversa pode te ajudar a comparar o que foi falado com o que foi escrito.
Seguindo a sequência de planos, aproveite para dizer que, em outros momentos, vocês poderão descobrir e inventar jogos novos.
Desdobramentos
É interessante que os materiais fiquem disponíveis nos momentos de brincadeira para que as crianças tenham outras oportunidades de jogar os jogos que não tiveram tempo de jogar nesse dia. Incentive-as a conversar com outras crianças da escola nos momentos de interações coletivas e a perguntar se elas conhecem jogos novos. Se elas descobrirem como jogar um jogo novo, podem compartilhá-lo com você e as demais crianças da turma. Convide demais adultos e crianças da escola para explicarem para vocês como jogar esses jogos. Complementem as informações do livro.
Engajando as famílias
Compartilhe, em um local de passagem, fotografias das crianças brincando com os jogos desta atividade e incentive que elas relatem aos familiares o que estavam fazendo nas imagens, ou que identifiquem a si mesmas. Se você está seguindo a sequência de planos, conte para as famílias que, na próxima atividade, você e as crianças irão construir um tabuleiro gigante. Elabore com os pequenos e envie aos responsáveis uma lista de materiais para a construção desse tabuleiro. Solicite a colaboração de todos para reuni-los e combinem um ou mais dias para as entregas.
Apresente a proposta
Grave um vídeo e envie para as famílias, por WhatsApp ou outra plataforma utilizada pela rede, falando com as crianças sobre os jogos com regras simples que elas conhecem. Relembre alguns que vocês já jogaram na escola e diga que elas poderão jogar alguns desses e outros mais com os seus familiares. Depois, por áudio ou vídeo, explique às famílias que enviará mais orientações para as outras atividades.
Adaptações necessárias
Para desenvolver esta sequência, informe às famílias que poderão utilizar jogos que tenham em casa ou construí-los com alguns materiais, como papelão, cola e papéis comuns.
Sugira às famílias
Convide as famílias a ouvir as preferências e interesses das crianças sobre os jogos, apoiando suas falas e ideias, e participando com elas das brincadeiras.
1) Sondagem dos jogos conhecidos pelas crianças e Escolha dos jogos preferidos — Convide os familiares a separar os jogos com regras que possuem em casa, deixando-os acessíveis à criança. Caso a família não tenha jogos disponíveis em casa, sugira que possam lembrar os nomes dos que já jogaram. Sugira que conversem sobre os jogos, identificando-os pelo nome e relembrando as regras. Diga para que se recordem também dos jogos corporais praticados pelas crianças no dia a dia que envolvem movimentos como correr, pular, pegar etc. Mostre aos familiares que é importante valorizar as observações trazidas pelas criança, ressaltando suas opiniões, imaginação e formas de se expressar, e relacionando-as com seus conhecimentos. Depois da conversa sobre os jogos, oriente aos familiares que façam uma lista com os nomes dos jogos preferidos da criança e, em seguida, a incentivem a escolher um ou dois deles para jogarem juntos. Oriente que observem que estratégias a crianças elabora e a desafiem a relembrar sozinha como jogar os jogos.
2) Jogando um jogo novo e Ampliação de repertório: os jogos das famílias — Convide as famílias a conversar com a criança sobre os jogos que ela ainda não conhece, lembrando que, dentre os jogos, podem haver os que envolvem movimentos corporais. Oriente que os familiares conversem sobre os jogos que a criança ainda não conhece dizendo seus nomes e levantando hipóteses sobre as regras. Depois, sugira que disponibilizem à criança os novos jogos ou os materiais para que os construam. Enquanto a criança brinca, oriente os familiares a manterem a escuta atenta, observando-a e percebendo como ela interage com os jogos e os materiais, que ideias surgem e como argumentam diante do levantamento de hipóteses dos adultos. Além disso, mostre que é importante que os familiares possam se envolver com a criança durante o jogo, validando suas ações e descobertas.
3) Construção de um jogo de percurso — Oriente às famílias que sugiram à criança a construção de um jogo de percurso, aquele em que as crianças precisam avançar casas de acordo com os números tirados no dado. Para isso, oriente que possam lembrar com a criança se já brincaram de um jogo desse tipo. Caso os familiares ainda não tenham brincado desse tipo de jogo com a criança, sugira alguns jogos de regras simples, como uma corrida de carrinhos (usando os próprios carrinhos como peões), um tesouro que será encontrado por piratas etc. Mostre às famílias que existe uma variedade de configurações possíveis para a pista que será o tabuleiro – quadriculada, ziguezague, espiral, tortuosa etc. Os familiares podem confeccionar com as crianças as pistas e os desenhos que serão temas dos jogos. Combinar as armadilhas também faz parte desta proposta. Oriente aos familiares que procurem construir o jogo em um lugar espaçoso, que permita a livre movimentação da criança e que os materiais estejam acessíveis para que ela tenha liberdade e independência durante a escolha.
Para compartilhar com o grupo
Sugira às famílias que, à medida que realizarem as atividades com os jogos com regras, registrem em fotografias a criança em ação. Ao final das vivências, peça que a família escolha uma das fotos de que mais gostou e faça um relato oral ou escrito, compartilhando como foram as experiências para a crianças. Agradeça o envio do relato e parabenize os familiares pelos investimentos junto à criança durante as atividades. Guarde os relatos e as fotos, e, no retorno às aulas, imprima-os para montar um mural e expô-los para a comunidade escolar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriana Mitiko do Nascimento Takeuti
Mentora: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos.
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.
Transversal:
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
Abordagem didática: Propor jogos é uma maneira de as crianças brincarem e, por meio de gestos e movimentos, aprenderem sobre si mesmas. A atividade pode servir para conhecer os jogos de cada família e aproveitar para conversar sobre diferenças e preferências. Também é um recurso para ampliar a troca de ideias e oferecer um contato significativo com a linguagem escrita, por meio da confecção de um livro com os jogos preferidos do grupo, o que envolve a construção de textos orais (das crianças) para serem escritos pelo professor e ilustrado por todos.