14234
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Atividade - Montando um Álbum de Expressões da Turma

POR: Fatima Herculano Marcolino 30/11/2018
Código: EDI2_08UND05

2º ano / Educação Infantil

Atividade alinhada à BNCC:

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

Plano de atividade de Educação Infantil com atividades para Crianças bem Pequenas sobre relatos de experiências e fatos acontecidos

Resumo

ilustracao

Nesta atividade, as crianças selecionarão imagens da turma e recortes de revista para elaborar um livro com diferentes expressões faciais e corporais.

O que fazer antes?

Contextos prévios:

A proposta desta atividade é montar com as crianças o álbum de expressões da turma, possibilitando a conversa com elas sobre suas experiências vividas em casa e na Instituição. Para a construção do álbum, é importante que você já tenha feito atividades

anteriores que envolvam expressões faciais e corporais, e fotografado as crianças expressando as mais diversas sensações e sentimentos. Antes de realizar essa atividade, é importante que elas conheçam o que é uma legenda. Para isso, você pode levar para a Instituição um recorte de jornal ou revista que contenham imagens e, logo abaixo, a descrição do que está acontecendo na imagem. Além disso, você pode enviar um bilhete para as famílias contando sobre a atividade que farão e pedir para que encaminhem fotos da criança e/ou de familiares junto à criança ou recortes de revistas que apareçam as mais diversas expressões corporais e faciais para compor a construção do álbum.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Explorando as expressões (link)

Brincando com as Expressões (link)

Confecção do Painel das Expressões (link)

Faz de conta na floresta: Sentimentos e sensações (link)

Montando um álbum de expressões da turma (link)

Materiais:

Para a confecção das páginas do álbum, você pode utilizar: papel cartão ou outro papel de espessura grossa, cola branca, fotos impressas das crianças e suas famílias expressando os mais variados sentimentos e sensações, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tesoura e revistas para recorte. Corte as páginas no tamanho desejado e use o perfurador para fazer os furos por onde poderá passar um pedaço de barbante ou cordinha de sisal para prender as páginas. Se houver possibilidade, também pode fazer uma encadernação em Gráfica ou Papelaria. Para maior durabilidade, considere utilizar um plástico adesivo transparente para a proteção das páginas quando encerrarem a produção do álbum.

Para inspirar as crianças na construção do álbum da turma, providencie para manuseio: álbuns de família, álbum do bebê, portfólios com desenhos, álbuns de coleções, livros de arte etc.

Espaços:

Esta atividade pode ser realizada na sala de atividades das crianças. Neste ambiente interno, é necessário ter um espaço para sentar em roda com as crianças em grande grupo, para conversarem e espalharem as fotos e imagens. Também é preciso organizar igualmente, em quatro lugares diferentes da sala, materiais para compor uma página do álbum: uma folha de espessura grossa, cola, canetinhas, lápis de cor, revistas de recorte e tesoura.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora .

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças interagiram com os colegas através desta atividade de pesquisa para montagem do álbum da turma ? Como foram os acordos entre elas para as decisões e planejamento da atividade?

2.Durante a apreciação e organização dos materiais, como as crianças demonstram perceber as características de cada um? Percebem diferenças entre as pessoas das imagens? Quais e como demonstram essa percepção?

3.Quais sentimentos e sensações vivenciaram ao rever as fotos das atividades realizadas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Possibilite as pesquisas das crianças com relação às expressões faciais e corporais, assegurando a todas os direitos de explorar, expressar e participar. Garanta que todas as crianças apareçam nas fotos que serão selecionadas para compor o álbum.

O que fazer durante?

1

Convide as crianças para se sentarem com você em roda. No grande grupo, compartilhe com elas a ideia de construírem um álbum das expressões do grupo com as fotos tiradas da turma em diversas atividades envolvendo expressões corporais e faciais, bem como com fotos e imagens que elas trouxeram de casa.

Retome com elas conversas e atividades que já fizeram em outras oportunidades sobre as expressões faciais e corporais. Ouça tudo o que elas têm a dizer sobre o tema, compartilhando o que sabem sobre o assunto com os colegas. Para que fique claro para as crianças, você pode dar alguns exemplos de expressões que poderão ser encontradas nas fotos como: alegria, tristeza, surpresa, cansaço, sono, medo etc.


2

Diga que, agora que elas já conversaram e já fizeram diversas atividades sobre as expressões através do corpo, será o momento da construção coletiva do álbum de expressões da turma. Ouça a opinião delas, dialogando sobre o que é um álbum.

Disponibilize alguns álbuns de fotos de família, álbum do bebê, portfólios com desenhos, álbuns de coleções ou livros de arte, para que as crianças possam manusear.

Após explorarem esses materiais, converse com elas sobre como são organizados, de que materiais são feitos, se têm textos, títulos, que imagens aparecem, dentre outras características que forem relevantes para que elas possam se inspirar na construção e organização do álbum de expressões da turma.


3

Apresente ao grande grupoas fotos e imagens de variadas expressões que tenha tirado das crianças em atividades anteriores e também as que tenham sido enviadas pelas famílias. Distribua as imagens em uma mesa ou no chão e convide as crianças para observarem. Converse com elas sobre como acham que seria a melhor maneira de organizar as páginas do álbum. Procure explorar várias possibilidades, sempre com foco na conversa, troca de ideias e tomada de decisões coletiva. Fale sobre quais imagens utilizar, como será a capa, se utilizarão legendas, se farão nas páginas desenhos, colagens, pinturas etc. Reflita sobre como organizarão, considerando as fotos do que fizeram até aqui em brincadeiras e conversas sobre expressões. Crie com as crianças uma lista de planejamento para o álbum, para que, ao final desta atividade, possam lembrar de todos esses aspectos que já fizeram e o que ainda precisam fazer para concluir a produção, compondo uma espécie de check-list.


4

A partir das ideias que surgirem no grupo, organize as crianças em quatro pequenos grupos. Cada grupo pode ficar responsável por uma página do álbum, categorizando as partes, como, por exemplo: expressões de tristeza, expressões de alegria, o passeio imaginário na floresta etc. Cada grupo também deve selecionar fotos e categorizar as imagens de acordo com as sensações. Lembre sempre de considerar as sugestões das crianças para organizar a página. Pode ser que elas queiram recortar expressões de revistas ou produzir desenhos para compor o acervo do álbum. Outros temas para compor o álbum que podem surgir nos grupos e que não sejam possíveis desenvolver no tempo dessa proposta, poderão ser rememorados numa outra oportunidade com a realização de outra atividade como esta.


5

Combine com as crianças para conversarem nos pequenos grupos sobre as ideias e tomarem decisões sobre o que farão na página que o grupo ficou designado a organizar. Avise que você vai passar para ajudar a todas, uma de cada vez. Disponibilize para os grupos os materiais que serão utilizados para a montagem da página. Apoie as crianças para a escolha das imagens, na decisão de desenhar nas páginas, o que irão desenhar, que materiais vão utilizar, se vão fazer algum recorte de revista, dentre outras questões organizacionais. Seja escriba dos grupos na criação de títulos para a página organizada.

Certifique-se que todos estão participando da atividade, ouça e considere suas escolhas para que se sintam seguras de suas decisões. Depois que escolherem, organizarem e classificarem as fotos de acordo com seus interesses, sugira que peguem o material de colagem para colar as fotos nas páginas. Lembre as crianças da necessidade de deixar espaço suficiente para legenda, se eles optarem por acrescentá-la.


6

Ao final da produção da página de cada grupo, voltem à roda em grande grupo para que cada pequeno grupo compartilhe com todos colegas o que produziram. Garanta que possam ouvir e trocar opiniões sobre as escolhas das fotos, imagens, título que escolheram e compartilhem que decisões tomaram a respeito da construção da página. Retome com as crianças a lista de planejamento para o álbum, assinalando nela o que já fizeram e lembrando o que ainda falta fazer para a conclusão do álbum de expressões do grupo.


Para finalizar:

Ao finalizar a conversa sobre as páginas e definir que tarefas ainda precisam fazer para concluírem o álbum, convide as crianças para organizarem a sala. Diga para colocarem os materiais nos seus lugares e encontrem um espaço específico para guardarem as páginas construídas até a finalização do álbum das expressões do grupo, que acontecerá em outro momento.

Desdobramentos

Em outro momento, retome com as crianças a lista que vocês elaboraram juntos das tarefas que precisam ser feitas para a conclusão do álbum, como: elaboração das legendas, capa do álbum etc. Para a elaboração das legendas, pense em frases curtas e considere a fala das crianças para escrevê-las. Lembre que esta atividade poderá ser repetida para contemplar todas as categorias das expressões existentes nas fotos, até concluírem o álbum. Se, por exemplo, nesta primeira parte os quatro grupos criaram páginas para expressões de alegria, tristeza, medo e surpresa, pode ser preciso outra atividade como esta para contemplar as fotos sobre a atividade do passeio na floresta, expressões de surpresa, raiva etc. Além disso, você pode criar uma atividade de matemática envolvendo a numeração de páginas do álbum.

Engajando as famílias

Para envolver as famílias nesta atividade, deixe no álbum uma página em branco apenas com o nome de cada criança da turma. Prepare um bilhete explicando que a proposta é que a página seja uma produção da família, que pode ser uma colagem de fotos deles fazendo as mais diversas expressões, recortes de revistas ou desenhos. Eles devem definir em casa como farão para preencher esta página, desde que não fujam do tema do álbum, que são as expressões. Envie para casa o álbum das expressões da turma juntamente com este bilhete. A cada retorno do álbum, a criança mostra a página e compartilha com o grupo como foi essa produção em família.


Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Fátima Herculano Marcolino

Mentora: Elisiane Andreia Lippi

Especialista do subgrupo etário:  Karina Rizek

Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; O eu, o outro e o nós.

Objetivos e códigos da Base:

(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

Abordagem didática:  As crianças desta faixa etária estão em pleno desenvolvimento da personalidade. Em interação com outros, elas têm a oportunidade de observar e interiorizar características que podem modificar suas escolhas, preferências, modos de agir etc. Atividades como o álbum do grupo, nas quais as crianças possam representar a si mesmas e depois colocar isso em perspectivas, conhecendo outros modos de expressão e de estar no mundo, são fundamentais para elas se constituírem como sujeitos e também para aprenderem sobre o mundo que as cerca.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

ATIVIDADES DESSA UNIDADE:

ATIVIDADE 05

Montando um Álbum de Expressões da Turma

VOCÊ ESTÁ AQUI

ATIVIDADES DESSA DISCIPLINA:

ATIVIDADES RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes