10593
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Coleta e representação de dados

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Pesquisa e representação de dados.

Plano 03 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: CRISTIANO SANTOS RODRIGUES

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiano Santos Rodrigues

Mentora: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF04MA27 -  Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

EF04MA28 -  Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

Objetivo específico

Realizar uma pesquisa estatística prestando atenção em cada etapa e representando os dados coletados.

Conceito-chave

Pesquisa e representação de dados.

Recursos necessários

  • Papel
  • Lápis
  • Borracha
  • Régua
  • Lousa
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: No aquecimento devemos levantar conhecimentos prévios dos alunos sobre a pesquisa estatísticas. É importante relembrar conceitos fundamentais, tais como população, tipo de variáveis, e as formas de registrar os dados obtidos. Peça aos alunos que pensem em um tema de pesquisa, algo de seu interesse, que eles queiram saber, e qual pergunta de pesquisa, que trará a resposta desejada, questione-os sobre quem eles acham que poderia ser a população entrevistada, ou seja, “sua pergunta pode ser feita a turma? A sua família?” Indique quem poderia participar da sua pesquisa. Assim, o aluno pensará em como inicia-se uma pesquisa, e nas atividades seguintes, ele terá que analisar dados já coletados, representando-os através de gráficos e tabelas, comunicando os resultados.

Propósito: Promover a familiaridade com a pesquisa e registro de dados.

Discuta com a turma:

  • Os temas escolhidos foram os mesmos para a turma?
  • Se investigarmos os diferentes temas escolhidos pela turma isto já pode ser considerado como uma pesquisa?
  • Como você definiu a pergunta a ser feita?
  • Como podemos representar os dados dessa pesquisa?

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientações: Trabalharemos, nesta aula, as etapas de uma pesquisa. Antes de pedir aos alunos que desenvolvam sua pesquisa, mostraremos um exemplo em que já está apresentado os resultados de uma pesquisa. Questione os alunos sobre qual o tema a pesquisa refere-se, qual a população utilizada, no slide 5, temos sugestões de questionamentos a serem feitos, que podem auxiliar na reflexão sobre as etapas percorridas, até a apresentação dos dados de uma pesquisa por meio de gráficos. Peça que os alunos respondam as questões propostas

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representar dados coletados.

Propósito: Antecipar os passos de uma pesquisa estatística.

Discuta com a turma:

  • Qual vocês acham que foi o tema da pesquisa mostrada?
  • Quem foi entrevistado nesta pesquisa?
  • Qual pergunta foi feita aos entrevistados?
  • De qual maneira foram representados os dados desta pesquisa?
  • A população tem deve ter alguma relação com o tema?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientações: Trabalharemos, nesta aula, as etapas de uma pesquisa. Antes de pedir aos alunos que desenvolvam sua pesquisa, mostraremos um exemplo em que já está apresentado os resultados de uma pesquisa. Questione os alunos sobre qual o tema a pesquisa refere-se, qual a população utilizada, no slide 5, temos sugestões de questionamentos a serem feitos, que podem auxiliar na reflexão sobre as etapas percorridas, até a apresentação dos dados de uma pesquisa por meio de gráficos. Peça que os alunos respondam as questões propostas

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representar dados coletados.

Propósito: Antecipar os passos de uma pesquisa estatística.

Discuta com a turma:

  • Qual vocês acham que foi o tema da pesquisa mostrada?
  • Quem foi entrevistado nesta pesquisa?
  • Qual pergunta foi feita aos entrevistados?
  • De qual maneira foram representados os dados desta pesquisa?
  • A população tem deve ter alguma relação com o tema?

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6, 7, 8)

Orientações: Para o item A, espera-se que os alunos indiquem que através de pesquisa. Para o item B, o aluno deverá pensar em perguntas possíveis, relacionada ao tema, que pode ter sido feita aos entrevistados. Para o item C, os alunos devem indicar a possível amostra. No item D, o alunos refletem sobre a quantidade de entrevistados e, no item E, o aluno deve indicar que foram entrevistadas pessoas de mais de uma região do Brasil.

Na sequência temos algumas sugestões de hipóteses que os alunos podem elaborar para desenvolver sua pesquisa. Deixe que escolham como vão registrar as respostas, como fazer para não entrevistar sem esquecer alguém ou repetir a opinião de uma mesma pessoa. Oriente-os no processo, deixando que pensem em alternativas de registro e representação dos dados coletados. Enfatize que dependendo do tema escolhido, nossa população deve estar relacionada, não podemos, por exemplo, querer saber sobre a matéria preferida de uma turma, fazendo a pergunta aos pais dos alunos, ou aos professores.

Utilize as perguntas para compartilhar a pesquisa desenvolvida pela turma, enfoque as etapas da pesquisa, relembrando o que cada uma define. Peça aos alunos que compartilhem os resultados, comparando se foram os mesmos para toda a turma.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representar dados coletados.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o problema que originou a pesquisa?
  • Para quem foram feitas a pergunta?
  • Como registrar as respostas dos entrevistados?

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6, 7, 8)

Orientações: Para o item A, espera-se que os alunos indiquem que através de pesquisa. Para o item B, o aluno deverá pensar em perguntas possíveis, relacionada ao tema, que pode ter sido feita aos entrevistados. Para o item C, os alunos devem indicar a possível amostra. No item D, o alunos refletem sobre a quantidade de entrevistados e, no item E, o aluno deve indicar que foram entrevistadas pessoas de mais de uma região do Brasil.

Na sequência temos algumas sugestões de hipóteses que os alunos podem elaborar para desenvolver sua pesquisa. Deixe que escolham como vão registrar as respostas, como fazer para não entrevistar sem esquecer alguém ou repetir a opinião de uma mesma pessoa. Oriente-os no processo, deixando que pensem em alternativas de registro e representação dos dados coletados. Enfatize que dependendo do tema escolhido, nossa população deve estar relacionada, não podemos, por exemplo, querer saber sobre a matéria preferida de uma turma, fazendo a pergunta aos pais dos alunos, ou aos professores.

Utilize as perguntas para compartilhar a pesquisa desenvolvida pela turma, enfoque as etapas da pesquisa, relembrando o que cada uma define. Peça aos alunos que compartilhem os resultados, comparando se foram os mesmos para toda a turma.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representar dados coletados.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o problema que originou a pesquisa?
  • Para quem foram feitas a pergunta?
  • Como registrar as respostas dos entrevistados?

Atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6, 7, 8)

Orientações: Para o item A, espera-se que os alunos indiquem que através de pesquisa. Para o item B, o aluno deverá pensar em perguntas possíveis, relacionada ao tema, que pode ter sido feita aos entrevistados. Para o item C, os alunos devem indicar a possível amostra. No item D, o alunos refletem sobre a quantidade de entrevistados e, no item E, o aluno deve indicar que foram entrevistadas pessoas de mais de uma região do Brasil.

Na sequência temos algumas sugestões de hipóteses que os alunos podem elaborar para desenvolver sua pesquisa. Deixe que escolham como vão registrar as respostas, como fazer para não entrevistar sem esquecer alguém ou repetir a opinião de uma mesma pessoa. Oriente-os no processo, deixando que pensem em alternativas de registro e representação dos dados coletados. Enfatize que dependendo do tema escolhido, nossa população deve estar relacionada, não podemos, por exemplo, querer saber sobre a matéria preferida de uma turma, fazendo a pergunta aos pais dos alunos, ou aos professores.

Utilize as perguntas para compartilhar a pesquisa desenvolvida pela turma, enfoque as etapas da pesquisa, relembrando o que cada uma define. Peça aos alunos que compartilhem os resultados, comparando se foram os mesmos para toda a turma.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representar dados coletados.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o problema que originou a pesquisa?
  • Para quem foram feitas a pergunta?
  • Como registrar as respostas dos entrevistados?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, relembre os conceitos estatísticos presentes numa pesquisa, tais como: população e variável. A população é o conjunto que estamos pesquisando, e as variáveis são as características que queremos pesquisar sobre essa população. Como podemos levantar informações sobre o tema de nossa pesquisa, e de que maneiras podemos registrar os resultados. Discuta as formas de representação de dados abordadas na aula, ou seja, tabelas e gráfico de barras.

Propósito: Sistematizar os conceitos abordados.

Indicações de leitura e estudo ao professor:

Alfabetização estatística (https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica)

ASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em:

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: O professor realiza aos alunos a pergunta proposta no slide, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Retome as etapas da pesquisa estatística, discutindo os conceitos estatísticos envolvidos, tais como população, tipos de variáveis, tabelas e gráficos adequados para representação do conjunto de dados.

Propósito: Promover um encerramento e consolidação das ideias discutidas.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 e 12).

Orientações: Peça aos alunos que analisem a situação dada, nela está representada a preferência de animal de estimação de um grupo de amigos. Partindo da análise da tabela, o aluno deverá reorganizá-la, agrupando as informações dadas, de forma a evidenciar a preferência entre meninos e meninas. O intuito é que percebam a melhoria na interpretação de dados quando estes estão melhor distribuídos, evidenciando que existem variadas formas de organização destes em tabelas. Nas perguntas propostas o aluno terá a oportunidade de fazer análise de dados.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro de uma pesquisa.

Propósito: Fazer com que os alunos analisem dados tabelados, pensando em formas diferentes de organização dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • Em qual tabela você encontrou maior facilidade de interpretar os dados?
  • A pesquisa conseguiu definir um animal preferido entre os amigos?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 e 12).

Orientações: Peça aos alunos que analisem a situação dada, nela está representada a preferência de animal de estimação de um grupo de amigos. Partindo da análise da tabela, o aluno deverá reorganizá-la, agrupando as informações dadas, de forma a evidenciar a preferência entre meninos e meninas. O intuito é que percebam a melhoria na interpretação de dados quando estes estão melhor distribuídos, evidenciando que existem variadas formas de organização destes em tabelas. Nas perguntas propostas o aluno terá a oportunidade de fazer análise de dados.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro de uma pesquisa.

Propósito: Fazer com que os alunos analisem dados tabelados, pensando em formas diferentes de organização dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • Em qual tabela você encontrou maior facilidade de interpretar os dados?
  • A pesquisa conseguiu definir um animal preferido entre os amigos?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cristiano Santos Rodrigues

Mentora: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF04MA27 -  Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

EF04MA28 -  Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

Objetivo específico

Realizar uma pesquisa estatística prestando atenção em cada etapa e representando os dados coletados.

Conceito-chave

Pesquisa e representação de dados.

Recursos necessários

  • Papel
  • Lápis
  • Borracha
  • Régua
  • Lousa
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: No aquecimento devemos levantar conhecimentos prévios dos alunos sobre a pesquisa estatísticas. É importante relembrar conceitos fundamentais, tais como população, tipo de variáveis, e as formas de registrar os dados obtidos. Peça aos alunos que pensem em um tema de pesquisa, algo de seu interesse, que eles queiram saber, e qual pergunta de pesquisa, que trará a resposta desejada, questione-os sobre quem eles acham que poderia ser a população entrevistada, ou seja, “sua pergunta pode ser feita a turma? A sua família?” Indique quem poderia participar da sua pesquisa. Assim, o aluno pensará em como inicia-se uma pesquisa, e nas atividades seguintes, ele terá que analisar dados já coletados, representando-os através de gráficos e tabelas, comunicando os resultados.

Propósito: Promover a familiaridade com a pesquisa e registro de dados.

Discuta com a turma:

  • Os temas escolhidos foram os mesmos para a turma?
  • Se investigarmos os diferentes temas escolhidos pela turma isto já pode ser considerado como uma pesquisa?
  • Como você definiu a pergunta a ser feita?
  • Como podemos representar os dados dessa pesquisa?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientações: Trabalharemos, nesta aula, as etapas de uma pesquisa. Antes de pedir aos alunos que desenvolvam sua pesquisa, mostraremos um exemplo em que já está apresentado os resultados de uma pesquisa. Questione os alunos sobre qual o tema a pesquisa refere-se, qual a população utilizada, no slide 5, temos sugestões de questionamentos a serem feitos, que podem auxiliar na reflexão sobre as etapas percorridas, até a apresentação dos dados de uma pesquisa por meio de gráficos. Peça que os alunos respondam as questões propostas

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representar dados coletados.

Propósito: Antecipar os passos de uma pesquisa estatística.

Discuta com a turma:

  • Qual vocês acham que foi o tema da pesquisa mostrada?
  • Quem foi entrevistado nesta pesquisa?
  • Qual pergunta foi feita aos entrevistados?
  • De qual maneira foram representados os dados desta pesquisa?
  • A população tem deve ter alguma relação com o tema?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientações: Trabalharemos, nesta aula, as etapas de uma pesquisa. Antes de pedir aos alunos que desenvolvam sua pesquisa, mostraremos um exemplo em que já está apresentado os resultados de uma pesquisa. Questione os alunos sobre qual o tema a pesquisa refere-se, qual a população utilizada, no slide 5, temos sugestões de questionamentos a serem feitos, que podem auxiliar na reflexão sobre as etapas percorridas, até a apresentação dos dados de uma pesquisa por meio de gráficos. Peça que os alunos respondam as questões propostas

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representar dados coletados.

Propósito: Antecipar os passos de uma pesquisa estatística.

Discuta com a turma:

  • Qual vocês acham que foi o tema da pesquisa mostrada?
  • Quem foi entrevistado nesta pesquisa?
  • Qual pergunta foi feita aos entrevistados?
  • De qual maneira foram representados os dados desta pesquisa?
  • A população tem deve ter alguma relação com o tema?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6, 7, 8)

Orientações: Para o item A, espera-se que os alunos indiquem que através de pesquisa. Para o item B, o aluno deverá pensar em perguntas possíveis, relacionada ao tema, que pode ter sido feita aos entrevistados. Para o item C, os alunos devem indicar a possível amostra. No item D, o alunos refletem sobre a quantidade de entrevistados e, no item E, o aluno deve indicar que foram entrevistadas pessoas de mais de uma região do Brasil.

Na sequência temos algumas sugestões de hipóteses que os alunos podem elaborar para desenvolver sua pesquisa. Deixe que escolham como vão registrar as respostas, como fazer para não entrevistar sem esquecer alguém ou repetir a opinião de uma mesma pessoa. Oriente-os no processo, deixando que pensem em alternativas de registro e representação dos dados coletados. Enfatize que dependendo do tema escolhido, nossa população deve estar relacionada, não podemos, por exemplo, querer saber sobre a matéria preferida de uma turma, fazendo a pergunta aos pais dos alunos, ou aos professores.

Utilize as perguntas para compartilhar a pesquisa desenvolvida pela turma, enfoque as etapas da pesquisa, relembrando o que cada uma define. Peça aos alunos que compartilhem os resultados, comparando se foram os mesmos para toda a turma.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representar dados coletados.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o problema que originou a pesquisa?
  • Para quem foram feitas a pergunta?
  • Como registrar as respostas dos entrevistados?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6, 7, 8)

Orientações: Para o item A, espera-se que os alunos indiquem que através de pesquisa. Para o item B, o aluno deverá pensar em perguntas possíveis, relacionada ao tema, que pode ter sido feita aos entrevistados. Para o item C, os alunos devem indicar a possível amostra. No item D, o alunos refletem sobre a quantidade de entrevistados e, no item E, o aluno deve indicar que foram entrevistadas pessoas de mais de uma região do Brasil.

Na sequência temos algumas sugestões de hipóteses que os alunos podem elaborar para desenvolver sua pesquisa. Deixe que escolham como vão registrar as respostas, como fazer para não entrevistar sem esquecer alguém ou repetir a opinião de uma mesma pessoa. Oriente-os no processo, deixando que pensem em alternativas de registro e representação dos dados coletados. Enfatize que dependendo do tema escolhido, nossa população deve estar relacionada, não podemos, por exemplo, querer saber sobre a matéria preferida de uma turma, fazendo a pergunta aos pais dos alunos, ou aos professores.

Utilize as perguntas para compartilhar a pesquisa desenvolvida pela turma, enfoque as etapas da pesquisa, relembrando o que cada uma define. Peça aos alunos que compartilhem os resultados, comparando se foram os mesmos para toda a turma.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representar dados coletados.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o problema que originou a pesquisa?
  • Para quem foram feitas a pergunta?
  • Como registrar as respostas dos entrevistados?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (Slides 6, 7, 8)

Orientações: Para o item A, espera-se que os alunos indiquem que através de pesquisa. Para o item B, o aluno deverá pensar em perguntas possíveis, relacionada ao tema, que pode ter sido feita aos entrevistados. Para o item C, os alunos devem indicar a possível amostra. No item D, o alunos refletem sobre a quantidade de entrevistados e, no item E, o aluno deve indicar que foram entrevistadas pessoas de mais de uma região do Brasil.

Na sequência temos algumas sugestões de hipóteses que os alunos podem elaborar para desenvolver sua pesquisa. Deixe que escolham como vão registrar as respostas, como fazer para não entrevistar sem esquecer alguém ou repetir a opinião de uma mesma pessoa. Oriente-os no processo, deixando que pensem em alternativas de registro e representação dos dados coletados. Enfatize que dependendo do tema escolhido, nossa população deve estar relacionada, não podemos, por exemplo, querer saber sobre a matéria preferida de uma turma, fazendo a pergunta aos pais dos alunos, ou aos professores.

Utilize as perguntas para compartilhar a pesquisa desenvolvida pela turma, enfoque as etapas da pesquisa, relembrando o que cada uma define. Peça aos alunos que compartilhem os resultados, comparando se foram os mesmos para toda a turma.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas de representar dados coletados.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o problema que originou a pesquisa?
  • Para quem foram feitas a pergunta?
  • Como registrar as respostas dos entrevistados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, relembre os conceitos estatísticos presentes numa pesquisa, tais como: população e variável. A população é o conjunto que estamos pesquisando, e as variáveis são as características que queremos pesquisar sobre essa população. Como podemos levantar informações sobre o tema de nossa pesquisa, e de que maneiras podemos registrar os resultados. Discuta as formas de representação de dados abordadas na aula, ou seja, tabelas e gráfico de barras.

Propósito: Sistematizar os conceitos abordados.

Indicações de leitura e estudo ao professor:

Alfabetização estatística (https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica)

ASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: O professor realiza aos alunos a pergunta proposta no slide, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto. Retome as etapas da pesquisa estatística, discutindo os conceitos estatísticos envolvidos, tais como população, tipos de variáveis, tabelas e gráficos adequados para representação do conjunto de dados.

Propósito: Promover um encerramento e consolidação das ideias discutidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 e 12).

Orientações: Peça aos alunos que analisem a situação dada, nela está representada a preferência de animal de estimação de um grupo de amigos. Partindo da análise da tabela, o aluno deverá reorganizá-la, agrupando as informações dadas, de forma a evidenciar a preferência entre meninos e meninas. O intuito é que percebam a melhoria na interpretação de dados quando estes estão melhor distribuídos, evidenciando que existem variadas formas de organização destes em tabelas. Nas perguntas propostas o aluno terá a oportunidade de fazer análise de dados.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro de uma pesquisa.

Propósito: Fazer com que os alunos analisem dados tabelados, pensando em formas diferentes de organização dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • Em qual tabela você encontrou maior facilidade de interpretar os dados?
  • A pesquisa conseguiu definir um animal preferido entre os amigos?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 11 e 12).

Orientações: Peça aos alunos que analisem a situação dada, nela está representada a preferência de animal de estimação de um grupo de amigos. Partindo da análise da tabela, o aluno deverá reorganizá-la, agrupando as informações dadas, de forma a evidenciar a preferência entre meninos e meninas. O intuito é que percebam a melhoria na interpretação de dados quando estes estão melhor distribuídos, evidenciando que existem variadas formas de organização destes em tabelas. Nas perguntas propostas o aluno terá a oportunidade de fazer análise de dados.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro de uma pesquisa.

Propósito: Fazer com que os alunos analisem dados tabelados, pensando em formas diferentes de organização dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • Em qual tabela você encontrou maior facilidade de interpretar os dados?
  • A pesquisa conseguiu definir um animal preferido entre os amigos?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 4º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise de chances de eventos aleatórios, coleta, classificação, leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras múltiplas verticais e horizontais.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA27 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA28 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano