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Plano de aula - O efeito das queimadas para o clima da Amazônia

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre conhecer as causas naturais da seca na Amazônia e as consequências das atividades humanas para o clima local.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Luiza Gouvea

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia. Esta habilidade requer a compreensão das consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.). Para isso, os alunos deverão compreender que entre as atividades humanas que afetam a atmosfera e o microclima estão as queimadas. É importante que saibam que nas savanas (cerrado) o fogo é indispensável para sua preservação. Contudo, na Amazônia, por exemplo, as queimadas costumam estender a estação seca, influenciando o clima local. Um dos efeitos é a inibição da formação de nuvens e consequente redução da precipitação. Visando esclarecer de que forma isso ocorre, a turma deverá fazer a leitura de um texto sobre as queimadas na Amazônia e as consequências para o clima local e, posteriormente, ser dividida em equipes para realizar a atividade da Ação Propositiva. Essa atividade consiste em analisar, debater e, em seguida, elencar os instrumentos de prevenção e controle de incêndios florestais consideradas mais relevante para a prevenção e controle de queimadas. Após elencar as ações, a equipe deve justificar a importância atribuída à ação ou ações selecionadas e apresentar para a turma. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, caderno; caneta ou lápis para anotações.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xaFFmhVHqz8FYhEpbqWk76rn7HwK9aQuGqqk28T37PYNR8BMDJpcuJF5NFGC/geo6-13und08-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Atividade da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28DrV6NGR6PH2mVHKCpDs9u9kvAMjjSaM2XcAVdduFnXfpCuCugVuUuKAus5/geo6-13und08-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Savana é um tipo de cobertura vegetal constituída, geralmente, por gramíneas e árvores esparsas. O Cerrado brasileiro é uma savana, reconhecida como a mais rica do mundo, formado especialmente por arbustos e árvores. Ele é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que o tema da aula trata das queimadas na Amazônia. Exponha para a turma que serão abordadas as causas das queimadas e as consequências para o clima local.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Na região amazônica, a seca decorre de causas naturais, mas fatores não naturais contribuem para que se prolongue a estação seca na região. Entre as causas naturais estão a ocorrência do fenômeno El Niño e o aquecimento das águas do Atlântico. Quanto às causas não naturais diga para os alunos que entre as atividades humanas que mais afetam a atmosfera e o microclima estão as queimadas.

A exploração descontrolada de madeira e uso do fogo para limpar as áreas agrícolas deixam a floresta mais seca e podem agravar os incêndios na região. Nas savanas o fogo é indispensável para sua preservação. Um estudo publicado pela FAPESP mostra que com a supressão do fogo, o Cerrado vai ficando mais cheio de árvores e começa a transformar em floresta, podendo constituir numa grande perda de biodiversidade, pois grande parte da biodiversidade de espécies vegetais desse bioma estão no estrato herbáceo (vegetação rasteira). Contudo, na Amazônia os efeitos são outros. Nesse caso, as queimadas costumam estender a estação seca, influenciando o clima local. Destaque para a turma que um estudo realizado pela Universidade de São Paulo mostrou que durante o período das queimadas na Amazônia, o número de partículas na atmosfera no local sobe de 300 para 20.000 por centímetro cúbico. Considerando que o centro de São Paulo apresenta 10.000 partículas por centímetro cúbico, pergunte para os alunos o que isso significa? Espera-se que eles respondam que piora a qualidade do ar. Destaque para a turma que isso mostra que a qualidade do ar na Amazônia pode tornar-se inferior à do centro de São Paulo. Mas, e quanto ao clima local, questione-os sobre os possíveis efeitos. Depois que a turma se pronunciar, esclareça que um dos efeitos para o clima está na inibição da precipitação, pois um número muito maior de partículas competindo pela mesma quantidade de vapor d’água, faz com que estas evaporem mais rapidamente, inibindo as chuvas. Portanto, a queda na precipitação, figura como uma das consequências das queimadas na região amazônica.

Para você saber mais:

Para saber mais sobre as queimadas na Amazônia e suas consequências, acesse os links:

ARANTES, J.T. Fogo amigo no cerrado. Agência Fapesp, 11/08/2017. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/fogo-amigo-no-cerrado/25865/>. Acesso em: 18 abr 2019.

BOMFIM, Mariana. Queimadas na Amazônia prolongam estação seca em até quatro semanas. AunUSP, ano 42, ed.54, Meio Ambiente, Instituto de Física. Disponível em: <http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=2918&ed=430&f=4>. Acesso em: 18 abr 2019.

Fonte da imagem:

ALENCASTRO, C. Dilma não criou nenhuma nova unidade de conservação na Amazônia. Amazônia Notícia e Informação. Disponível em: <http://amazonia.org.br/2014/08/dilma-n%C3%A3o-criou-nenhuma-nova-unidade-de-conserva%C3%A7%C3%A3o-na-amaz%C3%B4nia/ Acesso em: 18 abr 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Uma questão importante a ser destacada é que a atmosfera é um sistema aberto. Sendo assim, fale para os alunos que os efeitos dessas queimadas não se restringem ao local, ou seja, se espalham para outras regiões, além de prejudicar a formação de nuvens. Sobre à influência na formação de nuvens, esclareça que as queimadas afetam os mecanismos naturais e inibe a formação de nuvens porque as partículas suspensas dificultam a transformação de moléculas de água em gotas de chuva. Isso ocorre porque as gotas sofrem uma redução de tamanho, reduzindo a eficiência do processo de precipitação e inibindo a formação de nuvens. Peça aos alunos que pensem sobre o fato das queimadas provocarem “frio” e “seca” na região. Estimule-os a refletir e chegar a alguma conclusão. Esclareça que a redução da precipitação pode provocar o prolongamento do período seco. No caso da queda da temperatura, fale para a turma que na próxima etapa será apresentando um pequeno texto que traz informações sobre este assunto.

Para você saber mais:

ROSA, Mayra. Poluição aumenta em até 400% a formação de aerossóis na Amazônia. Ciclo Vivo. Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2019.

Fonte da imagem: Pará mantém índice estável de desmatamento na Amazônia. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/11/para-mantem-indice-de-desmatamento-estavel-na-amazonia.html>. Acesso em: 18 abr 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa deve ficar claro para os alunos as consequências das queimadas para o clima da Amazônia. Projete a figura para a turma que apresenta o trajeto do chamado “rio voador” na Amazônia e, após a leitura do texto, peça que apontem os possíveis efeitos de um grande desmatamento na Amazônia para as Regiões Sul e Sudeste do Brasil. Para isso, devemos supor que a floresta perca cerca de 80% da cobertura vegetal.

A folha da atividade encontra-se disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xaFFmhVHqz8FYhEpbqWk76rn7HwK9aQuGqqk28T37PYNR8BMDJpcuJF5NFGC/geo6-13und08-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Rios aéreos ou rios voadores: são massas de vapor d’água que, carregadas por correntes de ar, respondem por grande parte da precipitação que ocorrem em diversas regiões do mundo. No Brasil, o principal rio voador surge no oceano Atlântico, incorpora-se à evaporação da floresta Amazônica e, ao encontrar a cadeia montanhosa dos Andes, se direciona para o sul do país.

Expedição rios voadores. Disponível em: <http://riosvoadores.com.br/galerias/videos/>. Acesso em: 05 de maio de 2019.

NOVAKOWSKY, L. O que são rios voadores? Revista Superinteressante. Disponível em: . Acesso em: 05 de maio de 2019.

Fonte da Imagem: SILVA, Luiz Felipe. Rios Voadores: há um volume enorme de água sobre as nossas cabeças. De onde vem? Disponível em: <https://www.vix.com/pt/ciencia/543997/rios-voadores-ha-um-volume-enorme-de-agua-sobre-nossas-cabecas-de-onde-vem>. Acesso em: 05 mai 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Sabendo que as queimadas na Amazônia afetam o clima local, reduzindo a temperatura e a formação de nuvens, vamos elencar algumas ações de prevenção e controle de incêndios florestais para minimizar estes impactos?

Para isso, separe a turma em equipes. Cada equipe deve analisar, debater e, posteriormente, elencar os instrumentos prevenção e controle de incêndios florestais por ordem de relevância, usando os algarismos numéricos de 1 a 4.

A equipe pode atribuir o mesmo grau de importância para diferentes ações, como, por exemplo, usar a sequência 1-1-2 e 3. Se usar essa sequência, significa que considera que as brigadas de combate a incêndio e o apoio de controle de queimadas às comunidades seriam as mais importantes. Se usar a sequência 2, 3, 1 e 4, significa que a concessão e fiscalização da autorização de queima controlada é mais importante que as demais ações.

As ações são as seguintes:

a- ( ) Brigada de combate a incêndio.

b- ( ) Apoio de controle de queimadas às comunidades.

c- ( ) Fiscalização da autorização de queimada controlada.

d- ( ) Apoio a comunidades em práticas agropecuárias livre do fogo.

Posteriormente, a equipe deve escolher a ação ou as ações que consideram mais importantes e justificar sua seleção para apresentar para a turma. A folha de atividade está disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28DrV6NGR6PH2mVHKCpDs9u9kvAMjjSaM2XcAVdduFnXfpCuCugVuUuKAus5/geo6-13und08-atividade-de-sistematizacao.pdf

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia. Esta habilidade requer a compreensão das consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.). Para isso, os alunos deverão compreender que entre as atividades humanas que afetam a atmosfera e o microclima estão as queimadas. É importante que saibam que nas savanas (cerrado) o fogo é indispensável para sua preservação. Contudo, na Amazônia, por exemplo, as queimadas costumam estender a estação seca, influenciando o clima local. Um dos efeitos é a inibição da formação de nuvens e consequente redução da precipitação. Visando esclarecer de que forma isso ocorre, a turma deverá fazer a leitura de um texto sobre as queimadas na Amazônia e as consequências para o clima local e, posteriormente, ser dividida em equipes para realizar a atividade da Ação Propositiva. Essa atividade consiste em analisar, debater e, em seguida, elencar os instrumentos de prevenção e controle de incêndios florestais consideradas mais relevante para a prevenção e controle de queimadas. Após elencar as ações, a equipe deve justificar a importância atribuída à ação ou ações selecionadas e apresentar para a turma. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, caderno; caneta ou lápis para anotações.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xaFFmhVHqz8FYhEpbqWk76rn7HwK9aQuGqqk28T37PYNR8BMDJpcuJF5NFGC/geo6-13und08-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Atividade da Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28DrV6NGR6PH2mVHKCpDs9u9kvAMjjSaM2XcAVdduFnXfpCuCugVuUuKAus5/geo6-13und08-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Savana é um tipo de cobertura vegetal constituída, geralmente, por gramíneas e árvores esparsas. O Cerrado brasileiro é uma savana, reconhecida como a mais rica do mundo, formado especialmente por arbustos e árvores. Ele é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que o tema da aula trata das queimadas na Amazônia. Exponha para a turma que serão abordadas as causas das queimadas e as consequências para o clima local.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Na região amazônica, a seca decorre de causas naturais, mas fatores não naturais contribuem para que se prolongue a estação seca na região. Entre as causas naturais estão a ocorrência do fenômeno El Niño e o aquecimento das águas do Atlântico. Quanto às causas não naturais diga para os alunos que entre as atividades humanas que mais afetam a atmosfera e o microclima estão as queimadas.

A exploração descontrolada de madeira e uso do fogo para limpar as áreas agrícolas deixam a floresta mais seca e podem agravar os incêndios na região. Nas savanas o fogo é indispensável para sua preservação. Um estudo publicado pela FAPESP mostra que com a supressão do fogo, o Cerrado vai ficando mais cheio de árvores e começa a transformar em floresta, podendo constituir numa grande perda de biodiversidade, pois grande parte da biodiversidade de espécies vegetais desse bioma estão no estrato herbáceo (vegetação rasteira). Contudo, na Amazônia os efeitos são outros. Nesse caso, as queimadas costumam estender a estação seca, influenciando o clima local. Destaque para a turma que um estudo realizado pela Universidade de São Paulo mostrou que durante o período das queimadas na Amazônia, o número de partículas na atmosfera no local sobe de 300 para 20.000 por centímetro cúbico. Considerando que o centro de São Paulo apresenta 10.000 partículas por centímetro cúbico, pergunte para os alunos o que isso significa? Espera-se que eles respondam que piora a qualidade do ar. Destaque para a turma que isso mostra que a qualidade do ar na Amazônia pode tornar-se inferior à do centro de São Paulo. Mas, e quanto ao clima local, questione-os sobre os possíveis efeitos. Depois que a turma se pronunciar, esclareça que um dos efeitos para o clima está na inibição da precipitação, pois um número muito maior de partículas competindo pela mesma quantidade de vapor d’água, faz com que estas evaporem mais rapidamente, inibindo as chuvas. Portanto, a queda na precipitação, figura como uma das consequências das queimadas na região amazônica.

Para você saber mais:

Para saber mais sobre as queimadas na Amazônia e suas consequências, acesse os links:

ARANTES, J.T. Fogo amigo no cerrado. Agência Fapesp, 11/08/2017. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/fogo-amigo-no-cerrado/25865/>. Acesso em: 18 abr 2019.

BOMFIM, Mariana. Queimadas na Amazônia prolongam estação seca em até quatro semanas. AunUSP, ano 42, ed.54, Meio Ambiente, Instituto de Física. Disponível em: <http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=2918&ed=430&f=4>. Acesso em: 18 abr 2019.

Fonte da imagem:

ALENCASTRO, C. Dilma não criou nenhuma nova unidade de conservação na Amazônia. Amazônia Notícia e Informação. Disponível em: <http://amazonia.org.br/2014/08/dilma-n%C3%A3o-criou-nenhuma-nova-unidade-de-conserva%C3%A7%C3%A3o-na-amaz%C3%B4nia/ Acesso em: 18 abr 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Uma questão importante a ser destacada é que a atmosfera é um sistema aberto. Sendo assim, fale para os alunos que os efeitos dessas queimadas não se restringem ao local, ou seja, se espalham para outras regiões, além de prejudicar a formação de nuvens. Sobre à influência na formação de nuvens, esclareça que as queimadas afetam os mecanismos naturais e inibe a formação de nuvens porque as partículas suspensas dificultam a transformação de moléculas de água em gotas de chuva. Isso ocorre porque as gotas sofrem uma redução de tamanho, reduzindo a eficiência do processo de precipitação e inibindo a formação de nuvens. Peça aos alunos que pensem sobre o fato das queimadas provocarem “frio” e “seca” na região. Estimule-os a refletir e chegar a alguma conclusão. Esclareça que a redução da precipitação pode provocar o prolongamento do período seco. No caso da queda da temperatura, fale para a turma que na próxima etapa será apresentando um pequeno texto que traz informações sobre este assunto.

Para você saber mais:

ROSA, Mayra. Poluição aumenta em até 400% a formação de aerossóis na Amazônia. Ciclo Vivo. Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2019.

Fonte da imagem: Pará mantém índice estável de desmatamento na Amazônia. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/11/para-mantem-indice-de-desmatamento-estavel-na-amazonia.html>. Acesso em: 18 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta etapa deve ficar claro para os alunos as consequências das queimadas para o clima da Amazônia. Projete a figura para a turma que apresenta o trajeto do chamado “rio voador” na Amazônia e, após a leitura do texto, peça que apontem os possíveis efeitos de um grande desmatamento na Amazônia para as Regiões Sul e Sudeste do Brasil. Para isso, devemos supor que a floresta perca cerca de 80% da cobertura vegetal.

A folha da atividade encontra-se disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xaFFmhVHqz8FYhEpbqWk76rn7HwK9aQuGqqk28T37PYNR8BMDJpcuJF5NFGC/geo6-13und08-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Rios aéreos ou rios voadores: são massas de vapor d’água que, carregadas por correntes de ar, respondem por grande parte da precipitação que ocorrem em diversas regiões do mundo. No Brasil, o principal rio voador surge no oceano Atlântico, incorpora-se à evaporação da floresta Amazônica e, ao encontrar a cadeia montanhosa dos Andes, se direciona para o sul do país.

Expedição rios voadores. Disponível em: <http://riosvoadores.com.br/galerias/videos/>. Acesso em: 05 de maio de 2019.

NOVAKOWSKY, L. O que são rios voadores? Revista Superinteressante. Disponível em: . Acesso em: 05 de maio de 2019.

Fonte da Imagem: SILVA, Luiz Felipe. Rios Voadores: há um volume enorme de água sobre as nossas cabeças. De onde vem? Disponível em: <https://www.vix.com/pt/ciencia/543997/rios-voadores-ha-um-volume-enorme-de-agua-sobre-nossas-cabecas-de-onde-vem>. Acesso em: 05 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Sabendo que as queimadas na Amazônia afetam o clima local, reduzindo a temperatura e a formação de nuvens, vamos elencar algumas ações de prevenção e controle de incêndios florestais para minimizar estes impactos?

Para isso, separe a turma em equipes. Cada equipe deve analisar, debater e, posteriormente, elencar os instrumentos prevenção e controle de incêndios florestais por ordem de relevância, usando os algarismos numéricos de 1 a 4.

A equipe pode atribuir o mesmo grau de importância para diferentes ações, como, por exemplo, usar a sequência 1-1-2 e 3. Se usar essa sequência, significa que considera que as brigadas de combate a incêndio e o apoio de controle de queimadas às comunidades seriam as mais importantes. Se usar a sequência 2, 3, 1 e 4, significa que a concessão e fiscalização da autorização de queima controlada é mais importante que as demais ações.

As ações são as seguintes:

a- ( ) Brigada de combate a incêndio.

b- ( ) Apoio de controle de queimadas às comunidades.

c- ( ) Fiscalização da autorização de queimada controlada.

d- ( ) Apoio a comunidades em práticas agropecuárias livre do fogo.

Posteriormente, a equipe deve escolher a ação ou as ações que consideram mais importantes e justificar sua seleção para apresentar para a turma. A folha de atividade está disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28DrV6NGR6PH2mVHKCpDs9u9kvAMjjSaM2XcAVdduFnXfpCuCugVuUuKAus5/geo6-13und08-atividade-de-sistematizacao.pdf

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