17386
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - História do reaproveitamento e da reciclagem dos materiais ao longo do tempo

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre História do reaproveitamento e da reciclagem dos materiais ao longo do tempo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que a preocupação com a reciclagem é histórica e que reflitam sobre a necessidade e importância de colocar em prática os 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) na sociedade.

Agende uma videoconferência e, antes de mostrar o slide ou fazer os questionamentos propostos no Objetivo, abra uma discussão com a turma sobre qual o destino que eles dão às embalagens que descartam. Em seguida, dê continuidade às orientações.

Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Deixe que todos os alunos participem com reflexões e análises.
Cite que, nos dias atuais, muitos pensam e buscam ações para praticar os 5 Rs.

Sistematização
A atividade proposta nesta etapa deverá ser pensada de forma assíncrona (em grupo ou individual). Envie para os alunos o material e as orientações sobre a tarefa a ser executada.

Você pode indicar aos alunos que façam a atividade com os recursos que possuem ou os digitais, como Word, PowerPoint e Padlet.

Diga aos alunos para gravarem o passo a passo da confecção das peças artesanais. Explique que as propostas criadas, de como implementar as atividades de reciclagem e reutilização do papel, comporão um livreto que será deixado na biblioteca da escola para futuras consultas.

Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem os trabalhos e conversem um pouco sobre o que aprenderam com esse tema. Neste momento, seja mediador e norteador do debate para um aprendizado efetivo.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, ajudando os alunos a pensar em soluções e na montagem da peça artesanal.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_09UND04

(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas