Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que a preocupação com a reciclagem é histórica e que reflitam sobre a necessidade e importância de colocar em prática os 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) na sociedade.
Agende uma videoconferência e, antes de mostrar o slide ou fazer os questionamentos propostos no Objetivo, abra uma discussão com a turma sobre qual o destino que eles dão às embalagens que descartam. Em seguida, dê continuidade às orientações.
Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Deixe que todos os alunos participem com reflexões e análises.
Cite que, nos dias atuais, muitos pensam e buscam ações para praticar os 5 Rs.
Sistematização
A atividade proposta nesta etapa deverá ser pensada de forma assíncrona (em grupo ou individual). Envie para os alunos o material e as orientações sobre a tarefa a ser executada.
Você pode indicar aos alunos que façam a atividade com os recursos que possuem ou os digitais, como Word, PowerPoint e Padlet.
Diga aos alunos para gravarem o passo a passo da confecção das peças artesanais. Explique que as propostas criadas, de como implementar as atividades de reciclagem e reutilização do papel, comporão um livreto que será deixado na biblioteca da escola para futuras consultas.
Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem os trabalhos e conversem um pouco sobre o que aprenderam com esse tema. Neste momento, seja mediador e norteador do debate para um aprendizado efetivo.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, ajudando os alunos a pensar em soluções e na montagem da peça artesanal.
Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta
Código: HIS5_09UND04
(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes