História do bullying
Plano de Aula
Plano de aula: O bullying e seu impacto na vida em sociedade
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cotidiano no tempo presente
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: texto impresso, papel colorido, papelão, 2 dados, pecinhas para servir como peão no jogo, canetas hidrográficas, projetor, computador.
Material complementar:
- História do bullying, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jV6ct2dcS2TDx8pj4rVATenCrPk2274fwa3zWb3whpPAX8QzdmsFdSmXT5wq/his5-09und01-historia-do-bullying.pdf
- Tabuleiro para impressão - Jogo: Eu penso sobre bullying, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gdBv9AYTcTRKVdpvPhhTUUv9brAXJgSAcPyUX5MnM7PhSDnGWaxvzTRFvVY2/his5-09und01-jogo-eu-penso-sobre-bullying.pdf
- Regras do jogo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M6tfRB9FWDSduDZ2BmpMypCeXGHdqVdBvq2fYQDNf4P93dZryMxXQUKf7XNF/his5-09und01-regras-do-jogo.pdf
Para você saber mais:
- 21 perguntas e respostas sobre bullying. Nova Escola. 2009. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola. Acesso em 18 de março de 2019.
- Significados de preconceito. Disponível em: https://www.significados.com.br/preconceito/. Acesso em 18 de março de 2019.
- BERGAMO, Karolina. Os 8 tipos de bullying. Disponível em: https://saude.abril.com.br/bem-estar/os-8-tipos-de-bullying/. Acesso em 18 de março de 2019.
- GUIMARÃES, Janaína Rosa. Violência escola e o fenômeno do “bullying”: a responsabilidade social diante do comportamento agressivo entre estudantes. Disponível em: http://www.cnmp.mp.br/conteate10/pdfs/tema3_artigo-violencia-escolar.pdf. Acesso em 19 de março de 2019.
- ISOLAN, Luciano. Bullying escolar na infância e na adolescência. Revista Brasileira de Psicoterapia. 2014. Disponível em: http://rbp.celg.org.br/detalhe_artigo.asp?id=143. Acesso em 19 de março de 2019.
- CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Bullying: como compreender as várias faces do problema. (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/bullying-um-problema-muito-real/. Publicado em: 2 jun. 2011. Acesso em 20 de março de 2019.
- Como fazer um jogo de tabuleiro? Disponível em: http://geoprofessora.blogspot.com/2010/05/como-fazer-um-jogo-de-tabuleiro.html. Acesso em 18 de março de 2019.
- Projeto define os oito tipos de bullying que devem ser evitados na escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=psieH5qBIpk. Acesso em 21 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: projete o objetivo para os alunos e faça a leitura dando ênfase na palavra bullying e depois no termo pré-conceito. O enfoque nessas duas palavras é para reforçar a proposta da aula. Após a leitura, ler o sentido dos termos reforçados.
- Bullying: é uma situação caracterizada por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. (NOVA ESCOLA, 2009).
Para você saber mais:
- 21 perguntas e respostas sobre bullying. Nova Escola. 2009. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola. Acesso em 18 de março de 2019.
- Significados de preconceito. Disponível em: https://www.significados.com.br/preconceito/. Acesso em 18 de março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: forme um círculo com os alunos. Projete o slide e peça que cada um faça a leitura silenciosa das frases. Depois faça a leitura com entonação de voz agressiva e pergunta para os alunos: qual seria a sensação de ouvir isso de um colega?
Exiba o vídeo: Projeto define os oito tipos de bullying que devem ser evitados na escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=psieH5qBIpk. Acesso em 21 de março de 2019. (Para não correr riscos com a conexão ruim na escola, baixe o vídeo antes. No próprio Youtube há tutoriais de como fazer isso).
Esse vídeo é uma animação do Senado Federal que explica e mostra quais os tipos de bullying que entraram no projeto de lei que qualifica as agressões como crime.
Após a exibição do vídeo, oriente um pequeno debate sobre quais as sensações que eles tiveram sobre a animação, e se eles já presenciaram, foram vítimas ou já fizeram bullying com alguém.
- Imagem 1. Assédio moral. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/ass%C3%A9dio-moral-crian%C3%A7a-dedo-sugerir-3089938/. Acesso em 18 de março de 2019.
- Imagem 2. Bullying. Disponivel em: https://www.flickr.com/photos/pimkie_fotos/2512997167. Acesso em 18 de março de 2019.
Como adequar à sua realidade: as frases de ofensa podem ter sentidos diferentes em cada região do país, seria uma boa ideia se os alunos pudessem acessar à internet e pesquisar sobre termos agressivos nas diferentes regiões brasileiras.
Para você saber mais:
- 21 perguntas e respostas sobre bullying. Nova Escola. 2009. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola. Acesso em 18 de março de 2019.
- BERGAMO, Karolina. Os 8 tipos de bullying. Disponível em: https://saude.abril.com.br/bem-estar/os-8-tipos-de-bullying/. Acesso em 18 de março de 2019.
Contexto
Orientações: projete a imagem para os alunos e peça que eles prestem atenção na data de publicação da imagem.
- Prática de bullying representada em charge publicada na revista “Careta”, 10 de janeiro de 1942, n. 1750, p.9, Rio de Janeiro, Brasil.Hemeroteca Digital. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=083712&pasta=ano%20194&pesq=charge. Acesso em 20 de março de 2019.
A imagem faz parte de uma matéria sobre como a gordura exagerada pode causar desconforto nas pessoas diante de uma sociedade que adota padrões estéticos tão rígidos. A reflexão é para ser focada no ano de publicação - 1942 - para enfatizar que o fenômeno dos comentários pejorativos não é recente na história, e que por muito tempo não foi considerado com um fator desencadeante de comportamentos depressivos.
Para você saber mais:
- 21 perguntas e respostas sobre bullying. Nova Escola. 2009. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola. Acesso em 18 de março de 2019.
- BERGAMO, Karolina. Os 8 tipos de bullying. Disponível em: https://saude.abril.com.br/bem-estar/os-8-tipos-de-bullying/. Acesso em 18 de março de 2019.
- CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Bullying: como compreender as várias faces do problema. (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/bullying-um-problema-muito-real/. Publicado em: 2 jun. 2011. Acesso em 20 de março de 2019.
Problematização - parte 1
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos fazendo a relação do termo com a língua inglesa.
O outro ponto do slide refere-se aos danos causados pelo bullying, que de maneira geral afeta a todos: a vítima (que se sente ridicularizada), o autor (que mesmo sendo o agressor sofre por causa de outros conflitos) e o espectador (que em muitas situações sofre tanto com as agressões e com o medo de denunciar o agressor).
Retome a questão do vídeo: como os alunos perceberam os três agentes do bullying na animação?
Para você saber mais:
- 21 perguntas e respostas sobre bullying. Nova Escola. 2009. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola. Acesso em 18 de março de 2019.
- BERGAMO, Karolina. Os 8 tipos de bullying. Disponível em: https://saude.abril.com.br/bem-estar/os-8-tipos-de-bullying/. Acesso em 18 de março de 2019.
Problematização - parte 2
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos. Entregue o material impresso para os alunos.
História do bullying, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jV6ct2dcS2TDx8pj4rVATenCrPk2274fwa3zWb3whpPAX8QzdmsFdSmXT5wq/his5-09und01-historia-do-bullying.pdf
Organiza a turma em pequenos grupos ou em uma roda de conversa para que seja realizada a leitura e a discussão do texto.
A proposta é mostrar aos alunos que as agressões que hoje são conhecidas como bullying não são um fenômeno recente nos ambientes escolares. E relativamente a pouco tempo é que professores começaram a se preocupar com o tom das brincadeiras e ofensas escolares.
Para você saber mais:
- 21 perguntas e respostas sobre bullying. Nova Escola. 2009. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola. Acesso em 18 de março de 2019.
- BERGAMO, Karolina. Os 8 tipos de bullying. Disponível em: https://saude.abril.com.br/bem-estar/os-8-tipos-de-bullying/. Acesso em 18 de março de 2019.
- GUIMARÃES, Janaína Rosa. Violência escola e o fenômeno do “bullying”: a responsabilidade social diante do comportamento agressivo entre estudantes. Disponível em: http://www.cnmp.mp.br/conteate10/pdfs/tema3_artigo-violencia-escolar.pdf. Acesso em 19 de março de 2019.
- ISOLAN, Luciano. Bullying escolar na infância e na adolescência. Revista Brasileira de Psicoterapia. 2014. Disponível em: http://rbp.celg.org.br/detalhe_artigo.asp?id=143. Acesso em 19 de março de 2019.
- CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Bullying: como compreender as várias faces do problema. (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/bullying-um-problema-muito-real/. Publicado em: 2 jun. 2011. Acesso em 20 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: os alunos irão produzir o jogo sobre bullying tendo essa imagem como parâmetro para construção do Jogo, ou ainda é possível optar por construir o jogo e trazer para a sala de aula para que os alunos sistematizem o aprendizado.
- produção do jogo - distribua papel colorido, canetas hidrográficas e papelão, e organize os alunos em grupos de até 5 cinco alunos. Eles irão produzir os tabuleiros que poderão ser utilizados por alunos de toda a escola para conscientização sobre os malefícios do bullying.
- apenas jogar - organize os alunos em grupos com 4 alunos para que eles possam jogar e durante o jogo eles vão socializar experiências e vivências pessoais sobre o bullying.
- Tabuleiro para impressão - Jogo: Eu penso sobre bullying, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gdBv9AYTcTRKVdpvPhhTUUv9brAXJgSAcPyUX5MnM7PhSDnGWaxvzTRFvVY2/his5-09und01-jogo-eu-penso-sobre-bullying.pdf
- Regras do jogo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M6tfRB9FWDSduDZ2BmpMypCeXGHdqVdBvq2fYQDNf4P93dZryMxXQUKf7XNF/his5-09und01-regras-do-jogo.pdf
É possível produzir o tabuleiro no computador utilizando o programa Microsoft PowerPoint, é uma ótima alternativa se a escola tiver laboratório de informática com acesso a internet.
Para você saber mais:
- CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Bullying: como compreender as várias faces do problema. (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/bullying-um-problema-muito-real/. Publicado em: 2 jun. 2011. Acesso em 20 de março de 2019.
- Como fazer um jogo de tabuleiro? Disponível em: http://geoprofessora.blogspot.com/2010/05/como-fazer-um-jogo-de-tabuleiro.html. Acesso em 18 de março de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que ações de bullying favorecem a divisão e a disseminação de conceitos errados dentro de uma sociedade.
Agende uma videoconferência e compartilhe com os alunos os slides propostos para a discussão, e exiba o vídeo. Siga as orientações definidas para esta etapa.
Posteriormente, você pode enviar todo o material usado nesta etapa (imagens e links), para que os alunos façam a reflexão e análise sobre o tema.
Problematização
Envie, antecipadamente, todos o material (texto, links e as orientações para que os alunos manipulem o material e tenham embasamento para facilitar o momento de discussão).
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa.
Sistematização
Envie o material do jogo 'Eu penso sobre bullying" para que os alunos façam a confecção e joguem com a família.
Agende uma videoconferência, posteriormente, para que os alunos conversem um pouco mais sobre o tema, sobre como foi trabalhar junto com a família (através do jogo) e se, a partir deste aprendizado, terão posturas diferentes. Neste momento, seja mediador e norteador para um aprendizado efetivo.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, construindo o jogo de tabuleiro, jogando com os alunos e abrindo um espaço para dialogarem sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memóriaO surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
Palavras-Chave: Bullying; Ofensas; Brincadeiras de mal gosto; Desconforto social