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Plano de aula: Jogos online: a nova rede social
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: material impresso, projetor, computador, pedaços de papel (medida 10x10 cm) o suficiente para que haja 2 pedaços por aluno)
Material complementar:
- Formulário de pesquisa, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zY3WTnCQkCBM9bBGHkzzVxNjzbDxTkn28eMAbayBtSjeGF9bgsHzWJwYyTN3/his5-09und09-formulario-de-pesquisa.pdf
Para você saber mais:
- Jogo online cria comunidades em novo mundo virtual, Diário do Nordeste. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/jogo-online-cria-comunidades-em-novo-mundo-virtual-1.573111. Acesso em 21 de abril de 2019.
- PEREIRA, Diego. Imersão digital. Tendências digitais. Disponível em: https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/fa%C3%A7a-parte-do-jogo-e-sinta-bbfe381ee66d. Acesso em 22 de abril de 2019.
- YAMAGISHI, Alisson. Comunicação em jogos. Tendências digitais. DIsponível em: https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/comunica%C3%A7%C3%A3o-em-jogos-fc9d09410c45. Acesso em 22 de abril de 2019.
- VIGNON, Luana. Jogos online e sua curiosa origem. Grupo escolar. Disponível em: https://www.grupoescolar.com/pesquisa/jogos-online-e-sua-curiosa-origem.html. Acesso em 21 de abril de 2019.
- Lan house - Lançadas no Brasil no final dos anos 90, as casas de jogos eletrônicos, conhecidas como lan houses, transformaram-se em centros de entretenimento para os apaixonados por jogos em rede e um bom negócio para empreendedores antenados com as novidades do mundo digital.
- O que é uma lan house ou cyber café? Nexcafe. Disponível em: http://www.nexcafe.com.br/o-que-e-lan-house-ou-cyber-cafe. Acesso em 22 de abril de 2019.
- MOURA, Allysson. Jogos eletrônicos influenciam os jovens? Entre verbos. Disponível em: https://www.entreverbos.com.br/single-post/2016/12/14/Jogos-eletr%C3%B4nicos-influenciam-os-jovens. Acesso em 22 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: leia o objetivo com os alunos. Projete esse slide, ou anote no quadro. A leitura deve levar em consideração o(s) termo(s): transformam e formam que estão propositalmente aglutinados para que haja a percepção dos alunos sobre a dualidade do universo virtual.
Durante esse momento levanta os seguintes questionamentos que nortearão toda a aula:
- Você sabe o que é um jogo online?
- Você possui amigos que jogam o mesmo jogo?
- Você conhece todos os seus contatos de jogo?
- Que tipo de jogo você joga?
Dependendo da localização da escola as respostas afirmativas sobre os jogos online vai ser maior do que em outras regiões onde as crianças têm menos contato com esse tipo de experiência virtual.
Para você saber mais:
- Jogo online cria comunidades em novo mundo virtual, Diário do Nordeste. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/jogo-online-cria-comunidades-em-novo-mundo-virtual-1.573111. Acesso em 21 de abril de 2019.
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