Ficha de contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Coisas de menino e coisas de menina
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cotidiano no tempo presente
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula; para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor, computador e material impresso.
Material complementar:
- FIcha de contextualização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3re3sY4MCaz9Hb9W7GuVgzgRgd62BK76JPUAUDenzWYx4HGW3u84sWWvb8VQ/his5-09und06-ficha-de-contextualizacao.pdf
- Atividade Eu não concordo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2y9v8uA2s6kUuyrfFsNNJzZWTgFfnQKygPzugHxQ8GfeuPeEpNMCYu4jMU4/his5-09und06-eu-nao-concordo.pdf
Para você saber mais:
- ‘Gênero sexual e comportamento em sociedade’; Um dos possíveis temas a cair na redação do Enem 2017. Portal de Camocim. 10 de abril de 2017. Disponível em: http://portaldecamocim.com.br/outros/enem/comportamento-de-genero-que-pessoa-desempenha-na-sociedade-um-dos-possiveis-temas-cair-na-redacao-do-enem-2017/. Acesso em: 13 de abril de 2019.
- HANCOCK, Jaime Rubio. Por que rosa é de menina e azul é de menino? El País. 18 de novembro de 2014. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/18/ciencia/1416328918_518343.html. Acesso em 13 de abril de 2019.
- SOARES, Wellington. Existe ideologia de gênero na Educação? Nova Escola. 07 de outubro de 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12698/existe-ideologia-de-genero-na-educacao. Acesso em 13 de abril de 2019.
- VICHESSI, Beatriz. Garanta o direitos de todos os alunos ao promover a igualdade de gênero. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/16418/garanta-o-direito-de-todos-os-alunos-ao-promover-igualdade-de-genero. Acesso em 13 de abril de 2019.
- PIERRO, Gabriel di, e ORTIZ, Marília. Gênero fora da Caixa. Instituto Sou da Paz. Disponível em: http://www.soudapaz.org/upload/pdf/genero_fora_da_caixa_web.pdf. Acesso em 13 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: projete e leia o objetivo para os alunos. A intenção aqui é despertar uma reflexão sobre objetos, roupas e comportamentos que são estereotipados como sendo de meninos ou de meninas.
A proposta dessa aula não é dizer o que é certo ou errado mas causar essa reflexão sobre os comportamentos impostos por nossas famílias e pela sociedade de maneira geral.
Levanta os seguintes questionamentos:
- Quando uma mulher está grávida e vai comprar as roupinhas do bebê, como ela escolhe as roupinhas?
- Quando você é convidado a ir a um aniversário de criança como você escolhe o presente?
- Quando você vai a uma loja de brinquedos, como eles estão organizados dentro da loja?
Para você saber mais:
- ‘Gênero sexual e comportamento em sociedade’; Um dos possíveis temas a cair na redação do Enem 2017. Portal de Camocim. 10 de abril de 2017. Disponível em: http://portaldecamocim.com.br/outros/enem/comportamento-de-genero-que-pessoa-desempenha-na-sociedade-um-dos-possiveis-temas-cair-na-redacao-do-enem-2017/. Acesso em: 13 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: projete esse slide para os alunos e perceba o quanto eles começarão a dizer que um ou outro brinquedo é só de menino, ou só de menina.
Divida a turma em dois grupos: meninos de um lado e meninas do outro. E entregue a cada um dos grupos uma ficha para que possam anotar quais brinquedos os meninos preferem e quais as meninas preferem.
FIcha de contextualização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3re3sY4MCaz9Hb9W7GuVgzgRgd62BK76JPUAUDenzWYx4HGW3u84sWWvb8VQ/his5-09und06-ficha-de-contextualizacao.pdf
- Boneco de madeira com cabelo vermelho. Disponivel em: https://pxhere.com/en/photo/682809. Acesso em 12 de abril de 2019.
- Bonecos do tipo Lego. Disponível em: https://www.goodfreephotos.com/public-domain-images/blue-and-red-knight-lego-toys.jpg.php. Acesso em 12 de abril de 2019.
- Bonecos Ken e Barbie. Disponível em: https://pixabay.com/es/photos/mu%C3%B1ecas-hombre-ni%C3%B1o-ni%C3%B1a-pareja-937516/. Acesso em 12 de abril de 2019.
É possível ampliar a discussão usando cores, roupas e atitudes comportamentais. Para isso, pode solicitar previamente aos alunos que levem objetos pessoais ou ainda fazer pesquisas na internet.
Para você saber mais:
- HANCOCK, Jaime Rubio. Por que rosa é de menina e azul é de menino? El País. 18 de novembro de 2014. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/18/ciencia/1416328918_518343.html. Acesso em 13 de abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos, e peça para que alguns alunos leiam os tópicos. A cada tópico reforce com uma explicação o motivo da informação.
- As roupas brancas eram preteridas para os bebês por causa de representar a pureza e inocência das crianças. Também nessa época não havia moda exclusiva para crianças.
- As cores surgem na vestimenta do bebês durante a Primeira Guerra Mundial, mas ainda não se fazia alusão à cores específicas para meninos ou para meninas.
- O rosa representava força, atitude, determinação e por isso uma escolha fácil para meninos, que por um ideal da sociedade, representavam a força.
- O azul por ser uma cor fria, tem a ideia de trazer tranquilidade, e por isso escolha das meninas, que representavam a doçura da mulher.
- A indústria começou a empregar o rosa na produção de brinquedos e vestimentas para meninas, e a partir daí a cor rosa passa a ser associada às meninas de forma tão incisiva que a cor dos meninos passa a ser o azul.
A proposta aqui não é criticar como a sociedade interpreta cores de meninos e cores de meninas, mas sim como essa questão é anterior aos próprios questionamentos dos indivíduos, pois antes do nascimento há uma escolha feita pelos adultos nos possíveis comportamentos, e formas de viver conforme o sexo biológico.
Para você saber mais:
- HANCOCK, Jaime Rubio. Por que rosa é de menina e azul é de menino? El País. 18 de novembro de 2014. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/18/ciencia/1416328918_518343.html. Acesso em 13 de abril de 2019.
- SOARES, Wellington. Existe ideologia de gênero na Educação? Nova Escola. 07 de outubro de 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12698/existe-ideologia-de-genero-na-educacao. Acesso em 13 de abril de 2019.
- VICHESSI, Beatriz. Garanta o direitos de todos os alunos ao promover a igualdade de gênero. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/16418/garanta-o-direito-de-todos-os-alunos-ao-promover-igualdade-de-genero. Acesso em 13 de abril de 2019.
Problematização - continuação
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos, e pergunta se eles já ouviram falar nesse termo. É bem provável que sim, eles responderão várias situações, como na escola, ou na igreja. E prossiga fazendo a leitura do que se trata o termo.
Aqui é importante fazer um relação com o slide anterior para que eles tenham essa percepção de que a forma de tratamento para meninas/mulheres é diferente do tratamento para meninos/homens, e como essa polêmica é relativamente nova quando tratamos do tempo histórico das sociedades humanas.
A turma ainda está dividida entre meninos e meninas. Lança o seguinte questionamento: Por que antes de haver um movimento de luta pelos direitos das mulheres não se falava de gênero?
Essa questão pode disparar outra questão: Se não tivesse havido a luta pelo direito das mulheres não haveria a ideologia de gênero?
Para você saber mais:
- HANCOCK, Jaime Rubio. Por que rosa é de menina e azul é de menino? El País. 18 de novembro de 2014. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/18/ciencia/1416328918_518343.html. Acesso em 13 de abril de 2019.
- SOARES, Wellington. Existe ideologia de gênero na Educação? Nova Escola. 07 de outubro de 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12698/existe-ideologia-de-genero-na-educacao. Acesso em 13 de abril de 2019.
- VICHESSI, Beatriz. Garanta o direitos de todos os alunos ao promover a igualdade de gênero. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/16418/garanta-o-direito-de-todos-os-alunos-ao-promover-igualdade-de-genero. Acesso em 13 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos. Deixe com que eles se questionem como pode fazer isso envolvendo as questões de gênero. Imprima a proposta da atividade para os grupos de meninos e meninas.
Atividade Eu não concordo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2y9v8uA2s6kUuyrfFsNNJzZWTgFfnQKygPzugHxQ8GfeuPeEpNMCYu4jMU4/his5-09und06-eu-nao-concordo.pdf
A folha com a Situação 1 deve ser entregue ao grupo de meninas.
A folha com a Situação 2 deve ser entregue ao grupo de meninos.
Para ler e preencher as folhas o tempo não deve ultrapassar 5 minutos. Após o preenchimento, recolha as folhas e forme um círculo com os alunos, se possível intercale um menino com uma menina.
Leia as situações em voz alta, e agora peça que eles opinem de forma individual sobre as situações, agora meninos e meninas podem opinar nas duas situações.
Siga um roteiro de questões:
- O que mais chamou sua atenção nas duas situações?
- Pode-se dizer que Alex Frank estava agindo errado por não gostar de andar de bicicleta?
- Ana Catarina devia fazer o que a sua avó deseja para ela?
- Como você pode agir para que não haja discriminação com relação aos comportamentos e desejos de meninos e meninas?
Esse momento de discussão será em 10 minutos, e no final exponha a ideia defendida pelo grupo do sexo oposto às situações retratadas.
Para você saber mais:
- HANCOCK, Jaime Rubio. Por que rosa é de menina e azul é de menino? El País. 18 de novembro de 2014. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/18/ciencia/1416328918_518343.html. Acesso em 13 de abril de 2019.
- SOARES, Wellington. Existe ideologia de gênero na Educação? Nova Escola. 07 de outubro de 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12698/existe-ideologia-de-genero-na-educacao. Acesso em 13 de abril de 2019.
- VICHESSI, Beatriz. Garanta o direitos de todos os alunos ao promover a igualdade de gênero. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/16418/garanta-o-direito-de-todos-os-alunos-ao-promover-igualdade-de-genero. Acesso em 13 de abril de 2019.
- PIERRO, Gabriel di, e ORTIZ, Marília. Gênero fora da Caixa. Instituto Sou da Paz. Disponível em: http://www.soudapaz.org/upload/pdf/genero_fora_da_caixa_web.pdf. Acesso em 13 de abril de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre a relação feminino x masculino nas questões de gênero e esse marco como parte da história recente.
Agende uma videoconferência e faça os questionamentos propostos no Objetivo. Abra uma discussão com a turma sobre como a sociedade reflete este assunto. Em seguida, dê continuidade às orientações: compartilhe o slide, mas faça você a leitura dele.
Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa, compartilhe o slide, faça você a leitura dos tópicos e insira as explicações necessárias para cada um. Deixe que todos os alunos participem com reflexões e análises.
Sistematização
A atividade proposta nesta etapa deve ser pensada de forma síncrona, para a leitura das situações (lidas por você) e realização de um debate com todos os alunos, para que compartilhem o que pensam. Neste momento, seja mediador e norteador para um aprendizado efetivo.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
- Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo conversando com os alunos e esclarecendo possíveis dúvidas. Caso ache interessante, envie para a família os links dos textos indicados no "Para você saber mais", na etapa de Sistematização.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memóriaO surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
Palavras-Chave: questões de gênero; brinquedos de menino; brinquedos de menina; ideologia de gênero