Plano de aula: Coisas de menino e coisas de menina

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cotidiano no tempo presente

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula; para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor, computador e material impresso.

Material complementar:

Para você saber mais:

Orientações: projete e leia o objetivo para os alunos. A intenção aqui é despertar uma reflexão sobre objetos, roupas e comportamentos que são estereotipados como sendo de meninos ou de meninas.

A proposta dessa aula não é dizer o que é certo ou errado mas causar essa reflexão sobre os comportamentos impostos por nossas famílias e pela sociedade de maneira geral.

Levanta os seguintes questionamentos:

• Quando uma mulher está grávida e vai comprar as roupinhas do bebê, como ela escolhe as roupinhas?
  • Quando você é convidado a ir a um aniversário de criança como você escolhe o presente?
  • Quando você vai a uma loja de brinquedos, como eles estão organizados dentro da loja?

Para você saber mais:

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência