História da charge
Plano de Aula
Plano de aula: Das charges aos memes: uma forma divertida de história
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cotidiano no tempo presente
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor, computador com acesso a internet, material impresso, imagens impressas (se for o caso).
Material complementar:
- História da charge, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t3kPZ4dHjybkNCUtqNfx2UqkcBJbz4aFqxXB2NA4NDaruCdmcqgQxrE5CeRE/his5-09und07-historia-da-charge.pdf
- História dos memes, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WSAcedsPGKMqy8fB6s59vQUbv7M4nJuctVczxzSauE76RYX4sXnp4J4GZz88/his5-09und07-historia-do-meme.pdf
Para você saber mais:
- ALECRIM, Michel. A história pelas charges. Revista Istoé. 14/12/12. Disponível em: https://istoe.com.br/261325_A+HISTORIA+PELAS+CHARGES/. Acesso em 14 de abril de 2019.
- GIARDELLI, Gil. A origem dos memes. Inovadores SPM. 22 de novembro de 2012. Disponível em: http://www.inovadoresespm.com.br/a-origem-dos-memes/. Acesso em 14 de abril de 2019.
- VERGUEIRO, Waldomiro, e D’OLIVEIRA, Gêisa Fernandes. Se Maomé não vai até a montanha…: charge e crítica social no limiar do século XXI. Revista Alceu. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/Alceu_n14_Oliveira%20e%20Vergueiro.pdf. Acesso em 14 de abril de 2019.
- AVENDAÑO, Tom C. Fora meme? Como o governo Temer virou inimigo da indústria de piadas da Internet. El País. 27 de maio de 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/27/ciencia/1495899503_382776.html. Acesso em 14 de abril de 2019.
- KINAST, Priscilla. Como criar memes? Conheça 5 sites e 5 aplicativos para fazer memes no PC e no celular. Optclean. Disponível em: https://optclean.com.br/como-criar-memes-conheca-5-sites-e-5-aplicativos-para-fazer-memes-no-pc-e-no-celular/. Acesso em 14 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: leia o objetivo para os alunos. É possível projetar o slide ou passar o objetivo no quadro. Nesse momento, faça os alunos refletirem sobre a função social das críticas, que não é algo que simplesmente tem a função do fazer rir, mas sim um objetivo mais específico que é o de trazer reflexão sobre um determinado tema.
Levanta esses questionamentos com os alunos:
- Você já viu alguma charge em jornal escrito?
- Que tipo de memes você já viu na internet?
Para você saber mais:
- ALECRIM, Michel. A história pelas charges. Revista Istoé. 14/12/12. Disponível em: https://istoe.com.br/261325_A+HISTORIA+PELAS+CHARGES/. Acesso em 14 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos e deixe com que eles observem os detalhes das imagens.
Após essa observação fale um pouco sobre cada uma das imagens.
- Charge da Revista Illustrada de 1880. É uma crítica às formas de financiamento do café, com as mãos os bancos oferecem dinheiro para o investimento, e com os pés de certa forma “derrubam” as chances de lucro do fazendeiro. Imagem da Hemeroteca Digital. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=332747b&pasta=ano%20187&pesq=. Acesso em 14 de abril de 2019.
- Meme retirado da internet, que faz uma crítica bem clara a como a sociedade brasileira ainda investe pouco no Brasil, pois durante os jogos olímpicos em 2014 a maioria das medalhas de ouro foram para outros países, assim como as nossas riquezas desde a época da chegada dos portugueses. Disponível em: https://images.app.goo.gl/yZtCyBv96XhANQPA8. Acesso em 22 de abril de 2019.
Forme uma roda de conversa onde os alunos poderão dar mais exemplos de charges que eles já viram, ou até mesmo dos memes que estão frequentemente nas redes sociais na internet e/ou no celular.
Se na escola houver laboratório de informática com acesso a internet, essa aula pode ser realizada nesse espaço, e para a contextualização os alunos poderão pesquisar no Google outros exemplos de charge e meme.
Para você saber mais:
- ALECRIM, Michel. A história pelas charges. Revista Istoé. 14/12/12. Disponível em: https://istoe.com.br/261325_A+HISTORIA+PELAS+CHARGES/. Acesso em 14 de abril de 2019.
- GIARDELLI, Gil. A origem dos memes. Inovadores SPM. 22 de novembro de 2012. Disponível em: http://www.inovadoresespm.com.br/a-origem-dos-memes/. Acesso em 14 de abril de 2019.
Problematização - parte 1
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete o slide e faça a leitura com os alunos. Imprima o texto complementar e entregue aos alunos. Nesse documento há também exemplos de charges.
A ideia desse momento é trazer a reflexão de que os desenhos que expressam cr?ticas surgiram na intenção de alcançar um público muito maior, pois na época de sua criação no Brasil havia um grande número de analfabetos, o que de certa forma se mantém.
História da charge, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t3kPZ4dHjybkNCUtqNfx2UqkcBJbz4aFqxXB2NA4NDaruCdmcqgQxrE5CeRE/his5-09und07-historia-da-charge.pdf
Para você saber mais:
- VERGUEIRO, Waldomiro, e D’OLIVEIRA, Gêisa Fernandes. Se Maomé não vai até a montanha…: charge e crítica social no limiar do século XXI. Revista Alceu. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/Alceu_n14_Oliveira%20e%20Vergueiro.pdf. Acesso em 14 de abril de 2019.
- ALECRIM, Michel. A história pelas charges. Revista Istoé. 14/12/12. Disponível em: https://istoe.com.br/261325_A+HISTORIA+PELAS+CHARGES/. Acesso em 14 de abril de 2019.
Problematização - parte 2
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos, e imprima o texto complementar sobre os memes.
História dos memes, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WSAcedsPGKMqy8fB6s59vQUbv7M4nJuctVczxzSauE76RYX4sXnp4J4GZz88/his5-09und07-historia-do-meme.pdf
A discussão nesse slide é voltada para os diversos usos dos memes, essas imagens e mensagens apesar de terem linguagem cômica apresentam uma crítica subliminar muito maior do que desenhos e frases sugerem. A leitura do meme deve ser feita levando em consideração o contexto histórico, a forma da imagem, o tipo de mensagem escrita e visual. Ele é um conjunto de leitura de texto e imagem.
Para você saber mais:
- AVENDAÑO, Tom C. Fora meme? Como o governo Temer virou inimigo da indústria de piadas da Internet. El País. 27 de maio de 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/27/ciencia/1495899503_382776.html. Acesso em 14 de abril de 2019.
- GIARDELLI, Gil. A origem dos memes. Inovadores SPM. 22 de novembro de 2012. Disponível em: http://www.inovadoresespm.com.br/a-origem-dos-memes/. Acesso em 14 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: no laboratório de informática, os alunos irão criar memes para serem divulgados na página do Facebook da escola, e no Whatsapp de alunos e professores.
- Onde buscar imagens:
- Pode ser em site que disponibilizam a imagem de memes conhecidos, sem o texto, e aí o aluno pode utilizar um editor de imagens para criar a sua frase, e por consequ?ncia sua crítica.
- OU ainda usar recortes de revistas ou jornais para construir memes através de colagem.
- Em se tratando de internet é pouco possível que saia algo totalmente original, mas alerte o aluno para usar a sua criatividade.
- Os alunos que possuem smartphones podem usar aplicativos que editam imagens e criar seus próprios memes.
Para você saber mais:
- KINAST, Priscilla. Como criar memes? Conheça 5 sites e 5 aplicativos para fazer memes no PC e no celular. Optclean. Disponível em: https://optclean.com.br/como-criar-memes-conheca-5-sites-e-5-aplicativos-para-fazer-memes-no-pc-e-no-celular/. Acesso em 14 de abril de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre o uso das charges e memes para se posicionar quanto a um fato/acontecimento em uma sociedade. Envie aos alunos os links (charge e meme) pelo Whatsapp da turma, para que os alunos possam ter uma visualização melhor das fontes que serão base de estudo.
Agende uma videoconferência e faça os questionamentos propostos no Objetivo. Abra uma discussão com a turma sobre como essas formas de expressão constituem uma ferramenta para colocar em reflexão um determinado tema. Em seguida, dê continuidade às orientações.
Problematização
Envie os textos que serão usados nesta etapa para o Whatsapp da turma, para que os alunos façam uma leitura prévia e tenham argumentos para participar do debate proposto.
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Deixe que todos os alunos participem com reflexões e análises.
Sistematização
A atividade proposta nesta etapa deve ser pensada de forma assíncrona. Informe aos alunos que eles podem executar a tarefa com os recursos que possuem, ou utilizar recursos digitais, como Paint, Jamboard e PowerPoint.
Defina uma data para que os alunos publiquem as charges ou memes no grupo de Whatsapp da turma. Crie um mural com este material e depois poste nas redes sociais da escola e no próprio grupo.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo e, junto com os alunos, produzir charges e memes para compor o mural da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memóriaO surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
Palavras-Chave: charges; memes; crítica divertida.