História da charge
Plano de Aula
Plano de aula: Das charges aos memes: uma forma divertida de história
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cotidiano no tempo presente
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor, computador com acesso a internet, material impresso, imagens impressas (se for o caso).
Material complementar:
- História da charge, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t3kPZ4dHjybkNCUtqNfx2UqkcBJbz4aFqxXB2NA4NDaruCdmcqgQxrE5CeRE/his5-09und07-historia-da-charge.pdf
- História dos memes, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WSAcedsPGKMqy8fB6s59vQUbv7M4nJuctVczxzSauE76RYX4sXnp4J4GZz88/his5-09und07-historia-do-meme.pdf
Para você saber mais:
- ALECRIM, Michel. A história pelas charges. Revista Istoé. 14/12/12. Disponível em: https://istoe.com.br/261325_A+HISTORIA+PELAS+CHARGES/. Acesso em 14 de abril de 2019.
- GIARDELLI, Gil. A origem dos memes. Inovadores SPM. 22 de novembro de 2012. Disponível em: http://www.inovadoresespm.com.br/a-origem-dos-memes/. Acesso em 14 de abril de 2019.
- VERGUEIRO, Waldomiro, e D’OLIVEIRA, Gêisa Fernandes. Se Maomé não vai até a montanha…: charge e crítica social no limiar do século XXI. Revista Alceu. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/Alceu_n14_Oliveira%20e%20Vergueiro.pdf. Acesso em 14 de abril de 2019.
- AVENDAÑO, Tom C. Fora meme? Como o governo Temer virou inimigo da indústria de piadas da Internet. El País. 27 de maio de 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/27/ciencia/1495899503_382776.html. Acesso em 14 de abril de 2019.
- KINAST, Priscilla. Como criar memes? Conheça 5 sites e 5 aplicativos para fazer memes no PC e no celular. Optclean. Disponível em: https://optclean.com.br/como-criar-memes-conheca-5-sites-e-5-aplicativos-para-fazer-memes-no-pc-e-no-celular/. Acesso em 14 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: leia o objetivo para os alunos. É possível projetar o slide ou passar o objetivo no quadro. Nesse momento, faça os alunos refletirem sobre a função social das críticas, que não é algo que simplesmente tem a função do fazer rir, mas sim um objetivo mais específico que é o de trazer reflexão sobre um determinado tema.
Levanta esses questionamentos com os alunos:
- Você já viu alguma charge em jornal escrito?
- Que tipo de memes você já viu na internet?
Para você saber mais:
- ALECRIM, Michel. A história pelas charges. Revista Istoé. 14/12/12. Disponível em: https://istoe.com.br/261325_A+HISTORIA+PELAS+CHARGES/. Acesso em 14 de abril de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS