As cidades e os rios
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento urbano: a relação rio versus cidade
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cotidiano no tempo presente
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor, computador, material impresso, folhas A3, lápis de cor, canetas hidrográficas.
Material complementar:
As cidades e os rios, no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YPDJ8gMPxJvqEurrYthrVpTdVWqgXPeKGXA5QguqjAX86dQarRgfB3M9N4aJ/his5-09und05-as-cidades-e-os-rios.pdf
Para você saber mais:
- MARTIN, Coy. Rio e cidade: uma interação em transformação. In: A interação rio-cidade e a revitalização urbana: experiências europeias e perspectivas para a América Latina. Confins. Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/8384?lang=pt#authors. Acesso em 07 de abril de 2019.
- MANTOVANI, Flávia. Conservar sim, canalizar jamais - diga não a canalização. Guia Ecológico. Disponível em: https://guiaecologico.wordpress.com/2009/10/02/conservar-sim-canalizar-jamais-diga-nao-a-canalizacao/. Acesso em 09 de abril de 2019.
- Documentário Entre rios. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc. Acesso em 10 de abril de 2019.
- Rios urbanos: reencontro com as águas e com a vocação das cidades. Conselho de Arquitetura e Urbanismo / RS. Disponível em: https://www.caurs.gov.br/rios-urbanos-reencontro-com-as-aguas-e-com-a-vocacao-das-cidades/. Acesso em 09 de abril de 2019.
- TURCI, Érica. Civilizações hidráulicas - Mesopotâmia. Uol Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-hidraulicas-mesopotamia.htm. Acesso em 11 de abril de 2019.
- TURCI, Érica. Civilizações africanas da antiguidade - Vale do Nilo e Península Somali. Uol Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-africanas-da-antiguidade-vale-do-nilo-e-peninsula-somali.htm. Acesso em 11 de abril de 2019.
- ROCHA, Camilo. Por que tampar rios tem impactos nas enchentes de cidades brasileiras. Nexo. 21 de março de 2018. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/03/21/Por-que-tampar-rios-tem-impacto-nas-enchentes-de-cidades-brasileiras. Acesso em 12 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: realize a leitura do objetivo com os alunos. Enfatiza a questão das construções urbanas que mudaram significativamente a paisagem das cidades. Levanta outras questões:
- Como é pensado o planejamento urbano das cidades?
- Questões ambientais são sempre consideradas nas obras urbanas?
- Qual a relação das cidades com os rios?
- A relação de necessidade com os rios se alterou ao longo do tempo?
O levantamento dessas questões será importante para o desenvolvimento dessa aula, pois a história da relação dos rios com o desenvolvimento das cidades não é algo novo.
Para você saber mais:
- MARTIN, Coy. Rio e cidade: uma interação em transformação. In: A interação rio-cidade e a revitalização urbana: experiências europeias e perspectivas para a América Latina. Confins. Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/8384?lang=pt#authors. Acesso em 07 de abril de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS