As cidades e os rios
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento urbano: a relação rio versus cidade
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cotidiano no tempo presente
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor, computador, material impresso, folhas A3, lápis de cor, canetas hidrográficas.
Material complementar:
As cidades e os rios, no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YPDJ8gMPxJvqEurrYthrVpTdVWqgXPeKGXA5QguqjAX86dQarRgfB3M9N4aJ/his5-09und05-as-cidades-e-os-rios.pdf
Para você saber mais:
- MARTIN, Coy. Rio e cidade: uma interação em transformação. In: A interação rio-cidade e a revitalização urbana: experiências europeias e perspectivas para a América Latina. Confins. Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/8384?lang=pt#authors. Acesso em 07 de abril de 2019.
- MANTOVANI, Flávia. Conservar sim, canalizar jamais - diga não a canalização. Guia Ecológico. Disponível em: https://guiaecologico.wordpress.com/2009/10/02/conservar-sim-canalizar-jamais-diga-nao-a-canalizacao/. Acesso em 09 de abril de 2019.
- Documentário Entre rios. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc. Acesso em 10 de abril de 2019.
- Rios urbanos: reencontro com as águas e com a vocação das cidades. Conselho de Arquitetura e Urbanismo / RS. Disponível em: https://www.caurs.gov.br/rios-urbanos-reencontro-com-as-aguas-e-com-a-vocacao-das-cidades/. Acesso em 09 de abril de 2019.
- TURCI, Érica. Civilizações hidráulicas - Mesopotâmia. Uol Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-hidraulicas-mesopotamia.htm. Acesso em 11 de abril de 2019.
- TURCI, Érica. Civilizações africanas da antiguidade - Vale do Nilo e Península Somali. Uol Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-africanas-da-antiguidade-vale-do-nilo-e-peninsula-somali.htm. Acesso em 11 de abril de 2019.
- ROCHA, Camilo. Por que tampar rios tem impactos nas enchentes de cidades brasileiras. Nexo. 21 de março de 2018. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/03/21/Por-que-tampar-rios-tem-impacto-nas-enchentes-de-cidades-brasileiras. Acesso em 12 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: realize a leitura do objetivo com os alunos. Enfatiza a questão das construções urbanas que mudaram significativamente a paisagem das cidades. Levanta outras questões:
- Como é pensado o planejamento urbano das cidades?
- Questões ambientais são sempre consideradas nas obras urbanas?
- Qual a relação das cidades com os rios?
- A relação de necessidade com os rios se alterou ao longo do tempo?
O levantamento dessas questões será importante para o desenvolvimento dessa aula, pois a história da relação dos rios com o desenvolvimento das cidades não é algo novo.
Para você saber mais:
- MARTIN, Coy. Rio e cidade: uma interação em transformação. In: A interação rio-cidade e a revitalização urbana: experiências europeias e perspectivas para a América Latina. Confins. Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/8384?lang=pt#authors. Acesso em 07 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos e deixe por um momento que analisem por si só as imagens, e depois explique as várias possibilidades de canalização dos rios em zonas urbanas.
- Imagem 1: Represamento - foto da Represa do Clube do Povo na cidade de Catalão - GO, onde parte do leito do ribeirão Pirapitinga foi represado para formar um local de visitação e lazer para a população.
- Imagem 2: Canalização - logo abaixo da Represa há um canal para vazão da água do ribeirão Pirapitinga, para que ele volte ao curso natural da água.
- Imagem 3: Canalização com pedras e concreto - Nesse trecho é possível observar que o leito do rio foi concretado e para fazer a contenção das margens foi usado pedras, que em teoria serviriam para escoamento da água em época de cheia. O leito nesse trecho não sofreu afundamento.
- Imagem 4: Trecho do ribeirão Pirapitinga que passa no centro da cidade de Catalão - GO, nesse trecho ainda é possível avistar o leito do rio, mas é possível perceber também que há um túnel por onde o ribeirão segue por quase 1 km embaixo da calçada.
A proposta aqui é fazer o aluno observar que os interesses das pessoas são levados em consideração na questão da canalização ou não de cursos de água dentro das cidades. A natureza nesse caso pode interferir no projeto pensado para a cidade, porém é um fato que deve ser colocado em discussão para que seja tomada a melhor decisão.
Como adequar à sua realidade: os alunos podem acessar a internet no laboratório de informática, ou ainda usando seus smartphones para buscar outras imagens sobre como as cidades se relacionam com os rios que passam por ela. Ou ainda é possível oferecer fotos de situações locais dos rios, ou seja, trazer para esse contexto a realidade da comunidade onde a escola está inserida.
Para você saber mais:
- MANTOVANI, Flávia. Conservar sim, canalizar jamais - diga não a canalização. Guia Ecológico. Disponível em: https://guiaecologico.wordpress.com/2009/10/02/conservar-sim-canalizar-jamais-diga-nao-a-canalizacao/. Acesso em 09 de abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: reproduza o trecho do documentário Entre Rios, entre os minutos: 6”44” até 12’20”.
Documentário Entre rios. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc. Acesso em 10 de abril de 2019.
O trecho do documentário faz uma abordagem bem ampla da questão da urbanização e dos rios. Faz um levantamento sobre as obras urbanísticas que alteraram significativamente as áreas em volta dos rios e como a relação da cidade com os rios se modificou ao longo do tempo.
Acesse e imprima o documento: As cidades e os rios, no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YPDJ8gMPxJvqEurrYthrVpTdVWqgXPeKGXA5QguqjAX86dQarRgfB3M9N4aJ/his5-09und05-as-cidades-e-os-rios.pdf
O antes e o depois do rio Tamanduateí na cidade de São Paulo - SP
- Imagem 1 - pintura de Antonio Ferrigno (1863-1940), provavelmente de 1894. Podemos perceber casas nas margens do rio, bem como seus acessos às águas. Preservação de parte da mata ciliar, mesmo havendo construções. DIsponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Antonio_Ferrigno_-_S%C3%A3o_Paulo_(Rio_Tamanduate%C3%AD).JPG. Acesso em 13 de abril de 2019.
- Imagem 2 - rio Tamanduateí no centro de São Paulo, podemos notar que o rio foi canalizado, não há mata ciliar, as casas deram espaço às chamadas marginais, ou seja, vias de trânsito para automóveis, e há também um galeria de despejo de esgoto no leito do rio. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rio_Tamanduate%C3%AD_-_Centro_e_ZL_paulistana.JPG. Acesso em 13 de abril de 2019.
A análise das duas fotos é pertinente para que o aluno perceba o quanto o planejamento urbano é voltado para o crescimento da cidade, deixando de lado a importância inicial do rio para a construção dessa mesma cidade.
Como adequar à sua realidade: Pode trabalhar o vídeo por completo que tem 25 minutos de duração, para isso ele pode dividir esse plano em dois momentos diferentes.
Se não houver a possibilidade de exibir o vídeo em sala de aula, é possível trabalhar uma roda de conversa com o material impresso.
Para você saber mais:
- Rios urbanos: reencontro com as águas e com a vocação das cidades. Conselho de Arquitetura e Urbanismo / RS. Disponível em: https://www.caurs.gov.br/rios-urbanos-reencontro-com-as-aguas-e-com-a-vocacao-das-cidades/. Acesso em 09 de abril de 2019.
- TURCI, Érica. Civilizações hidráulicas - Mesopotâmia. Uol Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-hidraulicas-mesopotamia.htm. Acesso em 11 de abril de 2019.
- TURCI, Érica. Civilizações africanas da antiguidade - Vale do Nilo e Península Somali. Uol Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-africanas-da-antiguidade-vale-do-nilo-e-peninsula-somali.htm. Acesso em 11 de abril de 2019.
Problematização - continuação
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
O trecho do documentário faz uma abordagem bem ampla da questão da urbanização e dos rios. Faz um levantamento sobre as obras urbanísticas que alteraram significativamente as áreas em volta dos rios e como a relação da cidade com os rios se modificou ao longo do tempo.
Acesse e imprima o documento: As cidades e os rios, no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YPDJ8gMPxJvqEurrYthrVpTdVWqgXPeKGXA5QguqjAX86dQarRgfB3M9N4aJ/his5-09und05-as-cidades-e-os-rios.pdf
Para você saber mais:
- Rios urbanos: reencontro com as águas e com a vocação das cidades. Conselho de Arquitetura e Urbanismo / RS. Disponível em: https://www.caurs.gov.br/rios-urbanos-reencontro-com-as-aguas-e-com-a-vocacao-das-cidades/. Acesso em 09 de abril de 2019.
- TURCI, Érica. Civilizações hidráulicas - Mesopotâmia. Uol Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-hidraulicas-mesopotamia.htm. Acesso em 11 de abril de 2019.
- TURCI, Érica. Civilizações africanas da antiguidade - Vale do Nilo e Península Somali. Uol Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-africanas-da-antiguidade-vale-do-nilo-e-peninsula-somali.htm. Acesso em 11 de abril de 2019.
Sistematização - parte 1
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos. Organize uma roda de conversa para um breve debate sobre a intervenção humana no curso do rios. A proposta é trazer a reflexão de que as propostas urbanísticas vão de encontro com o ciclo natural das águas. Levante esses questionamentos:
- Qual a principal diferença entre a utilização dos rios nas primeiras cidades com a forma como os cursos d’água são tratados nas cidades do nosso tempo?
- Seria possível encontrar projetos urbanos que não afetem a natureza do rio?
Para você saber mais:
- ROCHA, Camilo. Por que tampar rios tem impactos nas enchentes de cidades brasileiras. Nexo. 21 de março de 2018. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/03/21/Por-que-tampar-rios-tem-impacto-nas-enchentes-de-cidades-brasileiras. Acesso em 12 de abril de 2019.
Sistematização - parte 2
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete esse slide, e faça a leitura do questionamento. A leitura tem a intenção de fazer o aluno refletir que ele pode ser um agente de mudança para a sociedade em que vive.
Aborda também a questão da imagem, o efeito dominó pode ser entendido como o processo de alteração dos rios e os seus impactos na natureza e nas cidades e a mão representa a mudança de atitudes e a busca por soluções menos agressivas ao meio ambiente.
- Imagem. Efeito Dominó. Disponível em: https://pxhere.com/en/photo/1164130. Acesso em 12 de abril de 2019.
Distribua folhas no tamanho A3 para que os alunos elaborem um pequeno cartaz sobre a conscientização dos impactos da urbanização sobre os rios e consequentemente sobre a questão das enchentes. Essa atividade pode ser realizada em grupos.
Como adequar à sua realidade: se na cidade ou comunidade onde a escola está houver casos reais de interferência no curso do rio, é possível sugerir que a atividade seja voltada para a conscientização local dos danos do meio ambiente local.
Para você saber mais:
- ROCHA, Camilo. Por que tampar rios tem impactos nas enchentes de cidades brasileiras. Nexo. 21 de março de 2018. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/03/21/Por-que-tampar-rios-tem-impacto-nas-enchentes-de-cidades-brasileiras. Acesso em 12 de abril de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam como as sociedades transformaram significamente a paisagem para a construção e desenvolvimento das cidades ao longo do tempo.
Agende uma videoconferência e faça os questionamentos propostos no Objetivo. Abra uma discussão com a turma sobre como as comunidades se relacionam com o meio ambiente, principalmente com rios, para assegurar o desenvolvimento e manutenção das construções. Em seguida, dê continuidade às orientações.
Problematização
Agende uma videoconferência (envie o documento e o link antecipadamente) e siga as orientações definidas para esta etapa. Deixe que todos os alunos participem com reflexões e análises.
Trabalhe o vídeo com a marcação de tempo definida, mas envie para o Whatsapp da turma o link com o vídeo completo, para que os alunos assistam posteriormente.
Sistematização
A atividade proposta nesta etapa deverá ser pensada de forma síncrona para o debate, e assíncrona (em grupos ou individualmente) para a confecção dos cartazes.
Leve para os alunos a proposta estabelecida no "Como adequar à sua realidade". Você pode indicar aos alunos que façam com os recursos que possuem ou digitais, como Word, PowerPoint e Padlet.
Diga aos alunos que estes cartazes poderão compor um manual de conscientização que será deixado na biblioteca da escola para futuras consultas.
Agende uma videoconferência para que apresentem os trabalhos e conversem um pouco sobre o que aprenderam com esse tema. Neste momento, seja mediador e norteador para um aprendizado efetivo.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, ajudando os alunos a pensarem em soluções e na confecção do cartaz. Sugira que façam esse cartaz usando materiais que poderiam ir parar nos rios.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memóriaO surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
Palavras-Chave: planejamento urbano; entre rios; rio e cidade; enchentes; cheias urbanas